Corregedoria da PMDF tem até dez dias para responder pedido sobre abertura de investigações
Casos aconteceram no início de maio - Vinicius de Melo / Agência Brasília
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) requisitou nesta terça-feira (16) a instauração de quatro procedimentos de investigação preliminar pela Corregedoria-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Os procedimentos são para investigar quatro situações que o órgão classificou como “de suposta violência policial”, que ocorreram apenas nos primeiros dias de maio no DF.
Um dos episódios aconteceu no Setor O, Região Administrativa da Ceilândia, em que policiais teriam usado spray de pimenta contra moradores durante uma festa. No outro caso, a polícia também teria usado o mesmo gás contra um homem que registrou uma abordagem policial e se recusou a apagar a filmagem, na região do Núcleo Bandeirante.
Também ocorreu uma suposta agressão no município de Formosa (GO), mas envolvendo um policial da PMDF, que teria atacado um comerciante dentro do bar onde o homem trabalhava. Por fim, policiais teriam cometido caso de violência contra um idoso de 73 anos, que teria sido agredido durante uma abordagem de trânsito, no Jardins Mangueiral.
A requisição para a instauração dos procedimentos foi proposta pela Promotoria de Justiça Militar. Os ofícios foram enviados à Corregedoria-Geral da PMDF para que as investigações busquem elementos que justifiquem a instauração de inquérito policial militar. A Corregedoria da PMDF tem um prazo de até dez dias para dar uma resposta ao MPDFT.
Edição: Flávia Quirino
Nenhum comentário:
Postar um comentário