Imagens mostram abordagem a três homens no bairro Jardim Brasil, zona norte da capital. Comando do batalhão determinou afastamento dos PMs
atualizado
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma agressão
de um agente do 5º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano contra um homem
durante uma abordagem no bairro Jardim Brasil, na zona norte de São Paulo.
Assista:
Nas imagens, é possível ver o policial trocando palavras com três homens. O agente que conduzia a viatura sai do carro e se junta a eles.
Em seguida, dois dos abordados se afastam a pedido do primeiro PM. É quando ele dá um tapa na parte de trás do pescoço de um dos rapazes e diz “e você, sai andando aí, você não sabe trocar ideia”.
Depois, o policial ordena que o homem vá embora na bicicleta, que está encostada no chão. Ele pede para falar, mas o agente diz: “Falar é o c****** [inaudível], vai!”. Após isso, ele dá um chute na cabeça do abordado, que cai no chão.
O outro agente não faz nada diante do ocorrido. Depois da agressão, os policiais vão em direção à viatura. Na gravação, não é possível ver o que aconteceu depois, mas, a princípio, nenhum dos homens abordados é levado no veículo.
Questionada pelo Metrópoles, a Polícia Militar de São Paulo informou que, assim que tomou conhecimento das imagens, o Comando do 5º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano determinou o “imediato afastamento” dos policiais envolvidos na ação e a instauração de um Inquérito Policial Militar (IPM) para “rigorosa apuração dos fatos”.
A corporação afirmou que “repudia veementemente tal ato e reafirma seu compromisso de proteger as pessoas e respeitar as leis, sendo absolutamente implacável contra eventuais desvios de conduta de seus agentes”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário