▼
9 de abril de 2017
"Não nos tratem como crianças indefesas", diz aluno do Colégio Militar de Salvador
Pais revoltados: alunos do Colégio Militar de Salvador são obrigados a permanecer em treinamento sob chuva intensa
entendo que, dos 117 comentários recebidos até agora, este que vai abaixo dá um excelente contraponto ao que foi relatado. Segue:
"Sou aluno do colégio militar de salvador e estava no treinamento inteiro. De fato muitos alunos molharam-se mas lembro-lhes que a escola é voltada para demonstrar aproximadamente como é uma carreira militar. Os alunos que não queriam ficar na chuva saíram e não foram obrigados a nada, não receberam punições nem nada do tipo. Os molhados do integral(8º e 9º anos, sendo eu do nono ano) daquele dia, estavam previstos, no horário escolar, que teriam TFM (treinamento físico militar) e por ordem do coronel foi autorizado a troca de uniforme, ou seja, não ficamos molhados o dia inteiro na verdade foi até divertido marcharmos na chuva.
Na reportagem diz "dezenas de alunos, muitos deles crianças", quantas crianças tem no colégio? Se não me falha a memória, NENHUM!! Mas se alguém quiser colocar os alunos do sexto ano como crianças são apenas uns 40 de APROXIMADAMENTE 750 ALUNOS!!
Todos alunos sabem que de vez em quando chove durante os treinamentos, uma chuvinha rápida que você pega quando anda na rua e nem por isso corre para fugir dela e chegar ao seu destino dessa forma pensávamos que seria a chuva que nos molhou por inteiro, fomos surpreendidos tanto nós como nosso comandante.
Para finalizar e combater contra essa imagem que distorce o bom exemplo e caráter do nosso comandante, convido essas pessoas que nunca viram como é um dia lá no colégio a nos visitar e entrevistar qualquer aluno e perguntar o que ele pensa sobre tudo.
Se formos comparar o atual comandante com o último (que também foi ótimo para todos) houve várias melhorias como: o almoço, salas multimídias, excluído tempo de IM(instrução militar) para dar lugar a mais aulas. Ele sempre nos apoia e nos incentiva a estudar isso é nítido sempre que nos encontramos pelo pátio ou em formaturas mas também nos proporciona lazer, como viagens para competições desportivas, encontros de grêmios estudantis entre outros e posso citar como exemplo uma viagem que fiz com tudo pago pela escola para Fortaleza, não só eu mas muitos dos meus colegas foram também.
Esse comandante também é pai, e suas duas filhas participaram do treinamento encharcadas até o final e ele mesmo ficou ao nosso lado na chuva demonstrando que estaria ao nosso lado em todas as dificuldades que encontrarmos na escola, encharcado sim, como todos nós. É isso que eu tenho a dizer a vossas senhorias que só falam mas não escutam e não conhecem nosso querido Colégio Militar de Salvador pois não sabem o que acontece aqui, por favor não nos tratem como crianças indefesas pois nossos instrutores, monitores, professores, orientadores e muitos outros que são em sua maioria militares vem nos ajudando a crescer como cidadãos dignos desta nação e só venham falar mal de um evento ocorrido em nosso sistema de ensino militar depois que experimentarem um dia no colégio com a gente e participar todas as atividades, inclusive uma formatura na chuva.
Tenho muito mais a dizer mas acredito que seria melhor conversarmos pessoalmente, por favor nos visite e converse conosco."
104 comentários:
Não serão publicados comentários ofensivos, que contenham termos chulos e que possam acarretar responsabilidade penal ou administrativa ao editor do blog, assim como aqueles digitados em caixa alta (maiúsculas), pois, na linguagem virtual, correspondem a gritos.
Os comentários são moderados pelo autor do blog. Portanto, podem demorar a ser publicados. Não há necessidade de repetir seu comentário.
Os comentários são moderados pelo autor do blog. Portanto, podem demorar a ser publicados. Não há necessidade de repetir seu comentário.
NÃO VOMITE O QUE NÃO CONHECE...
Chega de muito mimimi e vão cumprir mais com todos os deveres estes que se acham cheios de direitos. Com certeza certas dificuldades como estas não cai pedaço de ninguém e nem derrete.
Aos comentaristas do ECA, está sim deveria acabar, bem como outras leis que só dão direitos aos VAGABUNDOS, tais como: desarmamento, lei de cotas, etc. Ou não fomos todos iguais, não parece............
A impressão que as pessoas de bem têm, qdo leem as noticias desse blogo, é que basta receber via whats alguma notícia - contanto, claro, q seja para acender o fogo das inabilidades e inépcias -, o "dono" publica sem qq preocupação de verificar a veracidade e/ou correção da "fonte". Pronto, está dado o pontapé para aquelas praças destilarem um monte de besteiras, verborragia sem qq atenção à instituição, à autoridade militar, a nada. Aliás, como sofre nosso amado vernáculo qdo há tais manifestações. Depois querem reivindicar remunerações iguais a profissionais de carreiras q, se aqui viessem ler o q é escrito por aqui, ficariam ruborizados.
Pior, ter de aguentar as praças auxiliares que pensam ser alguma "otoridade", achando-se cheios de razão, qdo na vdd são cheios de descrédito.
Quero ver a isenção de "dono" em publicar minha declaração, contrária ao q prega.
Quanto ódio pelas pífias praças, inimigos dos oficiais....Kkkkk, decerto algum praça obeso destilando testosterona durante o churrasco em que discutia sobre futebol, deve ter dirigido olhares à sua senhora...Kkkkk. Quanto ódio destilado.
Anônimo disse...
Vou fazer, a todos aqui e ao CMT, a mesma pergunta que é feita ao Sgt, momentos antes de ser punido por mandar o soldado fazer míseras 10 flexões, isso era necessário? Lembrando: o soldado já é militar e vai para guerra.
A essa resposta, conclui-se se o CMT devia ter feito isso ou não. Simples assim.
Vai que eu acredito!
Teu Cmt errou, e errou feio.
Errou pq é INVENTOR, IDEÚDO na essência, vaidoso.
Vc conhece a máxima do INVENTOR, aluno? Não? Pois então pergunte ao seu pai, provavelmente milico.
Teu Cmt deu munição para aqueles que ficam à espreita para falar mal dos CM (procure sobre o caso do pseudojornalista CHICO PINHEIRO, da rede globo).
Errou por ter ido na contramão do que é preconizado nas diversas normas para as formaturas, todas publicadas em BE.
Saiba que, até em cursos de formação, ou mesmo na tropa, recomenda-se prudência nessas atividades. Refiro-me à tropa de homens adultos.
Entendo que a sua ideia principal é a de dizer que homens, cidadãos, são forjados na dificuldade, afinal estamos falando de um CM que, preza por valores maiores, não cultuados por outros EE civis.
Por isto, aluno, poupe-me de seu texto pq ele não me convence.
Zum Zaravalho...
E ponto final!!!
1-“ lembro-lhes que a escola é voltada para demonstrar aproximadamente como é uma carreira militar... “
Resposta- Gostaria de ressaltar que o COLÉGIO Militar de Salvador é um colégio então ele é voltado para o ensino e não para demonstrar como seria uma carreira militar.
2-“excluído tempo de IM(instrução militar) para dar lugar a mais aulas”
Resposta- O tempo de IM(instrução militar) ainda existe, mais precisamente nas quartas feiras das 7:00 às 7:45 no horário divulgado aos alunos tem escrito “Treinamento( Instrução Militar)” , durante esse tempo nós participamos de uma “formatura” e após ela, estamos à disposição da CIA que pode ou não utiliza-lo para IM. Uma certeza eu lhe dou, esse horário não foi “convertido” em aula.
3-“ Os alunos que não queriam ficar na chuva saíram e não foram obrigados a nada, não receberam punições nem nada do tipo”
Resposta- A ordem de retirar os alunos de forma não foi dada, dando a entender que haveria uma punição aos alunos que por livre e espontânea vontade resolvessem sair de forma.
Obs1: “foi até divertido marcharmos na chuva.”
+Pode até ter sido divertido para você , mas já pensou nos outros ? Nos que podiam estar com frio, preocupados com o uniforme ou com medo de pegar alguma doença...
Obs2: “Se não me falha a memória, NENHUM!! Mas se alguém quiser colocar os alunos do sexto ano como crianças são apenas uns 40 de APROXIMADAMENTE 750 ALUNOS!!”
+A pessoa até 12 anos(incompletos) é considerada criança, nesse caso uma parte dos alunos do sétimo ano também devem ser incluídos na sua conta. Além disso, independente de quantas crianças foram “prejudicadas” o que importa é o fato: tinham crianças na chuva e em forma.
“Vamos ver o que diz a Lei Federal 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente). Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos...”(Trecho retirado do site(blog) ECA E Conselho Tutelar)
( link: http://ecaeconselhotutelar.blogspot.com.br/2013/01/idade-quando-e-crianca-e-quando-se_10.html#.WOrg-IjyvIU)
Sgt 2003
Os Colégios Militares não preparam para a carreira militar como era antigamente, não existe prosseguimento na carreira militar após formados.
Não existe uma carga horária necessária ou atividades que devem ser exercidas para ser considerado como Colégio Militar, ou seja, apenas o nome da instituição não é suficiente, não existe regulamentação sobre o tema.
DA FINALIDADE DOS COLÉGIOS MILITARES
Art 2o
Inciso II - Capacitar Aluno para o ingresso em escolas militares ...
Colégio Militar é ensino também ... mas há sim a carreira militar como pano de fundo ... quem não gosta de formaturas pelo temor de ficar doente tem toda liberdade de por seu filho em outra escola ...
CM = Educação Física
CM = Formaturas Militares
CM = Maior rigor no ensino
CM = despertar gosto por práticas desportivas
CM = Desenvolver no aluno sua responsável auto-independência
CM = Cumprir horários, manter uniforme limpo, cabelo cortado
Quem quer ir pro CM só pelo ensino está pedindo vaga no lugar errado
Maj LEONARDO
Prezados! Acredito que estão desvirtuando o fato, pois o que está em questão é a "atitude do CMT" e não o colégio militar.
Alguém comentou ai: "aluno do 9º ano escrevendo assim..." ou seja, um aluno de 9º ano com 15 anos + ou - não pode escrever bem, tem que ser 'semi-analfabeto', como alguns alunos universitários existentes no Brasil atual. Só vale lembrar que estes Colégios Militares não nivela o aluno por baixo, como é regra em outras escolas dirigidas por professores que só sabem fazer um discuso de ideologias.
No mais, ficar na chuva não mata ninguém, ainda mais alunos. Joguei muito futebol e fiz corridas e caminhas na chuva, nada de mais legal. "Crianças" e adolescentes querem ser desafiados e tenho certeza, que tudo foi feito com todo cuidado. Como chefe escoteiro em um passado não muito distante, já fiz caminhadas de 24 km com crianças de 12 anos e de 32 Km com jovens de 16 anos. Eles hoje são homens adultos e profissionais qualificados, lembram-se com alegria de um fato que lhes aconteceu há tempos atrás. O problema hoje é que esta sociedade patética tenta desmoralizar tudo que desafia a pessoa, seja homem ou mulher. Tudo tem que ser fácil e dado de mãos beijadas. Vamos deixar de palhaçada, e deixar esse pessoal correr, se molhar, se sujar de lama, jogar futebol, basquete, judô, etc. Colégios Militares são um dos poucos refúgios de uma educação pública séria neste país. Grato. Bom dia, parabéns aos alunos.
Convenhamos.... isso, do jeito que está publicado, é desinformação. Não tem credibilidade.
O erro de fato foi ter dado munição aos verdadeiros inimigos da pátria, os "Chico Pinheiros" da vida se regogizam com atitudes assim, que ali no momento pode parecer uma bobagem, mas basta um vazamento de vídeo para se tornar um grande, um gigante problema para a Força.
Infelizmente o "mimimi" está ai na espreita sempre esperando um deslize nosso para nos prejudicar.
Fico imaginando os filhos desses que esperam que um texto de um adolescente de 14 ou 15 anos tem que pecar na coerência, coesão e na correção gramatical. É por esse pensamento mesquinho que nossa educação é uma das piores do mundo.
Agradeço ao CMR pela excelente educação que eu tive. Lembro-me que fazíamos, em média, duas redações por semana, e nossas redações eram, em sua maioria, muito bem redigidas.
Não é à toa que frequentemente alunos(as) de algum CM conseguem bolsa de estudos em Harvard ou no MIT.
Não precisa falar mais nada. Acesse e tire suas conclusões.
Quanto à dúvida se um aluno do nono ano consegue escrever o que aí está isto mostra apenas o quanto muitos, ainda que possam ser pais de alunos da instituição, desconhecem a capacidade não apenas da instituição em ensinar, como a do próprio desenvolvimento físico e cognitivo de seus filhos.
Por isso repito CM será sempre CM... Os que não estiverem de acordo, até onde sei não são obrigados a forçar seus filhos a permanecerem na "tropa".
Além disso, este comandante, penso eu, demonstrou o que realmente é ter postura de LIDERANÇA, permanecendo junto aos seus LIDERADOS diante da dificuldade até o final. Aliás, postura que está faltando em muitas instituições, seja militar ou não.
Encontramos tantas "crianças" sendo obrigadas a permanecerem em “instituições” sem a estrutura e qualidade que os CMs oferecem e esse pessoal aí tentando denigrir àquilo que funciona com PRIMAZIA.
O país já destruiu com o ensino público convencional, agora parece que não satisfeitos, tem quem queira destruir aquele que ainda funciona em todos os aspectos educacionais, a começas pela formação de um caráter disposto a enfrentar e vencer seus próprios limites.
Espero que esses alunos consigam realmente dar muitas outras resposta a estes que fragilizados pelas próprias incapacidades de superação, insistem em não permitir que os seus busquem caminhos diferentes, caminhos que os levam ao crescimento pessoal, caminhos escolhidos por eles e não imposto seja por quem quer que seja.
E antes que digam que estou falando do que não entendo, minha filha fez parte do CMC, e muito certamente no nono ano escrevia seus textos com a mesma coerência da apresentada acima... Tanto, que aos 17 anos passou no primeiro vestibular em medicina na Federal do Paraná e na Federal de Santa Catarina. Hoje faz residência médica em uma das melhores instituições públicas na área de médica. Posso afirmar que uma das mais belas imagens que vi, a mais inesquecívelde todas que presenciei (e olha que presenciei muitas), foi quando ela, como porta bandeira, juntamente com seu grupamento carregou o brasão do CMC no desfile de 7 de setembro em plena chuva, “encharcados”... Mostraram que CM será sempre CM...
Parabéns a todos os ex-alunos e todos os atuais alunos dos CMs espalhados pelo Brasil.
- Alunos fazem formatura para receber a chuva;
- Alunos testam o novo uniforme;
- Chuva cai durante a formatura;
- Comandante pune alunos deixando-os na chuva;
- Cortes no orçamento obriga alunos ao banho de chuva;
- Comenoração da Ditadura com tortura de alunos; ....
Pela lei 9.394/1996, diz que o ensino militar é regulado em lei específica, que é a lei 9.786/99, esta lei não diz quais são as atividades militares que os alunos devem obrigatoriamente cursar, serem submetidos e suas finalidades, de acordo com as peculiaridades da carreira militar.
No histórico dos Colégios Militares deveria constar as atividades militares cursadas pelos alunos, com as qualificações e habilitações da carreira militar. Se é um órgão preparatório para as escolas militares, tem que informar no quê o aluno está sendo preparado, resta saber o quê faz o Colégio Militar ser diferente das escolas/colegios não militares.
Lembrando que está previsto o funcionamento da Educação de Jovens e Adultos(EJA) no Exército, que até o momento não está regulamentado.
lei Nº 9.394/1996
Art. 83. O ensino militar é regulado em lei específica, admitida a equivalência de estudos, de acordo com as normas fixadas pelos sistemas de ensino.
LEI Nº 9.786, DE 8 DE FEVEREIRO DE 1999.
Art. 1º É instituído o Sistema de Ensino do Exército, de características próprias, com a finalidade de qualificar recursos humanos para a ocupação de cargos e para o desempenho de funções previstas, na paz e na guerra, em sua organização.
Parágrafo único. A qualificação é constituída pelos atos seqüentes de capacitação, com conhecimentos e práticas, e de habilitação, com certificação e diplomação específicas.
Art. 7º O Sistema de Ensino do Exército mantém, de forma adicional às modalidades militares propriamente ditas, o ensino preparatório e assistencial de nível fundamental e médio, por intermédio dos Colégios Militares, na forma da legislação federal pertinente, ressalvadas suas peculiaridades.
§ 2o Os Colégios Militares mantêm regime disciplinar de natureza educativa, compatível com a sua atividade preparatória para a carreira militar.
Art. 8º A Educação de Jovens e Adultos, também adicional às modalidades militares propriamente ditas, quando desenvolvida pelo Exército Brasileiro, visará à melhoria da escolaridade de seus recursos humanos, atenderá à legislação federal específica e será realizada mediante a colaboração de outros Ministérios, dos Governos estaduais e municipais, além de entidades privadas.
Segundo: o CM não é obrigatório, pars ninguém, o mesmo portão que permite a entrada, permite a saída. É uma instituição de ensino diferenciada, pois tem um ensino diferenciado, de cunho militar, se não estudar é reprovado, seja quem for.
Terceiro: tendo entender algumas declarações postadas aqui. Palavras de revolta, de indignação, de desagrado, naow com o fato em si, mas com outros aspectos da carreira militar, ou com as atitudes de seus chefes e comandantes, até entendo o desapontamento, só não entendo porque e como essas pessoas ficaram, ou ainda estão na carreira militar, pois obrigatória é só para o recruta, o restante é opção. O mundo é grande e existe o livre arbítrio, se achas que tem condições de conseguir algo melhor, ou mais justo, tenta a sorte por ai. Agora a pessoa tem tantas reclamações, passou por humilhações e prejuízos, mas conseguiu ficar "sofrendo" 30 ou mais não nessa, realmente não entendo.
Quarto (voltando ao assunto principal): quem nunca pegou chuva? Quem nunca brincou na chuva? Como bem escreveu o jovem, não os tratem dessa forma, não fiquem procurando justificativas para manchar algo muito maior do que esse monte de asneiras e palavras cruéis que vimos aqui. Conheçam e conversem com quem realmente conhece o sistema, quem realmente sabe do que está falando, sem mágoas e ressentimentos dissimulados, não façam parte dessa turba que vive tentando manchar as virtudes e a história de uma instituição centenária que formou, forma e continuará formando, milhares de homens e mulheres com valores tão pouco cultuados hoje em dia.
"Aluno do nono ano escrevendo assim ? Difícil"
"O comando errou feio"
Somos alunos dos excelentíssimos Colégios Militares, não somos qualquer instituição, nosso ensino não é qualquer um para que reduzam a capacidade de um colega do nono ano, nós somos duramente filtrados, por isso tenho certeza da capacidade de todos que compõem estes. Nos enchem de oportunidades, viagens, atividades físicas, instruções que podem ser bem aproveitadas, a qualquer momento posso solicitar ao meu professor uma aula de reforço no período da tarde, somos preparados para PISM, EsPcEX,Enem e outros tantos concursos, 98 por cento dos meus professores eu sei que possuem mestrado, não é toda instituição de ensino que possui esse porte... Principalmente no Brasil.
Portanto pense bem antes de falar algo que reduza a capacidade de um dos meus colegas, nós sim somos o futuro da nação, margem de erro para aquela pessoa especial que não quer nada com nada (até mesmo o pior de nós é excelente em algo) ou aqueles que merecem e não estão.
Deixe compartilhar algo, eu queria muito ter passado por isso deve ter sido divertido. É realmente frustrante que o meu comandante de companhia e meus sargentos sejam tão zelosos, no menor chuvisco eles cancelam a entrada em forma. Um evento desses seria fantástico! Não faz mal colocar a farda para lavar depois, que inveja.
Aos que nunca participaram do Sistema Colégio Militar sugiro não comentar, vocês não sabem a grandeza dos nossos colégios. Aos que não gostaram por algum capricho, é bem fácil sair dele, mas todos nós sabemos que isso não é vantajoso.