Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica
domingo, 4 de outubro de 2009
Violência policial e militar em Honduras
Violência policial e militar em Honduras
Data de publicação : 21 Agosto 2009 - 11:24am | Por RNW Radio Netherlands Worldwide
A organização de defesa dos direitos humanos, Anistia Internacional, denuncia a violenta repressão contra a população de Tegucigalpa, capital de Honduras, por parte das forças de ordem.
Pablo Gámez Cersosimo
Esta semana, a Anistia Internacional publicou uma série de fotografias e testemunhos que revelam a violenta repressão das forças militares e policiais em Tegucigalpa contra manifestantes pacíficos que protestavam contra o golpe de Estado.
Estes testemunhos foram tomados em entrevistas realizadas com 75 pessoas detidas na capital hondurenha depois que a polícia, apoiada por militares, dissolveu uma manifestação pacífica no último dia 30 de julho.
A maior parte dos detidos sofreu lesões provocadas por golpes de cassetetes e pelo impacto de pedras e outros objetos lançados contra eles. Além disso, ao serem detidos, não foram comunicados sobre a razão da detenção nem sobre o local para onde eram trasladados, para serem liberados algumas horas depois.
Vários detidos contaram à Anistia Internacional que, durante a manifestação, os policiais não levavam uma identificação visível, alguns lhes ameaçaram para que não os olhassem e outros tinham o rosto coberto para não serem reconhecidos.
A organização denuncia que a situação fora da capital pode ser ainda pior. Os postos de controle nas principais estradas do país estão sendo vigiados por militares e policiais que atrasam ou proíbem a entrada de organizações de direitos humanos a áreas onde houve denuncias de violações.
* Ouça a entrevista, em espanhol, de Esther Major, representante da Anistia Internacional para a América Latina, ao jornalista Pablo Gámez.
http://www.rnw.nl/es/node/19062
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário