Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Tenente que disparou contra turista espanhola é indiciado por homicídio

Constança Rezende, O Estado de S. Paulo
24 Outubro 2017 | 13h51

RIO - O tenenTuristate da Polícia Militar David dos Santos Ribeiro, de 30 anos, acusado de matar com um tiro a turista espanhola Maria Esperanza Jiménez Ruiz em um carro na favela da Rocinha na manhã da segunda-feira, 23, foi indiciado por homicídio qualificado, informou o titular da Divisão de Homicídios, delegado Fábio Cardoso. Ele requereu a conversão da prisão do oficial de prisão em flagrante para preventiva, que não tem prazo para acabar. De acordo com o delegado, as investigações comprovaram que um tiro de fuzil “de alta energia” disparado por Ribeiro atingiu fatalmente o pescoço da vítima. Por pouco não alvejou o motorista do veículo, o italiano Carlo Zanineta, que trabalhava para a agência de turismo promotora do passeio na comunidade.
"O tiro atingiu o pescoço da vítima, que estava no banco de trás, provocando uma lesão muito grande, e também atingiu a parte traseira do encosto do banco do motorista. Então, por muito pouco, o motorista também não foi atingido e morto por um tiro na cabeça", afirmou o delegado, durante coletiva para imprensa, nesta terça-feira, 24.

Turista
Movimentação na frente do Hospital Miguel Couto, no Leblon, para onde foi levada Maria Esperanza Ruiz Jimenez Foto: WILTON JUNIOR/ESTADAO
O delegado lembrou o conflito de versões entre PMs (que afirmaram que o motorista do veículo onde estava Maria Esperanza desobedeceu uma ordem para parar) e testemunhas que estavam no carro (que negam ter visto a determinação do policial). O veículo foi atingido duas vezes: uma no vidro traseiro, outra no para-choques de trás. Houve, porém, outros disparos.
"Tenho que ressaltar que, o fato de um carro não acatar a ordem de parada, não dá o direito de os policiais atirarem", afirmou o delegado. "Os turistas inclusive relataram que, durante o trânsito na Rocinha, viram vários policiais fardados e se sentiram seguros. Só que, infelizmente, um policial atirou contra o veículo com um fuzil e matou Maria Esperanza", afirmou. 
Outros dois policiais estavam com Ribeiro na ação. Um deles, o soldado Luis Rangel, também atirou para o alto, mas não foi indiciado pela DH. Também foi preso, por disparo de arma de fogo, um crime militar. A outra testemunha foi o tenente Diego Marcos Scofano. Os dois prestaram depoimentos como testemunhas do homicídio. Com o grupo, foram apreendidos três fuzis e três pistolas para análise. Em depoimento, Ribeiro se reservou o direito de ficar calado.
Segundo Cardoso, o corpo de Maria Esperanza já foi necropsiado e pode ser retirado do Instituto Médico Legal (IML). A mulher estava no Brasil desde o último dia 20.
Por nota, a assessoria de imprensa da Polícia Militar negou que o corregedor da PM, o Coronel Wanderby Braga de Medeiros, tenha pedido exoneração do cargo após o episódio. "O Coronel Wanderby Braga de Medeiros permanecerá no cargo de Corregedor até ordem contrária do Comandante-Geral", informou.

Mais conteúdo sobre:
 Favela da Rocinha Polícia Militar Homicídio
http://brasil.estadao.com.br/noticias/rio-de-janeiro,tenente-que-disparou-contra-turista-espanhola-e-indiciado-por-homicidio,70002058507


Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres.
Art. 2Parágrafo único. Não é legítimo o uso de arma de fogo:I – contra pessoa em fuga que esteja desarmada ou que não represente risco imediato de morte ou de lesão aos agentes de segurança pública ou a terceiros; eII – contra veículo que desrespeite bloqueio policial em via pública, exceto quando o ato represente risco de morte ou lesão aos agentes de segurança pública ou a terceiros.os ocupantes do veículo não atiraram, não abriram janelas para acenar com armas pesadas ,não tentaram atropelar os policiais. Ou seja, o tenente violou a lei, segundo indiciamento por homicidio qualificado
Fora do assunto
Turismo questionavel esse. A turista queria ver de perto a violencia do Rio. Viu perto demais. E o soldado fazendo seu servico foi preso. Absurdo
Um erro crasso! O Tenente apenas disparou contra quem não cumpriu a ordem de para na Barreira! Essa era a função dele!! Nós temos que limpar o país dessa corja esquerdista que vem invertendo valores e homenageando bandido em detrimento do Cidadão de Bem. Uma pergunta que não quer calar: - O que a turista e o motorista estavam fazendo em uma favela controlada por NARCO-TRAFICANTE??? 
errado luiz. a função dele é cumprir e fazer cumprir a lei. ele violou a lei. lei 13060
Esses estrangeiros ao invés de aproveitar o que realmente o Brasil tem a oferecer insistem em subir a favela!! Querem ver como é viver no terceiro mundo. O Rio tem muito mais a oferecer do que turismo em favela. Além disso essa agencia de turismo com o motorista italiano devia estar cansada de saber que favela neste momento é zona de perigo, principalmente a rocinha. O que eles foram fazer lá?? De repente foram até comprar droga, produto barato no Brasil. 
Gostaria de saber se o motorista italiano tem autorização para trabalhar no Brasil....
não sei se o italiano tinha autorização, mas , aparentemente, o tenente violou a lei 13060 e cometeu, segundo o indiciamento , o grave crime de homicídio qualificado
Turismo nas favelas "pacificadas" só de carro com alto nível de blindagem.
Turista em favela de uma imbecilidade só existente no Brasil. Qual é o barato de visitar uma favela???? Ver como vivem os favelados???? Rir da pobreza alheia???? Tentar contato com traficantes e bandidos???? Entender como é a convivência entre pessoas do bem e a marginalidade???? Tem que ter mente doente para fazer um programa desses...


Nenhum comentário:

Postar um comentário