Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

domingo, 2 de dezembro de 2012

MP processará PMs por abuso de autoridade

CASO FLANELINHAS
MP processará PMs por abuso de autoridade...

O Ministério Público Estadual informou as investigações sobre o caso dos flanelinhas espancados e humilhados no Centro por PMs serão concluídas em trinta dias.


O Comando da Polícia Militar de Mossoró já abriu investigação e processo administrativo e talvez os trabalhos sejam concluídos em menos de trinta dias.

O MP informa que pretende mover ação criminal por abuso de autoridade, que prevê, além de pena de prisão, demissão dos dois acusados dos quadros da PM.

MP vai solicitar também que a Corregedoria de Polícia Militar entre no caso.

O Comando da PM não informou as possíveis punições para esses tipos de crimes dentro da corporação.


 Bem vindo ao Blog Evanio Araújo



CASO FLANELINHAS


Testemunhas temem reação da PM...

Tomando conhecimento das providências adotadas pelo comando da Polícia Militar nesta cidade, que para mim já era esperado porque conheço de perto a sua postura no que diz respeito a ação de seus comandados e a forma rígida com que combate as irregularidades praticadas pelos mesmos resolvi fazer uma entrevistas com as pessoas que presenciaram o fato.

Hoje identifiquei algumas dessas pessoas e de forma aleatória abordei o assunto dos flanelinhas noticiado pelo BLOG, já outros fizeram alguns comentários que serão postos a seguir divididos em títulos diferentes em razão da seleção e conseqüente discrepância entre um e outro, ei-los:

Antes de rotulá-los, peço a compreensão de alguns, e por uma questão eminentemente ética, deixo de declinar os nomes de quem os fez, mas registro o meu repúdio à alguns simplesmente em razão da covardia, discriminatórios, RICOS E RICOS

Flanelinhas são vítimas do Estado...

Infelizmente, tem algumas pessoas que se acham o supra sumo da decência, em regra se acham “ricos” (só eles e os que usufruem do que fazem) outros efetivamente com patrimônio sólidos e de conhecimento de todos os munícipes.

Ambos, evidentemente que deve-se registrar haver exceções, embora poucas, mas existem, todavia, numa roda em que estávamos pelo menos 08 pessoas, vibraram e acharam “pouco” a ação da polícia, ‘por odiarem flanelinhas´.

Esquecem os nobres mortais, que estes flanelinhas são mais vítimas do Estado, por tê-los ignorado, quiçá não seja o descaso do Governo uma fábrica de marginalizados e a conseqüência é a marginalização definitiva, afinal, quanto mais desequilíbrio social maior a possibilidade de aumentar a base da pirâmide que abriga os de baixa renda, presa fácil ao assistencialismo vigente.   

Inicialmente digo-lhes que tenho pessoas confiáveis dentre os flanelinhas, mas simplesmente pelo fato de que entre nós a relação é de respeito, não me sinto superior aos mesmos, até preciso deles muitas vezes.

NOTA DO BLOG: Quem não tiver na família, independentemente de classe, cor ou religião, uma das que chamam de ovelha negra é uma raridade. Os flanelinhas são somente pessoas ignoradas pelo poder público e por parte da sociedade tecnicista, consumista e alienada.

NOTA DO BLOG II: Eu joguei o chapéu para o alto, tenta pegá-lo que necessitar do mesmo, e, por favor, na minha frente não aplaudam a estupidez!


Escrito por Evanio Araújo às 15h17

ridículos e indecentes ao ponto de não merecer destaque.


Escrito por Evanio Araújo às 15h18




 PRESSÃO E INTIMIDAÇÃO....
Policiais ligados aos agressores pensam em retaliações...

Fui interrompido num evento recente, por um empresário pelo qual tenho apreço e o assunto era desistir de escrever o BLOG, uma vez que eu estava contrariando interesses de gente poderosa e podia me machucar de forma irreversível.

Uma outra pessoa, desta feita ligada à imprensa, se manifestou no sentido de que eu não levasse no meu projeto o Jornalista Cézar Alves, já que a mesma fonte tem
conhecimento de que tem policiais ligados aos agressores que prometeram retaliação.

Seria muita burrice qualquer retaliação a César Alves, uma vez que este na sua função tem a obrigação de divulgar os fatos divulgados, e mais, se alguém tiver mágoa deste, terá de mim também, pois tudo ao que ele publica é literalmente referendado por mim incondicionalmente.

Portanto, ameaçar a Cezar Alves, por extensão ameaça a mim, pois é meu amigo, é o responsável pela vetorização do BLOG e continuará neste papel até quando ele entender que deve atuar, não adianta fazer cara feia.

Hoje mesmo passei por um grupo de policiais, que nem ao menos sei se são os agressores ou colegas deles, num trecho onde habitualmente param e os cumprimentei, sempre era muito efusiva a resposta, desta vez se houve não escutei, mas posso garantir que eu e Cezar, não vamos fazer deste caso um trampolim para se promover.
Escrito por Evanio Araújo às 15h16


 RESPEITO SE CONQUISTA....
Não adianta fazer cara feia ou mandar recados

Sempre digo que entre todas as profissões existem profissionais que merecem ser laureados, mas também há os que deveriam parar, não há exceção à regra, e a polícia não seria diferente, como também não é a magistratura, a igreja, o poder público (o pior de todos), etc.

No meio policial tenho pessoas pelas quais tenho o maior carinho, contudo, pelo fato de ter conhecimento com alguns – espero que no episódio não tenha nenhum deles – não há motivo para a ação truculenta dos policiais.

Cabe a própria polícia acabar com a imagem que ostentam, principalmente determinados grupos, denominados de especiais, os quais se agirem de forma correta terão com a sociedade uma relação respeitosa nunca de incutir medo em razão da violência.

O respeito só será adquirido, inicialmente agindo de forma correta, a polícia tem de cordata com a sociedade, identificar o problema antes de agir, a violência somente me defesa da própria vida e de terceiros se não houver alternativas

NOTA DO BLOG I: Advirto aos incautos, que nem Evânio Araújo, tampouco Cezar Alves, cederão a(s) cara(s) feia(s) e a recado(s) ridículo(s), venham de onde vier. Se não quiser ser notícia não extrapole, independente de cargo ou função, cor ou raça, pobre ou rico.

NOTA DO BLOG II: Para César, meus parabéns pela sua coragem e precisão no flagrante, sobre a ética dele dispensa-se comentários. É aconselhável deixar César de lado e em paz, não haverá recuo, só esperamos não precisar noticiar mais um desastre, mas se surgir,..., fazer o que?

Escrito por Evanio Araújo às 15h12




COMPANHIA DESAGRADAVEL OU MEDO?..

Se para exercer a cidadania é necessário criticar, expor idéias, sugerir, não vejo como excluir do eixo do debate as instituições públicas em geral, as entidades de classes, os políticos, os profissionais liberais de uma forma geral, os ricos que querem ser intocáveis, e na maioria o são pela covardia dos que o cercam ou conseqüência de trabalho escravo, o BLOG vai caminhar.


Escrito por Evanio Araújo às 15h11


Companhia desagradável ou medo?...

Se para exercer a cidadania é necessário criticar, expor idéias, sugerir, não vejo como excluir do eixo do debate as instituições públicas em geral, as entidades de classes, os políticos, os profissionais liberais de uma forma geral, os ricos que querem ser intocáveis, e na maioria o são pela covardia dos que o cercam ou conseqüência de trabalho escravo, o BLOG vai caminhar.

Não mudo minha personalidade....

Com muita tristeza, já ouvi de pessoas ligadas diretamente a mim, inclusive familiares meus que acessam ao BLOG, argumentar não ser seguro andar comigo!

Para estes, me desculpem, não sou marginal, sou apenas um cidadão comum e, não vou mudar a minha personalidade por ninguém, sob o risco de não mais me identificar.

Claudicaria com certeza.

Pergunta: Será que nos bancos das igrejas, nas festas públicas, no camarotes, estariam mais seguros?

NOTA DO BLOG: As manchetes da mídia têm apontado os filhinhos de “papai” como os maiores agressores e alguns “papais” no rol dos grandes ladrões, inclusive, polícia prendendo polícia. É mentira?

Escrito por Evanio Araújo às 15h11



 CASO FLANELINHAS....
Comandante Geral reage com indignação

O comandante geral da PM, major Marcondes Rodrigues Pinheiro, reagiu com indignação aos atos de brutalidade dos dois PMs que espancaram e humilharam os flanelinhas Francisco Antônio e Adriano da Silva, em Mossoró, na manhã de sábado.

