Várias fitas de vídeo que capturam o tiroteio fatal de um homem Oakland por um policial de trânsito foram divulgado quinta-feira por um tribunal de Los Angeles, onde o oficial em julgamento pelo assassinato. Leia o post completo aqui:
Várias fitas de vídeo que captura o tiro fatal de um homem desarmado em Oakland por um policial de trânsito foram divulgado quinta-feira por um tribunal de Los Angeles, onde o oficial em julgamento por assassinato.
Ex-Bay Area Rapid Transit Polícia Johannes Mehserle, que é branco, disparou uma única rodada como ele se deteve sobre Oscar Grant III, que era negro e estava deitado de barriga para baixo sobre a plataforma do metrô. Grant, 22 anos, foi atingido nas costas e morreu horas depois.
Mehserle, 28 anos, demitiu-se os dias de departamento após o tiroteio, sem explicar suas ações. O julgamento foi transferido para Los Angeles em meio a preocupações sobre a cobertura da mídia sobre o assassinato na área da baía.
Dia do tiroteio de Ano Novo no início de 2009 foi capturada em vídeo por vários passageiros de um trem BART lotado.
Algumas das filmagens foi transmitido na televisão e na Internet, provocando protestos no tratamento de Grant. Outros não foram mostrados fora do tribunal.
Em resposta a um pedido do The Times, o tribunal na quinta-feira lançou vídeos do tiroteio que foram jogados para os jurados no tribunal, incluindo algumas cenas que nunca foi tornada pública.
Ambos os lados alegam que a metragem apoia a sua conta do que levou ao tiroteio.
Procuradores Alameda County argumentam que os vídeos mostram Mehserle olhando para o coldre como ele sacou a arma calibre 40 e, em seguida, apontando sua arma para fora na frente de si mesmo à vista, antes que ele disparou. Mehserle nunca disse a outros oficiais na estação que o tiroteio foi um acidente ou que ele tinha a intenção de pegar sua Taser. Em vez disso, ele disse a um oficial: "Eu pensei que ele ia para uma arma."
Mas o advogado de defesa Michael L. Rains disse aos jurados que os vídeos capturar Mehserle lutando para algemar um Grant não cooperativos. Ele disse que o filme mostra seu cliente ter dificuldade em retirar sua arma porque ele acreditava que ele estava desenhando sua Taser, que tem um coldre com um dispositivo de desbloqueio diferente.
Em pelo menos um dos vídeos, Mehserle podem ser vistos imediatamente após o tiroteio colocando as mãos sobre a cabeça - uma reação que Rains disse confirma seu choque com o que acabara de acontecer. O júri está previsto para começar as deliberações na próxima semana.
--Jack Leonard
Dramatic video of BART shooting released by court | L.A. NOW | Los Angeles Times
Nenhum comentário:
Postar um comentário