domingo, 19 de janeiro de 2014
História, Política | 09:23
Por que os militares de hoje não admitem os crimes cometidos pela ditadura
É do jornalista Luiz Cláudio Cunha o extenso, hiperbólico e contundente artigo publicado na última edição da revista Brasileiros, no qual mostra por que os militares brasileiros de hoje se recusam a fazer o mea culpa pelos crimes da ditadura.
São 20 páginas que, na íntegra, somam mais de 12 mil palavras. Nelas, Cunha cobra dos militares o mesmo gesto feito pelo jornal O Globo em setembro do ano passado – a histórica admissão do erro do veículo-âncora das Organizações Globo para o apoio dado ao golpe militar de 1964 e aos 21 anos subsequentes que fizeram o País imergir no mais longo período autoritário de sua história.
O momento é propício para cobranças e gestos do gênero. Afinal, 2014 não será apenas o ano da Copa do Mundo no Brasil: em 31 de março (ou 1o de abril, dependendo do intérprete daqueles dias confusos), completam-se 50 anos do golpe; abril também marcará os 30 anos da importantíssima e derrotada campanha das Diretas Já; e, em novembro, se chegará aos 25 anos da primeira eleição direta para a Presidência da República depois das décadas de ditadura.
Acrescente-se à galeria de efemérides a conclusão das atividades da Comissão Nacional da Verdade, que deve publicar seu relatório final no segundo semestre.
Tudo somado, pode-se ter um ano-marco dos processos de verdade, memória e justiça, e da consolidação dos direitos humanos no Brasil.
Não é pouca coisa, e o artigo de Cunha oferece uma relevante contribuição para entender sérios entraves nesse terreno. Seu título é direto na contraposição da inércia dos militares ao gesto do Globo: “Por que os generais não imitam a Rede Globo”.
Cunha é o experiente repórter que chegou a ser consultor da Comissão Nacional da Verdade, e dali foi afastado por criticar alguns dos seus integrantes e a falta de empenho do ministro da Defesa e dos comandantes do Exército e da Marinha no esclarecimento de crimes da ditadura.
Embora crítico das Organizações Globo, o exemplo do mea culpa a que recorre é justificável: para ele, a Globo foi o principal sustentáculo civil do regime autoritário. “Não cabe discutir se o gesto da Globo envolve puro marketing, medo velado das manifestações, mero oportunismo político ou um genuíno arrependimento”, afirma o artigo. “O que importa é o inédito, amadurecido, eloquente reconhecimento de um memorável, irremediável erro pelo mais poderoso grupo de comunicação do País”.
O jornal O Globo – lembra Cunha – fez dura oposição ao governo de João Goulart e “já em 1965, no ano seguinte à sua deposição, inaugurou a rede de televisão que se forjou e se consolidou à sombra do regime militar que a Rede Globo apoiou com o fervor de fã de auditório”. (Ele não cita, mas convém lembrar que a esmagadora maioria dos grandes jornais, incluindo aqueles que mais tarde seriam vistos como opositores do regime, Estadão e Jornal do Brasil, fez o mesmo em 1964: apoiou a derruba de Jango.)
Em setembro de 2013, O Globo publicou duas páginas e um editorial em que reconheceu, com solenidade e sem disfarces, o equívoco do apoio ao golpe militar e à ditadura subsequente. Não foi a única confissão. O jornal também admitiu que a tíbia cobertura da campanha das Diretas Já resultou de um erro de avaliação político-jornalístico.
Os militares fingem que nada fizeram
Por que os militares não fazem o mesmo? Porque “fingem que nada fizeram ou nada têm a se desculpar”, responde Luiz Cláudio Cunha em seu artigo, contabilizando o balanço de 21 anos de uma ditatura que atuou “sem o povo, apesar do povo, contra o povo”:
– 500 mil cidadãos investigados pelos órgãos de segurança;
– 200 mil detidos por suspeita de subversão;
– 11 mil acusados nos inquéritos das Auditorias Militares, cinco mil deles condenados;
– Dez mil torturados nos porões do DOI-Codi;
– Dez mil brasileiros exilados;
– 4.862 mandatos cassados, com suspensão de direitos políticos, de presidentes a vereadores;
– 1.202 sindicatos sob intervenção;
– Três ministros do Supremo afastados;
– Congresso Nacional fechado três vezes;
– Censura prévia;
– 400 mortos pela repressão, 144 dos quais desaparecidos até hoje.
“A mentalidade dominante dos generais brasileiros (…) rechaça qualquer avaliação do passado recente, escorregando pelo raciocínio simplório e fácil do ‘revanchismo’”, afirma Cunha.
Pressões como a da revista Brasileiros, da Comissão Nacional da Verdade ou do projeto Arquivos da Ditadura, do jornalista Elio Gaspari, ajudam a iluminar as sombras existentes sobre o papel dos militares na violação de direitos humanos naquele período.
São alvos, por exemplo, a localização dos restos mortais dos guerrilheiros do Araguaia, a violência contra povos indígenas, os assassinatos dos jornalistas Vladimir Herzog e do ex-deputado Rubens Paiva, as suspeitas sobre as mortes dos presidentes João Goulart e Juscelino Kubitschek e o desaparecimento de milhares de presos políticos enquanto estavam nas mãos do Estado.
E a tortura. A tortura foi o instrumento extremo de coerção e extermínio, último recurso da repressão política que o Ato Institucional n° 5 libertou das amarras da legalidade.
Para usar uma expressão celebrizada por Elio Gaspari, foi quando a ditadura envergonhada transformou-se em ditadura escancarada; quando a primeira foi substituída por um regime anárquico nos quartéis e violento nas prisões: foram os Anos de Chumbo, que conviviam com o Milagre Brasileiro. Ambos reais, coexistiram negando-se. (Para muitos, houve mais chumbo do que milagre, uma vez que a tortura e a coerção dominaram o período.)
Em seu artigo na revista Brasileiros, Luiz Cláudio Cunha lembra os exemplos de generais argentinos e uruguaios, que assumiram publicamente as atrocidades cometidas. Igualmente as comissões daqueles países, que ajudaram a Argentina e o Uruguai a não temer abrir cicatrizes fechadas do passado.
(O artigo não cita, mas é possível lembrar outros exemplos notáveis de reavaliação do legado de violência do passado, como a África do Sul do apartheid, o Peru de Fujimori e o Chile de Pinochet.)
O silêncio que diz muito
O texto de Luiz Cláudio Cunha põe o dedo em riste para os três comandantes das Forças Armadas: o general Enzo Martins Peri, o almirante Júlio Soares de Moura Neto e o brigadeiro Juniti Salto. Sem qualquer ligação com as sombras deixadas pelos colegas de farda da ditadura, os três deixam claro a discordância com a ideia de exumação do passado.
Em 18 de novembro de 2011, ao sancionar a lei que criava a Comissão Nacional da Verdade em cerimônia no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff (ex-guerrilheira) era aplaudida por toda a plateia ao sublinhar aquele “dia histórico”, segundo suas palavras. Aplauso seguido por todos os presentes, exceto por quatro pessoas: justamente os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica e do chefe do Estado-Maior Conjunto.
Foi uma cena curiosa: todos eles contidos, mãos sobre o colo, imóveis. No código consentido dos comandantes militares, a ausência do aplauso foi uma das maneiras de dizer pouco e insinuar muito.
A resistência da banda fardada
O artigo de Cunha cita outras evidências que refutam prognósticos otimistas quanto a possível mea culpa dos militares:
– Mentiras expostas em livros didáticos usados por 14 mil alunos matriculados em escolas militares do País;
– O excesso de escolas que homenageiam presidentes e comandantes militares;
– O “sumiço” de documentos como explicação de oficiais para defender a impossibilidade de elucidação de casos de tortura e desaparecimento da época da ditadura;
– A dificuldade que militares ainda demonstram para aceitar a prevalência da autoridade civil (como o espantoso incidente envolvendo o ministro da Defesa, Celso Amorim, e seus assessores civis, barrados na entrada do CIE, o Centro de Informações do Exército, sob o argumento de que ali não entram civis, apenas militares; só o ministro, calado, pôde entrar).
Diante dessa resistência, o mais provável, diz ele, é que “incapazes de reconhecerem suas culpas, os militares brasileiros comprometidos com os abusos da ditadura sejam compelidos a prestar contas à Justiça”, segundo afirma Luiz Cláudio Cunha. Ele acredita na revisão da Lei da Anistia.
Jurisprudência para punir torturadores
Como lembrou, em entrevista publicada no iG, o cientista político Mauricio Santoro, assessor de Direitos Humanos da Anistia Internacional no Brasil, há jurisprudência internacional para punir agentes do Estado envolvidos em atos de violação dos direitos humanos. Depois de estudar os casos de comissões da verdade em cerca de 40 países, Santoro constatou que, mesmo em locais onde as leis de anistia não foram revistas, condenações têm ocorrido.
Há também o conceito de justiça de transição, que no Conselho de Segurança da ONU abarca mecanismos e estratégias (judiciais ou não) para avaliar o legado de violência do passado, atribuir fortalecer a democracia e garantir que não se repitam as atrocidades. responsabilidades, tornar eficaz o direito à memória e à verdade.
Para resumir claramente: oficinais-generais que ordenaram, estimularam e defenderam a tortura levaram as Forças Armadas brasileiras ao maior erro de sua história. Os crimes da época envenenaram a conduta dos encarregados da segurança pública, desvirtuaram a atividade dos militares da época e macularam, até hoje, a sua imagem.
Como pergunta Luiz Cláudio Cunha, por que os generais de hoje não admitem os erros dos seus colegas de farda do passado?
Autor: Rodrigo de Almeida
Tags: 1964, Comissão Nacional da Verdade, democracia, Dilma Rousseff, ditadura, Ditadura militar, Luiz Cláudio Cunha, militares, O Globo, Organizações Globo, Tortura
São 20 páginas que, na íntegra, somam mais de 12 mil palavras. Nelas, Cunha cobra dos militares o mesmo gesto feito pelo jornal O Globo em setembro do ano passado – a histórica admissão do erro do veículo-âncora das Organizações Globo para o apoio dado ao golpe militar de 1964 e aos 21 anos subsequentes que fizeram o País imergir no mais longo período autoritário de sua história.
O momento é propício para cobranças e gestos do gênero. Afinal, 2014 não será apenas o ano da Copa do Mundo no Brasil: em 31 de março (ou 1o de abril, dependendo do intérprete daqueles dias confusos), completam-se 50 anos do golpe; abril também marcará os 30 anos da importantíssima e derrotada campanha das Diretas Já; e, em novembro, se chegará aos 25 anos da primeira eleição direta para a Presidência da República depois das décadas de ditadura.
Acrescente-se à galeria de efemérides a conclusão das atividades da Comissão Nacional da Verdade, que deve publicar seu relatório final no segundo semestre.
Tudo somado, pode-se ter um ano-marco dos processos de verdade, memória e justiça, e da consolidação dos direitos humanos no Brasil.
Não é pouca coisa, e o artigo de Cunha oferece uma relevante contribuição para entender sérios entraves nesse terreno. Seu título é direto na contraposição da inércia dos militares ao gesto do Globo: “Por que os generais não imitam a Rede Globo”.
Cunha é o experiente repórter que chegou a ser consultor da Comissão Nacional da Verdade, e dali foi afastado por criticar alguns dos seus integrantes e a falta de empenho do ministro da Defesa e dos comandantes do Exército e da Marinha no esclarecimento de crimes da ditadura.
Embora crítico das Organizações Globo, o exemplo do mea culpa a que recorre é justificável: para ele, a Globo foi o principal sustentáculo civil do regime autoritário. “Não cabe discutir se o gesto da Globo envolve puro marketing, medo velado das manifestações, mero oportunismo político ou um genuíno arrependimento”, afirma o artigo. “O que importa é o inédito, amadurecido, eloquente reconhecimento de um memorável, irremediável erro pelo mais poderoso grupo de comunicação do País”.
O jornal O Globo – lembra Cunha – fez dura oposição ao governo de João Goulart e “já em 1965, no ano seguinte à sua deposição, inaugurou a rede de televisão que se forjou e se consolidou à sombra do regime militar que a Rede Globo apoiou com o fervor de fã de auditório”. (Ele não cita, mas convém lembrar que a esmagadora maioria dos grandes jornais, incluindo aqueles que mais tarde seriam vistos como opositores do regime, Estadão e Jornal do Brasil, fez o mesmo em 1964: apoiou a derruba de Jango.)
Em setembro de 2013, O Globo publicou duas páginas e um editorial em que reconheceu, com solenidade e sem disfarces, o equívoco do apoio ao golpe militar e à ditadura subsequente. Não foi a única confissão. O jornal também admitiu que a tíbia cobertura da campanha das Diretas Já resultou de um erro de avaliação político-jornalístico.
Os militares fingem que nada fizeram
Por que os militares não fazem o mesmo? Porque “fingem que nada fizeram ou nada têm a se desculpar”, responde Luiz Cláudio Cunha em seu artigo, contabilizando o balanço de 21 anos de uma ditatura que atuou “sem o povo, apesar do povo, contra o povo”:
– 500 mil cidadãos investigados pelos órgãos de segurança;
– 200 mil detidos por suspeita de subversão;
– 11 mil acusados nos inquéritos das Auditorias Militares, cinco mil deles condenados;
– Dez mil torturados nos porões do DOI-Codi;
– Dez mil brasileiros exilados;
– 4.862 mandatos cassados, com suspensão de direitos políticos, de presidentes a vereadores;
– 1.202 sindicatos sob intervenção;
– Três ministros do Supremo afastados;
– Congresso Nacional fechado três vezes;
– Censura prévia;
– 400 mortos pela repressão, 144 dos quais desaparecidos até hoje.
“A mentalidade dominante dos generais brasileiros (…) rechaça qualquer avaliação do passado recente, escorregando pelo raciocínio simplório e fácil do ‘revanchismo’”, afirma Cunha.
Pressões como a da revista Brasileiros, da Comissão Nacional da Verdade ou do projeto Arquivos da Ditadura, do jornalista Elio Gaspari, ajudam a iluminar as sombras existentes sobre o papel dos militares na violação de direitos humanos naquele período.
São alvos, por exemplo, a localização dos restos mortais dos guerrilheiros do Araguaia, a violência contra povos indígenas, os assassinatos dos jornalistas Vladimir Herzog e do ex-deputado Rubens Paiva, as suspeitas sobre as mortes dos presidentes João Goulart e Juscelino Kubitschek e o desaparecimento de milhares de presos políticos enquanto estavam nas mãos do Estado.
E a tortura. A tortura foi o instrumento extremo de coerção e extermínio, último recurso da repressão política que o Ato Institucional n° 5 libertou das amarras da legalidade.
Para usar uma expressão celebrizada por Elio Gaspari, foi quando a ditadura envergonhada transformou-se em ditadura escancarada; quando a primeira foi substituída por um regime anárquico nos quartéis e violento nas prisões: foram os Anos de Chumbo, que conviviam com o Milagre Brasileiro. Ambos reais, coexistiram negando-se. (Para muitos, houve mais chumbo do que milagre, uma vez que a tortura e a coerção dominaram o período.)
Em seu artigo na revista Brasileiros, Luiz Cláudio Cunha lembra os exemplos de generais argentinos e uruguaios, que assumiram publicamente as atrocidades cometidas. Igualmente as comissões daqueles países, que ajudaram a Argentina e o Uruguai a não temer abrir cicatrizes fechadas do passado.
(O artigo não cita, mas é possível lembrar outros exemplos notáveis de reavaliação do legado de violência do passado, como a África do Sul do apartheid, o Peru de Fujimori e o Chile de Pinochet.)
O silêncio que diz muito
O texto de Luiz Cláudio Cunha põe o dedo em riste para os três comandantes das Forças Armadas: o general Enzo Martins Peri, o almirante Júlio Soares de Moura Neto e o brigadeiro Juniti Salto. Sem qualquer ligação com as sombras deixadas pelos colegas de farda da ditadura, os três deixam claro a discordância com a ideia de exumação do passado.
Em 18 de novembro de 2011, ao sancionar a lei que criava a Comissão Nacional da Verdade em cerimônia no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff (ex-guerrilheira) era aplaudida por toda a plateia ao sublinhar aquele “dia histórico”, segundo suas palavras. Aplauso seguido por todos os presentes, exceto por quatro pessoas: justamente os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica e do chefe do Estado-Maior Conjunto.
Foi uma cena curiosa: todos eles contidos, mãos sobre o colo, imóveis. No código consentido dos comandantes militares, a ausência do aplauso foi uma das maneiras de dizer pouco e insinuar muito.
A resistência da banda fardada
O artigo de Cunha cita outras evidências que refutam prognósticos otimistas quanto a possível mea culpa dos militares:
– Mentiras expostas em livros didáticos usados por 14 mil alunos matriculados em escolas militares do País;
– O excesso de escolas que homenageiam presidentes e comandantes militares;
– O “sumiço” de documentos como explicação de oficiais para defender a impossibilidade de elucidação de casos de tortura e desaparecimento da época da ditadura;
– A dificuldade que militares ainda demonstram para aceitar a prevalência da autoridade civil (como o espantoso incidente envolvendo o ministro da Defesa, Celso Amorim, e seus assessores civis, barrados na entrada do CIE, o Centro de Informações do Exército, sob o argumento de que ali não entram civis, apenas militares; só o ministro, calado, pôde entrar).
Diante dessa resistência, o mais provável, diz ele, é que “incapazes de reconhecerem suas culpas, os militares brasileiros comprometidos com os abusos da ditadura sejam compelidos a prestar contas à Justiça”, segundo afirma Luiz Cláudio Cunha. Ele acredita na revisão da Lei da Anistia.
Jurisprudência para punir torturadores
Como lembrou, em entrevista publicada no iG, o cientista político Mauricio Santoro, assessor de Direitos Humanos da Anistia Internacional no Brasil, há jurisprudência internacional para punir agentes do Estado envolvidos em atos de violação dos direitos humanos. Depois de estudar os casos de comissões da verdade em cerca de 40 países, Santoro constatou que, mesmo em locais onde as leis de anistia não foram revistas, condenações têm ocorrido.
Há também o conceito de justiça de transição, que no Conselho de Segurança da ONU abarca mecanismos e estratégias (judiciais ou não) para avaliar o legado de violência do passado, atribuir fortalecer a democracia e garantir que não se repitam as atrocidades. responsabilidades, tornar eficaz o direito à memória e à verdade.
Para resumir claramente: oficinais-generais que ordenaram, estimularam e defenderam a tortura levaram as Forças Armadas brasileiras ao maior erro de sua história. Os crimes da época envenenaram a conduta dos encarregados da segurança pública, desvirtuaram a atividade dos militares da época e macularam, até hoje, a sua imagem.
Como pergunta Luiz Cláudio Cunha, por que os generais de hoje não admitem os erros dos seus colegas de farda do passado?
Minha dúvida recai no fato de que todos que temos uma idade inferior a meio século, não vivemos aquela época e menos ainda as épocas que antecederam aquela situação.
Se possível o senhor poderia me esclarecer, pois de tudo o que eu já li e ouvi sobre o caso, nunca li nada que me mostrasse os antecedentes históricos ocorridos nos 10 anos anteriores a 1964.
O senhor pode nos fazer este serviço público e prestar este esclarecimento.
Acredito que mesmo com toda a sua jovialidade o senhor deva ter realizado uma ampla pesquisa a fim de expor aos seus leitores uma informação fidedigna e não somente espelhou o pensamento de outros.
Acredito que com todo o seu potencial e inteligência o senhor possa nos dar a grata satisfação de expor os fatos anteriores a 1964.
Tenho a certeza de que seu leitores ficarão muito gratos de poderem contar com mais este serviço de sua parte.
Muito obrigado.
instalação da truculência arbitrária, tivemos governos que assustaram as elites entreguistas
do país. Esses governos acenaram com reformas para elevar o país a um patamar aceitável
de civilização. E isso deveria ser realizado dentro das balizas de uma pseudodemocracia,
cujos donos do país (internos e externos) sempre ciosos em mantê-la sob controle e proteger
os seus privilégios, não aceitariam outros encaminhamentos que não aqueles de praxe. Então,
não há que se apelar para argumentos com visão factualista, que mascara mais do que
revela. Perguntemos antes: Em que situação vivia a maioria da população brasileira? Por que o anúncio das reformas de base desagradavam tanto? Por que o nosso exército tem uma tradição golpista? Por que a visão de mundo udenista prevaleceu? …
não as forças armadas sós. Alias o povo que predomina nas forças armadas é a grande poder que existe e que provavelmente não sabe a verdade que deveria ser exposta para que tenhamos a exemplo de outros países orgulho de sermos brasileiros
Fiquei curioso e queria que vc me esclarecesse, se for possível.
Como que estes pobres garotos que, como você mesmo disse vem do povo, podem ser tão facilmente enganados pelos militares? Que técnica é essa que faz com que tanta gente anualmente queira se juntar a estes militares?
Que força é essa que convence 96% da população que se declara confiante no trabalho deles?
Que tipo de poder é este que eles têm de serem estes mesmos militares os responsáveis pela ocupação das comunidades no RJ, para dar SEGURANÇA à população?
Que tipo de competência devem ter para serem responsáveis pelo planejamento e execução do sistema de segurança da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos?
Que tipo de
Por favor me mostre seu raciocínio, pois não consegui fazer valer o seu texto perto do que eu já pude observar nos noticiários.
Muito obrigado
ONDE FICA O EX-PRESIDENTE LULA, DEPOIS , DO LAÇAMENTO DO LIVRO “ASSASSINATO DE REPUTAÇÕES?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Atentado_do_Aeroporto_dos_Guararapes
Provavelmente, as pessoas que viveram à época da ditadura e que a elogiam são descendentes, ou são os próprios, gado que ficou pastando à margem dos processos políticos e sociais da época, e que hoje ainda o fazem ao pretender que vivemos algum tipo de ditadura. Vivemos uma Democracia em construção, mas hoje, se podem discordar abertamente disto em um meio de mídia (no caso a Internet), é porque não vivemos em uma tirania. O próprio fato de se poder discordar e meter o pau no governo é fruto do processo democrático pelo qual passamos…
Não gosto muito do governo do PT. Tenho saudade de uma fase do Brizola. Votaria de novo no Plínio Sampaio. E posso dizer e imaginar isto tudo, porque enquanto os pais e alguns ainda vivos pastavam, os meus eram presos, e intercediam para soltar outros presos, e amigos eram presos repetidas vezes…
Da mesma forma, na próxima eleição, o mesmo gado ignorante do Brasil vai votar nulo em nome da Democracia, ou vai votar “contra fulano” para manter ou descartar esta ou aquela tendência. Ou qualquer outra coisa parecida.
Sim, vivemos uma tirania.
A tirania da ignorância!
(que, graças aos vultosos investimentos feitos pelos dois últimos governos no setor, tende a desaparecer ou minorar em duas ou três gerações).
Cuba está posta como exemplo para nós. Talvez ela só venha a ser livre quando acabar essa lenga-lenga, sobretudo aqui no Brasil, onde pessoas mantêm isso vivo para ganhar dinheiro, muito dinheiro.
Tenhamos compaixão pelos cubanos, antes de pensarmos que tudo que foi feito só tem nosso reconhecimento se tiver sido produzido por pessoas ao lado das quais nos posicionamos.
Agradeço a Deus pelos que tomaram posição para impedir fôssemos hoje uma gigante Cuba.
Esse negócio de que povo é gado é bem próprio de vocês. Não somos gados. Produzimos nossos destinos com nossas escolhas. Entre Cuba e Brasil, escolho o Brasil.
Na minha adolescência fui sondado para aliciamento, isso no início do científico (atual 2ºGrau), mas um professor se levantou e nos alertou sobre o perigo. Duas semanas depois ele morreu. A notícia que chegou até nós é que despencou com seu carro na Serra das Araras, no Rio de Janeiro.
Cuba
População em 1960: 7 milhões
Mortos pela revolução: 7.842 (0,1% da população, alerta-se para mais 4000 fuzilamentos)
Fuzilamentos: 4,074
Assassinatos extrajudiciais fora das prisões: 1,334
Desaparecidos: 219
Outros (1), incluindo mortes em prisões: 2,215
URSS – Os camponeses tiveram suas terras apropriadas pelo governo de Stálin, o que gerou alguns conflitos no meio rural. Aqueles que se negaram a entregar suas terras eram mortos ou deportados para a Sibéria e a Ásia Central. (isso é democracia????)
População em 1917: 170 milhões
Mortos pela revolução: 3 milhões de vítimas letais da repressão, tanto política quanto criminal: 800 mil execuções, 1,7 milhões de mortos dentro das prisões e campos de trabalho, e 350 mil mortos nos conflitos no campo durante a coletivização forçada da agricultura (quase 2% da população)
Mortos pela fome: 4,5 milhões na Ucrânia, além de 3 milhões de vítimas noutras regiões da U.R.S.S.
China
População em 1949: 500 milhões
Mortos pela revolução: estatística impossível de chegar a um número. Variam de 20 milhões a 100 milhões. Assumindo a hipótese mais favorável, 0,4% da população
Brasil
População em 1964: 80 milhões
Considerando a mais generosa das ”estatísticas” oficiais, 0,1% da população representariam 80.000 mortos; na pior das hipóteses, 2% da população, seriam 1,6 milhões.
O curioso é que a morte de 400 pessoas (nota: que em sua maioria fazia oposição armada ao poder instituído, diferentemente dos milhões de inocentes mortos em outros países) transforma os nossos militares de então em vilões imperdoáveis, enquanto Lenin, Stalin, Fidel, Che e Mao são exaltados por aqui como grandes heróis.
Isso em entrar no mérito da situação de penúria sócio-econômica que o propalado regime socialista/comunista deixou seu povo.
Sinceramente, lamento pelo 400 que morreram. Mas Dilminha e sua turma, ao instituir uma ”Comissão da Verdade” deveria repensar em qual buraco eles iam enfiar nosso país e exaltar o regime pelas, no mínimo, 79.600 vidas poupadas.
Será que o colunista não sabe de tudo isso?
Será que alguém tem dúvida que o posicionamento político da Rede Globo é sempre se alinhar com quem está no poder? Esse pedido de desculpas da Globo é que é uma vergonha!!! Garanto que, se um dia os militares resolvessem tomar novamente o poder, a querida Rede Globo mudaria novamente de opinião.
Por oportuno, sugiro a leitura do blog de Reinaldo Azevedo publicado na revista Veja, veículo de imprensa notoriamente oposto ao regime militar, no link abaixo:
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/os-mortos-ditadura-mito-realidade/
E o ”jornalista” ainda pergunta porque os Generais não se desculpam? Eles mereciam mais respeito…
Parabéns por sua contribuição.
Não sou a favor de ditadura, mas essa moleza que está instaurada também não é boa e pior que tudo quanto é candidato usa esse jargão “…eu lutei contra a ditadura…” Tem candidato de 30 anos falando isso!
Sou coronel da reserva do Exército e vou expor a minha visão sobre o que li nos seus depoimentos.
Desejo, inicialmente lhe dizer que você está generalizando. O Exército Brasileiro é muito maior do que o que você conhece. Não se pode tomar uma amostragem pelo todo. Não se pode dizer que todos os brasileiros são corruptos porque alguns o são. Não se pode dizer que o EB não presta porque alguns dos seus integrantes são corruptos.
Em todo lugar existem pessoas boas e pessoas ruins ou más, o EB é uma parte da sociedade, mesmo com toda a orientação e todos os princípios que se prega, quem não tem caráter, nunca o terá…
Só discordo da maneira que você usou para expor esse assunto.
Você é um homem indignado com o que presenciou. Você demonstra inconformismo com isso e discorda veementemente, porque sabe que isso não faz parte do Exército que você ama. Sugiro que busque fazer a coisa pelo caminho correto, em vez de ficar se expondo em veículo de comunicação que não o ajudará em nada. Você, com o tempo que tem de caserna, sabe como levar esse problema adiante para que sejam tomadas as providências adequadas. Procure a autoridade imediatamente superior, do canal de comando, à que comete os ilícitos que você denunciou. Faça a denúncia por escrito. Limpe sua consciência. Faça sua parte.
Sebastião Wanderley
Brasil:Sempre.
Sou coronel da reserva do Exército e vou expor a minha visão sobre o que li nos seus depoimentos.
Desejo, inicialmente lhe dizer que você está generalizando. O Exército Brasileiro é muito maior do que o que você conhece. Não se pode tomar uma amostragem pelo todo. Não se pode dizer que todos os brasileiros são corruptos porque alguns o são. Não se pode dizer que o EB não presta porque alguns dos seus integrantes são corruptos.
Em todo lugar existem pessoas boas e pessoas ruins ou más, o EB é uma parte da sociedade, mesmo com toda a orientação e todos os princípios que se prega, quem não tem caráter, nunca o terá…
Só discordo da maneira que você usou para expor esse assunto.
Você é um homem indignado com o que presenciou. Você demonstra inconformismo com isso e discorda veementemente, porque sabe que isso não faz parte do Exército que você ama. Sugiro que busque fazer a coisa pelo caminho correto, em vez de ficar se expondo em veículo de comunicação que não o ajudará em nada. Você, com o tempo que tem de caserna, sabe como levar esse problema adiante para que sejam tomadas as providências adequadas. Procure a autoridade imediatamente superior, do canal de comando, à que comete os ilícitos que você denunciou. Faça a denúncia por escrito. Limpe sua consciência. Faça sua parte.
Sebastião Wanderley
ESTA SUA DENÚNCIA É GRAVE. O FATO DEVE SER DENUNCIADO AO SEU COMANDANTE EO MINISTÉRIO PUBLICO FEDERAL.INCLUSIVE COPIEI O ASSUNTO 359 E 361 E ENVIEI AO CMDO DA 1 RM AO QUAL VC ESTÁ VINCULADO PARa que seja do conhecimento deles e apuração
e européia em geral ; tem petróleo , solo rico e por estas poucas razões deveria ser na realidade uma das potências mundiais e ainda não o é ;eles perderam mais de 4.000 pessoas para acabar com a ditadura militar e até hoje lutam pelos seus direitos,Aqui no Brasil,paulista lutava diretamente pelos seis direitos e de todos os brasileiros,conquistou mais de 50% do território desta nação e até o Uruguai e por isto é o estado mais poderoso (e cremos em DEUS).
A Europa é uma grande potência mundial, amigo. Cruze o Atlântico! Portugal, atolado na merda, está mil vezes melhor que o Brasil, basta ir lá para perceber. Ou não.
Enfim, no final o que vale mesmo é a máxima “Na dúvida, comente”. Não é?
Dêm um poder absoluto à essa corja e vão ver aonde ela vai nos levar.
Porque reconhecer aquelas mazelas se elas são ínfimas diante das atuai?
Este texto do Sr. Luiz Claudio Cunha é tão absurdo quanto os números que ele apresenta. Somente um exemplo destes absurdos é a afirmação “Dez mil torturados nos porões do DOI-Codi”. Eu fico imaginando as pessoas fazendo fila na porta do DOI-CODI para, voluntariamente, serem “torturadas”. Só desta maneira chegaremos a este número absurdo.
Outro comentário feito pelo Sr. Luiz Claudio, e que é fortemente tendencioso, é quando afirma “400 mortos pela repressão, 144 dos quais desaparecidos até hoje.”. Ele não se preocupou em saber quantos jovens foram mortos (os famosos desaparecidos) pelos “companheiros’ nos diversos justiciamentos executados contra quem se decepcionava com as ações dos lunáticos chefes guerrilheiros comunistas e foram enterrados no interior do Brasil. Hoje procuram jogar estes “desaparecidos” na conta dos militares. A Comissão “dita” da Verdade deveria investigar estes crimes para que possamos acreditar que há um mínimo de credibilidade no trabalho feito por eles.
Quanto ao teor do texto, não se salva nada, escrito com a única finalidade de desviar os fatos reais e criar uma versão mentirosa e, como já disse, tendenciosa.
Porém, o tempo é o senhor da verdade e haverá um dia em que os nossos netos/bisnetos saberão da verdade e, ai sim, exaltarão os militares que se dedicaram a salvar o nosso país das ideias ditatoriais do regime comunista.
Vamos torcer para que este dia chegue logo.
Abraços.
Porque não fazer um plebiscito no Brasil para ver o que os brasileiros querem sobre os menores infratores?
Idade mínima ou a qualificação do crime em qualquer idade?
Lamentar o passado sim, mas consertar o futuro, também sim!
Não se pode condenar os crimes políticos se os políticos criminosos foram anistiados.
O que devemos é gastar tempo, dinheiro e inteligência para consertar o futuro.
Um abraço.
Este texto do Sr. Luiz Claudio Cunha é tão absurdo quanto os números que ele apresenta. Somente um exemplo destes absurdos é a afirmação: “Dez mil torturados nos porões do DOI-Codi”. Eu fico imaginando as pessoas fazendo fila na porta do DOI-CODI para, voluntariamente, serem “torturadas”. Só desta maneira chegaremos a este número absurdo.
Outro comentário feito pelo Sr. Luiz Claudio, e que é fortemente tendencioso, é quando afirma “400 mortos pela repressão, 144 dos quais desaparecidos até hoje.”.Ele não se preocupou em saber quantos jovens foram mortos pelos “companheiros’ nos diversos justiciamentos contra os jovens q
Acho que não precisa de “fila na porta do DOI-CODI”, né? Sei que a conta não é essa, mas é só para dar uma idéia de que o absurdo do número é justamente que ele não é “absurdo”.
Veja hoje o Chile! Um país espremido entre a cordilheira e o mar, onde 1/3 e deserto, outro 1/3 e gelo,eles vivem e prosperam, com qualidade de vida muito melhor que a nossa…
O grande erro dos nossos militares foi não ter exterminado essa corja corrupta e ter permitido o crescimento da corrupção nos níveis inferiores do governo.
Saudades dos militares… todo aluno reverenciava e respeitava os professores, todos sabiam cantar os hinos ( Nacional, independência, bandeira e proclamação da república), tinhamos aula de educação moral e cívica para aprendermos a ser um cidadão de respeito no futuro. Hoje os acéfalos não sabem nem escrever uma simples redação, ou executar as operações básicas de matemática.
Pobre o País que não tem educação, e no nosso caso também não temos saúde e nem segurança, mas teremos “copa do mundo” e “olimpíadas” como se isso fosse resolver os nossos problemas, aliás será exatamente o oposto, mas isso veremos daqui a alguns anos…
Veja hoje o Chile! Um país espremido entre a cordilheira e o mar, onde 1/3 e deserto, outro 1/3 e gelo,eles vivem e prosperam, com qualidade de vida muito melhor que a nossa…
O grande erro dos nossos militares foi não ter exterminado essa corja corrupta e ter permitido o crescimento da corrupção nos níveis inferiores do governo.
Saudades dos militares… todo aluno reverenciava e respeitava os professores, todos sabiam cantar os hinos ( Nacional, independência, bandeira e proclamação da república), tinhamos aula de educação moral e cívica para aprendermos a ser um cidadão de respeito no futuro. Hoje os acéfalos não sabem nem escrever uma simples redação, ou executar as operações básicas de matemática.
Pobre o País que não tem educação, e no nosso caso também não temos saúde e nem segurança, mas teremos “copa do mundo” e “olimpíadas” como se isso fosse resolver os nossos problemas, aliás será exatamente o oposto, mas isso veremos daqui a alguns anos…
Eu particularmente não conheço NINGUÉM que conheça alguém, que tenha ouvido de alguém ou visto algum trabalhador honesto e correto ser retirado de suas casas e torturado.
Porque os nossos governantes e políticos não assumem na comissão da verdade(?) os crimes cometidos por eles?
Viva a ditadura, por favor voltem ao governos srs. militares e fechem de vez o congresso, senado, assembléias legislativas e câmara de vereadores espalhadas pelo país, e também e aproveitem para limpar as penitenciarias…
Era uma regime não eleito pelo povo…duro com anarquistas, assassinos e bandidos, mas muito fez pelo pais…MEC, FENAME, naquele tempo quem estudava tinha o mínimo de cultura…hoje tem cabra com “diproma” que não sabe matemática básica…..Só sendo da década de 70 para frente ou estar sendo beneficiado pela esquerda para criticar os militares…que aliás, como postou um militar…os atuais nada tem a ver com os crimes cometidos pelos seus antecessores…a hierarquia não hereditariedade.
Imagino que o Senhor aquela época talvez ainda não tivesse nascido, ou se já o tivesse deveria ser um pequenino. Bem, os generais de hoje, a época da famosa ditadura(?) talvez ainda estivessem apenas nos vários colégios militares espalhados pelo país, não tendo desta forma que fazer mea culpa pelos acontecimentos da ocasião. Excessos claro que tivemos, pois não estávamos lidando com ladrões de galinha, e sim com estes poderosos que hoje estão no comando do país. Eles são responsáveis por sequestros, raptos, assassinatos, assaltos à mão armada entre outros crimes de menor relevância. A sua revolta, imagino, deve-se ao fato de que talvez o senhor tenha parentesco com algum dos envolvidos no caos que tentaram levar a nação. Onde estão os direitos humanos quando um policial de folga é morto? Onde estão quando uma criança é morta por bala perdida? Não precisa responder. Infelizmente o Brasil hoje está como terra de ninguem, pois os políticos, os juízes e por fim as autoridades que são responsáveis por fazerem as leis e fazerem com que se cumpram as mesmas, não estão nem ai.
http://is.gd/05t1j6
Então se um figura como o Bolsonaro quer que seja reconhecido o trabalho dos militares no ano de 64, tudo bem; mas uma vez derrubada este levante comunista deveriam ter entregue o poder a sociedade, como prometeram e não cumpriram. Então os militares assim como os comunistas – devem ter estes dados todos bem exposta, e acabar de uma vez com isso.
Figueiredo teve de vender seu Sítio do Dragão para custear tratamento de saúde. Geisel deixou para sua filha ( o filho morreu em acidente ), um imóvel. Danilo Venturini ( foi capa de uma Veja), indo almoçar em restaurante por quilo com sua esposa. Castelo Branco, negou ajuda e seu irmão, prestes a seu irmão prestes a ser protestado.Geneton Moraes ( Da Globo ), fez excelente entrevista com com o Ministro do Exército, que em meio a reunião, quando do falecimento de Trancredo Neves disse para Sarney ( foi ruim mas era civil ), assumir o governo, e não há noticia de tenham roubado, como está comum na nossa era. Aponte Sr Jornalista, o nome de Generais envolvidos com falcatruas, pilhagem do erário, lacaios de Cuba, se puder, se conseguir e for digno de sua profissão
Hoje a o “governo PTista” gasta a rodo o nosso dinheiro de impostos,com 500 milhões em CUBA no porto,que não tem movimento,financia com 200 milhõoes duas refinarias na Colombia que roubou e encampou a Petrobras,enviou 80 milhões a Venezuela fazer Metro,enviou ao Sudão 40 milhões para execução de uma estrada no deserto…e por ai vai a roubalheira com nosso dinheiro de IMPOSTOS ,o NORDESTE continua com SEDE e FOME ,os mais altos do mundo…até quando esses GANGSTER´s ficarão no poder? Ninguem se mexe? Vamos ou não vamos defender o Brasil….
Chega de tanta vigarice intelectual, jornalistas que nunca viveram naquela época, falam dos que outros vigaristam comentam e acham que é a verdade.
Acredito que tiveram exageros sim, e muitos erros por parte de órgãos militares, mas quem eram esses perseguidos ? Zé Dirceu, Zé Genuino…e outras pestes de “Zés” que hoje sabemos quem eles realmente são.
Ainda bem que teve o REGIME MILITAR pois hoje temos pelo menos o Brasil inteiro, senão o teríamos nos transformados num Vietnam da vida para poder sair desgraça do comunismo.
A prova que esses malucos companheiros do Lula sempre estiveram errados só um exemplo é a forma como eles exaltam a Ditadura do FIDEL CASTRO e outros.
Parabéns aos militares por ter salvado o Brasil do comunismo. Agora se quiserem comunismo podemos entrar com protestos.
Viva o Brasil!
* Se os militares não assumissem o poder em 1964, os comunistas o fariam;
* E uma ditadura comunista não é difícil de saber o que seria, basta ver os crimes e atrocidades que aconteceram nos países onde estalaram suas ideias doentias;
* Milhões de pessoas morreram em Cuba pelas mãos de Fidel, Che e Cia;
* Na China Mao Tsetung esmagava seus adversários sem piedade, milhões de mortos;
* Os camponeses que resistiram à política de coletivização de Stalin foram denunciados como kulaks, presos, mortos a tiros, exilados ou trabalharam até a morte em sua crescente rede de campos de concentração, o Gulag. Ninguém estava seguro, nem mesmo seus amigos, sua família ou seus aliados políticos, e foi responsável por mais de 20 milhões de mortes;
* Lenin foi outro assassino responsável por milhões de mortes;
* Nicolae Ceausesco matou 65 mil na Romênia;
* Pol Pot foi responsável por mais de 2 milhões de mortes no Camboja;~
Bem, preciso parar porque isso tudo é nojento e de uma crueldade terrível, mas antes de terminar vamos falar dos crimes dos comunistas brasileiro, foram incontáveis mortes, roubos sequestros e outras atrocidades. Depois do fracasso da revolução que os comunistas tentaram e não conseguiram foram exilados. Com a anistia puderam voltar e se refugiar em partidos medíocres e nas universidades para tentar fazer a cabeça dos jovens desavisados. É fácil reconhece-los continuam com os mesmos discursos marxistas “mofados”, não criaram nada de novo, até o vocabulário é o mesmo, é muito cansativo. E os partidos políticos criados por eles estão fazendo de tudo para piorar o Brasil. Já trouxeram a infração de volta e mentem o tempo todo. Negam as verdades históricas e odeiam a democracia. Isso tudo está na história! Não na história que os velhos comunas propagam e escrevem em seus livros, mas na história verdadeira.
E não venham com essa conversa de que no período militar era mais seguro andar de um lado pra outro. O que sofremos hoje é um passivo da paralisação das instituições democráticas provocado por vocês!
No mais, a obrigação das forças armadas é defender nosso pais contra inimigos externos e não servir de fantoche assumindo um papel pequeno, imoral e covarde mediante submissão à CIA. Em nome dessa submissão, perseguiram, torturaram e mataram cidadãos brasileiros, filhos desta terra. Estes cidadãos que usavam farda e que cometeram tais crimes não são dignos das armas e da honra de serem militares. O reconhecimento do erro seria um ato grandioso e compatível com as demandas de uma instituição tão nobre. Mas ao negar seus erros, apenas deixam seus nomes envergonhados na história deste pais.
Acorda seu retrógado, a história é outra.
sociedade que não permitiu que o Brasil se tornasse um quintaL de Cuba e da URSS. Também
há tempo de vocês mudarem de lado e dizer que lamentam ter apoiado os terroristas daquele
tempo pois foram enganados por eles… Esses que hoje dirigem o Brasil… Vocês pensaram que eles eram apenas e tão somente CONSTITUCIONALISTAS e não lacaios cubanos que só
queriam implantar uma DEMOCRACIA – é brincadeira – comunista… Essa Revolução foi uma
incompetente, deveria sim ter acabado com esse vermelhos como eles teriam acabado com
a direita se tivessem vencidos. Por que o barbudo está lá até agora??? Por ter fuzilado todos os seus inimigos e vocês vivem babando a barba desse assassino não é? E vai por ai a fora.
Acordem. Assumam que esses terroristas deveriam estar na cadeia até o fim de suas vidas
e os excessos cometidos pela direita, ai sim poderiam ser revistos e aí a justiça – a JUSTIÇA
SERIA FEITA.
tENHO dITO
ACORDA ,VAMOS CAMINHAR PARA FRENTE.
Que tipo de diretor de jornalismo e doutor em ciência política, que nas horas vagas lê filosofia, psicanálise e outras categorias de não-ficção, escreveria sobre algo tão importante, sem fazer uma análise isenta sobre o assunto. As dezenas ou centenas de comentários postados parecem explorar muitos pontos controversos que foram esquecidos no seu parecer. Eu e os demais leitores que opinaram a respeito, podemos até ter posturas polarizadas, afinal somos leigos. Mas, um profissional de comunicações, diretor e mestre, quem sabe até um filósofo e conhecedor da alma humana, não poderia! Uma pessoa assim, com um dos websites mais visitados do Brasil na mão, deveria produzir notícias e opiniões trabalhadas com ética. E, não é justo que nos faça perder tempo com o que parece ser apenas propaganda para distrair nossa atenção de problemas que precisam ser resolvidos! Se os militares de hoje devem, ou não, se sentirem culpados pelo que fizeram os passado… Se eles devem, ou não, aplaudir a abertura dos trabalhos da comissão da verdade ou a devolução simbólica da posse de João Goulart… Isso não faz a menor a diferença, estas questões são inúteis! Agora, me preocupa, se a sua intenção for criar um clima de revisionismo e confrontação… Isso pode provocar radicalismos de muitos e muitos, que não vão querer perder tempo debatendo, os quais a maioria de nós receia que venham a se arvorar em alguma missão “sagrada”. De repente, um assunto inócuo pode se tornar uma cruzada, pela qual lutarão até a morte pessoas inocentes arrastadas por ideólogos irresponsáveis. Exatamente, como estava para acontecer nas décadas de 60 e 70, não fosse a “turma do deixa disso”, ter tirado do salão os mais exaltados.
Impressionante e louvável o sua clareza e discernimento
Os militares erraram sim, e muito. Mas também acertaram quando impediram gente como Marighella, Dilma, Genoíno, Dirceu de instalarem no país um regime comunista nos moldes da antiga URSS. Então não me venha com palhaçadas e com falácias.
Vivi essa época e tenho certeza de que nenhum de voces gostaria de ter sido acordado à noite com um bando (quadrilha) de soldados do exército invadindo a sua casa, agredindo a sua esposa diante dos seus filhos e sumindo com os seus parentes, apenas que a alegação ridícula de que estavam evitando a comunização do país. Tudo, menos militares. Lugar de militar é na caserna, no quartel; eles não tem nenhuma formação política. Nunca existiu revolução nesse país, existiu sim um golpe militar baixo, apoiado pelos EUA. Bandidos fardados nunca mais.
Se fossem competentes mesmo tinham sumido com Lula, Dilma, Dirceu, Genoino e toda essa corja e hoje não teríamos essa vergonha de governo….
VOLTEM MILITARES, MAS DESSA VEZ FAÇAM BEM FEITO !!!!
O senhor já reparou como o IG se mostra parcial quando o assunto é os governos militares, os governos do PT, os gays, o Ministro Joaquim Barbosa?
Por que será que, de uns tempos para cá, o IG cerrou fileiras e defende tudo que diga respeito aos governos petistas, Lulla, Dilma, os mensaleiros etc. ? Por que, em contrapartida, se mostra tão hostil ao Ministro Joaquim Barbosa?
Por que ainda, quando se trata de criticar os governos militares apenas um angulo dessa questão é divulgado? Que tal uma matéria realmente séria, imparcial, jornalística se propondo a ouvir também o outro lado?
Por que o IG faz propaganda dos gays travestida ( desculpe o trocadilho) de defesa de uma minoria ? Se é assim que tal tratar da questão das pessoas deficientes, portadoras de necessidades especiais? Por que não abrir espaço para cegos, surdos, paralíticos, portadores de autismo, da Sindrome de Down etc?
Vou me sentar par aguardar a sua resposta…
“Foi nesse momento que os dois brigadeiros começaram a explicar um terrível plano terrorista das Forças Armadas e qual deveria ser a participação de Sérgio. Os dois propuseram que ele, acompanhado por outros para-quedistas, colocasse bombas na porta da Sears, do Citibank, da embaixada americana, causando algumas mortes. Em seguida viria a grande carnificina: queriam que dinamitasse a Represa de Ribeirão das Lajes e, simultaneamente, explodisse o gasômetro. As cargas, de efeito retardado, seriam colocadas pelo capitão Sérgio, que depois ficaria aguardando, no Campo dos Afonsos, o surgimento duma grande claridade. Aí ele decolaria de helicóptero e aportaria no local da tragédia posando de bonzinho, prestando socorro a milhares de feridos e recolhendo mortos vítimados pela ação da própria Aeronáutica.
Colocariam a culpa nos grupos esquerdistas que lutavam contra a ditadura. Sérgio seria tido como herói por salvar as supostas vítimas dos “comunistas” e receberia sua quinta medalha, enquanto a ditadura teria um pretexto para aumentar a repressão a socialistas e democratas.”
http://www.midiaindependente.org/pt/red/2008/06/422312.shtml
Este repórter é muito bom, BELA REPORTAGEM, MOSTRA TODA A LAMA DOS MILICOS.
1º-Não tenho nada contra os militares,so que eles tem que respeitar os homens de bem que paga seus impostos e seus salários(falo da classe podem,ainda tem muito bons profissionais)..
2º-em relação a ditadura,era um regime regido´por indiotas,inbecies que não aceitava a opinião das pessoas,etc
3º É claro que hoje estamos nas mãos de uma quadrilha de civis,sai bandido e entra bandido e a justiça brasileira não prende ninguém,estão todos no mesmo saco
Hoje temos menores traficantes armados com equipamentos militares para uso em guerra! Eles não só torturam como também colocam a vida dos moradores de favelas, dos morros e qualquer família que esteja próxima ao alcance das balas assassinas em perigo. Seu filho sai para estudar e é morto por uma bala perdida.
Na ditadura, estes nunca seriam dispensados pela lei mediante uma tentativa de suborno.
Sou militar da reserva, vivenciei todo aquele tempo, foram anos dourados, nuca recebemos ordens de nossos superior para invadir casas de famílias a, procura de armas.
Éramos sabedores da existência de grupos armas de traidores, os quais muitos são hoje capa de jornais, pelo o envolvimento em corrupção.
Hoje está uma bandalheira. O pior, e o que mais me revolta, é ver gente defendendo “rolezinhos”, parece que os bandidos hoje têm mais direitos que nós, meros pagadores de impostos e financiadores desse governo corruPTo. Pensei que nunca diria isso, mas acho que a solução para esse país agora é um novo governo militar.
legislando em causa propria.
A família do Mario Kozel Filho e tantos outros recebeu alguma indenização como vítimas ?
Entendi ! Esquerda caviar Castrista mesmo, comandada e chefiada pelo molusco e sua quadrilha.
Se querem procurar a verdade , busquem de forma bilateral . Quem era a mulher que estava no carro no atentado a bomba que matou o soldado Mário Cozel filho ? O que fizeram com o dinheiro roubado do cofre no RJ e etc ?
Tome seu Lexotam…
http://noticias.terra.com.br/brasil/policia/vc-reporter-policial-mata-caes-em-abordagem-no-rs-e-causa-polemica,40cfd581ffaa3410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html
http://noticias.terra.com.br/brasil/policia/vc-reporter-policial-mata-caes-em-abordagem-no-rs-e-causa-polemica,40cfd581ffaa3410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html
VIVA OS MILITARES………
Enfim, não tem mais por onde escapar, passaram todos esses militares para a história do Brasil como “os covardes sádicos da ditadura”. Está sendo muito triste assistir os atuais Generais, Almirantes e Brigadeiros, passarem por esse vexame de terem que admitir que seus antigos chefes, donos do poder estatal foram uns bandidos sanguinários. Nunca mais as forças armadas brasileiras se levantarão moralmente desse verdadeiro golpe.
400….. quanta inoperância.
Como podem areditar que guerrilheiros financiados por Cuba (com quem eles têm uma dívida até hoje) queria implantar uma “democracia” no Brasil ? para alguma pessoa lúcida acreditar nisso, só pode ter sofrido algum tipo de lavagem cerebral…
Comentários como esse apenas nos afastam cada vez mais da verdade e colocam-nos cada vez mais próximos da possibilidade daqueles mesmos guerrilheiros, apoiados nessa mesma ideologia (que por acaso não deu certo em lugar nenhum no mundo) retornarem ao poder no Brasil.
Leia mais para se tornar quem sabe um jornalista medíocre.
Saudações democráticas (verdadeiras – não a de Cuba, defendida por vocês…)
“O país necessita com urgéncia de voltar se à direita (ética e respeito ao cidadão), a esquerda está aí, anarquizando e tornando o país ingovernável: Supremacia Gay, Feminismo, Abortismo, BMI (Bandido Menor Intocável), e outras desgraças assolando a nação.”
Esquerdaidiopatas e ladrões ainda por cima, comandado pelo molusco quadrilheiro e seus acéfalas.
Matéria 1- Apesar de protestos, Cingapura executa traficante australiano – http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u90116.shtml
Matéria 2- China executa ex-ministro por corrupção – http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL66914-5602,00.html
Sob a bandeira da JURISPRUDÊNCIA INTERNACIONAL, podemos começar a limpeza.
Vai faltar cova rasa. Vou começar a cavar desde já. Abraço a todos.
Onde Bandido caça policiais no estado de São Paulo…
Onde Menores infratores(Bandidos) matam qualquer vitima que reage
Onde a sociedade é vitima e refém de todos os marginais
Onde os bandidos são os mocinhos
Onde ninguém constroem nenhuma escola e muito menos presídios para manter os bandidos.
Espero que os Direitos humanos consolidado no Brasil visite sua família quando você infelizmente for mais uma vítima.
Acorda pra vida seu playboy nerd que estudou em escola particular a vida toda
IG / IBEST, se vocês acham que depois da implantação do comunismo ditatorial lulista vocês continuarão com seu site, parece que vocês realmente não conhecem nadica de nada de História do Brasil e Universal.
Vocês serão os primeiros a perder tudo, seus inocentes úteis!
Alguém do PT pode informar como terminou aquele episodio do Lula ir ao Ira para negociar a sobre o enriquecimento do urânio? Bem vou responder aqui os americano nos ameaçou militarmente colocou vários navios de guerra na baia de Guanabara e Lula colou o rabo entre as pernas, foi um presidente fraco, não informou aos brasileiros de tal ameaça.
Sobre Dilma, economicamente foi o pior governo desde João Goulart, basta analisar os números, e depois um engraçadinho vai dizer que a pobreza diminui, ok, bem, se o Brasil não cresce como pode a pobreza diminuir, resposta, a classe media esta empobrecendo, sera que ninguém esta vendo isso, as exportações estão diminuindo.
Dois governos Lula e um de Dilma, sem nenhuma obra vultosos inaugurada, não estou vendo hidrelétrica, refinarias de petróleo e nem estradas sendo reformadas ou inauguradas( as estradas estão sendo privatizadas), cade os Portos.
Para encerra fica minha preocupação para quem mora na foz do Rio São Francisco, depois da obra de transposição, sabe Deus quando terminara, o rio chegara ao mar mais fraco e o mar vai tomar algumas regiões ribeirinhas, e sera que alguém vai dizer que e o efeito estufa.
Brasil vive numa subcultura.
Concordo integralmente com o seu comentário sobre o tema em tela, no qual se mantem aderido a verdade dos fatos, do princípio ao fim. Parabéns pela sua sinceridade e senso de justiça.
A verdade é que reviver um passado que não pode se consertar é justificar no presente atos que a esquerda impunha no passado. Ficar apontando o dedo podre para o passado é nunca seguir o caminho pra frente. Algo que foi sugerido nas manifestações de junho/2013.
Essa constante noticia e lembrança do que aconteceu não nos levará a lugar algum. Esse revanchismo de hoje nos torna prisioneiros do passado, sem vivermo o presente, e o que é pior, sem esperança do futuro.
Tivemos 20 e poucos anos de regime militar, e hoje, temos 25 anos de suposta democracia, o que mudou? Ainda temos censura prévia (classificação indicativa e outros), manipulação de reportagens, corrupção, lideres sem preparo, voto de cabresto e agora ao invés de desigualdade social temos um povo mais pobre, menos educado e sem acesso a serviços de saúde.
SUPEREMOS ISSO!! OS ESQUERDOPATAS NEO NAZISTAS ESTÃO NO PODER E NADA FIZERAM. SE O PAÍS ESTIVESSE MELHOR HOJE ELES PODERIA DIZER QUE ESTAVAM CERTOS EM 64, MAS COMO ESTÁ PIOR, FOI BOM QUE O MILITAR TIVESSE NOS DEIXADO AO MENOS A DEMOCRACIA PARA LUTARMOS CONTRA O ESQUERDISMO.
Na verdade , a pergunta é incompleta , ou mesmo falaciosa . Deveria ser ampla , abrangendo as duas partes , pois os “combatentes” ( sic ) de esquerda também não admitem seus crimes : e por que ? Nem venham com a cretinice de que “estavam lutando CONTRA a ditatura” : NENHUM deles estava lutando pela instauração de uma democracia verdadeira , mas apenas para substituir a ditadura de direita dos militares para sua própria ditadura de esquerda . Só um idiota pode pensar que , se vencedores os Zés Dirceus , Genoinos , Lamarcas et caterva , haveria uma democracia com liberdade de imprensa , livre manifestação de opinião , pluripartidarismo , garantias individuais , etc. Seria mais uma ditadura de esquerda como Cambodja , Albânia , etc. . Então , a pergunta é incompleta : deveria também ser indagado porque a esquerda não admite os crimes que cometeu ( inclusive com execução de partidários que queriam abandonar a aventuira tresloucada no Araguaia ) , e principalmente porque não admite que , se derrotados os militares , seria instaurada outra ditadura ( a dêles ) ?
Contabilizando o balanço de 96 anos de ditaduras esquerdistas no mundo, que atuaram “sem o povo, apesar do povo, contra o povo”:
– Mais de 1 bilhão de cidadãos investigados pelos órgãos de segurança;
– Mais de 200 milhões de detidos por suspeita de subversão;
– Mais de 200 milhões acusados nos inquéritos, milhões deles condenados;
– 60 milhões torturados;
– Mais de 50.000.000 de mortos;
– Não eram permitidos mais de um partido (apenas partido único)
– Sindicatos proibidos;
– Ditadura;
– Censura;
“A mentalidade dominante dos governos esquerdistas do mundo (…) rechaça qualquer avaliação do passado recente, escorregando pelo raciocínio simplório e fácil de que tudo eles faziam em prol do povo”
É como diz aquela afirmação: “Fale mal, mas fale de mim”.
Quanto ao episódio do ministro e seus assessores, ele foi, no mínimo um se autoridade. cancelaria o encontro, ou seja lá o que foi, e, no caso de algum militar ainda na ativa, punição.
Afinal onde está a tal “hierarquia” tão propalada por eles?
Basta ver o Brasil em que sua geração transformou para ter uma só certeza. Democracia não é para povinho atrasado. Não sabe o que faz com ela.
Façamos hoje perguntas que as respostas possam produzir, hoje, frutos para hoje e para frente. Para trás, não há como se andar.
Os militares daquela época devem ser homenageados por terem escorraçado a corja comunista.
http://is.gd/05t1j6
Pior de tudo, são as denuncias que atuais militantes de partidos, foram outrora informantes da Ditadura, um até já foi Presidente…..
Gostaria muito , mas muito mesmo que acontecesse de novo.
Rendo homenagens a seu pai, homem sabio!!!
obs. O que falta é Deus no coração de cada um….
TAL COMISSÃO REALMENTE PRESTARIA UM GRANDE SERVIÇO AO PAÍS SE INFORMASSE O QUE REALMENTE ACONTECEU NESTE PAÍS DURANTE O REGIME MILITAR. HOUVE EXCESSO DOS DOIS LADOS. FAÇA UM PLEBISCITO E PERGUNTE AO POVO (QUE NADA LUCROU) QUAL DITADURA SERIA MELHOR PARA O PAÍS SE A DITADURA MILITAR BRASILEIRA OU A DITADURA CUBANA?.
PARA ESSA COMISSÃO, OS MILITARES COMETERAM INÚMERAS VIOLÊNCIA E NÃO MENCIONA A VIOLÊNCIA, TAMBÉM, PRATICADA PELO GRUPO CHAMADO DE “ESQUERDA”, INCLUSIVE DIVERSOS SEQUESTROS E ASSALTOS A BANCOS.
OS MILITARES FORAM ENVOLVIDOS POR UMA TURMA DE SAFADOS E ENTREGOU O PODER ECONÔMICO PARA OS MESMOS, QUE UTILIZARAM A MÁQUINA ADMINISTRATIVA COMO BEM ENTENDERAM, PROMOVENDO O MAIOR ARROCHO SALARIAL DE TODOS OS TEMPOS DO MUNDO.ESTES MESMOS SAFADOS QUE, ILUDIRAM OS MILITARES DIZENDO QUE QUANDO O “BOLO” CRESCESSEM SERIAM DISTRIBUÍDOS PARA O POVO EM QUE RESULTOU NA MAIOR CONCENTRAÇÃO DE RENDA DO UNIVERSO, SENDO QUE OS OTÁRIOS DOS MILITARES NÃO PEGARAM NENHUM PEDAÇO DO “BOLO” E HOJE SÃO ACUSADOS DE CRIMINOSOS POR AQUELES QUE OS BAJULAVAM, E ESTÃO ATUALMENTE ATRELADOS COMO O MESMO GRUPO, QUE ENTÃO, TAMBÉM, ERAM NA ÉPOCA, CHAMADOS DE CRIMINOSOS.
O GRUPO ECONÔMICO LIDERADO PALA REDE GLOBO DE TELEVISÃO (QUE NÃO PAGOU NEM UM CENTAVO PELA CONCESSÃO), JUNTAMENTE COM O GRUPO POLÍTICO LIDERADOS PELAS FAMILIAS SARNEY, MAGALHÃES , DELFIM NETO E MUITOS OUTROS QUE JÁ ESTÃO QUEIMANDO NO INFERNO, APROVEITARAM DA INEXPERIÊNCIA DOS MILITARES E SE APOSSARAM DA ECONOMIA DO PAÍS.
PERCEBENDO O ERRO, OS MILITARES SE ACOVARDARAM E NÃO TIVERAM PEITO DE PROMOVER UMA CONTRA-REVOLUÇÃO, TIPO REVOLUÇÃO FRANCESA, AFIM DE ERRADICAR OS GRUPOS DE ESQUERDAS E DIREITAS, QUE SÓ QUERIAM O PODER PARA ELES, DEIXANDO A POPULAÇÃO SEM QUALQUER BENEFÍCIO.
O SENHOR JORNALISTA LOUVA O GESTO DA REDE GLOBO, MAS, SILENCIA-SE OU DESCONHECE O FATO EM RELAÇÃO AOS DEMAIS. PORTANTO O SENHOR JORNALISTA É PARCIAL. SE QUISER INFORMAR O POVO REALMENTE, CONVOQUE TODOS INCLUSIVE OS POLÍTICOS QUE AJUDARAM A FECHAR O CONGRESSO,A QUELES QUE DIRIGIRAM AS ESTATAIS QUE NUNCA DERAM LUCROS E O GRUPO DE ESQUERDA, QUE TAMBÉM MATARAM, SEQUESTRAM E ROUBARAM, PARA DEPOR.
A carnificina no transito;nas quadrilhas;, entre policiais e bandidos, a falta de justificativa para onde se vai o horror que é arrecadado do dito cidadão; a observância da falta de obra, pois não se vê , abrir uma estrada; construção de um potencial energético, uma irrigação,eficaz;construção de hospitais;metrô, as carências do ensino,de tudo em si .Os valores que degringolam, a certeza da impunidade; fraqueza do sistema que já se agoniza como uma vela acesa em seu fim de curso. Quem viver verá.
Necessitamos urgente do quarto Poder. O Poder Eleitoral, este como uma espécie de RH, para vigilância do elemento político, que guarnece os cofres Públicos. E toda vez que ocorrer suspeição de um mandatário , submetê-lo a plebiscito , caso seja ele derrotado realiza nova escolha..
Há sim, a lei da anistia é só para os terroristas não para as tropas legalistas.
Muito valentes na hora de agir ilegal e covardemente, e completamente covardes na hora de assumir seus atos.
Lembrando que o “Patrono” do exército brasileiro foi um genocida. Com esse exemplo de militar para a corporação, vai sair o que presta? Só os que pensam e respeitam seu semelhante são diferentes da maioria que se acha dona do país.
do comunismo que assolava o mundo e se expandia em todas as Instituições brasileiras. A grande questão era escolher xom q
Com certeza, sem a ditadura, hoje seríamos mais um país comunista.
VOCÊS ACHAM QUE VOCÊS ESTARIAM ESCREVENDO O Q
Esse foi o grande erro dos militares.
No meu tempo de estudante, admirava Che e o regime cubano. Hoje vejo o fracasso e o sofrimento do povo de Cuba e receio do sistema que querem implantar no Brasil.
Confesso que por mim, os militares estariam de volta ao poder. Naquela época sim, havia ORDEM E PROGRESSO.
INFELIZMENTE, NÓS NÃO TEMOS GOVERNANTES COMPROMETIDOS COM A EDUCAÇÃO E MUITO MENOS COM NOSSA POPULAÇÃO. NOSSOS GOVERNANTES, QUEREM PESSOAS IGNORANTES PARA PODER MANIPULAR AS ELEIÇÕES, E CONTINUAR ROUBANDO DESCARADAMENTE E LEVANDO NOSSO PAÍS Á BEIRA DO CAUS.
MAIS UM DETALHE:
HOJE, EU TENHO VERGONHA DE SER BRASILEIRO…AINDA BEM QUE TENHO DUPLA CIDADANIA.
Não mataram inocentes, eram todos bandidos.
Hoje temos provas, pois os que escaparam estão matando e roubando o Brasil.
Precisamos deles novamente para investigar e limpar o País.
Precisamos de uma nova constituição, onde os estados poderiam decidir se querem ou não continuar como parte do Brasil.
Sou de São Paulo e adoraria fazer campanha e votar pela separação. Tenho certeza que os estados do sul também.
Mais para isso só uma nova constituição.
Enquanto isso não acontece, não vejo a hora dos militares tomarem o poder novamente.
Só assim a maioria do povo vai voltar a trabalhar, pois estamos criando uma geração de vagabundos.
O governo deve ser responsável por Saúde, Educação, Segurança e infraestrutura.
O resto o povo deve trabalhar e conquistar.
TODOS OS REGIMES MATAM O POVO DE ALGUMA MANEIRA.
TUDO QUE ESTA HOJE NO PODER, SÃO OS ESILADOS E PERCEGUIDOS DE HONTEM QUE LUTARAM PARA ISTO E AGORA VIVEM NO MAIOR LUXO, CORRUPÇÃO E TUDO DE BOM QUE A PSEU-DEMOCRACIA PODE DAR, OFERECER, ENTREGAR AOS CONQUISTADORES.
De início, gostaria de afirmar que sou totalmente contra qualquer governo ditatorial! Ainda mais porque sou filiado ao velho MDB, justamente o partido que se opôs ao governo da ditadura militar no Brasil. Entretanto, penso que é hipocrisia o que a mídia e o atual governo brasileiro fazem, querendo incutir na população de que somente os militares são os culpados pelos crimes cometidos durante o chamado Regime Militar, de 1964 a 1985! Ora, amigos, convenhamos! Todo cidadão brasileiro consciente sabe muito bem que crimes foram cometidos pelos dois lados! E por que será que a mídia brasileira atual não mostra, não fala sobre os crimes cometidos pelos grupos de esquerda da época? Será que têm medo de sofrer represálias do Palácio do Planalto?
A propalada Comissão da Verdade está buscando culpados somente do lado dos militares! Quem e quando vão falar dos crimes praticados pela esquerda brasileira? Todos sabemos que a esquerda brasileira sempre teve devoção pelos regimes cubano, soviético e chinês e sempre rechaçaram o governo norte-americano! Quem vai punir aqueles que sequestraram o embaixador norte-americano no Brasil? Quem vai punir aqueles que explodiram uma bomba no aeroporto do Recife e que deixou vítimas?
Entendo, portanto, que ambos os lados têm culpados! Mas também entendo que no passado se fez um acordo pela paz, quando da Anistia, em que todos os membros da esquerda que se encontravam exilados puderam retornar ao país e viver livremente, ou seja, até hoje não pagaram pelos crimes cometidos!
Agora, também se dizer que a Ditadura Militar no Brasil foi o mais autoritário período da história brasileira, está se esquecendo da Ditadura Vargas! Procurem saber o que o ditador Getúlio Vargas fez com os paulistas durante a Revolução Constitucionalista de 1932! Procurem saber o que o ditador Getúlio Vargas fez com o povo cearense, quando permitiu que criassem os famigerados Campos de Concentração de Flagelados das Secas no Ceará! E autorizou que levassem milhares de cearenses para lutar contra os paulistas!
Acho que já está mais do que na hora da mídia brasileira atuar de forma imparcial, precisa se manter neutra nessa história e mostrar os dois lados!
Sou pela democracia, pelo sistema capitalista e defendo os princípios de justiça social. Sou a favor de quem estuda e de quem trabalha! Não quero Cuba, China, Venezuela, Bolívia, Rússia, Irã e outros governos ditatoriais como modelo para o meu país!
Um forte abraço a todos.
Basta lembrar que, se os aliados da época fossem pessoas idôneas, não seriam, hoje, condenados pela justiça que, o próprio, grupo que governa o Brasil, nomeou. 99% dos cidadãos brasileiros não encontraram quaisquer problemas na democracia relativa, e, Cuba, quantos cidadãos cubanos foram mortos em paredões? E desaparecidos? Estima-se, oficialmente, segundo os registros, em 18.000, só mortos! Isso sem falar nos, já ditos, regimes da China, URSS, Irã e por aí se vai…
Portanto, os meus cumprimentos pelas sábias palavras.
O meu cordial abraço.
São palavras de um repórter que não morre de amores pelos militares.
Os 5 Generais Presidentes.
Os 5 Generais Presidentes – Autor : jornalista CARLOS CHAGAS
“Erros foram praticados durante o regime militar, eram tempos
difíceis. Claro que, no reverso da medalha, foi promovida ampla
modernização das nossas estruturas materiais. Fica para o historiador
do futuro emitir a sentença para aqueles tempos bicudos.”
Mas uma evidência salta aos olhos: a honestidade pessoal de cada um!
Quando Castelo Branco morreu num desastre de avião, verificaram os
herdeiros que seu patrimônio limitava-se a um apartamento em Ipanema e
umas poucas ações de empresas públicas e privadas.
Costa e Silva, acometido por um derrame cerebral, recebeu de favor o
privilégio de permanecer até o desenlace no palácio das Laranjeiras,
deixando para a viúva a pensão de marechal e um apartamento em
construção, em Copacabana.
Não é nada, não é nada, mas os cinco generais-presidentes até podem ter cometido erros, mas não se meteram em negócios, não enriqueceram nem receberam benesses de empreiteiras beneficiadas durante seus governos.
Sequer criaram institutos destinados a preservar seus documentos ou agenciar contratos para consultorias e palestras regiamente remuneradas.
Bem diferente dos tempos atuais, não é?
Acrescento:
Nenhum deles mandou fazer um filme pseudo biográfico, pago com dinheiro público, de auto-exaltação e culto à própria personalidade!
Nenhum deles usou dinheiro público para fazer um parque homenageando a própria mãe.
Nenhum deles usou o hospital Sírio e Libanês.
Nenhum deles comprou avião de luxo no exterior.
Nenhum deles enviou nosso dinheiro para “ajudar” outro país.
Nenhum deles saiu de Brasília, ao fim do mandato, acompanhado por 11 caminhões lotados de toda espécie de móveis e objetos roubados.
Nenhum deles exaltou a ignorância.
Nenhum deles falava errado.
Nenhum deles apareceu embriagado em público.
Nenhum deles se urinou em público.
Nenhum deles passou a apoiar notórios desonestos depois de tê-los chamado de ladrões.
BRASIL
Não sejamos idiotas das letras, na verdade há muita laranja querendo ser Fanta…. Há muitos críticos que na verdade fazem de suas atitudes meio de aparecerem e se dar bem na vida… todavia, são incoerentes nas suas atitudes…. lamentável!
Enquanto não há um único militar de alta patente rico, aqueles que provocaram o cenário de 1964, possuem, na maioria das vezes, patrimônio incompatível com o que receberam…. de onde veio tanto dinheiro… caixa 2 de campanha, financiamento externo de nações socialistas… fico a penar!
No Brasil, não é diferente. Os vencedores pós guerra ou Regime fazem a história como querem que seja contada, veiculam e assim a mesma é escrita, isso, desde a antiguidade.
Para quem quer saber a verdade, o Golpe foi patrocinado pelos EUA sim. Os Militares tomaram a direção do país em 1964, é verdade. Entretanto, o que essa quadrilha de patifes que hoje está dirigindo pessimamente o país não conta, é que os Militares estavam protegendo o país da sanha carniceira dos abutres e hienas que hoje habitam todos os setores de Direção do país. O que esses hipócritas não contam, é que são um bando de covardes e maricas, e na época da “Ditadura” como eles teimam em classificar o tempo em que mais a ordem reinou no país, é que enviavam o povo as ruas para tumultuar a ordem e o Governo, enquanto ficavam escondidos olhando o que iam acontecer, esperando que desse certo aquela baderna e se assim fosse, pudessem se infiltrar novamente entre a população e posar de vencedores. Porque não colocam exposto na imprensa a imundice do que andam fazendo? Imundice tal, como aquela de certo canalha covardão que teima em dizer que foi torturado e foi desmentido na cara por um General numa entrevista na TVE em 2003, frente a todos que assistiam o programa. Covardão e patife este, que está “hospitalizado em domicílio” após ter suas falcatruas descobertas. Essa “comissão da verdade” de mentirinha, deveria investigar os atos dos verdadeiros criminosos, esses mesmo que habitam o Congresso, a Câmara e se valem de milicianos para matar, roubar e aterrorizar a população tirando o sossego em Comunidades carentes com seus “eventos” organizados sem autorização para arrecadar dinheiro tirando o sossego das pessoas e quando alguém se dirige a algum Órgão Público para fazer alguma denúncia, imediatamente aparece algum miliciano para assassinar ou expulsar a referida pessoa de seu local de moradia. Essa “comissão da Verdade” tem coragem de investigar um ato como esse cometido por essa corja? Ou também, a festa com o dinheiro público. Essa “Comissão da verdade” já foi em algum Órgãos do Estado ou Municípios para investigar porque os funcionários têm de comprar material do próprio bolso para servir bem a população, já que nenhum material chega aos Órgãos? Não, certo? Então como querem posar de donos da verdade e acusar Militares da atualidade de omissão, apenas por não serem coniventes com as suas idéias hipócritas, essas sim, subversivas, pois querem jogar a opinião pública, contra os atuais representantes das Forças Armadas, apenas por não serem coniventes com a opinião e vontade da “Comissão” da hipocrisia. Isso que essa “comissão” está tentando fazer através do jornalista que escreveu a matéria acima, é a mesma coisa que nos anos do Governo Militar, a corja de corruptos, bandidos, assassinos, ladrões, arruaceiros e palhaços de circo que atualmente dirigem o país queriam fazer naquela. E ainda estão reclamando de terem sido presos e apanhado? Os Militares foram é muitíssimo bonzinhos. Pragas como esses safados, sem vergonhas e delinquentes, devem ser exterminadas sem dó nem piedade pois, se assim não for, proliferam. É só olhar o que acontece agora. O pai é político, coloca o filho, depois o neto…alguém ainda acredita que é o voto do povo que coloca esse tipo de estrume no poder? Dizer que Eleição informatizada, não permite corrupção, é conversa para pessoa ignorante acreditar. Ela facilita muito mais a corrupção.
E a idéia desses políticos miseráveis e sem escrúpulos de colocar o preso para votar? Isso servirá para que os criminosos tenham muito mais audácia em cometer crimes protegidos por essa vagabundagem que aí está no poder por não ter sido exterminada na época correta.
Os Militares poderiam voltar e terminar o que deixaram pela metade, isso, sim.
Tem um artigo escrito no Mises (instituto Mises) sobre a verdadeira face de Mandela. Provávelmente você dirá que é impóssível o que foi escrito, mas existem muitos outros artigos sobre o mesmo.
Por pior que tenha sido o regime autoritário, tínhamos tranquilidade para vivermos em paz, seja por medo ou respeito, conhecíamos até onde eram os limites da nossa “democracia” mas, infelizmente veio a tão sonhada anistia e junto, trouxe um bando de políticos que tinha como objetivo a o PODER!
Assim, puderam realizar suas obras de cunho e objetivo pessoal, montando então “novos partidos”, realizando então a maior baderna, onde o exemplo dado foi pensar no individual e esquecermos o coletivo, determinando quais as formas que teríamos que nos comportar, a independente da classe social, ou seja, levar vantagem e ser corrupto era moda!
Desta forma posso concluir que os crimes ocorridos durante o regime militar não deveriam ter ocorrido, fato repugnável mas, e hoje, como está a nossa história, digna de um grande País, com políticos sérios e honestos e sociedade que não possui uma virgula negativa para poder refutar e a sua segurança bem como serviços públicos ?
Sem mais um abraço.
NR NÃO VENHA FALAR DE LIBERDADE DE IMPRESSA, FALA TANTO E DEPOIS ESQUECE!
Sou 100% militarista ! Foi a época mais decente que tivemos,com emprego e segurança!
E agora,o que temos ?
Lutamos sim contra essa corja que não assumiu a responsabilidade por vergonha e a quem, sendo ser humano, deve-se exigir. Quem não conhece o passado deve calar a boca , ler e após omitir opinião.
Lembrem-se que o Governo de São Paulo, cujo secretario da segurança Hely Lopes Meireles se vivesse deveria ser processado, por primeiro ser um ofice boy da canalha do Erasmo Dias São Paulo que era representante da ditadura em SPaulo e por segundo e por força do anterior receber um título de verme.. Lembrem-se, os militares, também, que a tortura que praticaram é crime imprescritível e é , portanto, por esse motivo que se fazem omisso, o que lhes tipificam com camaleões aquartelados mas que sabemos todos estão com os seus nomes gravados na história negra e podre do nosso Brasil
Antonio.
Realmente aquele período foi muito violento…….
ABAIXO AS DITADURAS!
CADEIA PARA OS CRIMES COMETIDOS E QUE NÃO TEM PRESCRIÇÃO!!
TIRAR PRESIDENTE ELEITO ATRAVÉS DA FORÇA É GOLPE!!!
TIRAR PRESIDENTE ELEITO ATRAVÉS DA FORÇA É GOLPE!!!
TIRAR PRESIDENTE ELEITO ATRAVÉS DA FORÇA É GOLPE!!!
Os militares foram e são verdadeiros assassinos que utilizaram o poder covardemente.
Pergunto: Será que se houvesse uma guerra e o Brasil participasse, será, que algum destes corajosos comandantes da tortura de 1964 seria corajoso o suficiente, que fosse de igual para igual, com as mesmas armas do inimigo, lutariam???
Jamais!!!
Todo covarde se baseia na tese debaixo da saia…
São puros bandidos , assassinos e covardes, que hoje se escondem por de trás da lei.
Mas, a hora deles já chegou ou esta chegando, o inferno os aguarda…
Adeus assassinos malditos…
Fiquem na paz.
https://secure.avaaz.org/en/petition/Os_jogadores_da_Selecao_Brasileira_de_Futebol_Canarinho_patriota_nao_faz_gol_na_copa_Nao_facam_gol_na_copa/?fauTYeb
Não quero inocentar militar algum mas jogar a culpa nos comandantes do passado sem julgar coronéis do presente junto com a corja de coniventes que se dizem guerrilheiro do passado mas que mais se parecem com carrascos do presente.
“Julguemos sim os Josés mas sem abrandar aos Zés”
Autores: coronel Jônathas de Barros Nunes, reformado compulsoriamente pelo Ato Institucional número 1 e tenente-coronel reformado do Exército, Gastão Rúbio de Sá Weyne, preso várias vezes e perseguido até pedir para ir para a reserva.
“Há um ângulo pouco conhecido quando se trata da repressão política do governo militar: a perseguição dentro dos próprios quartéis, contra os militares. Ela teria atingido quase 500 oficiais e mais de mil praças, que foram cassados, presos, reformados, aposentados e perseguidos por não terem aderido ao golpe.”
Para responder estes bobões mais uma vez, estas bolsas criadas são para cuidar dos netos da ditadura, sem pai e mãe educados estavam a caminho do crime.
Não esqueça de destacar que ao serem presos ou descobertos os seus crimes, os “santinhos” como esses dois canalhas sem um pingo de vergonha na cara, ficaram “dodoizinhos” e tiveram de ser “hospitalizados” com o nosso dinheiro. Primeiro em uma Clínica de primeiro mundo, depois em casa e lá permanecem aguardando o julgamento dos seus crimes. O único remédio capaz de sará-los, é a absolvição ou a fuga do país com a conivência dos seus comparsas.
E são energúmenos como esses que se queixam dos Militares e da ordem no país da metade dos anos 60 até a metade dos anos 80 do século XX.
Agora, dá para entender o porquê da insatisfação deles, não é?
https://www.facebook.com/canarinhopatriotanaofazgolnacopa?bookmark_t=page.
sido fuzilada, naquela época, junto com Zé Dirceu, e outros envolvidos no mensalão e vário outros grandes da corrupção que estão no governo de hoje. Graças a Deus que no Brasil ninguém nunca foi condenado à morte, ainda que tenhamos que pagar caro hoje, todas as roubalheiras que aí estão.
o livro chamado ‘1964: o DNA da conspiração’.
Autores:coronel Jônathas de Barros Nunes, reformado compulsoriamente pelo Ato Institucional número 1 e Gastão Rúbio de Sá Weyne, preso várias vezes e perseguido até pedir para ir para a reserva.
“Há um ângulo pouco conhecido quando se trata da repressão política do governo militar: a perseguição dentro dos próprios quartéis, contra os militares. Ela teria atingido quase 500 oficiais e mais de mil praças, que foram cassados, presos, reformados, aposentados e perseguidos por não terem aderido ao golpe.”
esquerda,pois sabia das segundas intenções.Se chegassem ao poder iria virar uma Venezuela.
Abriu-se uma democracia de fato.O resultado pode ser visto hoje.O unico país da américa do sul pronto para entrar no bloco de 1° mundo.Enquanto por aqui, o nosso esquerdista maior, o
molusco, chegou ao poder, mas esqueceu tudo que pregava quando era da oposição.O apedeuta gosta mesmo é de mentir,caviar,jatinho,whisky,e distribuir , claro , com o dinheiro arrecadado do povo,via impostos, o bolsa voto.E para o povão e o país,inflação acelerada, crescimento pífio,pão e circo,violencia crescente,saúde em estado de coma,uma das piores educação do mundo,campeão em corrupção.ALGUEM CONHECE, DOS GENERAIS QUE FORAM PRESIDENTES DO BRASIL TER FICADO RICO ? É me parece que a ditadura não foi tão ruim assim. Poderia até voltar, pra arrumar a casa de novo.
E quer saber? Erraram muito em deixar essa quadrilha viva para hoje estar aí criando problemas e cometendo crimes muito piores dos que imputam aos Militares. Querem um exemplo da hipocrisia desta vagabundagem? Essa raça de patifes hipócritas do Congresso e da Câmara de Deputados, querem maquiar uma Democracia inexistente. Alguém pode falar o que quiser de quem quiser hoje em dia sem correr o risco de ser processado? Então, cadê a Democracia que essa corja diz ter implantado? E porque esses patifes não comentam os crimes cometido por eles como assaltos a bancos e sequestro de Embaixadores estrangeiros?
Na verdade, o Brasil está entregue a maior quadrilha de criminosos nunca antes visto em sua história…os mesmos que formavam arruaças e incitavam o povo à revolta, sem no entanto, eles mesmos estarem lá para participar. Tal como hoje. Cometem crimes e se são investigados, os covardões, se borram todos e ficam logo “doentinhos”, se escondem em um hospital pago com o dinheiro da população e só deixam de ficar “dodoiznhos” se forem absolvidos de seus crimes, do contrário, fogem do país auxiliados por seus comparsas.
Os Militares foram muito condecentes com essa raça, isso sim.
Quem pouco lutou ontem, hoje está totalmente por cima.
Quem estava na “ponta da lança”, morreu. Quem não estava, hoje tem cargo elevado.
Quem dedurou e delatou , hoje está tranquilo recolhendo os ganhos.
No final os mais espertos levam vantagem em tudo.
acredito há muito tempo, mesmo antes de cerrar as fileiras de meu tão dardejado Exército Brasileiro que, diga-se de passagem, é um dos últimos bastiões de moralidade deste País tão lindo e vilipendiado, que os exageros praticados por homens integrantes ou não as Forças Armadas naquele tempo não se comparam aos desvios, desmandos e aumento da corrupção da política em nosso Brasil. Engraçado é, que existe um lado obscuro das Forças Armadas, principalmente do Exército que não é divulgado. O apoio incondicional as famílias ribeirinhas de nossas fronteiras, levando apoio operacional desde a construção de pontes, pistas para pouso e decolagem de aviões, auxílio médico e odontológico a índios e moradores, e tantos outros serviços de préstimo urgente, sem contar na reforma do aeroporto de São Paulo e construções de ferrovias, pois é CONSTRUÇÃO DE FERROVIAS, executado pelos nossos tão discretos e quase invisíveis “BATALHÕES FERROVIÁRIOS” economizando milhões de Reais aos cofres públicos de nosso País. Sem contar ao apoio dado as prefeituras interioranas. Gosto de me lembrar que em determinada prefeitura foram presos o prefeito, o vice e o presidente da Câmara Municipal. A prefeitura entrou em colapso, o COMANDANTE DE UMA UNIDADE DO EXÉRCITO ASSUMIU A PREFEITURA DA CIDADE NO PEITO, COM AUTORIZAÇÃO DO ANTIGO MINISTÉRIO DO EXÉRCITO, PAGOU SALÁRIOS ATRASADOS, E COM MAGISTRAL COMPETÊNCIA PÔS A CASA EM ORDEM, MARCOU NOVAS ELEIÇÕES E APÓS A ELEIÇÃO DO NOVO PREFEITO ENTREGOU A PREFEITURA SANIADA EM SEUS GASTOS E OPERACIONALIDADE. Pois é, isto não é dito…. vivemos de passado…. de apuração de crimes, lamentando o que já passou e querendo ressuscitar “defunto morto” como diria minha saudosa avó. O Pais naufraga a olhos vistos em “Mensalões, bolsas família, presidiário, desemprego…… . Não farei mais críticas mas acredito que as Forças Armadas desempenham um papel muito importante neste quadro de desgraça generalizada. Não comentei dos feitos heroicos da Marinha do Brasil e de nossa brilhante Força Aérea a qual guardo tantas boas e velhas recordações, mas acredito não precisar pois as FFAA são, ainda os últimos bastiões de moralidade deste Pais tão lindo e vilipendiado. Fiquem em paz.
Aqui quem te escreve é o Sg. Martins. Servimos juntos na tropa de reforço da FFE em 1965. Aproveito o seu comentário sobre a guerrilha do Araguaia, e escrevo para encaminhar o meu e-mail de contato que é sgfnjmmartins@bol.com.br, e para pedir o seu contato para que possamos nos contactar o mais breve possível.
tá chegando a hora de fazer a limpa de novo !
Só mais um comentário e com tristeza, vejo que os militares tem preconceitos enormes contra o PT, tudo que o PT fizer ou corrigir não será bom. Só para lembrar o mensalão começou no governo militar, gravações da casa branca mostram que os deputados federais foram comprados pela direita da época para apoiar o golpe militar, está gravado conversa entre Lyndon Johnson e Kennedy, o golpe acobertou a roubalheira, o que a democracia mostra com todas as suas caras, os parceiros da ditadura e de todos os governos como ACM, Maluf e outros roubaram e ainda estão soltos, já descobriram mensalão dos militares para o governo Pinochet, muitos oficiais foram sem concurso nomeados para altos cargos nas estatais, acumulando vencimentos, ISTO Não é corrupção, faça me o favor General, vamos abrir tudo, o pior quem esta revitalizando a indústria de defesa e reequipando as forças armadas é o Governo do PT não vou aqui fazer defesa só do PT, mesmo com toda corrupção que ficamos sabendo através dos jornais que não são censurados, nosso IDH avançou mais nos 20 anos de governo civil, do que nos 21 de governo militar. Nossa economia a margem de todas as crises, cresceu! Nossa renda esta sendo dividida antes de acumular riqueza. Façam me o favor aprendam história e vejam todos os ângulos, João Goulart não era comunista era um PRESIDENTE ELEITO, FOI GOLPE, QUERIA AS REFORMAS DE BASE, MESMO NAS FORÇAS ARMADAS ONDE O ATRASO PREVALECE, ENQUANTO O MELHOR E MAIS MODERNO EXÉRCITO DO MUNDO TEM UM REFEITÓRIO E UM RANCHO DE CAMPO, ONDE TODOS ENTRAM NA FILA, JÁ DESDE A SEGUNDA GUERRA, OS MILICOS BRASILEIROS NÃO QUERIAM PERDER AS REGALIAS, DO SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO? MEU GENERAL A REFORMA DE BASE DEVERIA INCLUIR AS FORÇAS E PROFISSIONALIZÁ-LAS CADA VEZ MAIS, COISA QUE CONSEGUIRAM A PARTIR DO GOVERNO LULA COLOCANDO O BRASIL ENTRE OS 10 PAÍSES QUE MAIS INVESTEM EM DEFESA. ASSUMAM AS MELHORIAS DESTE GOVERNO DEMOCRÁTICO, O STF INDICADO POR .LULA JULGOU OS PETISTAS, O CNJ CRIADO NO GOVERNO LULA TENTA MORALIZAR A JUSTIÇA, FALTA A CONTRIBUIÇÃO DE VOCÊS PARA O APERFEIÇOAMENTO DAS INSTITUIÇÕES, TENTEM AJUDAR E NÃO ATRAPALHAR. DEMOCRACIA É DOÍDA, TEMOS QUE TRATAR DOS FILHOS DOS FILHOS DA DITADURAS AQUELES PAIS QUE NÃO TIVERAM EDUCAÇÃO ADEQUADA E Não souberam educar seus filhos, bolsa família hoje, custo para todos nós corrigir os erros do passado demandam tempo e muito dinheiro.Thau!
Outra mentira hipócrita e safada: governo investindo em defesa: estão comprando equipamentos cuja qualidade é duvidosa, na pretensa ideia de que alguém vai abrir segredos para nós e surrupiando dinheiro por baixo do pano, como sói acontecer nos ditos perdões de dívidas de países aliados em DITADURAS muito piores que as que tivemos aqui. Estão colocando os nossos militares a míngua e promovendo escalões de apadrinhados comunistas, coisa bem diversa.
Os militares de direita não mataram mais de 1000 pessoas. Só para comparar, o “brilhante CA’TRO” que VCs tratam a pãod e ló e puxam o saco, matou mais de 30000 com tortura, perseguição e escravização; e é esse regime que a presidente desse belo PT apoia, envia dinheiro e quer impor de qualquer forma no Brasil.
De um lado, a fedeRAL-DILMA anarquiza os líderes e os homens sérios da área militar e de outro dá propina aos que lá estão que sejam filiados a sua BANDIDAGEM, seus CRIMES IMPUNES E ESCONDIDOS. São vários, de toda ordem, os mais graves são contra a democracia, contra o povo e contra religião. Motivos de sobra se não houvesse um congresso do ParTidão e de um bando de gente comprometida (nas mãos da polícia federal, nominalmente, COLLOR, MALUF, SARNEY, CALHEIROS) que viraram miquinhos amestrados da corja instalada no poder.
Salva-se no STF o coitado, sóbrio e cada dia que passa mais amarrado JOAQUIM BARBOSA, que está de toda forma querendo ir embora, pois sabe que os bandidos do mensalão querem sair da cadeia e CONTINUAM BURLANDO AS LEIS no maior cinismo. O governo federal através da sua panela (diretório do partido) passando a vasilha para colher R$100 dos seus lacaios para devolver o $$$ que GENUÍNO Pila_anta pegou, gastou e não tem para devolver, o que nunca foi novidade visto que é um perdulário (um idi_ota completo e sem o menor controle com gastos, tipo LULA 2).
Tem ele razões pois todos do mensalão querem matá-lo e quem mais deseja isso é a presidente para queimar o arquivo, afinal a santinha colocou-o lá exatamente para se livrar de ZÉDI e poder manobrar o fan_toche LULA (através da ameaça da sa_fadeza de seguir a investigações dos inúmeros gastos ilícitos dele com a ROSEmary), armando sua reeleição.
Demais a mais, é MUITA CARA DE PAU do cidadão falar em APERFEIÇOAMENTO de instituições: qual? A que permite o caos nas ruas? Que permite o quebra quebra? Invasão de propriedades? Legalizar o aborto pelas costas? Esconder os crimes do PT através dos colegas do MIN. PUB., e da POl. FED.? Impedir as CPIs de prosseguirem? A que impede sabermos os GASTOS ABSURDOS do governo tem feito em todas as áreas, sem justificativas e sem resultados?
A maquiavélica forma de pegar $$$ do BNDES sem qualquer consulta ao povo, ao Congresso, sem respeitar as Leis e mandar 10 bi para CUBA e depois reinstalar a escravidão no BRASIL, para trazer pseudo médicos, incompetentes, sem os cursos ou comprovação dos mesmos; tendo antes: retirado 4 BI da mesma saúde? E agora paga aos médicos cubanos 10 mil, que NÃO QUEREM PAGAR AOS MÉDICOS FORMADOS NO BRASIL? E param de pagar de repete, pois o $$$ já acabou.
Privatizaram a PETROBRÁS sem falar com ninguém, receberam 200 bi, antes da eleição dessa criminosa: onde está o $$$? Onde ele foi gasto?
O STF indicado por LULA se ferrou por que tinham alguns homens sérios, pois o que LULA queria era 10 Lewandovskis, senhores sem a menor de_cência, que se prezam por não cumprir as Leis, enrolando e inventando absurdos.
MORALIZAR com Lewandovskis e aposentado os JOAQUINs BARBOSAs. Como pode ser tão falso, meu Deus!
Falta a nossa CONTRIBUIÇÃO sim, colocar na cadeia elementos sem caráter feito tais autores (ou seria atores), que escrevem 1200 palavras de desonestidade, de invenção, de conversa fiada, para ver se alguém acredita na NOVA MENTIRADA?
Devem ser tratados os filhos dos filhos da DITADURA? Então, vão lá em CUBA e se tratem, pois o que Vcs querem é exatamente colocar uma DITADURA, muito pior, uma ditadura escravocrata, como VCS fizeram com os pseudo médicos que trouxeram para cá. Deem aos nossos médicos condições de trabalho e nunca será a saúde que precisará de NADA DO PT! Aliás, o BRASIL não precisa e nunca precisou de vagabundos da sua laia. E quem é VC para falar em educação? O que Vc entende disso, afinal, para se falar nisso, a primeira coisa necessária é saber distinguir a VERDADE a mentira. O bolsa família nunca foi coisa sua, veja o seu LULA dizendo antes que aquilo era um compra voto, o mesmo que hoje VCs usam. Se Vc ao menos estudou, deveria conhecer a história e saberia o significado da palavra MENTIRA, que é o seu texto todo.
Para não perder meu tempo com palhaços dessa laia, segue aí as palavras gravadas do seu ídolo e do seu bolsa família. Bom que o povo brasileiro vê mais uma vez muito bem, quem são VCs e como são desonestos. http://youtu.be/_LvF18nmXw4
Vamos traduzir: segundo o LULA “infelizmente no Brasil, o povo não vota pelo ParTIdo (ou seja querem um povo escravo, feito FIDEL, CHAVEZ, etc) então se vota pelo estômago, vota-se pela cesta básica (= bolsa família) igual à época de Cabral”.
Brilhante LULA, vc está aplicando o mesmo que Vc condenou antes!
E sobe o que Vcs realmente estão fazendo com o país, lhes deixo quem entende melhor de economia que todos nós… http://youtu.be/IE_ZT55T1Kc
Só para lembrar o prestigiado, poderoso, apoiado pelo Planalto do grupo OX, PETROBRAX e outras tantas coisas, ganhou bilhões, passou um tanto para o PT e deu o calote em todo mundo quebrando. Não era o exemplo de crescimento do PT? O que sucede com a mineração da VALE? Só exporta enquanto a pesquisa quebra? mais 40000 pessoas sem emprego? Que falar da USIMINAS que dva 1 bi de LUCRO e hoje quebradinha porque importamos 35 mil ton de aço da CHINA e 10 mil da COREIA? Hoje não há fábrica e nem plantação de algodão, não há tecelagem e nem fiagem, trazemos roupa da ÍNDIA, da CHINA e do PERU. Isso é desenvolvimento? Isso é crescimento? Isso é MUITA CONVERSA FIADA!
Vai nas prateleiras dos mercados, vai na cidade, veja a quantidade de LOJAS fechadas, de fábricas paradas, de SALAS, prédios e tudo mais para alugar ou vender. Veja a quantidade de construtoras quebrando. Daqui a pouco importaremos até P_TA de CUBA, pois as GPs não querem mais trabalhar… Então, como um sujeito desse tem coragem e cinismo para escrever tanta besteira? E como se dá cre´dito a um doente desse. Quanto a fedeRAL-DILMA está pagando para isso ir o público? Quanto VCs receberão para não me publicar?
Que vergonha ter gente no Brasil tão sem caráter! (estou elogiando!).
ABS/ARTHUR
De conta de mais de 30 bilhões pra fazer uma copa, mais do que as três anteriores juntas.
https://secure.avaaz.org/en/petition/Os_jogadores_da_Selecao_Brasileira_de_Futebol_Canarinho_patriota_nao_faz_gol_na_copa_Nao_facam_gol_na_copa/?fauTYeb
e pra te informar mensalão é do pt , na virada de governo militar pra civil era
marajás, so que os marajás da época são os mendigos de hoje
e nao fala de 900,00 que agora é pago pra vagabundo que estao puchando cadeia
enquanto que na rua o salario minimo é 600 e poucos
Na Argentina – 20.000
No Chile – 4.000
No Brasil – 400
É a História em números
Agora todos que morreram eram bons, será que acabaram somente com os bons ?
O grande erro é acreditar que a ditadura acabou. Perguntem ao Amarildo e a todos que não tem berço e são humilhados, apanham e morrem na mão desse estado neofascista desde sempre. A grande diferença entre 64 e hoje é a internet, todos, ou quase todos, podem dizer o que pensam, mas ninguém liga e ninguém escuta. Mas se for as ruas como em 68 e 2013 tomam porrada do estado neofascista e a imprensa ataca quem protesta como se fosse terrorista. A outra importante diferença é que não estão batendo e matando intelectuais e artistas, mas isso é porque não há intelectuais e artistas protestando nas ruas, talvez uma linha como essa. Por que os grandes vendedores de show não falam nada sobre a sujeira do estado tupiniquim? Porque se falarem adeus mídia e porque estão ricos demais para pensar em problemas nacionais. E mais, a mídia, praticamente, só dá espaço para quem for vazio, se o tema for político o artista não vai ter espaço, tem que manipular as massas a favor do consumo inútil e da alienação política. Viva o ópiobol é o que prega a mídia.
Provavelmente você deve ser um desses bossas ou não sabe nada da história desse Pais de covardes que se escondem atrás de fardas e aposentadorias gordas por terem feito só merda no período que estavam na ativa.
Que viva a liberdade !!!
Quanto às fardas e aposentadorias, mais erros crassos. Militar não se esconde atrás da farda, mas se expõe ao usá-la. Talvez você tenha sido rejeitado na seleção ou reprovado nos testes de ingresso à vida militar, para ter essa raiva misturada com noção errada.
Sabe o que é comandar dois mil militares armados, com equipamentos e infraestrutura que valem bilhões, enquanto ganha menos que um assessor ou motorista ou puxa-saco de político?
Sabe que militar só se “aposenta” quando não tem mais condições legais de servir. Chama-se reforma, para quem é ignorante no assunto, como você. Enquanto tem condições legais, o militar que já cumpriu seu tempo legal na atividade pode passar para a reserva remunerada, situação em que, nos limites legais, pode ser convocado para servir novamente. Você tem esse dever na sua empresa?
Militar pode trabalhar muitas horas ou dias consecutivos sem receber adicionais, horas extras. Você tem isso na sua empresa? Eu já trabalhei mais de trinta horas seguidas, fardado e armado, diversas vezes. E, se o substituto não viesse, trabalharia mais de cinquenta. Em seguida, iria cumprir o expediente normal, até a sexta feira. Isso se não estivesse de serviço ou missão no final de semana. Sem qualquer acréscimo salarial. Você tem isso na sua empresa?
Sabia que a “aposentadoria gorda”, como os levianos falam, não existe? O militar paga um percentual maior que os civis para ter seus proventos mantidos na reserva e, no passado, se quisessem deixar pensão a filhas, pagava um percentual adicional. Quem adquiriu esse direito, como eu, ainda paga o adicional até o dia da sua morte. Você tem isso na sua empresa?
Sabia que a caixa de proventos e pensões de militares e pensionistas não é deficitária, como a de vocês, faladores? Sabe por quê? Porque os militares pagam um percentual elevado para manterem seus proventos na inatividade e pagam, também, um percentual para assistência médica (plano de saúde institucional), cujo valor também é considerável. Quanto mais dependentes, maior o valor. Você tem isso na sua empresa? Não, porque você paga apenas um mesmo pequeno percentual para aposentadoria mais atendimento médico.
Sem falar que os militares também pagam imposto de renda, como qualquer brasileiro, que financia o sistema público de saúde, o qual, em geral, não usam, pois pagam o sistema de saúde militar. Pagamos duas vezes a mais, enquanto você, nenhuma a mais.
Sabe por que a pensão aos dependentes é necessária? Porque o militar tem dificuldades enormes para fazer um patrimônio ao longo da carreira, devido a vários fatores, inclusive remuneração incompatível.
O militar de carreira tem muitas dificuldades para gerir as próprias finanças, por causa da enorme ocupação com o cotidiano no quartel, mas é obrigado a fazê-lo, pois é avaliado continuamente a respeito do seu comportamento financeiro, moral, social, legal etc. Se estiver em falta, pode perder as promoções e, dependendo do caso, até o emprego. Você tem isso na sua empresa?
Você, na sua empresa, sofre com o problema de ser transferido para cinco mil quilômetros de distância, para uma condição social e de infraestrutura muito abaixo da inicial, sem o direito de reclamar? Pelo contrário, o militar vibra com os novos desafios, planeja-os, dedica-se de corpo e alma, e é avaliado e cobrado por isso pelos superiores, que também são militares. Pense, nesse contexto, nos filhos menores, em idade escolar, separando-se dos amigos, parentes, rotina etc.
Quem é militar de carreira o é por paixão, como eu, porque dei os melhores anos de minha vida para manter meu amado povo brasileiro o mais longe possível dos riscos de perda da soberania. Você fez isso pelo seu povo?
Você sabia que um dos períodos salariais mais difíceis para os militares foi na época do governo militar? Porque a economia nacional exigiu sacrifícios, e o governo militar foi o primeiro a dar exemplo. E nenhum militar desertou nem fez revolução por causa disso. Pelo contrário, pagamos o preço para ajudar o país a se estabilizar. Aguentamos a dificuldade. Você já fez isso na sua empresa?
Para finalizar: você viveu na época do governo militar? Iniciei minha carreira naquela época, e não vi esse cenário horrível que os ignorantes descrevem. Pelo contrário, vivi um período em que podia sair às ruas com a família a qualquer hora. Podia andar até nas favelas à noite. Não havia rodinhas de maconheiros nas praças nem vendedores de cocaína à luz do dia na frente da sua casa. Não havia essa onda de assaltos e sequestros. Melhor ainda: não havia tantos faladores insensatos, que falam o que vem à boca, sem conhecimento e reflexão, denegrindo a imagem e a reputação de uma classe social que tem muitos deveres e poucos direitos, comparada à sociedade por ela defendida.
Você só tem a liberdade para falar tanta bobagem, hoje, porque os militares livraram você de beijar a bandeira vermelha diariamente. Livraram uma nação inteira. Graças a Deus!
Tenho orgulho de ser militar há 38 anos. Tenho a consciência limpa. Amo meu Brasil. Obedeço aos meus superiores. Comando meus subordinados com justiça e equilíbrio, dentro da Lei que os militares juraram defender. E defendem.
Dê graças a Deus, também.
Pergunta para essa corja jornalista, se eles se arrependem dos crimes se roubos, sequestros, assassinatos…
Como disse os militares não fizeram o serviço completo.
Concluo dizendo que os militares venceram uma guerra, e numa guerra tem mortes. No nosso caso foram até poucas mortes que ocorreram em detrimento de milhões de outras que foram evitadas
E acredito sim, que o Sr. seu avô ficaria com vergonha, mas com vergonha da sua pessoa por se mostrar tão ingênuo(?).
Guerrilheiros, terroristas, arruaceiros ou não faziam por conviquição nunca foram obrigados.
E a anistia não são para todos?
Esta na hora de prender os corruptos, qualquer bandido não importa a idade……
Prisão e confisco aos mensaleiros. VIDA longa ao Barbosa
Tenho 58 anos e presenciei todo o tempo da “Ditadura,” pois fui Aprendiz de Marinheiro em 1973 com 17 anos e portanto não atuei nas Tropas de Choque pois, só os Marinheiros formados poderiam ir. Sendo assim, posso ser neutro em concordar com tudo o que fala pois, apenas presenciei aqueles 21 anos, que para mim que não era arruaceiro mesmo depois de servir o Quartel e retornar a vida civil, foram os melhores e mais ordenados anos que o País viveu.
Na verdade, os Militares estavam protegendo o país desta quadrilha que hoje está aí no Congresso e Câmara de Deputados farreando e se devorando entre si, quando não são coniventes nas canalhices.
Os Militares perseguiram, prenderam e mataram, criminosos como esses covardões que fugiram do país e hoje ao voltarem estão aí fazendo tudo o que não presta.
E são esses vagabundos que ainda querem posar de donos da “comissão da verdade”.
Essa canalhada, rouba, comete os maiores crimes e quando são investigados, ficam “doentinhos”, pedem para cumprir pena em casa porque estão “dodoizinhos.
Quer saber? O erro dos Militares, foi deixar muitos canalhas vivos naquela época. Se tivessem exterminado todos os quadrilheiros, evitariam que hoje tivessem o descaramento de estar aí criando problemas.
so quem não conhece não sente saudade do tempo
em que se tinha segurança desde que não fosse vagabundo
tempos em que o padeiro e o leiteiro deixava o produto no por tao
tres dias procurando emprego era questão de escolha
um salario minimo valia 1859,00 em poder de compra
vcs ainda tem duvidas? perguntem
Por que os bandidos, que hoje detém o poder, não prestam conta de seus atos também?
Por que preocupar com os 400 bandidos que morreram, se hoje morrem anualmente quase 50 mil pessoas, boa parte bandidos, mas muita gente boa também?
e busca de indenização de parentes vaga da época
CHORO A MORTE DE INOCENTES OU INJUSTIÇADOS NO GOVERNO MILITAR(ERROS ACONTECERAM EM TODOS OS GOVERNOS E PAÍSES DO MUNDO EM TODOS OS TEMPOS), PORÉM NÃO CHORO A MORTE DAQUELES QUE JÁ NAQUELA ÉPOCA QUERIAM TRAZER PARA O BRASIL O CAOS E A ROUBALHEIRA QUE HOJE IMPERA. SE DEUS FOSSE COMUNISTA EU SERIA ATEU, SE JESUS FOSSE COMUNISTA EU MESMO PREGARIA OS PREGOS NOS SEUS PÉS, SE MEUS PAIS FOSSEM COMUNISTAS OU SOCIALISTAS COMUNISTAS E FOSSEM CONDENADOS EU MESMO ME INCLUIRIA NO PELOTÃO DE FUZILAMENTO, DÁ PRA VER O QUE EU PENSO DESTA TENTE NÃO É? COMUNISMO UMA IDEIA DE GOVERNO MENTIROSA QUE MATOU MAIS GENTE QUE O FASCISMO DE MUSSOLINI E O NAZISMO DO HITLER JUNTOS!!!
QUANTO A ESTAS MATÉRIAS PAGAS COM AS BENÉCIES DO IDEALISMO PARTIDÁRIO PARA RECEBER LOGO APÓS AS ELEIÇÕES, EU FAREI SEMPRE AS MESMAS CONSIDERAÇÕES. TODA A PRAGA TEM QUE TER UM INIMIGO NATURAL PARA SER CONTROLADA, PARECE QUE O INIMIGO NATURAL VIROU “BA$E ALIADA”, DEVE SER POR ISTO QUE NÃO SE CONSEGUE ANDAR NA RUA SEM SER MOLESTADO OU MORDIDO PELOS MILHARES DE RATOS QUE HOJE PASSEIAM IMPUNEMENTE NESTE PAÍS. BRASIL DE OUTROS TEMPOS QUANTA SAUDADE ONDE O QUE SE PROPAGAVA ERA O QUE SE VIA E NÃO HOJE QUANDO O QUE VEMOS É O QUE AS EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO PASSAM NA TV RECEBENDO ALTAS SOMAS PARA ENGANAR O POVO. É, COMUNISMO SEM DINHEIRO É SOMENTE UM PUNHADO DE IDEIAS E MENTIRAS PARA ENGANAR UM POVO QUE VIVE DE MIGALHAS.
RESPOSTA DO GENERAL DE DIVISÃO REFORMADO DO EXÉRCITO FRANCISCO BATISTA TORRES DE MELO À MIRIAM LEITÃO
A verdade sufocada (À Senhora Jornalista Miriam Leitão) Li o seu artigo “ENQUANTO ISSO”, com todo cuidado possível. Senti, em suas linhas, que a senhora procura mostrar que os MILITARES BRASILEIROS de HOJE, são bem diferentes dos MILITARES BRASILEIROS de ONTEM. Penso que esse é o ponto central de sua tese. Para criar credibilidade nas suas afirmativas, a senhora escreveu: “houve um tempo em que a interpretação dos militares brasileiros sobre LEI E ORDEM era rasgar as leis e ferir a ordem. Hoje em dia, eles demonstram com convicção terem aprendido o que não podem fazer”. Permita-me discordar dessa afirmativa de vez que vejo nela uma injustiça, pois fiz parte dos MILITARES DE ONTEM e nunca vi os meus camaradas militares rasgarem leis e ferir a ordem. Nem ontem nem hoje. Vou demonstrar a minha tese. No Império, as LEIS E A ORDEM foram rasgadas no Pará, Ceará, Minas, Rio, São Paulo e Rio Grande do Sul pelas paixões políticas da época. AS LEIS E A ORDEM foram restabelecidas pelo Grande Pacificador do Império, um Militar de Ontem, o Duque de Caxias, que com sua ação manteve a Unidade Nacional. Não rasgamos as leis nem ferimos a ordem. Pelo contrário. Vem a queda do Império e a República. Pelo que sei, e a História registra, foram políticos que acabaram envolvendo os velhos Marechais Deodoro e Floriano nas lides políticas. A política dos governadores criando as oligarquias regionais, não foi obra dos Militares de Ontem, quando as leis e a ordem foram rasgadas e feridas pelos donos do Poder, razão maior das revoltas dos tenentes da década de 20, que sonhavam com um Brasil mais democrático e justo. Os Militares de Ontem ficaram ao lado da lei e da Ordem. Lembro à nobre jornalista que foram os civis políticos que fizeram a revolução de 30, apoiados, contudo, pelos tenentes revolucionários, menos Prestes, que abraçou o comunismo russo. Veio a época getuliana, que, aos poucos, foi afastando os tenentes das decisões políticas. A revolução Paulista não foi feita pelos Militares de Ontem e sim pelos políticos paulistas que não aceitavam a ditadura de Vargas. Não foram os Militares de Ontem que fizeram a revolução de 35 (senão alguns, levados por civis a se converterem para a ideologia vermelha, mas logo combatidos e derrotados pelos verdadeiros Militares de Ontem); nem fizeram a revolta de 38; nem deram o golpe de 37. Penso que a senhora, dentro de seu espírito de justiça, há de concordar comigo que foram as velhas raposas GETÚLIO – CHICO CAMPOS – OSWALDO ARANHA e os chefetes que estavam nos governos dos Estados, que aceitaram o golpe de 37. Não coloque a culpa nos Militares de Ontem. Veio a segunda guerra mundial. O Nazismo e o Fascismo tentam dominar o mundo. Assistimos ao primeiro choque da hipocrisia da esquerda. A senhora deve ter lido – pois àquela época não seria nascida -, sobre o acordo da Alemanha e a URSS para dividirem a pobre Polônia e os sindicatos comunistas do mundo ocidental fazendo greves contra os seus próprios países a favor da Alemanha por imposição da URSS e a mudança de posição quando a “Santa URSS” foi invadida por Hitler. O Brasil ficou em cima de muro até que nossos navios (35) foram afundados. Era a guerra, a FEB e seu término. Getúlio – o ditador – caiu e vieram as eleições. As Forças Armadas foram chamadas a intervir para evitar o pior. Foram os políticos que pressionaram os Militares de Ontem para manter a ordem. Não rasgamos as leis nem ferimos a ordem. Chamou-se o Presidente do Supremo Tribunal Federal para, como Presidente, governar a transição. Não se impôs MILITAR algum. O mundo dividiu-se em dois. O lado democrático, chamado pelos comunistas de imperialistas, e o lado comunista com as suas ditaduras cruéis e seus celebres julgamentos “democráticos”. Prefiro o primeiro e tenho certeza de que a senhora, também. No lado ocidental não se tinham os GULAGs. O período Dutra (ESCOLHIDO PELOS CIVIS E ELEITO PELO VOTO DIRETO DO POVO) teve seus erros – NUNCA CONTRA A LEI E A ORDEM – e virtudes como toda obra humana. A colocação do Partido Comunista na ilegalidade foi uma obra do Congresso Nacional por inabilidade do próprio Carlos Prestes, que declarou ficar ao lado da URSS e não do Brasil em caso de guerra entre os dois países. Dutra vivia com o “livrinho” (a Constituição) na mão, pois os políticos, nas suas ambições, queriam intervenções em alguns Estados, inclusive em São Paulo. A senhora deve ter lido isso, pois há vasta literatura sobre a História daqueles idos.
Novo período de Getúlio Vargas. Ele já não tinha mais o vigor dos anos trinta. Quem leu CHATÔ, SAMUEL WEINER (a senhora leu?) sente que os falsos amigos de Getúlio o levaram à desgraça, eles eram políticos. Os Militares de Ontem não se envolveram no caso, senão para investigar os crimes que vinham sendo cometidos sem apuração pela Polícia; nem rasgaram leis nem feriram a ordem. Eram os políticos que se degladiavam e procuravam nos colocar como fiéis da balança. O seu suicídio foi uma tragédia nacional, mas não foram os Militares de Ontem os responsáveis pela grande desgraça, sabe bem disso! A senhora permita-me ir resumindo para não ficar longo. Veio Juscelino e as Forças Armadas garantiram a posse, mesmo com pequenas divergências. Mais uma vez eram os políticos que queriam rasgar as leis e ferir a ordem e não os Militares de Ontem. Nessa época, há o segundo grande choque da esquerda. No XX Congresso do Partido Comunista da URSS (1956) Kruchov coloca a nu a desgraça do stalinismo na URSS. Os intelectuais esquerdistas ficam sem rumo. Juscelino chega ao fim e seu candidato perde para o senhor Jânio Quadros, a Esperança da vassoura, Desastre total. Não foram os Militares de Ontem que rasgaram a lei e feriram a ordem. Quem declarou vago o cargo de Presidente foi o Congresso Nacional. A Nação ficou ao Deus dará. Ameaça de guerra civil e os políticos tocando fogo no País e as Forças Armadas divididas pelas paixões políticas, disseminadas pelas “vivandeiras dos quartéis” como muito bem alcunhou Castello. Parlamentarismo, volta ao presidencialismo, aumento das paixões políticas, Prestes indo até Moscou afirmando que já estavam no governo, faltando-lhes apenas o Poder. Os militares calados e o chefe do Estado Maior do Exército (Castello) recomendando que a cadeia de comando deveria ser mantida de qualquer maneira. A indisciplina chegando e incentivada dentro dos Quartéis, não pelos Militares de Ontem e sim pelos políticos de esquerda; e as vivandeiras tentando colocar o Exército na luta política. Revoltas de Polícias Militares, revolta de sargentos em Brasília, indisciplina na Marinha, comícios da Central e do Automóvel Clube representavam a desordem e o caos contra a LEI e a ORDEM. Lacerda, Ademar de Barros, Magalhães Pinto e outros governadores e políticos (todos civis)incentivavam o povo à revolta. As marchas com Deus, pela Família e pela Liberdade (promovidas por mulheres) representavam a angústia do País. Todo esse clima não foi produzido pelos MILITARES DE ONTEM. Eles, contudo, sempre à escuta dos apelos do povo, pois ELES são o povo em armas, para garantir as Leis e a Ordem. Minas desce. Liderança primeira de civil; a era Magalhães Pinto. Era a contra-revolução que se impunha para evitar que o Brasil soçobrasse ao comunismo. O governador Miguel Arraes declarava em Recife, nas vésperas de 31 de março: haverá golpe, só não sabemos se deles ou nosso. Não vamos ser hipócritas, a senhora, inteligente como é, deve ter lido muitos livros que reportam a luta política daquela época (exemplos: A Revolução Impossível de Luis Mir – Combates nas Trevas de Jacob Gorender – Camaradas de William Waack – etc) sabe que a esquerda desejava implantar uma ditadura de esquerda. Quem afirma é Jacob Gorender. Diz ele no seu livro: “a luta armada começou a ser tentada pela esquerda em 1965 e desfechada em definitiva a partir de 1968”. Não há, em nenhuma parte do mundo, luta armada em que se vão plantar rosas e é por essa razão que GORENDER afirma: “se quiser compreendê-la na perspectiva da sua história, A ESQUERDA deve assumir a violência que praticou”. Violência gera violência e os políticos sempre jogam a responsabilidade em manter a ordem aos militares. Afinal eles levaram a desordem. Castello, Costa e Silva, Médici, Geisel e João Figueiredo com seus erros e virtudes desenvolveram o País. Não vamos perder tempo com isso. A senhora é uma economista e sabe bem disso. Veio a ANISTIA e João Figueiredo dando murro na mesa e clamando que era para todos, pois Ulisses Guimarães não desejando que Brizolla, Arraes e outros pudessem tomar parte no novo processo eleitoral, para não lhe disputarem as chances de Poder. João bateu o pé e todos tiveram direito, pois “lugar de Brasileiro é no Brasil”, como dizia. Não esquecer o terceiro choque sofrido pela a esquerda: Queda do Muro de Berlim, que até hoje a nossa esquerda não sabe desse fato histórico. DIRETAS JÁ! Sarney, Collor com seu desastre, Itamar, FHC, LULA e chegamos aos dias atuais. Os Militares de Hoje, silentes, que não são responsáveis pelas desgraças que vivemos agora, mas sempre aguardando a voz do Povo. Não houve no passado, nem há, nos dias de hoje, nenhum militar metido em roubo, compra de voto, CPI, dólar em cueca, mensalões ou mensalinhos. Não há nenhum Delúbio, Zé Dirceu, José Genoíno, e que tais. A corrupção e a desordem estão ficando acima da lei e da ordem! O que já se ouve, passamos a escutar, é o povo dizendo: SÓ OS MILITARES PODERÃO SALVAR A NAÇÃO. Pois àquela época da “ditadura” era que se era feliz e não se sabia… Certo, houveram excessos contra os civis. Então me diga: Como controlar o que o país vivia naquela época? Com vários grupos, uns querendo o comunismo, outro o socialismo, outro o presidencialismo e a maioria a democracia. Se chegaria a um concenso na conversa? Existia controle social para tal?
Mas os Militares de Hoje, como os de Ontem, não querem ditadura, pois são formados democratas. E irão garantir a Lei e a Ordem, sempre que preciso. Os militares não irão às ruas sem o povo ao seu lado. OS MILITARES DE HOJE SÃO OS MESMOS QUE OS MILITARES DE ONTEM. A nossa desgraça é que políticos de hoje (olhe os PICARETAS do Lula!) – as exceções justificando a regra – são ainda piores do que os de ontem. Estamos sem ética e sem moral, estão esquecendo os bons princípios e mais, os políticos são despudorados.
O Brasil vem sofrendo, não por conta dos MILITARES, mas de ALGUNS POLÍTICOS – uma corja de canalhas, que rasgam as leis e criam as desordens, desrespeitam a todos e só pensam na sobrevivência política, independente do preço a ser pago pelo povo! Como sei que a senhora é uma democrata, espero que publique esta carta no local onde a senhora escreve os seus artigos, que os leio atenta e religiosamente, como se fossem uma Bíblia. Perfeitos no campo econômico, mas não muitos católicos ou evangélicos no campo político por uma razão muito simples: quando parece que a senhora tem o vírus de uma reacionária de esquerda.
Atenciosa e respeitosamente,
GENERAL DE DIVISÃO REFORMADO DO EXÉRCITO FRANCISCO BATISTA TORRES DE MELO ( 12 de março de 2012).
Minhas observações: Enquanto ainda houver um único brasileiro disposto a lutar pela pátria e pela democracia, jamais a comunalha petralhista conseguirá seus propósitos pérfidos.
Afirmar que os milicos garantiram A Lei e a Ordem é abusar da inteligencia das pessoas.
Fala-se muito da corrupção dos políticos de hoje porque hoje temos uma imprensa livre para denunciar; no tempo da repressão que ousasse falar de repressão terminava como Vladimir Herzog.
Meu filho de 12 anos aprende História do Brasil de maneira tradicional (com livros didáticos de hoje) e do melhor jeito: como sou contemporâneo do AI-5, mostro-lhe a História do Brasil por dentro.
acontece que os comunistas de outrora agora estão no poder… pq infelizmente não sofreram o mesmo carimbo que o nazismo levou…
a doutrina marxista eh mais sanguinaria e medonha que no nazismo, vide HOLODOMOR
Muito cômodo no trabalho de “reportagem” não citar o atentado ao Aeroporto de Guararapes onde crianças e civis foram mortos. Talvez seja por essa mentira de que esses bandidos políticos lutassem pela democracia (nunca houve isso em CUBA e queriam o mesmo ao Brasil) que não apoio a comissão da verdade , pois não há verdade apenas grunidos de quem um dia matou, roubou ,sequestrou , explodiu e justiçou mas ao ser preso entregou sua quadrilha.
Como o colega disse , no governo militar éramos felizes e não sabíamos.
Lembrando sempre que estes mesmos Empresários hoje, postam de verdadeiros democratas diante das câmeras de televisão, seria cômico se não fosse trágico.
Acha que aconteceu no passado deve sim ter esclarecimento e punição, mas estamos cometendo os mesmo erros, de uma forma diferente… Te pergunto por que os Políticos ladrões que é comprovado não vão para cadeia ou para uma forca, por que fazer marketing tão grande do passado? Se no presente esta acontecendo a mesma coisa? .
Obrigado militares
Onde ladrão era ladrão, onde bandido era bandido, bem como quem era capaz era reconhecido por méritos e não por “carona”.
Não nos cabe dizer se foi o melhor caminho ou não. O “se” abre conjeturas tanto positivas quanto negativas, inerentes controvérsias.
Depois que os militares se foram, restou o banquete do retorno da “bandidagem” política que hoje prolifera escondida em culturas musicais fúteis, esportes que nunca serão esportes, vida fácil que se conquista por “puro oportunismo” em razão de que os novos valores cimentados são frutos de uma geração mal formada (por esses que se quaixam).
A Rede Globo, hoje dirigida por “oportunistas” e desviados sexuais, não pode e nem tem capacidade para opinar por assuntos tais, pois o “elenco” que os viveu e poderia manifestar-se já se foi, morreu.
O resto é papo furado de gente(remunerada pela pilantragem), que tem tempo para tentar resgatar “negatividades” em vez de usar sua inteligência para “progredir” ensinando a próxima geração a governar, o que não foi capaz de ensinar para a atual: decência e valores.
Salve “Boninho”, rei da homossexualidade, reconhecido “píncaro” ou âncora, da famigerada e falida “Comissão da Verdade (ou Vingança, ou Mentira?). Ave Pedro Bial (ou Miau), exemplo de corrupção moral e regressiva (eu diria….!).
Restará sim, um negativo indissolúvel para a Presidente, pois mais se mata por falta de segurança todos os dias, do que se morreu nos tempos da “dita” dura.
É muita pobreza (de valores, lógico!).
PARABÉNS!!!!
Precisamos renovar neste segmento e somente através de uma policia municipal, de fácil gestão, comunitária e cidadã, uma policia que tenha como princípios básicos o respeito aos direitos humanos e a metodologia de desenvolver seus trabalhos através da prevenção.
Somente as Guardas Municipais podem exercer estes serviços.
Por Naval
Atenciosamente: Alex Mateus
Mas fica a pergunta:
Porque o PT não admite que o Lula era o chefe de todas as maracutaias do mensalão?
Porque o PT não admite que a Dilma não é um fantoche do Lula?
Isso ninguem quer responder !
Morre mais gente hoje pelo descaso do PT do que na época da ditadura.
Querem inverter a situação.
O brasileiro não esta preocupado com o que passou, esta preocupado com os bilhoes gastos na copa e a falta de segurança e saude publica.
Porque nao fazem uma mobilização sobre isso ?
Os governos quando não vigiados pela imprensa, ministérios públicos e organizações populares são como uma madeira devorada por vermes de cupim. Por muito tempo a estrutura fica aparentemente intacta mas perde sua capacidade estrutural e depois se desmancha. O problema é que passado tanto tempo os térmitas já encheram suas barriguinhas e ganharam asas e estão voando por ai para tentar criar novos cupinzeiros ou curtindo suas vidinhas na condição de filhos de ex-rainhas.
Quem sabe não deveríamos estar crescendo a 7,7% em nosso pior ano. É claro que o brasileiro esta interessado no que passou. O brasileiro democrata, sim este está. E ele está cada dia mais vigilante pois percebeu bem que sem um porrete a democracia não viceja.
Já foram feitas mobilizações sobre a copa e estas já deixaram claro o que é pensado pelo povo com relação a copa e as olimpíadas. Prefiro elas ocorrendo agora que existe uma imprensa livre que denuncia e um tribunal de contas e ministério publico do que em um passado onde grassava o silêncio. Prefiro uma copa que não vai ser nossa do que “A Copa do mundo é nossa” colocando nosso povo perto da bola mas longe dos livros que lhe seriam o verdadeiro e único caminho para a liberdade verdadeira.
Não gosto do partido que está no poder. Suas pretensões me arrepiam. Mas muito menos tolero quem de fato já expropriou o direito alheio sob um factoide tão factoide como as armas químicas no Iraque (sim, porque 400 mortos não representariam JAMAIS uma revolução comunista mas sim um pretexto para sentar na cadeira do palácio)
Devemos lembrar que Lula, Dirceu, Fernando Henrique, Covas, Tancredo, etc… sempre estiveram juntos. São políticos que quando estão no poder roubam igualmente.
O mensalão por exemplo e filho do PSDB e explodiu no PT.
Verdadeiramente o pais está nesta merda porque pessoas ainda defendem esta corja, como se cúmplice fossem.
o do papai noel nao tem brinquedos?