Escutas revelam envolvimento de PMs com traficantes
Enviado Direto da Redação
Por Gustavo Carvalho
As mais de 200 mil ligações interceptadas pela polícia durante a 'Operação Calabar' - que apura o envolvimento de 97 PMs em um esquema de corrupção no batalhão de São Gonçalo - revelaram as relações promíscuas mantidas entre os agentes de segurança pública e traficantes que atuam em diferentes comunidades do município.
OSG teve acesso a trechos das escutas, autorizadas pela Justiça, em que os PMs são flagrados acertando os chamados 'arregos' (propina) e até negociando liberdade de criminosos, presos durante as operações policiais.
Uma das gravações, em especial, acabou chamando a atenção dos investigadores. Policiais militares surpreendem traficantes numa boca de fumo na Favela da 40, no Boaçu, e chegam a vender drogas para usuários que estavam no local naquele momento.
Em outra interceptação telefônica, um PM conversa com um traficante e diz que é da guarnição que prendeu e liberou um homem conhecido como Pretinho. Ele exige o pagamento do 'arrego' para não atacar as bocas de fumo durante o seu 'plantão'.
Até o final da tarde desta quinta-feira, 63 PMs e 22 traficantes já haviam sido presos durante a Operação Calabar, que tem como objetivo cumprir 185 mandados de prisão de acusados de envolvimento com o tráfico. Segundo as investigações da DH, os policiais que atuavam no batalhão de São Gonçalo chegavam a movimentar R$ 1 milhão por mês de propina.