A reação do comandante foi espontânea, quando repórter o Fred Carvalho mostrou as imagens deste BLOG no início da tarde de segunda-feira.

Além de espancar com chutes e coices, como se vê nas fotos (www.evanioaraujo.zip.net e no www.minuto.com), os lavadores de carros foram humilhados em via pública.

Os PMs obrigaram Adriano da Silva a carregar nas costas Francisco Antônio. As cenas causaram indignação também na sociedade mossoroense, que pede a punição dos culpados.

A Promotoria de Justiça, o Comando Geral e do 2º BPM prometeram tomar providências. A primeira medida foi afastar os dois PMs e abrir os procedimentos investigativos.
Escrito por Evanio Araújo às 05h16


 30/07/2007 CASO FLANELINHAS....
BLOG identifica as vítimas dos PMs....

O BLOG, com ajuda dos leitores, identificou hoje os dois flanelinhas que foram espancados e humilhados pelos PMs na manhã de sábado, no Centro.

O mais baixo é Francisco Antônio da Silva, conhecido por Pitôco, que já fez serviços gerais no Fórum Municipal Silveira Martins.

O mais alto é Adriano da Silva, que trabalha lavando carros em frente à Estação das Artes Elizeu Ventania, no Centro.

NOTA DO BLOG: É bom que nenhum policial chegue perto das duas vítimas, com o intuito de coagi-los. O Ministério Público já foi alertado desta possibilidade.

Escrito por Evanio Araújo às 22h19



 Bem vindo ao Blog Evanio Araújo

 CONSEQÜÊNCIA....
Comando afasta PMs que espancaram e humilharam flanelinhas..

O comandante Elias Cândido, do II Batalhão de Polícia Militar, informa em Nota a Imprensa, que já afastou os dois PMs mostrado pelo Blog espancando e humilhando dois flanelinhas no Centro de Mossoró, sábado.

Eis a nota.....

“Com referência aos fatos publicados no blog do advogado Evânio Araújo, no endereço www.evanioaraujo.zip.net, na noite de sábado passado, onde integrantes do Segundo Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) de Mossoró são flagrados agredindo jovens, este Comando tem a informar que já determinou a instauração do procedimento, visando a apuração dos fatos, bem como o imediato afastamento do serviço ostensivo dos envolvidos no lamentável episódio.

Cabe esclarecer que qualquer ato praticado por integrantes do 2º BPM que venha a atentar contra o nosso ordenado jurídico e, principalmente, contra a dignidade da pessoa humana, será apurado com o rigor necessário, resultando, conseqüentemente, na punição dos culpados – caso seja realmente constado que houve irregularidade no procedimento.

Salientamos ainda que, diariamente, o comando deste Batalhão de Polícia orienta aos policiais militares sobre o correto atendimento das ocorrências, o respeito ao cidadão, bem como as conseqüências civis, criminais e administrativas que podem resultar de condutas irregulares.

O comando da PM se posiciona totalmente contrário a abordagens violentas e justamente por isso, os envolvidos foram identificados e afastados provisoriamente”.

Quartel em Mossoró/RN, 30 de julho de 2007

Elias Cândido de Araújo – Tem. Cel. PM
Cmt do 2º BPM

Escrito por Evanio Araújo às 13h58




 CASO FLANELINHAS....
PM vai divulgar Nota a população

A PM vai divulgar uma Nota a População de Mossoró às 15h, a respeito da ação desastrosa dos PMs sábado passado, registrada aqui no BLOG.

Veja matéria e fotos abaixo.

O caso, que revoltou os jornalistas e fotógrafos que presenciaram as cenas, já está sendo investigado pelo promotor de Justiça Ítalo Moreira.

A Assessoria do Comando Geral da PM informou que serão abertos dois inquéritos, um administrativo e outro criminal contra os PMs.

O Blog vai acompanhar cada passo das investigações.
Escrito por Evanio Araújo às 13h12




 CASO FLANELINHAS
PMs copiaram juiz americano...

O juiz Michael Cicconetti, do Estado do Ohio, nos Estados Unidos da América, está fazendo escola pelo mundo com suas sentenças bizarras.

Os PMs que espancaram e depois aplicaram o que entenderam ser uma sentença nos flanelinhas parece ter copiado seu estilo.

Michael condenou um homem a ficar segurando um porto numa esquina movimentada, segundo um cartaz com os dizeres, “este não é um policial”.

Motivo: O homem havia chamado um policial de porto.

O juiz já havia condenado uma mulher a passar a noite no mato, sozinha, sem comida e comida, por esta ter abandonado seus gatinhos.

Esta semana, o juiz condenou Daniel Chapdelaine a se vestir de galinha e fazer propaganda de um famoso bordel no Ohio.

Motivo: Daniel abordou uma prostituta na rua, o que é considerado crime em Ohio. Lá, as prostitutas só podem trabalhar nos bordeis e este que Daniel foi condenado a fazer propaganda se chama 'Granja'.

Sábado passado, os PMs resolveram copiar o juiz americano, só que um pouco mais severo. Veja reportagem do flagrante aqui no Blog.

Depois de espancar dois flanelinhas, os PMs colocaram um para levar o outro (inimigo) nas costas pela rua, na frente de vários jornalistas e transeuntes.

E eram só PMs!

NOTA DO BLOG: As fotografias do Cézar Alves apenas prova o que já tenho espalhado para todos os cantos que vou ou passo. És um profissional de primeira linha.


Escrito por Evanio Araújo às 12h02



 HUMILHAÇÃO DOS FLANELINHAS...
MP solicita fotografias do BLOG e avisa que vai investigar o caso

O promotor de Justiça Ítalo Moreira Martins, disse que de acordo com o conteúdo publicado neste BLOG, “cuida-se, no mínimo, de um delito de abuso de autoridade”.

Está se referindo aos espancamentos com chutes e pontapés, além de cenas de humilhação imposta a dois flanelinhas no centro de Mossoró na manhã de sábado.

Veja matéria e seqüência de fotografias logo abaixo.

O caso será investigado pela Promotoria de Justiça. As fotografias publicadas neste BLOG já foram solicitadas oficialmente pelo representante do Ministério Público.

O promotor avisa que o passo seguinte será ouvir as declarações das duas vítimas e os dois policiais.

“Concluído o procedimento investigativo, os policiais podem ser denunciados e responder criminalmente pelos seus atos, seja no Juizado Especial Criminal ou em uma das Varas Criminais comuns, conforme o crime verificado ao final seja menos ou mais grave”, diz.

Continua o promotor. ”Além disso, seria requisitada a instauração de procedimento disciplinar junto à Corregedoria da Polícia Militar para efeito de punição administrativa”, acrescenta.

NOTA DO BLOG: Hoje, o comando da Polícia Militar de Mossoró e de Natal vai se pronunciar sobre o assunto.

Escrito por Evanio Araújo às 23h12




 Bem vindo ao Blog Evanio Araújo


 OPINIÃO
Jornalistas repudiam ação da PM....

Os jornalistas Carlos Carlos, Mário Gerson e Esdras Marchezan e Bruno Barreto repudiaram a ação dos PMs que espancaram e humilharam flanelinhas no Centro, sábado de manhã conforme relatado no BLOG EVANIO ARAÚJO com fotos.

Eis,

“A estupidez policial apenas alimenta a estupidez civil de flanelinhas etc. O povo, no entorno, em transe, fica entre o êxtase e o medo, o escárnio e o delírio. Mas a polícia não fica mais confiável. Pelo contrário”.

Carlos Santos é jornalista titular do blog http://www.blogdocarlossantos.com.br/

O Estado, que deveria dar segurança ao cidadão, é o mesmo Estado que o oprime. Polícia é para questionar, averiguar, não bater ou violentar seja qual for o tipo de pessoa em questão. O que aconteceu na Estação das Artes poderia ter sido comigo, você, ou qualquer outra pessoa. A proteção do Estado é uma proteção violenta, nesse caso. Desumana e que ultraja, muitas das vezes, os Direitos Humanos. Bater e depois perguntar, virou prática comum, como me confessou, hoje, um colega que trabalha diretamente com os "meninos donos do poder", que se acham o supra-sumo, vestidos de farda”.

Mário Gerson, jornalista dos quadros da Gazeta do Oeste: www.gazetadooeste.com.br/

"Os chutes dados pelos policiais militares flagrados pelas lentes do colega Cézar Alves, poderiam ser em qualquer um. Bastaria estar em uma condição que aos policiais parecesse "suspeita". Num estado onde os erros não são punidos, continua a reinar a intolerância. O triste é que logo, logo essa indignação será passada e os policiais continuarão agir novamente do mesmo jeito. Alguém lembra dos policiais que mataram o prefeito de Grosso? Não? devem continuar agindo da mesma forma com outras pessoas. Um pena. Tenho somente a lamentar"

Esdras Marchezan, jornalista do Jornal da Paraíba: www.jornaldaparaiba.com.br/

“Isso é um absurdo. É uma demonstração do despreparo de nossos PMs. Eu já fui vítima da arrogância desse povo e sei muito bem como eles agem. O Governo deveria ser mais exigente na realização de concurso para PM”. 
Bruno Barreto é jornalista político de O Mossoroense: www.omossoroense.com.br


Escrito por Evanio Araújo às 15h05




PRIMEIRA PARTE
PMs espancam e humilham flanelinhas no Centro

7h de sábado, 28 de julho de 2007. Estação das Artes Eliseu Ventania. Um grupo de jornalistas se prepara para embarcar na direção de Guamaré, a convite da Petrobras.

Um lavador de carro troca ameaças com outros três. Trocaram pedradas. Inclusive uma das pedro pegou nos pés do jornalista Carlos Cavalcante.

O próprio tratou de chamar a PM, pelo 190. Foram rápidos. Chegaram ao local na viatura 210, placa MZH-4569. Pegaram informações com os jornalistas.

Foram informados que dois dos quatro envolvidos na briga já haviam ido embora, a pedido dos jornalistas. Um ficou no local e o outro estava indo na direção do Centro. Dava para vê do local.

Os PMs alcançaram o que foi na direção do Centro por trás do Colégio das Irmãs. Aplicou-lhe uma saraivada de chutes e socos. Coisa angustiante de se vê.

O outro flanelinha se dirigiu ao local. Nem ao menos terminou de ser revistado, já começou a também levar uma saraivada de socos e pontapés.

Terminada ‘sessão’, tendo como testemunha uma dezena de jornalistas, pessoas na rua, motoristas de caminhão e etc, os PMs decidiram humilhar os dois.

Percebia-se claramente que os dois PMs estavam se exibindo diante de uma platéia de jornalistas e fotógrafos.

O flanelinha que havia ficado na Estação das Artes, depois de apanhar, foi obrigado a caminhar, empurrando uma bicicleta e levando o outro nas costas. Isso mesmo!!!

Algumas testemunhas riam, outras apenas enrugavam a testa e outras simplesmente viravam os rostos. Não sabiam o que fazer. Aqueles PMs naquele momento representavam o Estado.

A quem recorrer?

Como aqui sou apenas um cidadão, publico no BLOG a história e as fotos (abaixo). Amanhã pergunto ao comandante dos policiais se esse é o procedimento correto, uma rotina.

Caso seja uma rotina, nunca mais ligarei no 190.

Escrito por Cezar Alves às 19h26

CENA I
Flanelinhas, segurando pedaços de pau e pedras trocam ameaças em frente a Estação das Artes Elizeu Ventania


Escrito por Cezar Alves às 19h25




CENA II
PM espanca flanelinha com um coice na barriga. Antes já havia espancado o outro, tudo na frente de várias testemunhas


Escrito por Cezar Alves às 19h24

CENA III
Flanelinha é obrigado a se abaixar para colocar o flanelinha inimigo nas suas costas



Escrito por Cezar Alves às 19h22

CENA IV
PMs obrigam um flanelinha a colocar o outro nas costas, sendo observado por testemunhas que passavam pelo local


Escrito por Cezar Alves às 19h20


CENA V
PMs ajudam um flanelinha a segurar a bicicleta já com o outro flanelinha (inimigo) nas costas



Escrito por Cezar Alves às 19h19


CENA VI
Flanelinha caminha com o outro (inimigo) nas costas e ainda empurrando a bicicleta, sendo observado pelos PMs e populares


Escrito por Cezar Alves às 19h17

CENA VII

PMs, certos do trabalho feito, voltam para a viatura 210, enquanto que os dois flanelinhas vão embora, um levando o outro nas costas.

Bem vindo ao Blog Evanio Araújo

Escrito por Cezar Alves às 19h11



Nenhum comentário:

Postar um comentário