Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

PM guincha carro irregular de vereadora e é punido por tenente-coronel: 'O que você tá achando que é?'; ouça áudio

 Policial foi transferido de área após guinchar veículo. Ligação com orientação para não apreender carro da vereadora de Marília (SP) viralizou.

Por G1 Bauru e Marília

 

Toda a conversa teria ocorrido por causa que o policial guinchou o carro da vereadora que estava com licenciamento vencido em Marília — Foto: TV TEM/ Reprodução

Toda a conversa teria ocorrido por causa que o policial guinchou o carro da vereadora que estava com licenciamento vencido em Marília — Foto: TV TEM/ Reprodução


Um policial militar foi transferido depois de guinchar o carro de uma vereadora de Marília (SP) que estava com o licenciamento vencido e os pneus gastos, segundo ele. A ocorrência aconteceu no domingo (16), mas ganhou repercussão na cidade nesta sexta-feira (21).


De acordo com o que a TV TEM apurou, a situação aconteceu depois que a vereadora Daniela D'Avila Alves, conhecida como Professora Daniela (PL), ligou para a tenente-coronel Márcia Crystal pedindo para que o policial não guinchasse o seu carro, que estava com a filha dela no momento da apreensão.
Em seguida, a oficial da PM ligou para o policial que guinchou o veículo e disse que ele deveria ter "bom senso" ao exercer suas funções ou seria transferido. (Veja no vídeo abaixo)



PM guincha carro de vereadora irregular e é punido por tenente

A conversa viralizou na internet e causou polêmica na cidade.


Conversa no telefone



Na ligação, a tenente-coronel afirma que o policial pode ser transferido do setor  — Foto: TV TEM/Reprodução
Na ligação, a tenente-coronel afirma que o policial pode ser transferido do setor — Foto: TV TEM/Reprodução

Na ligação a que a TV TEM teve acesso, o policial explica que estava na Avenida Cascata fazendo a autuação de um veículo quando a filha da vereadora passou pelo local.


Depois de consultar no sistema, ele diz que constatou que o carro não tinha licenciamento e abordou a filha da vereadora na Rua Carlos Botelho. O policial informou, no áudio, que deu a oportunidade para que ela fizesse o pagamento via aplicativo, mas a jovem e o pai, que chegou ao local mais tarde, teriam dito que não tinham condições.

PM guincha carro irregular de vereadora de Marília e é punido por tenente

Além do licenciamento vencido, o policial conta que decidiu guinchar o carro porque ele estava com os pneus dianteiros gastos, o que estaria comprometendo a segurança no trânsito.

Depois de ouvir a história, a tenente-coronel pede para que o policial não fique “tumultuando” e diz que ele deveria ter apenas feito a orientação, sem apreender o carro.


“Porque isso daí é falta de bom senso, tá? Ela é vereadora. É, é, a condição, você pode muito bem estar fazendo e orientando, tá? E aí segunda-feira, ela pegaria o documento e não precisa apreender o veículo”, explica no áudio.

Em seguida, a tenente-coronel ameaça trocar o policial de setor se ele continuar agindo dessa maneira, já que ele teria desobedecido uma ordem superior.

“Se for desse jeito é o que eu to falando, você não vai estar mais segunda-feira no trânsito (...) porque essa aqui é uma ordem minha, você vai responder também”, continua a tenente coronel.




“Comandante, a senhora está falando isso, não estou descumprindo a ordem da senhora. A hora que a senhora me ligou eu estava no telefone com ela e o veículo já estava em cima do guincho. O veículo foi removido, mas segunda-feira eu converso com a senhora ”, responde o policial.


A conversa continua por mais alguns segundos e a tenente-coronel repete que o policial de trânsito deveria ter tido bom senso ao analisar a situação, já que a mulher é vereadora.

“Porque você pura e simplesmente está fazendo algo que era desnecessário, infelizmente a gente tem esse tipo de contato dessa forma, você não ouviu as orientações que foram dadas, tá? Quem trabalha no trânsito tem que ter jogo de cintura e bom senso”, continua a tenente-coronel.


“Olha o que você tá causando, porque politicamente ela é vereadora. Não teve nem uma conversa, o que você está achando que você é?”, questiona no áudio.

A Professora Daniela se manifestou por meio de nota. Ela esclareceu que, "em nenhum momento seu telefonema para a comandante tenente-coronel Márcia Crystal teve o objetivo de praticar tráfico de influência" e que foi apenas para ver se havia a possibilidade de não ter o veículo apreendido.

Disse também que "não houve nenhuma indagação para que o referido militar fosse punido ao exercer suas funções" e que ficou preocupada com a filha. Além disso, informou que os pneus não estavam gastos.

Por fim, afirmou que concorda com os procedimentos determinados pela legislação de trânsito e que "vai tomar as atitudes jurídicas para o caso, prezando pela verdade e justiça".

Posição da polícia


Em nota, o Comando do Policiamento do Interior da região de Bauru (CPI-4), ao qual é subordinado o Batalhão de Marília, informou que está apurando todas as circunstâncias relativas ao fato.

Segundo o CPI-4, o policial que efetuou a apreensão estava matriculado em um curso de especialização na área de policiamento de trânsito, em São Paulo, desde março, que foi suspenso por causa da pandemia de coronavírus e reagendado para o dia 24 de agosto.

Por isso, conforme informou o CPI-4, o policial não vai trabalhar em Marília até concluir o curso em setembro.

Também em nota, o presidente da Câmara de Marília, vereador Marcos Rezende (PSD), afirmou que o episódio refere-se a "assunto privado da vida da Professora Daniela e da esfera administrativa do órgão de Segurança Pública". Segundo Rezende, "esta Presidência só se posicionará se houver alguma manifestação ou provocação externa, com pedido de providência".

