Os agentes da Polícia Civil da Capital estão em pé de guerra com a PM. Uma suposta abordagem corriqueira de uma viatura do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT), nas imediações do Shopping Itaguaçu, em São José, hoje ao meio-dia, desencadeou o que pode ser uma das maiores crises entre as duas instituições.
O agente da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) estava na frente de sua casa, junto com a filha de quatro anos, esperando transporte escolar da menina. Foi quando viu uma abordagem da viatura do PPT a um motoqueiro, cerca de 50 metros da sua casa. Na versão do policial, ele teria aguardado a PM liberar o motoqueiro, um conhecido seu, para ir conversar. Ao se aproximar, a viatura teria feito uma manobra brusca e retornado até eles. Foi quando cabo da PM teria dito:
— O que foi, vai andando, vagabundo.
O agente da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) estava na frente de sua casa, junto com a filha de quatro anos, esperando transporte escolar da menina. Foi quando viu uma abordagem da viatura do PPT a um motoqueiro, cerca de 50 metros da sua casa. Na versão do policial, ele teria aguardado a PM liberar o motoqueiro, um conhecido seu, para ir conversar. Ao se aproximar, a viatura teria feito uma manobra brusca e retornado até eles. Foi quando cabo da PM teria dito:
— O que foi, vai andando, vagabundo.
— Não vou andar, não estou fazendo nada de errado.
Neste instante, outro PM, segundo versão da Polícia Militar, avisou:
Neste instante, outro PM, segundo versão da Polícia Militar, avisou:
— Ele está armado.
Imediatamente, ele foi rendido e jogado no chão, quando se identificou ser policial. Mesmo assim, os PMs teriam o agredido e o jogaram na gaiola da viatura, depois de forçar bastante o seu braço. Foi quando ele conseguiu, via celular, mandar uma mensagem de texto para a Deic. O agente foi levado para o 22º Batalhão da PM, no Bairro Monte Cristo, em Florianópolis. Somente foi liberado com a chegada do diretor da Deic, delegado Cláudio Monteiro.
O agente fez exame de corpo de delito, no IGP e registrou um boletim de ocorrência. Monteiro diz que vai elaborar um relatório, minucioso, para encaminhar à cúpula da Segurança Pública, mas não esconde a indignação com a forma de tratamento dada ao seu agente.
— Se fazem isto com um policial, o que não fazem com um cidadão comum. Somos parceiros da PM, mas esta atitude vai deixar marcas.
A assessoria de comunicação da PM diz que fez a abordagem porque percebeu o homem armado, que não teria se identificado como policial. E o levou para o quartel para confirmar a identificação. O secretário de Estado da Ssegurança Pública, André Mendes, já determinou abertura de uma sindicância e promete punir, exemplarmente, os envolvidos. Vamos aguardar.
Textos cada vez melhores escritos!
Aliás, para que serve este tal de PPT da PM? Somente para cometer este tipo de covardia.
Sempre em bando so fazem “dar porrada”.
Bando é de corvardes. Por isso são mal visto pela maioria dos policiais militares.
E como bons covardes, não são capazes de assumirem seu atos truculentos e acham que engam a opinião pública com mentiras ridículas.
Como é que foi desta vez? Não torturam o policial civil com choques da Taser, porque? Não é costume do PPT???
Mas talvez a falta de vergonha maior seja o Comandante Geral da PM em não extinguir uma unidade dessas do tipo PPT, pois não trazem nenhum benefício para sociedade. Querem ser a elite da PM, mas na realidade e são mal treinados e sem nenhum preparo moral.
Ribeiro, que vergonha! Tu que é um lutador de juijitsu, fazer uma coisa dessas?
Mas todos sabem que esse é o modo de agir do PPT, não é?
Agredir um guri correto, um investigador policial de primeira? Tu é uma verganha mesmo.
Tu tem que ser é expulso da polícia militar e preso, pois ages como um marginal violento.
Tu é que és um marginal de farda.
Mancham a farda da instituição como casos assim.
Os homens do PPT agiram errado,agiram!Mas o Policial Civil tambem agiu errado de uma certa forma,pra que ele foi falar com os PM’s?E ainda armado?Me desculpa,ele agiu errado,e dai que era um conhecido dele?Ele não foi aborbodado e liberado logo após?
E outra,a PM faz muito mais coisa do que a Policia Civil pra a sociedade,é a PM que está todo o dia nas ruas,protegendo 24 horas por dia a sociedade,a Civil simplesmente faz as investigações e prende.
Esse filme a gente vê pelas ruas nas abordagens.
Quantos apanham e são ameaçados por quem deveriam nos proteger.
Só que dessa vez se deram mal, pegaram um semelhante a eles.
Olha o que fazem este pessoal despreparado, com raiva do trabalho, sem motivação, salários baixos.
Fica um alerta se voce for abordado por uma guarnição PTT (Deus) e quer continuar a viver obedeça e reze.
Estamos em Cuba para que militares conduzam cidadãos p/ porões de quartéis??? Pq não levaram o ‘vagabundo’ armado com a identidade sem confirmação para uma delegacia, perante uma autoridade policial de fato e de direito, onde um promotor tem acesso irrestrito, onde um advogado pode assistir seu cliente de acordo com a lei, onde um juiz tem franco acesso a qualquer hora do dia???
Polícia só existe uma: a judiciária.
Tem que acabar com a Polícia Militar. Desmilitarizar a Polícia. Democracia.
Aproveitar os policiais militares que prestam e transformá-los em investigadores de verdade, que é quem realmente prende bandido.
Alguma dúvida do porquê que a PM quer fazer investigação, P2, etc??
Parar de fazer quartel para cabide de emprego de oficiais que não fazem nada. Só massacram os soldados e dão risada da cara do povo e na imprensa posam de bons moços.
Bando de cacos.
Pergunto: alguém sabe dizer em qual outro país no mundo existe polícia militar além do Brasil?
Militarismo é para o Exército e não para polícia que lida com sociedade.
Nos população temos q nos revoltar e fazer acabar com esses sem vergonha, vagabundos desses policiais militares.
O SINPOL-SC solidariza-se com o Colega Policial Civil e colaca a Assessoria do Sindicato a disposição para que o Colega possa garantir o seu sagrado direito de defesa visando a prevalência da verdade e da justiça.
O problema é PM achar que é deus.
bandito todos os dias que nem esse pessoal da PM ta pra existir.O brasileiro não gosta da PM sabe porque o Brasil é o país do “jeitinho” se ele é pego no crime ele vai preso não tem conversa .PCs não hajam que nem bandidos pra imprencionar porque PM não tem medo de bandido.
sobre a calçada. Passando por ali comentei com mulher …”- Olha o aparato que eles usam para retirar carros de cima da calçada…”. Foi qdo dois deles se paroximaram de nós e disseram exatamente isso…- Andando, andando….. ao que respondi … – não tenho pressa e o espaço é publico…. – e eles …- Parece que tu não gostou, vai querer reclamar ? Pois bem, para resumir, me acompanharam enquanto o descia pela Rua Anita e eu tentando não chegar perto do meu carro pois com certeza sofreria represálias. Naquele momento me deu a impressão que a DITADURA TINHA VOLTADO. Aqueles que teoricamente deveriam nos proteger, estavam ali ameaçando um casal, que, por ajudar a par seus salários, tem direito de discordar da forma como agem, qdo o fazem acintosa e temerariamente. É isso sr. secretário de segurança. Quer ver o caráter de um homem ?. DE PARA ELE UMA ARMA E UMA FARDA.
Levar alguém a um quartel da PM para verificar a identificação? Meu Deus, voltamos à ditadura militar! Fico imaginando o que aconteceria a este Policial Civil se o diretor da DEIC não chega ao local! O que esses policiais militares tinham em mente ao levá-lo aos porões de um batalhão de polícia? E se fosse qualquer um de nós, “simples mortais”, portando somente uma carteira de identidade no bolso? É melhor nem pensar! Até quando a polícia militar vai agir ao arrepio da Constituição? Abusando de seu poder e extrapolando suas funções?
Respondo: ABSOLUTAMENTE NENHUMA!
Repito, trata-se de um fato isolado, mas que precisa ser examinado com rigor, para que não prevaleça a impunidade e a conivência, pois quem perde é a sociedade catarinense, já cansada de pagar impostos e se ver cansada de péssimos exemplos de autoridades, tanto envolvidas em casos de corrupção, como de negligência cúmplice.
No Estado de São Paulo recentemente foi decretada a prisão de Policias Militares por terem espancado um Cidadão Masculino até a morte, agora em Santa Catarina também policias militares espancam um cidadão, ainda por cima um Policial Civil, e o que será que irá acontecer? Nada, pois na Grande Florianópolis todo mundo tem um amigo, Político, o qual sempre passa a mão na cabeça, deixando de ser cumprida a Lei, AGORA pode ter certeza irão mandar os policiais desequilibrados para o serviço burocrático ou para Assessoria Militar do TJ, ALESC ou Centro Administrativo do Estado, ainda recebendo gratificação.
Pois é! Essa e a Polícia Militar por toda Santa Catarina…
Prender bandidos que matam trabalhadores nunca acontece, pois eles preferem abordar inocentes ao abordarem bandidos, pois como disse anteriormente são umas MARICOTAS.
E outra questão que foi colocada aqui,que era Porque Existe o PPT???O PPT,significa Pelotão de Patrulhamento Tático,ou seja,como o próprio nome diz,ele é uma “Tropa Tática”,no qual tem como objetivo fazer ações de controle tático,ou seja,situações em que a PM em si,não tem condições de agir,como por exemplo,assaltos a bancos,no qual os bandidos estão fortemente armados,situações de confronto direto com manifestantes,que nesses casos ela é mais conhecida como “Tropa de Choque”,eles são altamente treinados para essas situações de alto risco,mas auxiliam em algumas cidades tambem no Patrulhamento de Rotina,como por exemplo aqui em Itajaí,principalmente em área de alto risco nas cidades.Alem do PPT,existe o BOPE,a unica diferença entre os dois,é que o primeiro se tem em todos os municipios,enquanto que o segundo fica com a sua sede em São José,e é chamado em toda as situações que seja necessários o seu trabalho,tanto em Reforço dos Batalhões da PM,como a pouco tempo estavam fazendo em Itapema,e tambem em situações de adversas que ocorrerem em Florianópolis,como por exemplo,uma tentiva de invação ao Palácio do Governo,só pra dá um exemplo claro,para eles serem chamados.
COMO SEMPRE UM QUER SER MELHOR QUE O OUTRO AI SO PODIA DAR ISSO MESMO
Estão falando de agressões , mata leão , alavanca é técnica, colocar no chão para imobilizar também , um policial civil aprende dessa mesma forma na acadepol , foi dado socos , chutes , onde está a agressão?
Estão aproveitando da ocasião para falar mal dos PM´s , o policial civil no momento que a VTR parou já devia ter se identificado, mas quis fazer marra perto da sua familia e vizinhos, não teve a humildade suficiente , pois também deve se achar por trabalhar na DEIC, COP, ou isso não tem na policia civil.
A atitude do PPT realmente foi incorreta, mas ja se perguntaram o que levou eles a realizar a abordagem desta forma?Com certeza o Policial Civil tava exibindo sua arma e se achando “o Cara”, como em todas as regiões catarinenses, ai pergunto quem esta despreparado?? E também tem que se levar em conta o que ele deve ter falado a guarnição, pois se tivesse se identificado e tratado os Policias com o devido respeito tenho certeza que seria liberado. Cada um é tratado da forma que merece, enquanto isso policias perdem a vida e ninguem fala nada.
De há muito ela se porta como inimiga de la poblacion e se isso acontece com ustedes imagine-lo o que acontece com extrangeros.
Realmente temos miedo de policia militar. Pedimos informações a otros a eles nunca. Assim ensinamos a las criancas.
E o que mais nos extranha é que parece que asi que gustam. Como semidioses fueram.
Bom , desculpe las malapalavras.
Obrigado por este espacio.
Se os policiais militares fossem sensatos estariam condenando este tipo de comportamento doentiou que o Ribeiro, também um pai de família, teve.
Ele tem mesmo que ser afastado das ruas, bem como a maioria dos policiais do PPT, que constumam achar que são “Rambos”.
Vou querer crer que estes doentes que estão defendendo o Ribeiro não são policiais militares, e sim marginais criminosos.
E TENENTE, pode ficar certo que tu também vai responder pelos fatos, não adianta jogar somente a culpa no Ribeiro.
Engraçado que na hora de alguma coisa que a PM faz certa ou bandidos atiram na Pm ninguem fala nada ne.
- Quem financia as campanhas dos políticos nas diversas áreas do governo?
- Empresários.
- Quem lucra com o caos na segurança pública? R: Empresas de segurança privada.
E nós os idiotas, ficamos aqui perdendo tempo em picuinhas discutindo quem é o culpado do nosso próprio erro. Aquele…o erro das urnas!
1 de maio de 2010 às 8:59
Parece-me que o Sr entende de leis, inclusive citou o Art 144 da CF. No entanto, fica no parece. O que me diz da PC uniformizada – farda só para a PM- nas ruas com o COP, POP, TOP, ou sei lá o que, fazendo policiamento ostensivo motorizado? Me aponte onde está no citado Art, esta atribuição a PC, bagunça por bagunça, já está ha muito tempo. Não é de hoje que uma Polícia quer fazer o serviço da outra. Então, julgo improcedente seu comentário neste sentido, o que não torna sem sentido as demais colocações, muito pelo contrário, sábias palavras.
É engraçado, para esses caras, tudo é desacato. Um cidadão não tem direito de falar nada pra eles que é desacato. E o mais engraçado é que não perdoam nem os próprios policiais. Afinal eles sempre têm razão.
E ainda levam para um Batalhão, pois é, não sabia que voltou a ditadura. Agora temos que nos cuidar mais, pois corremos o risco de estar na rua, olhar para uma vitaura da “Polícia Militar”, algum policial não gostar, nos levar para um Batalhão e nos agredir.
Que coisa, onde é que vamos parar. Eu sinceramente tenho medo e não confio na Polícia Militar, já muitos desses caras camuflados aprontando por aí.
Na Polícia Civil também não são todos santos não, mas ainda podemos acreditar e confiar um pouco mais.
Fica fácil quatro policiais de um grupo que era pra ser especializado, mas ao meu ver não tem nenhum preparo, covardemente e autoritariamente prender um policial sem motivos, agredí-lo e ameaçá-lo. Conheço o policial preso, e posso afirmar que é uma pessoa extremamente calma, não reagiria até por questão de lógica, pois não tinha motivos e sabia da desvantagem. Essa versão, “desacato” e “reagiu” é a mais utilizada por esses grupos PPT e GRT da PM, é a maneira que eles encontram pra “esquentar a bronca”, ou seja, tornar a ocorrência legal.
Levar uma pessoa para um batalhão da PM, seja policial ou qualquer cidadão, é totalmente ilegal e isso as Autoridades precisam acabar. Se o policial foi preso, ou seja, foi dado vóz de prisão por desacato, coisa que não existe entre funcionários públicos, porque foi solto lá mesmo então. Ora agora na PM também tem Juíz, pois prendem e soltam.
Nem sempre a utilização da força é a maneira correta, pois a inteligência é a melhor arma. Por isso que os Policiais Civis da DEIC, são bem vistos pela sociedade, pois fazem seus trabalhos com competência e dedicação sem desrespeitar ninguém. Dessa forma muitas vezes são invejados, coisa que deveria acontecer, pois afinal de contas o interesse fim é o mesmo, porém os trabalhos são feitos de formas diferentes e ainda bem que reconhecidos pela sociedade de forma diferente.
Espero que isso não afete as instituições, pois apesar de ser Policial Civil, tenho muitos amigos na PM que trabalham corretamente, porém assim como em nossa instituição também há, na PM tem pessoas que não respeitam ninguém. Agora imaginem o que passa um cidadão comum em uma situação semelhante, não tem nenhum direito de se explicar. Rasgaram a Constituição a muito tempo.
A verdade não sabemos, mesmo assim são defendidas ferozmente sem importar a verdade. As duas Polícias são excelentes e cabe a seus Comandantes, ou Chefes ou melhor, seus Responsáveis, pois possuem nomenclaturas diferentes, terem a coragem de não aceitar desvios de conduta de nenhum de seus membros.
Ninguém também tem o direito de interferir nas operações que estejam ocorrendo (carteiradas) pois o momento sempre é de tensão, e todos os policiais civis ou militares sabem disto.
Assim que cada um faça o seu papel, no caso da PM que os meliantes sejam levados para a Delegacia, nunca para o Quartel, se não houver receptividade, que a PM, como instituição acione o Ministério Público. Caso a PC verifique má conduta de policiais militares em operações, que identifique os resposáveis, ou outros dados como local, horário do fato, números das viaturas, testemunhas e comunique a corregedoria da PM, se não houver receptividade, que a PC, como instituição acione o Ministério Público.
Seria melhor que elas fossem fundidas em uma única polícia e que houvesse entre outros, um Departamento de Policiamento e um Departamento de Investigação. Poderia até um membro de um Departamento se desentender com outro, mas ficaria claro que existe a má conduta de um ou outro policial e não da Polícia.
O TESTE É ASSIM:
Então pergunto: será que todos estão errados e a PM é a instituição correta?
Precisamos e muito de uma Polícia para nos dar segurança, mas uma Polícia preparada, o que está faltando em nosso Estado.
Sou leigo no assunto, mas até onde sei, um grupo tático não deve estar nas ruas fazendo abordagens, e ainda mais agredindo pessoas, como muito já vi fazer. Acho que foi estes mesmos policiais que espancaram um cidadão há poucos dias em Coqueiros, e eles ainda estão nas ruas. Absurdo!
Esses caras estão acabando com a imagem da PM, quando há uma laranja podre, temos que retirar para não contaminar as outras. Por isso digo: rua para esses policiais, não só pelo fato ocorrido, mas por tantos outros cidadãos agredidos e que não têm coragem de denunciar como esse policial fez.
Concordo com ele, pois atendo ocorrências trazidas por PM que são policiais de verdade. Contudo, observo que sempre as agressões abusadas, repetidamente são do PPT. Me pergunto o porquê?
Todos sabemos que os PM que são profissionais e corretos, não concordam com a atitude do Ribeiro e seus comparsas.
Fica evidente que os PM que aqui se manifestam, tentam justificar o injustificável, tentando cobrir a vergonha daquela atitude (que não é tão isolada assim).
Estes abestalhados que não honrados para admitir a cagada daquela guarnição, provavelmente são do mesmo tipo, ou seja, não tem condições nenhuma de trabalhar na rua, deveriam estar no canil tratando o coitados dos cachorros da PM, cavalaria, etc.
Um PM honrado no mínimo se calaria frente tal abuso de autoridade.
Na realdiade, o PPT estava desorientado por conta dos tiros que o batalhão levou estes dias e não conseguiram localizar os responsáveis. Chegaram trazendo um e outro conduzidos, sem a menor conexão com os tiros, mas tinham que ter um “bode espiatório”.
Não deve ter critério algum para entra no “pelotão PT”. Ou melhor, tem que ser um ignorante, ou pau mandado.
Vejo em muitos policiais que trabalham em guarnições que, embora não concordem com vários procedimentos que adotam seus colegas, são carregados por alguns imbecís que estão no comando, que acham que são melhores que a população, ou até mesmo que seus colegas PM não PPT.
Mas o Inquérito Policial está instaurado. Torço para que um dos indiciamentos seja tortura e abuso de autoridade.
POPULAÇÃO:
não tenham medo de denunciar os PM que abusam de autoridade.
É MUITO SIMPLES: VÃO ATÉ AO MP e representem contra este tipo de ação.
Os caras se cagam, pois são na realidade uns bundões.
Não adianta representar no Batalhão que o corporativismo daquela instituição é vergonhosa.
FAÇAM REPRESENTAÇÃO AO MP, que ele repassa a PC para investigação.
Cobrem dos Promotores o andamento das providências.
Vamos mudar este cenário!!!
Eu vi com meus próprios olhos o que aconteceu, e posso afirmar que os PMs foram errados. Moro próximo do local onde aconteceu e vi tudo. Eles fizeram o que costumam fazer com as pessoas daqui, sempre tratam mal e desrespeitam todos. Acham que todos são marginais e por isso querem dar porrada, aqui tem trabalhador apesar de ser um bairro pobre.
Há alguns dias atrás meu irmão também apanhou dos mesmos caras, tem alguns policiais que são gente boa, por isso não posso falar mal de todos os PMs, mas esses caras aí merecem sei lá, algum tipo de punição e até mandar eles trabalhar em outro lugar, quem sabe na Beira-mar de Floripa, aí quero ver eles bater naquele pessoal.
A gente vem sofrendo há muito tempo na mão desses caras, e quem acha que só apanha quem apronta está muito enganado, é porque teve a sorte de ainda não cruzar com esses maldosos.
Quem defende os PMs é porque muito provavelmente é da mesma laia e também não trabalha direito, porque quem trabalha direito e conhece as pessoas de nosso bairro não faz esse tipo de coisa. Eles que vão procurar saber quem é bandido aqui no bairro, coisa que eles não sabem, só pegam laranjas ou trabalhadores.
como seria instaurado os inquéritos, a policia judiciária iria viver de que ?)
(agressão, um mata leão e uma quimura ?)
Tu tem que ser é expulso da polícia militar e preso, pois ages como um marginal violento.
(expulso por agressão, o policial por acaso ficou impossibilitado de alguma forma, qual código penal o senhor estudou.)
(é só olhar na mídia quantas pessoas são presas pela PM e quantas pela PC)
(porque o PPT sempre está onde vcs não estão)
não tenham medo de denunciar os PM que abusam de autoridade.
É MUITO SIMPLES: VÃO ATÉ AO MP e representem contra este tipo de ação.
Os caras se cagam, pois são na realidade uns bundões.
(quantos policiais civis morreram no estado em combate?)
FAÇAM REPRESENTAÇÃO AO MP, que ele repassa a PC para investigação.
Cobrem dos Promotores o andamento das providências.
Vamos mudar este cenário!!!
(da uma olhada, na justiça militar , para o senhor ve quantos policiais estão respondendo processo, ao invés de vcs estarem investigando crimes de grande potencial, estas preocupado com o policial que foi agredido, ou com a população que se sente ameaçada pela PM).
Quanto aos PMs o Delegado tinha que ter preso todo mundo em flagrante e mandado pra delegacia!!!
A Sociedade que não fica de olho não, que ela que vai pagar o pato no final…
Outro fato:Uma vez eu sofri um roubo,e fui até a Policia Civil pra fazer um BO,demorou demais pra fazer a porcaria do BO,os caras ficaram enrolando tambem.
Eu respeito tanto a Policia Militar como a Policia Civil,por isso mesmo,eu defendo que ambas deviam se unir aqui no Estado de Santa Catarina.Mas alem disso,eu acho que a sociedade deveria era mais valorizar os PM’s.
Tem pessoas dizendo que o policial não se identificou, mas se fossem policiais preparados, não iriam bater em ninguém, simplesmente fariam a abordagem e perguntariam sobre a procedência da arma (procedimento correto), ou seja, alguns policiais têm que parar com essa forma truculenta de lidar com a população de primeiro bater, para depois perguntar.