Jovem que sumiu após abordagem da PM é achado na Sé; 'Aliviado', diz pai
Ele tem dificuldade para falar e está com ferimentos pelo corpo. Policiais militares foram identificados e serão investigados, diz secretário.
01/07/2016 18h23 - Atualizado em 01/07/2016 18h57
O casal Adriano dos Santos e Fernanda Araújo encontrou o filho Wallace Araújo Souza, 18 anos, na tarde desta sexta-feira (1º), atrás da Catedral da Sé, no Centro de São Paulo. O jovem estava desaparecido desde sábado (25), após ser abordado por policiais militares na região de Heliópolis, na Zona Sul de São Paulo. A mãe dele procurou a Corregedoria da Polícia Militar para reportar o ocorrido.
"Estamos aliviados porque ele está vivo, mas ele está feridonas costelas, braços e cabeça", disse o pai ao G1. Segundo ele, o filho tem dificuldades para falar desde que sofreu um atropelamento aos 9 anos, perdendo parte do crânio. "Ele não conseguia falar direito e nem pedir ajuda", disse Adriano, que é coletor de lixo.
Os pais levaram o filho para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde pestaram depoimento nesta sexta-feira. "Ainda não fomos ao IML fazer o exame de corpo de delito", disse Adriano.
Mágino Alves, secretário da Segurança Pública de São Paulo, disse na tarde desta sexta-feira que a polícia estava procurando pelo jovem. "Todos os policiais envolvidos nessa ocorrência já foram identificados pela Corregedoria". Segundo ele, os PMs podem ser afastados. "Nós vamos apurar a conduta desses policiais", afirmou Alves.
Em nota, a pasta confirmou que o jovem foi encontrado, mas não esclareceu detalhes da apuração do caso. A Polícia Militar foi procurada pela reportagem doG1 para se posicionar sobre o caso, mas não respondeu até a publicação desta reportagem.
Segundo Ariel de Castro Alves, membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos (Condepe), o fato de os pais teem localizado o filho não exclui a necessidade de se apurar a conduta policial no caso. "Ainda precisamos saber o que aconteceu naquela noite. Dependendo das investigações, além do depoimento da vítima, mas também das testemunhas, os policiais podem até responder por tortura e sequestro do jovem."
De acordo com ele, abordagem policial foi registrada por uma câmera de segurança. "Já identificamos os policiais que aparecem no vídeo. Estão sendo ouvidos na Corregedoria [da PM]. A polícia está fazendo diligências para localizar o Wallace. Nós estamos efetivamente procurando o Wallace.
O secretário disse ainda que caso é isolado. "Não é um caso de confronto. É um caso absolutamente diferente dos outros. É um caso que está no início da apuração. Nós estamos procurando esse rapaz. Ele já teve um histórico de desaparecimento em outras oportunidades. Independentemente de encontrá-lo, já estamos investigando a conduta dos policiais".
Nenhum comentário:
Postar um comentário