Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

sábado, 3 de outubro de 2009

Violência policial não é exclusividade do Brasil


Pouca gente sabe, mas a policia francesa é uma das mais violentas do ocidente. Conheço uma menina teve o piercing na sombrancelha arrancado à base de porrada da policia durante uma manifestação de estudantes em Toulouse, no sul da França. Vira e mexe tem um escândalo onde alguém filmou policiais fazendo merda. Um dos ultimos, mais tranquilo, foi durante uma passeata de estudantes em Strasbourg, onde não teve nenhum confronto. Dai alguém filmou uns policiais que estavam meio de longe, em cima de uma colina e jogando pedra nos estudantes la em baixo! Assim, do nada. Deviam estar meio entediados, sei la, dai resolveram tacar pedra nos outros, simples assim. Ta aqui o video.

Pra ver como a coisa é séria, em abril desse ano a Anistia Internacional condenou a policia francesa por maus-tratos, racismo, uso excessivo da força, além de protestar contra a impunidade para quem comete esses atos. A organização que luta pelos direitos humanos publicou um relatorio de 50 paginas cujo titulo é "França, policia acima da lei?" (em francês).

Eh nesse contexto de terror que o nosso querido Petit Nicolas diz assim: "Policiais da França, vocês podem contar com meu total apoio". Hã? Ele diz que a segurança nacional é a prioridade absoluta no seu governo e que eficiência se mede com resultados. Dai explica a diminuição 'sem-pre-ce-den-tes' da delinquência e felicita o aumento do uso de câmeras de vigilância. So que o Observatorio Nacional de Delinquência afirma que a violência so aumentou desde o inicio do ano.

Quando era ministro do interior, na época que teve aquele caos nos suburbios da França e ele chamou os imigrantes de escoria, lembram?, ele foi acusado de incitar a violência policial. Parece que a coisa não evoluiu desde la, pelo contrario.
http://portedoree.blogspot.com/2009/08/violencia-policial-nao-e-exclusividade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário