Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica
domingo, 23 de agosto de 2020
Policiais são afastados após serem flagrados espancando jovem em SP | Primeiro Impacto (15/06/20)
Oito policiais Oito policiais militares foram afastados das ruas após o registro de uma abordagem violenta contra um jovem de 27 anos na madrugada do último sábado (13), no bairro do Jaçanã, na zona norte de São Paulo. Nas imagens, capturadas por moradores de residências vizinhas, é possível ver o homem imobilizado no chão sendo espancado com diversos socos e chutes pelos agentes, que se revezam nas agressões.
Segundo informações, o jovem estaria na calçada conversando com um grupo de amigos, quando as equipes chegaram no local. Em determinado trecho do vídeo, um dos policiais grita que "vai quebrar tudo" e "estourar todo mundo", ameaçando os moradores que saíam de casa assustados com a violência.
De acordo com o boletim de ocorrência, o caso foi registrado como resistência à prisão no 73º Distrito Policial do Jaçanã pelo delegado Denis Kiss. Conforme a versão narrada pelo soldado Eduardo Xavier de Souza, o jovem teria se desequilibrado e caído no chão. A vítima das agressões acabou sendo responsabilizada pelo ocorrido.
No entanto, após a repercussão das imagens que viralizaram na internet, o delegado atualizou o boletim e alterou a autoria do crime. Além do soldado Eduardo Xavier, o policial Francisco Xavier de Freitas Neto está sendo investigado por tortura e falso testemunho. Os nomes dos outros envolvidos na ação não foram citados.
O advogado e conselheiro do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CONDEPE), Ariel de Castro Alves, condenou o comportamento da PM. "Um episódio brutal de violência e de tortura contra um rapaz que estava contido, que não esboçava nenhuma reação. É algo realmente que choca", declarou.
Em Barueri, na Grande São Paulo, outro caso de violência policial causou revolta. Na noite da última sexta-feira (12), seis policiais militares agrediram um homem durante uma abordagem e bateram nos vizinhos que tentavam proteger a vítima. Na ocasião, o rapaz estava sozinho, sentado na calçada com o celular na mão.
Após alguns minutos, uma viatura estaciona e um policial rende a vítima com uma gravata no pescoço. Apesar de imobilizado e algemado, os agentes continuaram com as agressões. No Twitter, o governador de São Paulo, João Doria, afirmou que o comportamento dos PMs nas duas ações é "absolutamente condenável" e que não compactua com qualquer tipo de violência. O humorista Rafinha Bastos também demonstrou indignação em suas redes sociais, afirmando que "ações como essa acontecem aqui o todo momento e raramente chegam ao conhecimento do público".
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que os oito policiais envolvidos no episódio da zona norte foram afastados das ruas, mas permanecem trabalhando dentro da corporação. Doria reiterou que os PMs de ambos os casos serão submetidos a inquérito.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário