Caso aconteceu em 2013, em Colombo; menina tinha 14 anos, e crime ainda não foi solucionado
Por G1 PR e RPC Curitiba
Justiça condena policiais acusados de torturar suspeitos do caso Tayná
O ex-delegado do caso Tayná Silvan Rodney Pereira foi condenado a nove anos e quatro meses de prisão por torturar homens que foram suspeitos da morte da adolescente.
A informação foi confirmada pelo promotor do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Denilson Soares de Almeida.
A decisão do juiz Hermes da Fonseca Neto, da 1ª Vara de Colombo, é de quinta-feira (15).
Tayná Adriane da Silva tinha 14 anos quando foi morta, em 2013 — Foto: Reprodução/RPC TV
Silvan Rodney Pereira era responsável pela Delegacia do Alto Maracanã, em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba, e foi o primeiro delegado a investigar a morte da Tayná Adriane da Silva. Ela tinha 14 anos quando foi morta, em 2013.
O então delegado chegou a ser preso, mas foi solto meses depois. Até hoje, o crime não foi desvendado.
Outros condenados
Dois investigadores da Polícia Civil também foram condenados. Um a nove anos e quatro meses de prisão de tortura, e o outro a 15 anos e quatro meses de prisão pelos crimes de tortura e estupro dos suspeitos.
Com a condenação, os três perdem os cargos e ficam proibidos de assumir outra função pública. Entretanto, eles podem recorrer da decisão em liberdade.
Neste processo, o Gaeco denunciou 16 pessoas: 14 policiais civis, um ex-policial militar e um policial militar. Os demais denunciados não foram condenados pela Justiça.
O que diz a defesa de Silvan Rodney Pereira
A defesa constituída pelo Delegado Silvan Rodney Pereira ainda não foi intimada da sentença condenatória proferida pelo Juízo Criminal de Colombo, não tendo, ainda condições de se aprofundar no exame da decisão.
Contudo, pelo que se teve acesso até este momento, já é possível constatar que o juízo condenatório está fundamentado em bases extremamente frágeis, na medida em que considerou como fontes de prova apenas a palavra das pretensas vítimas (prováveis autores do estupro e morte de Tayná), em detrimento uma grande gama de evidências consistentes que demonstram a improcedência da acusação de tortura atribuída ao Delegado.
A defesa tem plena convicção que o Tribunal de Justiça reformará a sentença no julgamento da apelação criminal, consagrando a absolvição do Delegado Silva Rodney Pereira.
Dalledone & Advogados Associado
Silvan Rodney Pereira foi condenado por tortura — Foto: Reprodução/ RPC TV
Relembre o caso
Tayná desapareceu em 25 de junho de 2013. O corpo foi encontrado três dias depois por moradores em um terreno em frente a um parque de diversões.
O crime da adolescente – morta após ser estuprada – chocou os moradores do bairro, que protestaram e provocaram um incêndio no parque.
Logo depois do crime, homens foram presos pela Polícia Civil e assumiram a autoria. Contudo, os suspeitos voltaram atrás e disseram em depoimentos que só confessaram a culpa porque foram vítimas de tortura dentro da delegacia.
Desaparecimento de Tayná
À época, a mãe de Tayná, Cleuza Cadomá da Silva, relatou que a filha tinha saído de casa para ir até a casa de um amigo. Como ele não estava em casa, a garota seguiu para a casa de uma amiga.
Tayná chegou a mandar uma mensagem de texto pelo celular para a mãe dizendo que estava voltando para casa, mas desapareceu.
"Esse crime não vai ficar impune porque eu não vou deixar. Eu sempre vou correr atrás, eu quero notícia, eu quero informação (...). Meu coração está despedaçado", desabafou.
Programa de proteção
Os quatro homens que foram presos pela polícia como autores do crime entraram no programa de proteção a testemunhas foram levados para outro estado, em julho de 2013.
O Ministério Público do Paraná (MP-PR) explicou, na época, era necessário garantir a integridade física deles, já que eram testemunhas da suposta tortura.
Veja mais notícias da região no G1 Paraná.
Vídeos
Ex-delegado do caso Tayná é condenado a 9 anos de prisão por torturar homens que foram considerados suspeitos de matar adolescente | Paraná | G1
79
COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Este conteúdo não recebe mais comentários.
POPULARES
- Jhonata
HÁ 10 MESESEsse Alexandre pra ter tanta raiva assim de militares, da a entender q ele é um daqueles q curte tatuagens de palhaço. Meu irmão vc n pd sair generalizando as coisas assim n, pra vc nenhum militar presta. - Clovis Wosniak
HÁ 10 MESESEm nome do Estado Democrático de Direito e nele inserto os direitos humanos, é inevitável que se faça uma inversão de valores e, ao invés de se punir o delinquente criminoso ( aquele que matou a jovem), viram-se contra a autoridade investigadora que, em tese, teria exasperado no interrogatório. - Marko
HÁ 10 MESESE os culpados pelo crime? Vai ficar assim, impune?
- Alexandre
HÁ 10 MESESObrigado pela informação, Daiane. Bem que desconfiei. - Discipulo Zebedeu
HÁ 10 MESESSe foi o delegado não sei, mas certamente é alguém próximo a ele
- Carla Bittencourt
HÁ 10 MESESEssa é a nossa justiça. O corpo não foi encontrado por populares, os assassinos indicaram o local e contaram como a menina foi morta. Agora estão desfrutando do dinheiro público em liberdade, enquanto policiais foram condenados. Dá nojo! - Alexandre
HÁ 10 MESESCrimes cometidos por policiais deveriam ter pena dobrada. - João Silva
HÁ 10 MESESTá, perfeito, mas então quemEstuprou eMatou a menina? Afinal essa deveria ser a questão principal, porque isso ainda não foi esclarecido?- Alexandre
HÁ 10 MESESPorque os que combatem a criminalidade são criminosos, aí da nisso.
- J Klauck
HÁ 10 MESESO Delegado foi condenado, mas os bandidos, ahhh, esses ainda ninguem sabe quem foi... Esse País está muito doente...- Alexandre
HÁ 10 MESESO delegado era bandido também, né? Isso que dá errado... colocar bandido para resolver a criminalidade é piada.
- Orlando Machado
HÁ 10 MESESCondenaram o delegado "torturador", ja o autor do crime continua solto e o caso provavelmente sera arquivado sem solução. Dizer oque do rumo que as coisas tomaram no nosso país??- Ivan Sanches
HÁ 10 MESESSó não ta preso pq o delegado só é bom em torturar, ja pra solucionar crimes ele é péssimo! - Alexandre
HÁ 10 MESESIsso é que dá em colocar criminosos para combater o crime. Piada!
- Beatrix Negra
HÁ 10 MESESTá, mas é quem matou? Focaram no delegado e esqueceram do crime- Solange Cardoso
HÁ 10 MESESisso mesmo, o criminoso está solto - Alexandre
HÁ 10 MESESSe bobear foi o delegado mesmo que matou a menina e depois torturou esses caras para assumir o crime dele. De policiais devemos esperar o pior sempre.
- Ricardo Dias
HÁ 10 MESESEnquanto a "INTELIGÊNCIA" continuar a ser substituída pela "VIOLÊNCIA", policiais passarão a "CRMINOSOS" enquanto que bandidos passarão a "VÍIMAS". Ao fim das contas, perde a população de bem!
- Alexandre
HÁ 10 MESEShahahaha Paulo, tem uns 2 anos que você faz esse tipo de ameaça a mim aqui nos comentários e estou esperando até hoje. Não sei se é porque sou inocente, se é porque vivo fora do país, ou se você fica só blefando, mas não vai dar em nada. Sigo dizendo o que penso. - Alexandre
HÁ 10 MESESAposto que você é mais um policial bandido. Por isso fica tão sentido com o que eu digo.
- Daniel Alves
HÁ 10 MESESNo Brasil menos de 10% dos crimes de homicídios são elucidados. É tanta incompetência que as vezes duvido da formação de nossa polícia judiciária. Agora, torturar para obter confissão? Isto é de uma imbecilidade ímpar...Sou militar e uma das primeiras coisas que aprendemos ao lidar com prisioneiro de guerra é que na tortura o cara diz qualquer coisa para interromper o sofrimento. Ou seja é ineficaz.
- Alexandre
HÁ 10 MESESE desde quando policial é inteligente? Se fossem inteligentes não se tornariam policiais. - Daniel Alves
HÁ 10 MESESSentinela, e desde quando vida real se compara com filme? Realmente nosso país tem de mudar, a começar pelo povo. O dia que um parente seu for confundido por uma testemunha e for preso e após torturado confessar um crime muda de ideia rapidinho. Tem um caso emblemático em Minas Gerais...O cara confessou o homicídio e depois de vários anos as testemunhas disseram que não foi ele...E aí como fica? Ridículo!
- Major Bueno
HÁ 10 MESESJudiciário e MP não servem pra nada, só colocam indicados que ajudam a alastrar a criminalidade. Já a segurança pública desfalcada perde 3 profissionais, sendo 1 deles delegado. Assim fica melhor para os políticos aprontarem. - Ivan Sanches
HÁ 10 MESESEsse ai tinha que ser desligado por incompetência, nem na base da tortura ele conseguiu achar um culpado. - Alexandre
HÁ 10 MESESA polícia é a pior raça desse país. São muito piores que bandidos comuns. Não resolvem nenhum crime e ainda provocam outros. São cumplices dos traficantes e assaltantes. Comemoro com espumante sempre que são presos ou mortos.
- Juliano Costa
HÁ 10 MESESEsse Alexandre deve ter sido estuprado por um policial! ou é um bandido frustrado - Alexandre
HÁ 10 MESESJuliano, sou jornalista. Felizmente nunca tive problemas com policiais, mas ao longo da vida pude observar bem como eles são e afirmo sem medo de errar que nenhum deles é gente de bem.
- Paulo Souza
HÁ 10 MESESManda o Jack Bauer interrogar. No Brasil está tendo muita frescura. Me dá nojo! - Caetano
HÁ 10 MESESContinuem votando em esquerdistas, é daí pra pior. Os suspeitos são considerados vítimas e quem paga o pato é quem investiga e corre atrás. - Paulo Zanetti
HÁ 10 MESESPor isso o caso vai c0ntinuar sem s0luçã0, não deixam a p0licia fazer seu trabalh0!- Alexandre
HÁ 10 MESESPolicia não trabalha: bosteja. - Ricardo Dias
HÁ 10 MESESDiscordo de vc, Zanetti... Olha ai o resultado do "trabalho" feito!!!
- Welson Pereira
HÁ 10 MESESAi nun dá! enquanto tem quem quer ajudar tem outros atrapalhando dizendo que é tortura, bandido bom é bandido morto!!!- Alexandre
HÁ 10 MESEStambém acho. deviam matar esse policial aí. e todos os outros policiais também, porque é tudo bandido fardado.
- LUIZ CARDOSO
HÁ 10 MESESTeriam que procurar indícios e provas que relacionassem os suspeitos ao crime. Em vez disso, usaram a tortura para a obtenção da confissão. Assim, qualquer um confessa tudo. Inaceitável isso. - Alexandre Moura
HÁ 10 MESESJosé, esta mesma polícia que você chama de desqualificada é a que está na rua, enfrentando os algozes da sociedade para que você possa sair e ter o mínimo de lazer; se isso ainda é possível, agradeça a essa Polícia que você rotula de desqualificada.- Alexandre
HÁ 10 MESESquero mais que morram
- José Beirauti
HÁ 10 MESESSerá que a polícia não tem capacidade para investigar um crime como esse e outros que existam sem usar o método de tortura. Como são desqualificado a polícia brasileira.- Alexandre
HÁ 10 MESESPolicial é tudo burro que não estudou. São uns bo.stas.
- Renan
HÁ 10 MESESNo Brasil bandido sempre vira vítima, a polícia sempre é criminalizada e a vítima é culpada. Viva a esquerda- Alexandre
HÁ 10 MESESO problema é que os policiais são piores que bandidos comuns.
- Rafa Js
HÁ 10 MESES"crime não foi desvendado." E nem vai ser, estão preocupados em prender delegado ao invés de deixa-lo trabalhar... Ele não saiu na rua e escolheu aleatoriamente um suspeito, se é suspeito é pq santo não é. E acham que pedindo com educação ele vai se entregar? tem mais é que torturar malandro até abrir o bico!
- Lincoln Martins
HÁ 10 MESESUé, prá fazer o suspeito falar, tem que estuprar ? humm sei não heim... - Alexandre
HÁ 10 MESESRafa, os piores criminosos usam farda. Esses merecem ser linchados como os judas que são. Por isso não tem apoio da população.
- Marcos Cardozo
HÁ 10 MESESTambém a base de tortura eu confesso que foi minha mãe! A incompetência é fogo. Agora os caras estão com as roscas estrunchadas, os policiais serão expulsos, a mãe não vai ter a justiça feita, a menina vai continuar morta e ainda quem matou a menina está rindo da situação e matando outras meninas. Por que não fizeram a coisa pela ordem?- Alexandre
HÁ 10 MESESPorque são policiais, não fazem nada certo nunca.
- José Cruz
HÁ 10 MESESUm caso emblemático, a menina assassinada não tem solução e seu algoz está solto. policiais que envergonham a corporação são punidos pois seus crimes são também hediondos e provocam ascos na alma do Paranaense que tem de voltara a confiar em sua força policial ...Policia que tortura assassina a confiança no Estado !- Alexandre
HÁ 10 MESESConfiar na policia é para iludidos ingênuos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário