Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

domingo, 6 de maio de 2018

Human Rights Watch responsabiliza MP por impunidade da violência policial

Human Rights Watch responsabiliza MP por impunidade da violência policial

Jornal GGN - Relatório lançado na última quinta-feira (7) pela Humans Rights Watch, entidade de defesa dos direitos humanos, revela dados sobre a violência policial no Rio de Janeiro, e, pela primeira vez, ouve os próprios policiais para trazer um novo ponto de vista para o problema. A entidade ainda responsabiliza o Ministério Público pela impunidade nas execuções cometidas por policiais.
O relatório analisou 64 casos nos quais 116 pessoas foram mortas. Do total de casos, apenas oito foram a julgamento, com quatro condenações. Em 36 dos 64 casos, os promotores não apresentaram denúncias, mesmo com evidências de que a polícia havia acobetado o uso ilegal de força. Além disso, na maioria dos casos não havia registro de que os peritos analisaram a cena do crime ou de que a Polícia Civil tivesse interrogado os policiais envolvidos.
"Nós examinamos vários inquéritos e de fato há muita precariedade nas investigações da Polícia Civil, mas o Ministério Público é responsável pelo controle externo da atividade policial e também pode determinar novas investigações policiais e pode realizar ele próprio suas investigações", diz o pesquisador César Muñoz, responsável pelo estudo. 
Ele também afirma que as as ações ilegais de um grupo de policiais acabam prejudicam toda a tropa. "Execuções levam à guerra entre policiais e criminosos. Por isto eles se tornam alvos até mesmo quando estão de folga", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário