Luís Adorno
Os policiais militares flagrados agredindo um jovem na madrugada de hoje na zona norte de São Paulo demoraram seis horas para apresentá-lo ao 73º DP (Distrito Policial), no Jaçanã. Lá, o jovem narrou uma versão diferente da flagrada por vídeos feitos por moradores, que demonstram que ele foi vítima de violência policial.
W.F.G., 27, que foi filmado sendo agredido em uma escadaria afirmou na delegacia que as lesões aparentes em seu olho direito ocorreram após ele cair ao chão e bater a cabeça contra a escada. Exatamente a mesma versão que os soldados Francisco Xavier de Freitas Neto, 22, e Eduardo Xavier de Souza, 27, apresentaram no DP.
De acordo com o delegado Denis Kiss, que registrou a ocorrência, ele foi ouvido separadamente dos policiais militares. "Inclusive, lhe foi questionado se após a resistência supostamente oferecida ele teria sido ainda agredido, fato que ele negou", afirmou o delegado.
Testemunhas do caso disseram à reportagem, sob anonimato, que o jovem está com medo de ser morto. As testemunhas afirmaram que o rapaz trabalha em uma pizzaria, que estava indo para a casa da namorada no momento da agressão e diz que policiais em cinco viaturas participaram da ação. Os moradores que flagraram as agressões também disseram temer represálias de policiais.
Inicialmente, o delegado colocou no primeiro BO (Boletim de Ocorrência) do caso —de desacato e resistência— apenas a versão dos PMs. Após as imagens terem ido a público, o delegado fez um BO complementar —de tortura e falso testemunho.
"Foi garantido a W.F.G. a oportunidade de manifestar livremente as suas declarações, as quais foram prestadas reservadamente sem a presença dos policiais militares", escreveu o delegado no segundo BO.
"Após tomar ciência dos vídeos, a autoridade policial e esta equipe de plantão tentaram localizar W.F.G. para novamente colher suas declarações, porém, até o momento, ele não foi encontrado", acrescentou o delegado. Segundo amigos do jovem, ele "não quer nunca mais ser encontrado por nenhum policial".
O caso aconteceu na zona norte da capital paulista, próximo do cemitério Parque dos Pinheiros, no Jaçanã. Além de agredir o jovem, os policiais ameaçaram moradores que viram as cenas e, inconformados, decidiram gravar a ação.
Os policiais foram identificados e afastados do serviço operacional após as imagens das agressões terem repercutido nas redes sociais. Graças as imagens, que mostraram a numeração da viatura, foi possível identificar que os PMs são do 43º batalhão, no Jaçanã.
A versão apresentada pelos PMs
No 73º DP (Distrito Policial), no Jaçanã, os PMs Neto e Xavier afirmaram que estavam fazendo patrulhamento preventivo quando a equipe policial foi recebida a tiros de rojão, pedradas e garrafadas.
Os PMs afirmaram que, ao tentar abordar o rapaz visto nas imagens sendo agredido, foram alvo de uma pedrada e que entraram em luta corporal com o jovem porque ele tentou roubar a arma de um dos policiais.
"Para conter o indivíduo, foram usados os meios necessários", afirmaram os policiais. Os PMs disseram, ainda, que levaram o jovem até a UPA do bairro, onde ele foi medicado e liberado.
Posição do governo de São Paulo
Por meio de nota, a PM afirmou à reportagem que "assim que tomou conhecimento das imagens, instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) por abuso de autoridade contra os policiais, que foram imediatamente afastados do serviço operacional".
Ainda segundo a corporação, a Corregedoria da PM já acompanha o caso. "O Governo do Estado de São Paulo não compactua com desvios de conduta e investiga rigorosamente toda e qualquer denúncia contra seus agentes", disse.
Por meio de nota, a SSP (Secretaria da Segurança Pública) afirmou que "os excessos registrados" nas ações policiais "são lamentáveis e não condizem com as práticas da Polícia Militar, que diariamente atende a mais de 80 mil chamados para proteger e salvar vidas".
"A Corregedoria acompanha de perto as investigações e o Ministério Público será notificado. A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo não tolera desvios de conduta e apura com rigor todas as denúncias", acrescentou a pasta.
Ao UOL, o procurador-geral de Justiça, Mário Luiz Sarrubbo, afirmou que determinou designação de um promotor para acompanhar o caso.
Um outro caso de violência policial ocorrido em Barueri também repercutiu nas redes sociais neste sábado e também é alvo de investigação.
O governador João Doria (PSDB) escreveu em suas redes sociais que é "absolutamente condenável as atitudes dos policiais militares que abusaram da força" e que os PMs "foram afastados e serão submetidos a inquérito. O Governo de SP não compactua com qualquer tipo de violência.
Policiais sem controle, dizem especialistas
Especialistas em segurança pública que analisaram as imagens a pedido da reportagem se chocaram e compararam o caso ao da Favela Naval, quando PMs de São Paulo foram flagrados extorquindo, agredindo e matando pessoas em 1997.
Para Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, "as imagens são chocantes e mostram a brutalidade de policiais sem controle, que acreditam que podem abusar do seu poder de polícia para agredir e torturar moradores".
Mais do que o afastamento da rua, o que se espera é a punição exemplar a estes homens que não servem para usar farda.Samira Bueno
Para o advogado Ariel De Castro Alves, conselheiro do Condepe (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana), "as cenas mostram prática de tortura praticada pelos PMs, uma vez que a vítima é submetida a violência, intenso sofrimento físico e psicológico, o que configura crime de tortura".
Segundo o advogado, "submeter alguém, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de caráter preventivo, resulta em pena de reclusão, de 2 a 8 anos".
Rafael Alcadipani, professor de Gestão Pública da FGV (Fundação Getúlio Vargas) acrescenta que "as imagens estarrecedoras da ação da PM mostra que a PM precisa atuar de forma mais ampla para tentar reduzir com a subcultura de 'esculacho' presente na organização".
"Quase semanalmente, a gente se depara com imagens de abusos de policiais que não seriam tolerados em outros países do mundo. Não se trata de um caso isolado. Se trata de uma lógica de uma subcultura que precisa ser enfrentada, possivelmente com uma reforma da polícia", afirmou o especialista.
259 Comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso
Os governadores perderam o controle da polícia. Vide Zema em MG Há necessidade urgente de unificação das PMs e Civis e completa desmilitarizacao. Tem governador que admite essa brutalidade como política de estado, infelizmente! Punição aos bandidos fardados que ao invés de defender o cidadão o extorse, abusa, tortura e mata. Como disse mesmo o "cidadão " de Alfaville?
A atitude desse delegado Denis Kiss também deve ser investigada. Com a experiência que deve ter, não poderia ter engolido a versão inicial. As perguntas que disse ter feito constam do primeiro B.O.?
Começa a prender e expulsar, sem direito a qq emprego público e por justa causa. Se a maioria dos policiais fosse honrados, se juntariam e pediriam a punição rigorosa desses bandidos de farda.
O ministério público quer multar o cidadão de Alphaville....e agora? Qual será a atitude desse ministério?
Que falta de consideração do UOl... faço comentário e não é aparece.... Sera que não falei o que o colunista queria???? Será que minha opinião noa estava de acordo???
GOVERNADOR DÓRIA; DESPREPARADO, OPORTUNISTA E ENGANADOR. PREZADO GOVERNADOR DÓRIA: FAÇA UM FAVOR AO ELEITOR DO ESTADO DE SÃO PAULO; PEÇA PARA SAIR. FICAREMOS ETERNAMENTE GRATOS.
GOVERNADOR DÓRIA; DESPREPARADO, OPORTUNISTA E ENGANADOR. PREZADO GOVERNADOR DÓRIA: FAÇA UM FAVOR AO ELEITOR DO ESTADO DE SÃO PAULO; PEÇA PARA SAIR. FICAREMOS ETERNAMENTE GRATOS.
Já pensou se isso ocorre nos EUA?
Policiais covardes.
Obviamente que as cenas mostradas, não refletem a grande maioria dos policiais, que horam e sentem orgulho da farda que vestem. Sãos pais de famílias, cuja função é ser policial e proteger a sociedade, inclusive com a própria vida. Em toda profissão há maus profissionais, seja, médico, advogado, engenheiro etc
Essa é a policia do ditador Dória ...
quando se tem um presidente e parte da população que incentiva esse tipo de coisa dá nisso,só que aqui ninguém tem coragem de ir as ruas que nem nos EUA, aqui só tem frouxo.
Depois que esses policiais mentiram ao apresentar o suspeito no DP, acabou a credibilidade, qualquer palavra deles vale absolutamente nada. Agora as imagens deixam claro quem é a verdadeira vítima, faz todo sentido o rapaz não querer nunca mais ver um policial militar na frente, são mentirosos, agressivos e abusaram do poder concedido pelo Estado, qualquer pessoa com o mínimo de amor próprio terá medo da polícia, infelizmente, porque o papel da polícia é outro bem diferente do que tem acontecido, temor, pavor na população que paga seus salários. Esse foi um caso isolado gravado por moradores, já imaginaram todos os outros que ficaram no silêncio da ameaça policial...triste.
Sempre ensinei a meus filhos uma máxima de sabedoria que recebi de meus pais: Mantenha distância de brandidos e policiais.
Não sei o que ele fez! Com certeza à toa não teria apanhado desse jeito. Como sempre o jornalismo esquerdista e tendencioso do UOL. Por outro lado, esses policiais precisam mesmo é ser afastados pra não dizer outra coisa. Ainda não aprenderam que sempre haverá alguém com uma câmera filmando o q eles fazem.
É COMUM, ALGUÉM CAIR E BATER A CABEÇA. PRECISA TOMAR MAIS CUIDADO.
Que absurdo. Coitado do rapaz. O medo foi maior que seu direito por justiça..
Polícia covarde
Poderiam usar essa energia contra o pcc.
As vezes duvido, se não há maldosamente é imposta a camada dominada no Brasil a escolha de policiais pra cada área, pois esses policiais, jamais trabalharam nos Jardins ou Brooklin e Cia, quem diariamente labuta para o crescimento do PIB é a quem sofre nas mãos de policiais que descarregam as suas frustrações na violência contra os trabalhares que não tem como se defender da brutalidade.
Todo caso de agressão,"erro" policial devia ser combatido com justa causa,sem dó!! Notinha oficial do governo,novo treinamento,trabalho administrativo, não adianta nada...hoje o pm com 22 anos faz isso,imagina quando tiver os 40??
Então o que é feito pra resolver esses problemas que se arrastam por anos na polícia tem que botar pra fora esses pseudo policiais e prenderem esses marginais o que na pratica nunca aconteceu. Acorda Brasil.
Vergonha e nojo das autoridades deste pais.
e ao contrario dos EUA, aqui no Brasil os policiais só irão ser advertidos e tudo acaba, se fossem expulsos e pagasse como um crime o que fizeram sem motivo, duvido que isso teria acontecido.......me lembrei do empresário que xingou, humilhou 2 policiais que foram na casa dele, ele deu motivo para os policias agir usando a força porque foram desacatados, mas não, não fizeram nada e ainda um dos policiais ainda teve a coragem de gravar um video falando que nunca foi tão humilhado...........e nesse caso desse jovem, não foi humilhação para ele ser espancado por ter saido do trabalho para ir na casa da namorada? ele sim foi humilhado e amedrontado que pela matéria nem deve esta mais morando em SP por medo de morrer
Não todos os PMs. mas a maioria só é macho quando está de farda.
Video amostra uma mulher policial dando cobertura.
Este anjo no momento da agressão estava rezando. Que policiais mais brutos que nao respeitam a religiao praticada por este cliente. Que que isto minha gente.Vamos deixar este povo petista rezar pelo caticismo marxisita, eles tb tem direito.
Absurdo, isso desmoraliza a polícia. Claro que não são todos PMs que são assim, mas esses casos, mesmo que não sejam maioria, deixam as pessoas com medo da PM.
Oculte esses dados aí tb taokely?! Faz arminha..
É preciso selecionar adequadamente policiais. Mostra o despreparo da polícia militar ao selecionar seus novos integrantes.
Com uma polícia tão violenta e de tão baixa qualidade, não precisa de bandidos.
Polícia vergonhosa e covarde, colocam a vítima numa DP junto com os agressores e esperam que ele os acuse.
Serão afastados e investigados, ´mais pra efeito de propaganda, só que não vai dar em nada, são inimputáveis e recebem apoio do corporativismo marrom.
Em Alphaville, não fazem isso
È por situações como essa, que a população mesmo reconhecendo que a categoria é mal paga e merecia mais respeito, tem medo e desconfia da policia, a Policia Militar se não fosse corporativa deveria simplesmente expulsar todos estes policiais, é assim que agem no escurinho do cinema, quando tem a oportunidade, agem como animais espancam as pessoas sem mais nem menos, e botam para fora suas frustrações, são covardes. temos medo da polícia, e vemos com desconfiança
Deveria cair de imediato secretario de Segurança Pública, Comandante da PM e esses policiais presos. Depois exonerados e julgados. Mas não estamos num país sério. Estamos no Brasil
Veraneio vascaína......dobrou a esquina! De novo!!!!
Policiais são inimigos de classe!
E ai, pau que bate em chico bate em francisco tambem. Onde estão os lideres racistas para falar desse caso. Ai não tem atos ou indignação nessa democrácia e antiracismo.direcionado por alguns oportunistas A Lei é pra todos sem distinção Nessa época de pandemia, vão cuidar de suas vidas BRASIL ACIMA DE TODOS
É isso que muitos admiram na PM/SP...