TV TEM entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.





Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Este conteúdo não recebe mais comentários.

O policial foi constrangido em sua perfeita atuação. Sofreu uma punição injusta. Cabe dano moral, material, assédio moral, e entre outras coisas mais. E a responsável pelo comando tem tudo oararpara responder por  improbidade administrativa. E a vereadora, dizer q não cometeu tráfico de influência, é cômico.
Policial corrupta.

AFINAL, VEREADORA ESTÁ ACIMA DA LEI?
(Editado)
A tenente-coronel, comandante do preparado policial , demonstrou não ter autoridade, muito pelo contrário, me pareceu autoritária. Confundiu autoridade com autoritarismo, tipo facistinha tão em voga nos dias atuais. o policial sim demonstrou ter autoridade e perfil profissional compatível com a função que exerce fez oque diz a lei e o código de transito. A comandante demonstrou total despreparo com a função que exerce, onde devia de imediato repreender a vereadora no momento da ligação, em troca do que ela chamou equivocadamente de bom senso, agiu de politicagem barata e vil.
Parabéns ao policial, que não cumpriu ordem ilegal da comandante.
Parabéns ao policial, cumpriu sua função, não importa quem esteja no ilícito. Agora essa comandante esta no lugar errado, porque policial ela deixou claro que não é o negócio dela....bom senso para um ilícito? Parece piada
A Tenente Coronel Não Honra a farda da policia militar. Deve ser expulsa da corporação. Além de ser conivente com duas infrações ameaçou o militar que cumpria seu dever. Será que ela é parente do desembargador de santos?
Ja a vereadora espero que não seja reeleita.
Pneus carecas equivalem ao condutor embriagado! Assume se o risco de causar um acidente. Se ela pelo menos sofresse um acidente sozinha morresse e fosse pro inferno, é um problema dela, mas colocou a vida dos outros em risco. Essa de não ter dinheiro pra pagar, sendo vereadora? Não cola. 
Sabem aquela frase popular que diz: Aos amigos tudo, aos inimigos a lei.
Pois bem...
Desativou os comentarios na spublicaçoes d epolitica kkk, Bolsonaro2022 #GLOBOLIXO
cara quem te que ser punido essa comandante que esta facilitado porque ela e vereadora sem voce e um cidadão  que paga imposto podia ser multado e guinchado, Ela tem que se afastada
Veículo estacionado irregularmente; Licenciamento vencido; Pneus carecas,... Por ser vereadora, não estar desempregada, está recebendo uma remuneração acima da média da sociedade TEM QUE SER EXEMPLO. A Comandante da PM é quem deveria punida, ser transferida, ir para a Capital, comandar um batalhão da periferia. VERGONHA.
Essa Ten Coronel tem que sofrer um PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR e ser excluida das fileiras da corporação. 
Uma Tenente Coronel pedindo para o subordinado passar por cima das leis ameaçou e cumpriu o que falou....Cade o alto comando da PM? vai deixar essa pessoa dizer que todos vcs do alto comando são envolvidos nesse tipo de pratica? no minimo o policial tem que ser honrado e a tenente tirada urgentemente das funcões de comando e apenas seguir a carreira obdecendo ordens
PEGUEM ESSE CASO E MULTIPLIQUEM POR MILHÕES EM MENOR E EM MAIOR ESCALA... ESSE JEITINHO BRASILEIRO DE CARTEIRADA E TRÁFICO DE INFLUÊNCIA É MODO OPERANDI DOS PARASITAS QUE CONTROLAM O SISTEMA... VERGONHA BRASIL!!!
ATENÇÃO POVO DE MARÍLIA-SP: NÃO PRECISAM MAIS LICENCIAR OS VEÍCULOS E ANDAR COM CARRO EM ORDEM...
É SÓ LIGAR PRA COMANDANTE E TÁ TUDO CERTO KKK BOA.
Essa comandante é uma VERGONHA para a PM. 

E a "carteirada" ainda tem poder é flui no Brasil. Enquanto essa cultura nacional continuar, a corrupção continuará forte e firme no Brasil!
A vereadora tem tantos auxílios, e não pôde pagar o licenciamento do carro? todos pregam bom senso, mas só para o que nos convêm e assim vamos tentando dar sempre o jeitinho brasileiro, mas queremos um Brasil melhor, e reclamando de Bolsonaro , Lula, Dilma, Temer, Fernando Henrique entre outros. Parabéns policial pelo comprimento do dever, se você estivesse cobrando valares para liberar o carro dela, estaria recebendo também comentários, se esta na lei para remover o carro, com todo certeza não foi você quem criou.
Agora conseguem enxergar a necessidade de se manter a estabilidade no serviço público? Pq o Brasil funciona na base do tráfico de influência e assédio moral com subordinados, como podem ver, se não fosse estável o PM teria sido demitido.
vc quer justificar um problema com outro.
a realidade é que o brasil gasta mais com folha de pagamento que com educação e saude juntos.

Vc esquece que a Tenente também é funcionaria pública e por causa da estabilidade que tem faz esse tipo de manobra.
Simples, é só não votar na Vereadora novamente e ela estará "demitida", pois se formos esperar a primeira, segunda, terceira, quarta estância brasileira, sabemos onde iremos chegar. Principalmente com o Gilmar Mendes cancelando todos os processos que chegam até ele ( por ciúmes da Lava Jato ). 
Nada como um bom fogão de 6 bocas, uma pia lotada e uma trouxa de roupa suja para resolver esse problema



Nenhum comentário:

Postar um comentário