Um dos quatro policiais é Derek Chauvin, que já foi condenado pela Justiça estadual de Minnesota e aguarda a sentença
Por G1
Manifestantes em Minneapolis durante julgamento do ex-policial Derek Chauvin, culpado no assassinato de George Floyd. — Foto: AP Photo/Morry Gash
Um júri da Justiça Federal dos Estados Unidos indiciou, nesta sexta-feira (7) quatro policiais de Mineápolis que estiveram envolvidos na prisão e morte de George Floyd.
Os quatro são acusados de violar os direitos constitucionais de Floyd, que sufocou até morrer.
Veja um vídeo sobre a condenação, na Justiça estadual, de Derek Chauvin.
Entre os quatro está Derek Chauvin, que já foi condenado em abril pela Justiça do estado de Minnesota (ele ainda aguarda a sentença).
Os outros três também vão enfrentar a Justiça estadual em agosto. Por enquanto, eles aguardam o julgamento em liberdade.
Além de Chauvin, os policiais são Thomas Lane, J. Kueng e Tou Thao.
Os quatro são réus por não dar assistência médica a Floyd.
LEIA TAMBÉM
- JULGAMENTO: Relembre os principais momentos
- DEREK CHAUVIN: O que se sabe sobre o ex-policial condenado pela morte de Floyd
Morte de George Floyd
Filmagens de maio de 2020 mostram que Chauvin sufocou Floyd com seu joelho por mais de nove minutos, e a morte decorrente gerou protestos contra o racismo e a brutalidade policial em todo o mundo. Floyd era negro e tinha 48 anos.
Chauvin, 45, foi acusado e condenado por três crimes, previstos na Justiça americana e sem paralelos exatos com o ordenamento brasileiro.
Em uma tradução aproximada, seriam eles: homicídio doloso de segundo grau (a mais grave de todas, com pena de até 40 anos de prisão, demonstrando uma relação de causa e efeito entre conduta do acusado e morte); homicídio doloso de terceiro grau (demonstração de negligência com a vida humana, com pena máxima de 25 anos); e homícidio culposo de segundo grau (quando alguém submete outro a um "risco irracional", colocando-o em risco de morte ou ferimentos graves, passível a pena de até 10 anos de prisão).
Quatro policiais são acusados na Justiça Federal dos EUA por morte de George Floyd | Mundo | G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário