Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

'Sessão de tortura', diz testemunha sobre abordagem da PM

26/09/2013 22h00 - Atualizado em 26/09/2013 22h13


Em Salvador......

Grupo afirma que jogava futebol quando foi abordado por quatro policiais.
Após ação, protesto foi realizado na Vasco da Gama. PM apura denúncia.

10 comentários
Do G1 BA

Protesto na Avenida Vasco da Gama, em Salvador (Foto: Imagem/TV Bahia)Morador relata versão cercado de adolescentes que teriam sido agredidos (Foto: Imagem/TV Bahia)
O barbeiro e segurança Edson Guilherme relata a versão dos moradores do Conjunto Santa Madalena, no Engenho Velho da Federação, que alegam terem sido vítimas de agressão por parte da equipe da 12ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), nesta quinta-feira (26). Umprotesto ocorreu na Avenida Vasco da Gama, perto da Baixa da Égua, para chamar atenção à situação. A Polícia Militar confirma que a equipe da 12ª realizou uma abordagem na localidade e informa que qualquer excesso policial deve ser informado pela população.
O morador relata que participava de uma partida de futebol com um grupo de adolescentes e que a ação sempre acontece com objetivo de entreter os jovens e livrá-los da violência. Nesta tarde, ele conta que quatro policiais militares armados se dirigiram até o campo alegando que tinham uma filmagem que mostrava um deles com uma arma.
"Eles nem sabiam subir, eu que ensinei ele [um dos PMs] a direção do campo. Quando chegou, abordou alegando ter uma filmagem de um dos meninos com arma, eu perguntei onde estava [o vídeo] e ele disse que estava com ele. Começou então uma sessão de espancamento, com choques nos testículos, mãos, tapas no rosto. Pegou a nossa própria bola e 'rumou' nos meninos. Tinham crianças, menores de idades brincando. Botou menino preso na tela da quadra", descreve o morador.
Protesto na Avenida Vasco da Gama, em Salvador (Foto: Imagem/TV Bahia)Protesto na Avenida Vasco da Gama
(Foto: Imagem/TV Bahia)
Edson Guilherme, que estava cercado de adolescentes com os rostos cobertos por camisas que confirmavam a sua fala movimentando as cabeças, afirma que eles foram agredidos e preferem ocultar a identidade com medo de retaliação policial.
Segundo a testemunha, um deles é filho de um policial do bairro. "Os policiais não pediram documento de ninguém. Só o meu. Abriram a minha carteira. Sou a única pessoa que eles não agrediram. Abusaram do poder. Eu não tenho medo de mostrar o rosto. Eles têm, porque apanharam. A gente tem que resolver isso. O nosso bairro tem pessoas direitas", defende.
Protesto
A manifestação se concentrou na Avenida Vasco da Gama por cerca de uma hora e meia, das 18h30 às 20h desta quinta-feira, de acordo com a Transalvador. Em nota, a Polícia Militar informou que a mobilização dos moradores foi pacífica. Abaixo, confira a íntegra da nota da Polícia Militar:
"A Polícia Militar informa que o protesto realizado por moradores do Engelho Velho da Federação foi pacífico, após a realização de uma abordagem por policiais militares da 12ª CIPM/Rio Vermelho. Os moradores foram encaminhados para a Corregedoria da PM, onde estão sendo ouvidos. A PM informa ainda que se houve excesso por parte de policiais militares, estes serão apurados".
Protesto na Avenida Vasco da Gama, em Salvador (Foto: Imagem/TV Bahia)Protesto na Avenida Vasco da Gama, em Salvador (Foto: Imagem/TV Bahia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário