Gabriel Paiva, 16 anos, morreu nesta quinta-feira de parada cardíaca. Segundo a família, ele foi espancado por PMs. Secretaria de Segurança informou que 4 PMs foram afastados.
Policiais Militares que estiveram no local onde Gabriel Paiva, de 16 anos, foi espancado no último domingo (16), na Vila Missionária, Zona Sul de São Paulo, só registraram o boletim de ocorrência dois dias depois, na terça-feira (18). A informação foi dada pelo coordenador da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente do Condepe, Ariel de Castro Alves, e confirmada pelo delegado que apura o caso.
O adolescente morreu na última quinta-feira (20) de uma parada cardiorrespiratória enquanto permanecia internado no hospital após ter sofrido a agressão. Segundo relatos de testemunhas e familiares família da vítima, policiais do 22º Batalhão de Polícia Militar agrediram o rapaz. Quatro PMs foram afastados pela Corregedoria da corporação.
“Inicialmente, conforme o delegado, o comando do 22º BPM é que comunicou na quarta-feira ao DP que familiares e testemunhas acusaram PMs de terem cometido agressões contra a vítima Gabriel. Os PMs envolvidos na ocorrência é que fizeram o BO inicial, mas apenas na terça-feira [18], sendo que a ocorrência foi domingo. No BO, os PMs comunicaram apenas que socorreram o jovem Gabriel, que tinha sofrido um acidente com queda e ferimentos na cabeça", disse o coordenador do Condepe.
Inquérito de homicídio
A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar as causas da morte de Gabriel. O caso que inicialmente apurava lesões corporais agora é tratado como homicídio. O delegado titular do 80º Distrito Policial (DP), Pedro Luis de Souza, disse ao G1 que a natureza do procedimento mudou com a morte de Gabriel. “Muda para homicídio, essa mudança é automática. A família registrou um boletim de ocorrência no 11º DP sobre a morte dele, mas a investigação continuará comigo”, disse.
Segundo Souza, os policiais militares envolvidos no caso declararam, no boletim de ocorrência, que socorreram o jovem Gabriel. “Os policiais alegam que ele foi encontrado em via pública com uma lesão na cabeça. Depois que vieram as informações de que ele teria sofrido uma agressão. Não há provas de envolvimento de policiais neste caso, até agora são falas de testemunhas.”
O delegado informou que pretende ouvir depoimento da família da vítima a partir de segunda-feira (24). “Vamos esperar o luto da família. Depois vamos ouvir os familiares, os vizinhos, moradores da região. Oficialmente não tenho relato disso [agressão policial]. Era um baile funk, os policiais não são bem-vindos nesses lugares.”
Entenda o caso
O adolescente morreu na noite desta quinta-feira (20) instantes depois de ser transferido da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Pedreira, na Zona Sul de São Paulo, para o Hospital Regional Sul. Segundo a família, ele foi espancado por policiais militares do 22º Batalhão da Polícia Militar com cabo de enxada.
De acordo com parentes do garoto, a morte foi provocada por parada cardíaca. A Secretaria Estadual de Saúde não divulgou, até o fechamento desta reportagem, a causa oficial da morte de Gabriel.
A Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo instaurou procedimento para apurar o caso. "É uma denúncia gravíssima e precisa ser apurada", disse ao G1 Julio Cesar Neves, ouvidor da polícia, nesta quinta. De acordo com ele, a queixa foi encaminhada para a Corregedoria da Polícia Militar (PM) e também para o Ministério Público (MP). O caso ocorreu na Rua Vila Missionária e teria sido cometido por policiais do 22º Batalhão da Polícia Militar.
"Não dá para acreditar nesse tipo de violência. Ele [policial militar] é um monstro. Não é a primeira vez que ele faz isso. Ele não aborda, ele já chega agredindo os jovens. O Gabriel estava em uma via pública. Ele está com vários coágulos no cérebro", disse Loeni Franco, 33 anos, prima de Gabriel.
O irmão dele, Alex Paiva, disse ao G1 que a família espera por Justiça. "O que a gente quer é paz. Estamos esperando que ele passe por uma nova avaliação em outro hospital de São Paulo". "Que tirem esse monstro de perto de nós, ele está prejudicando a formação das nossas crianças", afirmou a prima Loeni.
"Os familiares e testemunhas ainda disseram que os policiais, após as agressões, abandonaram o jovem agonizando na rua. Eles só socorreram o rapaz após a intervenção de uma moradora do local", disse Alves.
Por meio de nota encaminhada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), a PM informou que "as circunstâncias do fato estão sendo apuradas por meio de Inquérito Policial Militar instaurado pelo comando do 22º BPM/M."
De acordo com a nota, "os policiais que atenderam à ocorrência estão sendo ouvidos e testemunhas sendo convocadas a prestarem depoimento. Os PMs foram afastados do serviço operacional."
"A Corregedoria da Polícia Militar acompanha as investigações. A Polícia Civil também investiga o caso por inquérito policial instaurado pelo 80º DP [Vila Joaniza]. A vítima será ouvida assim que o estado de saúde permitir. Os familiares também serão chamados para prestar depoimento."
109
COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
POPULARES
- Luís MunaroHÁ 23 MINUTOSA qualidade do serviço policial no Brasil reflete de forma cristalina a nossa política e nossa gente. É tão ruim quanto.
- Elkho MelownHÁ 18 HORASExiste pena de morte no Brasil? Claro que sim, mas só para gente trabalhadora, inocente, de bem (que foi transformada em opressora). Pelo que me parece o "jovem" acima, talvez na melhor foto que dele houvesse, não deveria fazer parte da elite opressora/trabalhadora/suadora de camisa. Ninguém apanha da polícia em vão!
- Diego FrançaHÁ 2 HORASAriel de Castro Alves. Pesquisem esse nome, ele defendeu a morte sob menor!
- Elkho MelownHÁ 27 MINUTOSMônica, Diego... Meus comentários estão sendo barrados pelo simples fato de eu concordar com vossas opiniões.
- Gislene DominguesHÁ 36 MINUTOSesses ai nao representam a pm , devem ser expulsos e presos , deviam estar no velório para saber se existe filmagem do crime cometido
- Jonas SilvaHÁ 40 MINUTOSPancadão!!!....baile funk!!!....em plena madrugada de Segunda - Feira,,,,,impedindo o sono de quem ainda tem emprego ou de quem quer estudar é crime contra quem quer realmente mudar de vida....lamentável o que aconteceu...mas para esses funkeiros começarem a entender que as suas festas incomodam e que vias públicas não pertencem a eles ,,,, Infelizmente foi preciso um aviso de impacto,,,só assim eles vão começar a entender!!!
- João PegurelliHÁ 18 HORASEsse é o perfil do cara... Mora em comunidade, a mãe tem 7 filhos, que cria sozinha, (não tem pai). Não se pode julgar se o moleque era ou não bandido, mas uma coisa é certa vai mais um pra estatística. No mínimo ele deve ter sido abordado e depois xingou os PM, que por sua vez desceu o cacete no moleque. Só quero deixar uma coisa registrada aqui, as vezes a polícia abusa do poder que lhe é dado. Mas que esses adolescentes estão passando dos limites principalmente por causa do ECA. Deram tanta proteção que hoje passam dos limites...
- Antonio NonatoHÁ UMA HORAcovardes
- EduardoHÁ 4 HORASA grande maioria dos jovens de periferia atualmente estão condenados a não serem NADA quando adultos, pois dependem de ações de governantes políticos bandidos e corruptos. Para piorar os policiais que temos são péssimos, mal preparados, mal remunerados e também são preparados, treinados, subordinados e pagos por governantes corruptos.
- Antonio CarosHÁ UMA HORATAMBÉM DEPENDEM DE TER OS PAIS PRA ENSINAR A EDUCAÇÃO CASEIRA!! !
- Erick CaetanoHÁ 9 HORASVcs que pensam que a polícia não tem seu lado podre, eu não tenho nada contra, mas é só lembrar do "PM RAMBO" de Diadema, pelas costas matou um trabalhador
- João PauloHÁ 6 HORASO lado podre da PM é exceção. Eu diria nem uns cinco por cento. O lado podre da bandidagem é cem por cento! Não existe bandido bonzinho, bandido bom é bandido morto.
- Joseph SilvaHÁ 5 HORAS100% dos bandidos são pilantras mais vamos ser sincero 80% dos policias são corvades e corruptos.
- Carlos DuduHÁ 5 HORASDisseram que o monstro esta prejudicando a formação das crianças! e o baile FUNK não né? o FunK ta educando suas crianças muito bem
- Antonio CarosHÁ UMA HORAO FUNK E UMA ESCOLA, ONDE SE APRENDE A USAR TODO TIPO DE DROGAS E AINDA A SE PROSTITUIREM !! !
- Jose NoviskHÁ UMA HORAOs jovens não precisam frequentar estes antros para se divertirem, alias se divertirem? Aprenderem a usar drogas, se prostituírem usar bebidas alcoólicas, peitarem autoridades. Estudar de verdade ninguém quer.
- Edison SilvaHÁ 16 HORASÔ mano... Ô maluco... Ô parça... Ô pai... Ô tio... Ô Joe... É nóis... Esses termos são os mais falados na periferia de São Paulo, chega a dar nojo de ouvir esse linguajar dessa molecada mimimi de hoje !
- Antonio CarosHÁ 2 HORASE POR QUE NUNCA FREQUENTARAM UMA ESCOLA !! !
- Paulo ZanettiHÁ 14 HORASSemana passada mataram 2 p0liciais em SP e 1 foi balead0, to até agora esperando rep0rtagem do G1 e da gl0b0 com a familia e amig0s, cadê?
- Antonio CarosHÁ 2 HORASCADE OS DIREITOS HUMANOS ?
- Peter GomesHÁ 14 HORASVejam o linguajar do pessoalzinho de bem, dos coitadinhos...
- Antonio CarosHÁ 2 HORASE VOCÊ QUE NÃO CONSEGUE DISTINGUIR O QUE E CERTO E O QUE E ERRADO !! !
- Daniel LopesHÁ 3 HORASque reportagem mal feita ela estava num encontro
- Roberto MaioHÁ 4 HORASJovens precisam aprender a respeitar a Polícia!
- Fabio LHÁ 19 HORASOlha o naipe do moleque !!! Sempre assim, ladrão morre e a globu vem vitimizar o cara e culpar a policia....
- Duta MachadoHÁ 16 HORASDá náuseas ler/ouvir opiniões (piruadas) de quem não sabe nada. Polícia que mata por matar é tão criminosa quanto essa bandidagem toda que existe por ai. Sou a favor da pena de morte, desde que, através do devido processo legal, do contraditório e da ampla defesa. Esse tipo de pena não deve se restringir a quem possui "perfil de bandido", os pretos e os pobres, mas a todos que cometem crimes passíveis de morte, não importando sua patente ou cor dos olhos.
- Henrique OliveiraHÁ 4 HORASLobo Escuro de madrugada o trabalhador esta trabalhando no terceiro turno ou esta dormindo, porém na sua convicção você pode achar que traficante, avião, que fica a noite toda na rua seja trabalhador também.
- Alcides RochaHÁ 5 HORASUm jovem que tinha sonhos trabalhava durante o dia estudava a noite, não gostava de festas, não tinha muitos amigos, amava a natureza , seu maior sonho era se formar em medicina e fazer parte da equipe dos médicos sem fronteira.Estou treinando pra me formar em direito.
- Carlos DuduHÁ 5 HORASG1 empurrando publicidade goela-abaixo, não da pra assistir uma materia sem ver o video.
- BotasulHÁ 12 HORASO Alckmim Nero vai condecorar esses bandidos. PSDB tem horror a pobre. "os familiares serão chamados" para serem intimidados. 2018 vem aí...ACORDA BRASIL! Pato aqui, pato acolá.
- EduardoHÁ 8 HORASO amigo e pelego de aluguel que assaltou o Brasil é o pai dos pobres, Dilmetralha a mamãe dos pobres?
- BotasulHÁ 5 HORASele também...e todos os outros...Acorda pat.. Eduardo!
- Diego NascimentoHÁ 6 HORASA única certeza que eu tenho, é que alguém faturou com camisetas.
- Jair AgudoHÁ 18 HORASMais um no colo do capeta , e já foi tarde , tem que ir 10 por dia e deixar amarrado mais 10 pro outro dia.
- Denis KolbemHÁ 7 HORASIncluindo aí os policiais corruptos.
- Evandro SantosHÁ 15 HORASSe não me engano o Brasil é um país cuja democracia impera, ou a PM está enganada?
- EduardoHÁ 7 HORASDemocracia?
- Luiz JuniorHÁ 15 HORASoq mais tem na policia é bandido
- Antonio CarosHÁ 14 HORASDE SUA PARTE E UMA ACUSAÇÃO MUITO GRAVÍSSIMA, POR ESSA ACUSAÇÃO VOCÊ SERA PROCESSADO CRIMINALMENTE, AGUARDE !
- Luan CruzHÁ 11 HORASPor isso que o pais não vai pra frente e um querendo mata o outro,esse ódio que ta enraizado no ser humano e fruto dessa corrupção desgraçada que asola nosso pais,enquanto nao conseguimos mudar esse jogo, essa situação que vive nosso pais tanto na desigualdade na desumanidade,nos vamos viver assim se maando ano no dia dia quanto nas palavras.
- Firmino JuniorHÁ 11 HORASPega esses jovens viu Globo e leva pra casa de cada repórter e adota eles, vai ser um favor pra Polícia e vcs vão resolver o problema dos bailes funk. É fácil culpar a Polícia, quem vai cobrar indenização??
- Paulo GamaHÁ 12 HORASParecem maloqueiros, era um "Pancadão" de Funk?
- Renato SouzaHÁ 13 HORASNão da pra julgar sem provas ou imagens. Essas comunidades são uma situação delicada para a polícia. Melhor aguardar as investigações . Assim poderá punir quem de direito.
- Ted CamargoHÁ 18 HORASnem sabe se realmente foram os policiais, conta outra.
- Lobo EscuroHÁ 18 HORASAh claro não foi os policiais, talvez foi o Pinóquio ou o saci perere que espancou esse jovem, acorda pra vida rapaz, policia hoje em dia é igual a bandido ou até pior.
- MônicaHÁ 16 HORASÉ lógico que vão culpar a polícia. Nesses lugares a última coisa que essas pessoas querem é a presença da polícia, para não prejudicar os esquemas, tráficos, menores seprostituindo. Tudo acontece nesses bailes funkes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário