segunda-feira, 11 de agosto de 2008 – 11:10 hs. Deixe um comentário.
Professores e funcionários da rede estadual de ensino em assembléia (foto) programam paralisação de um dia em 29 de agosto.
A mobilização, aprovada em assembléia realizada no sábado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Paraná (APP-Sindicato), em Curitiba, relembra os 20 anos do ataque à categoria em frente ao Palácio Iguaçu, segundo matéria do Jornal do Estado.
Em 30 de agosto de 1988,uma manifestação dos professores foi coibida pela Polícia Militar com cavalos, cães, cassetetes e bombas de gás. Na época, o governador era Álvaro Dias. Segundo os organizadores, as doações de sangue serão ação simbólica referente ao “derramamento de sangue” ocorrido naquela ocasião.
Assista ao vídeo:
Entre os atos programados estão uma caminhada entre Praça Santos Andrade e a Praça Nossa Senhora da Salete, e campanhas de doação de sangue e estímulo à doação de medula óssea.
Os funcionários da educação aproveitam o ato para relembrar alguns itens de sua pauta de reivindicações, como aposentadoria especial para diretores e pedagogos, aprovação do plano de carreira dos funcionários, equiparação salarial dos professores com os demais servidores de nível superior e a implantação do cargo de 40 horas.
Os professores aceitaram o reajuste de 10% para professores anunciado pelo governo do Estado na semana passada, mas cobra que o aumento seja concedido já em agosto. Segundo a APP, o salário da categoria ainda precisaria de acréscimo de 26% para ser equiparado ao dos demais servidores com curso superior. O governo promete enviar hoje à Assembléia Legislativa a mensagem que autoriza o reajuste e o projeto de lei que cria o plano de carreira para os funcionários das escolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário