Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Mais de 500 denúncias contra policiais

28/05/2012 20h10 - Atualizado em 28/05/2012 21h20

São registradas no PA......

No último sábado, um delegado foi flagrado com armas e drogas.
Dois delegados já foram demitidos por desvio de conduta em 2012.

Do G1 PA, com informações da TV Liberal



Segundo a Ouvidoria do Sistema de Segurança Pública do Pará (Segup), mais de 500 denúncias foram registradas contra policiais no Pará em 2011. Das 56 denúncias contra delegados por desvio de conduta, duas resultaram na demissão dos policiais. Os casos mais recentes envolvem a morte de um jovem em Marabá, no sudeste do estado, e a prisão em flagrante de um delegado com armas ilegais e drogas, no último final de semana, em Belém (PA).
Ainda de acordo com dados da ouvidoria da Segup, ao longo do ano passado foram registradas 340 denúncias contra policiais civis e 247 contra policiais militares. As principais denúncias são abuso de autoridade, envolvimento em homicídios e concussão, que é a extorção praticada por funcionários públicos em serviço.
"Isso nos leva a refletir sobre a credibilidade das instituições. Nosso compromisso é fazer valer o direito dos cidadãos que nos procuram", defende Eliana Fonseca, da ouvidoria da Segup.
Últimos casos - O delegado de Marabá que atirou em um rapaz de 23 anos, ao confundí-lo com um traficante, foi afastado do cargo para responder criminal e administrativamente.
Já no último sábado (26) um delegado, sua esposa, uma investigadora e dois homens que se são suspeitos de se passar por policiais foram flagrados com duas armas sem registro e 30 pacotes de maconha em um veículo. Segundo a polícia, o material era utilizado para extorquir dinheiro das vítimas sob pena de serem autoadas em flagrante.
Segundo promotores de justiça, o crime de concussão tem crescido entre os policiais. "Em uma semana contabilizei quatro flagrantes com seis policiais presos", revela Armando Brasil, promotor da justiça militar. De acordo com ele, o principal tipo de extorção entre policiais envolve armas ilegais ou drogas. "Quando a pessoa abordada está legal, eles ameaçam de levá-la para a delegacia forjando uma prissão em flagrante", conta.
De acordo com a Divisão de Crimes Funcionáris da polícia paraense, as investigações contra policiais buscam aumentar a sensação de segurança por parte da população. "Trabalhamos para dar credibilidade ao setor de segurança pública. Para a sociedade se sentir sergura e não insegura", afirma Eloi Fernandes, responsável pela Divisão.
Serviço - Para denunciar crimes cometidos po policiais é preciso entrar em contato com a ouvidoria da segup pelo 0800 280 71 70 ou ainda pelo disk denúncias no número 190.


 http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2012/05/mais-de-500-denuncias-contra-policiais-sao-registradas-no-pa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário