Um vídeo, recebido pelo WhatsApp do EXTRA (21 99644-1263 e 21 998009-9952), mostra um homem morto a tiro depois de ser rendido por agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). Nas imagens, aparecem dois policiais com fuzil nas mãos subindo a Rua da Miralva, no Morro do Banco, no Itanhangá, Zona Oeste do Rio. Pouco antes de chegar a um mercado, eles disparam duas vezes quando se aproximam de um homem. Outros dois agentes chegam ao local, saindo de um beco.
O vídeo mostra ainda o rapaz com as mãos para cima. Na porta do estabelecimento, ele é rendido e se agacha. Dezoito segundos depois dos primeiros dois disparos, outros dois tiros são ouvidos. O suspeito, com mochila nas costas, cai deitado na calçada. O flagrante foi feito durante uma operação da 16ª DP (Barra da Tijuca), na manhã do dia 23 de maio, que contou com o apoio da Core.
De acordo com que a Polícia Civil divulgou na época, cinco foram presas e dois menores apreendidos, além de drogas e munição aprendidas. Segundo nota no site da instituição, Izaias Batista de Andrade, de 21 anos, Thiago Batista Pinto, de 19, Hamilton Sant’anna Lyra, conhecido como Tico, de 41 anos, e Diego Ferreira da Silva Santos, 22 anos, foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Os menores foram autuados por fato análogo aos mesmos crimes.
Ainda segundo a nota, também foi preso Jorge Rodrigo Oliveira de Souza, conhecido como Careca, de 26 anos. Ele era apontado como o líder do tráfico da comunidade e contra ele foram cumpridos dois mandados de prisão por roubo qualificado. Foram apreendidos um fuzil, uma pistola, material para embalar drogas, rádios de decomunicação, munição e carregadores de fuzil, além de duas motocicletas.
Procurada pelo EXTRA, a Polícia Civil ainda não se pronunciou sobre as imagens.