Oficiais terão desviado USD dois mil milhões que serviriam para a compra de equipamentos para a luta contra o Boko Haram. Soldados reclamam de falta de equipamentos.
Por
REDE ANGOLA.
Soldados nigerianos
[ Foto TECH. SGT. H. H. DEFFNER ]
Se aquela agência anti-corrupção encontrar evidências de crimes, os oficiais serão julgados por um tribunal militar. O caso começou no ano passado, quando foram descobertos contratos de compras de armas no valor de USD dois mil milhões. O equipamento deveria ter sido utilizado na luta contra o grupo radical islâmico Boko Haram, mas desapareceu.
No ano passado, o ex-conselheiro da Segurança Nacional, Sambo Dasuki, foi acusado de autorizar contratos falsos para comprar helicópteros, aviões de combate e munições, valendo no total USD 68 milhões. Dasuki negou as acusações.
Em Janeiro, o presidente Muhammadu Buhari, no poder desde Maio de 2015, pediu uma investigação a 20 ex-chefes militares e oficiais por suspeitas de fraude na aquisição de armas. Outros políticos próximos do ex-presidente Goodluck Jonathan também estão a ser investigados sob as mesmas suspeitas.
Os soldados nigerianos têm relatado à imprensa local que faltam equipamentos para lutar contra o Boko Haram.
TAGS:
http://www.redeangola.info/militares-nigerianos-investigados-por-fraude-na-compra-de-armas/
Nenhum comentário:
Postar um comentário