Afastados do sistema operacional tsk tsk...se fosse alguns jovens que agredissem um policial dessa forma covarde, estariam todos na cadeia.
Ai fico pensando, esses ratos entram por concurso público, passam por psicólogos e o resultado é este. Já não basta o que fizeram nos EUA, aqui temos os mesmos exemplos. O pior de tudo é saber que ai vem inquérito, processo administrativo e sim, um afastamento e trabalho interno. Tem que ser expulso da corporação e as indenizações custeadas pelos ignorantes que prestam este tipo de desserviço.
Aguardem o estado policial estilo Bolsonaro milícia no e vê o ver que isto é fichinha.
Claro que o cara vai ficar com medo. São alguns que são mais violentos mas se o restante se cala e acoberta como confiar nos outros?
São PMs 5 covardes que envergonham o Brasil no exterior, e que com apoio de governos e comandantes sem escrúpulos e despreparados massacram os jovens delinquentes produtos de um país desigual e entregue aos interesses de banqueiros e países que nos colonizaram e mantem no poder a corrupção que domina esta infeliz nação.
De novo a síndrome de tchuchuca, suave, suave com as classes altas, tigrões, machões, com jovens e pobres.Vamos ter que reformar as Forças Armadas e dar um jeito na PM. Vamos desenhar novas instituições de segurança.Essas não tem mais jeito e conspiram contra o povo brasileiro.
Na Vdd tem Policiais Brancos, Mulatos e Negros, todos com poder nas mãos são Iguais Black and White Lives Matter,
UOL me liberou para comentar. Obrigado UOL.
Como fica atitude do Policial Negro espancado o Jovem Branco? White Lives Matter. Justiça tem que ser imparcial. Vergonha
Abuso de autoridade. Ainda bem que o espancamento foi filmado, do contrário seria mais uma violência policial impune! Faz igual o que ocorreu nos Estados Unidos: não basta afastar os polícias, tem que demitir da corporação, prender, e exigir fiança de R$ 10 milhões pra cada um serem soltos.
Em 1970 no regime militar eu trabalhava como taxista e certo dia durante uma corrida fui abordado e preso sob a alegaçao de ter cometido um duplo homicídio em um assalto isto só porque meu carro parecia com carro usado pelos criminosos.. Carrego até hoje o trauma.
O policial frustrado com seu salário, suas tensões, sua rotina, desconta seu ódio em pessoas comuns, desarmadas e dominadas. Estes deveriam agir contra traficantes armados de fuzil. Esses leões de farda virariam gatinhos.
Sonho com o dia em que teremos a população armada em peso. Se uns 8 moradores aparecessem armados ali, e mandassem os policiais voltarem pra casa, este tipo de injustiça acabava.
a atitude da polícia é realmente condenável mas sinceramente não creio que ele apanharia assim se fosse realmente um "trabalhador" como está escrito no vídeo .. mas antes q eu seja linchado pelos canhotos de plantão : a polícia não precisa agir assim pois ele já estava dominado .. aliás ainda bem q ele não é negro
ainda bem hoje em dia existe maneira de filmar este caras, na minha época mesmo com carteira de trabalho no bolso era revistado e mesmo assim apanhava na cara sem fazer nada, aliás um de cada vez batia na cara, PUNIÇÃO PARA TODOS ENVOLVIDOS SIMPLES ASSIM
Se fosse um filhinho de papai disputando rachas com suas lamborghinis ou ferraria a mais de 200 km por hora na Marginal Pinheiros nas madrugadas, o tratamento seria bem outro.
Esses policiais não podem nem ser comparados com bandidos,são bem piores,tem que ser punidos com todo rigor.
Mais cenas de barbárie promovidas por psicopatas travestidos de policiais militares. A corporação NÃO PODE TRANSIGIR E MUITO MENOS COLOCAR ESSES ANIMAIS PARA FAZEREM O TAL SERVIÇO BUROCRÁTICO, PRATICA ESTA MANJADA ATÉ CAIR NO ESQUECIMENTO E MANDÁ-LOS PARA AS RUAS DE NOVO...Expulsão, processo e cadeia...
Tudo culpa destes testes, aplicados por psicólogos (psicotécnico), que não servem para nada, nos exames de seleção e concursos públicos da polícia e que acabam aprovando psicopatas na polícia e malucos no transito das cidades.
Estes falsos policiais deveria ser exonerados e presos pois mancham o papel do policial na sociedade. Concordo que a violência não condizem com as práticas da Polícia Militar.
depois o Presidente vem com a conversa que policial não deve ser punido pelas suas ações quando está fazendo abordagens. Como não punir num caso desse?
Venezuela é aqui!