PMs aparecem e som de cinco tiros é ouvido no sábado na Zona Oeste. Testemunhas dizem que grupo foi baleado ao se render; policiais alegam que foram recebidos a tiros e revidaram.
Por Victor Bonini, SP1 — São Paulo
DHPP investiga morte de quatro jovens em comunidade na Zona Oeste
Vídeo que circula nas redes sociais mostra o que seria uma suposta execução, cometida por policiais militares contra quatro suspeitos de roubar um carro, na noite do último sábado (6), no Jaguaré, Zona Oeste de São Paulo. Uma adolescente também estava com o bando, mas sobreviveu. Inicialmente, foi informado que ela tinha sido baleada, mas segundo a mãe da garota ela não foi atingida (veja acima).
As imagens foram gravadas por testemunhas, que contestam a versão dos PMs. As cenas não mostram os suspeitos, mas barulho de tiros. Em protesto contra as mortes dos jovens, moradores da comunidade Areião incendiaram um ônibus no domingo (7). Dos quatro mortos, três eram menores.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), os PMs alegaram ter revidado disparos do grupo durante abordagem a um veículo roubado, um Ford Focus, na Avenida Presidente Altino, por volta das 19h30. Os cinco jovens estavam no automóvel, que não obedeceu a ordem de parada e parou ao bater num muro.
De acordo com a pasta, foram apreendidos com o grupo três revólveres, uma pistola, três celulares, R$ 45 em dinheiro e uma carteira de motorista.
Foto a partir de vídeo feito por testemunha mostra PMs (identificados pelas setas) durante ação que terminou com 4 suspeitos mortos e um ferido em São Paulo — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Execução
Mas testemunhas deram outra versão para o caso: disseram que os cinco suspeitos se renderam e mesmo após isso foram baleados pelos policiais, num gesto característico de execução.
"A gente entende que eles estavam roubando, estavam no erro, mas tirar a vida, eles estão pra salvar a vida e não pra tirar a vida", falou uma testemunha, que aceitou conversar desde que não fosse identificada pela reportagem.
No vídeo de 25 segundos que circula na web PMs aparecem de costas ao lado da viatura policial e de outros carros. Em seguida é possível ouvir dois barulhos de tiros na sequência, depois mais dois e em seguida um, totalizando o que seriam cinco disparos.
Nas imagens não é possível saber onde os suspeitos estão. Também não se ouvem disparos antes da sequência de cinco tiros e nem depois dela.
Curiosamente, o carro roubado perseguido pela PM apareceu com marcas de balas: ao menos seis.
Setas amarelas indicam marcas de tiros no carro roubado; segundo a PM, ocupantes atiraram e agentes revidaram disparos em São Paulo — Foto: Reprodução/TV Globo
Investigação
Não há confirmação se o vídeo está sendo analisado pela Polícia Civil. O caso foi registrado como morte decorrente de intervenção policial. Como a ação resultou em "homicídio simples" e envolveu policiais militares, o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) irá investigar a ocorrência para saber se os agentes agiram de acordo com a lei.
Os agentes tiveram suas armas e munições apreendidas para perícia. A investigação ainda solicitou exame residuográfico nos mortos para saber se eles atiraram.
No tiroteio, de acordo com a versão oficial, morreram os adolescentes Mateus Damasceno de Sá, de 16 anos; Mateus Monteiro da Silva, 15 anos, e José Jonathan Marques da Costa, de 17. Outro suspeito morto ainda não foi identificado.
Polícia Militar mata quatro suspeitos de roubar carro durante suposta troca de tiros na Zona Oeste de São Paulo — Foto: Reprodução/TV Globo
Sobrevivente
Uma adolescente de 15 anos que estava com o grupo no carro roubado foi baleada na perna e acabou apreendida pela PM. Ela foi levada ao 91º Distrito Policial (DP), Ceasa, onde seu caso foi registrado como ato infracional por tentativa de roubo.
A garota foi levada a um hospital e depois seguiu a Fundação Casa, onde foi informada sobre medidas sócio-educativas que terá de cumprir. Após isso, voltou para sua casa, onde mora com a família.
"Várias pessoas da comunidade viram os policiais atirarem por covardia”, disse uma prima de Mateus Sá por telefone. “A gente tem a comunidade inteira de testemunha que os próprios policiais atiraram contra a própria viatura deles pra dá troca de tiro."
“Já saíram do carro, três saíram do carro já com a mão na cabeça falando que perdeu. Essa foi a última palavra da vida deles, perdemos senhor, perdemos senhor”, disse outra testemunha, que contou que os suspeitos não estavam armados.
A Corregedoria da PM deve apurar a conduta dos agentes durante a ação que resultou na morte de quatro suspeitos e deixou uma menor baleada.
Viatura da Polícia Técnica Científica com peritos em homicídios foi até o local onde suspeitos foram mortos pela PM. Policiais alegam que revidaram disparos — Foto: Reprodução/TV Globo
Em agosto deste ano, o G1 publicou reportagem sobre pesquisa da Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo, que apontou excesso em 74% das mortes de civis causadas por policiais militares em 2017. O órgão analisou 756 das 940 mortes em decorrência de intervenção policial em 2017, o que representa 80% do total.
Perfil das vítimas
•Quase metade de 18 a 25 anos;
•99% homens;
•65% negros;
•75% apenas com Ensino Fundamental;
•54% com antecedentes criminais;
•72,7% estavam "em condição de delito". Destas, 73% foram mortas durante roubos de carros e motos.
25
COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Este conteúdo não recebe mais comentários.
POPULARES
- Esperança ForçaHÁ 2 MESESEsses tupiniquins se policiais com quase 1 ano de treinamentos e famosos testes psicológicos atiram matam forjam provas imagina o Zé povo armado como quer o bolso naro kkkkkkkkkk Goiás PMs matam refém forjam provas e ......kkkkkesses bolsonetes sob efeito de substâncias ilegais
- Triumpheiro SantistaHÁ 2 MESESVai pensando só pq o B0LS0NAR0 vai ser presidente que vai tá mamão pra vcs sair matando os mlk da favela seus vermes do caraio... o jogo vai virar contra vcs mesmos podem apostar!!! Vai achando que os irmão tá de toca... vai achando q a firma fortíssima vai ser abalada por um comédia q se tornou presidente... a zé povinhada mesmo com sua arminha é melhor ficar tranquila pq se não o bagulho é guerra civil!!! Opressão na periferia já basta!!!!
- Triumpheiro SantistaHÁ 2 MESESPrega mesmo a execução zé povinhada ta faltando pouquissimo pra vcs virar alvo em massa pelas próprias palavras
- Triumpheiro SantistaHÁ 2 MESESO bagulho é poucas, é nois favelado contra os burgues e zé povinho ja ta nitido isso há decadas, tem 2 povos no Brasil, um q realmente sofre, e outro q explora e se faz de vítima
- MarcoHÁ 2 MESESParabéns a PM, guerreiros.
- IsaiasHÁ 2 MESESDivulguem os nomes desses policiais bandidos, pq aqui aparecem um monte de dementes para defende Los.
- Fabio FernandoHÁ 2 MESESParabéns a Policia, bandido tem que morrer mesmo
- José PadilhaHÁ 2 MESESAlguém da reportagem se preocupou em saber como está o dono do veículo roubado? Será que está vivo, está bem? A gurizada foi prá ripa, menos a mina.
- Roberto VideiraHÁ 2 MESESHahahahahaha o dono do veículo que se lasque, eles mataram 4 anjinhos
- André LimaHÁ 2 MESESCoitado eles estavam na missa né?
- Roberto VideiraHÁ 2 MESESOh dó.
- Roberto VideiraHÁ 2 MESES- 4
- Robson CavalcanteHÁ 2 MESESEngraçado essa matéria...a falta de sabedoria é o máximo, mais vamos lá, todos que estavam na rua no mínimo estariam na igreja chamado funk, usando roupas até o joelho pois não pode mostrar as nádegas. Os irmãos não estavam com um copo de whisk barato e um baseadinho. Na moral me poupe....detalhe se não quer a pm chama os manos da vila.
- Esperança ForçaHÁ 2 MESESCélio outro filho do bolso naro que foi assaltado em 95 e levaram a sua pistola e moto e após foi no banheiro trocar a lingerie.Ele vai liberar armas pro Zé povo tupiniquin subdesenvolvido 3 mundo,condecorara os que reagirem a assaltos,irá conceder salvo conduto a policiais kkkk esse mais um caso pelo visto que polícia com quase 1 ano de treinamento e famosos testes psicológicos atiram matam forjam provas KKKK imagina o Zé povo armado kkkk
- CelioHÁ 2 MESESE sempre assim todos vitimas! O bom que dois nem tinham CPF pra cancelar! Parabens Pms!
- Mauricio JuniorHÁ 2 MESESMenos 4 lixos em SP
- Virgilio PaulaHÁ 2 MESESSomando 03 da semana passada no rio pequeno, tá indo bem, nota 6, que cumpram se as metas
- EduardoHÁ 2 MESESA polícia fez o que tinha que fazer, revidar uma agressão a tiros. Os parasitas da tal comunidade sempre querem defender os marginais locais, nunca dizem o contrário. Parabéns aos policiais.
- Cristiano AlbuquerqueHÁ 2 MESESParabéns a Policia. Deveriam ganhar medalhas de honra ao mérito.. como faço para conhecer cada policial dessa ação? Quero ter a honra que apertar a mão de cada um. PARABÉNS A POLICIA DE SÃO PAULO
- Leandro SilvaHÁ 2 MESEScortando o mau pela raiz
Nenhum comentário:
Postar um comentário