Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Policiais Prenderam Ex PM Envolvido Com Milícia No Guamá.


09 DE FEVEREIRO, 2015 - 16H15 - POLÍCIA

Polícias prendem ex-PM envolvido em milícia no Guamá

Otacílio José Queiroz Gonçalves, o 'Cilinho', é apontado pela Alepa como um dos líderes do grupo do cabo 'Pet'

Por: Redação ORM News
As corregedorias das polícias Civil e Militar prenderam, na madrugada desta segunda-feira (9), o ex-policial militar Otacílio José Queiroz Gonçalves, o 'Cilinho', no bairro do Guamá, em Belém.
O ex-PM é acusado de homicídio e teve a prisão preventiva decretada no final de janeiro. 'Cilinho' também é investigado pelo Ministério Público do Pará por envolvimento no grupo de milicianos que age no Guamá.
O nome de 'Cilinho' apareceu no relatório final da CPI das Milícias, instaurada na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) no final de 2014, após as execuções ocorridas nos bairros da Terra Firme e Guamá como retaliação à morte do cabo da PM, Marco Antônio Figueiredo, conhecido como 'Pet'. 
A prisão aconteceu na passagem Rui Barbosa, durante uma festa. O ex-policial portava uma pistola ponto 40 no momento da prisão. De acordo com a polícia, o policial reformado não reagiu à prisão. O mandado de prisão de 'Cilinho' foi expedido pela 1ª Vara de Inquéritos Policiais e Medidas Cautelares do Tribunal de Justiça do Pará. A investigação do homicídio corre sob segredo de justiça.
O ex-policial foi afastado da PM há 10 anos sob a alegação de que sofria de esquizofrenia. Ele e o cabo 'Pet', morto em novembro do ano passado, são descritos pela CPI das Milícias como integrantes do núcleo do grupo de milicianos que age no Guamá. Além deles, foram citados Josias Siqueira da Conceição, o 'Galo Cego', e Walmir Oliveira, o 'Cabo Oliveira'. 
Segundo o relatório da CPI, 'Pet' e 'Cilinho' eram tidos como 'heróis' no bairro. De acordo com uma delegada que prestou depoimento à comissão, 'Cilinho' foi preso em 2003, mas foi logo liberado sob a alegação de ter problemas mentais. 'Ele matava simplesmente por se intitular justiceiro, como aquela pessoa que vai limpar a área', disse a policial à CPI.

Relembre o caso

O cabo Antônio Figueiredo, conhecido como Pet, foi morto a tiros quando chegava em casa no bairro do Guamá, em Belém. Dois homens em uma motocicleta abordaram o militar e dispararam várias vezes contra ele. Logo após a morte do PM, outras 10 pessoas foram assassinadas nos bairros do Guamá, Terra Firme e Sideral. As mortes tinham características de execução. O caso ganhou repercussão e entidades como a Anistia Internacional cobraram a apuração imediata dos crimes ocorridos na capital paraense. As vítimas não tinham passagem pela polícia.
Semanas após a morte de Pet, uma jovem de 20 anos identificada como Laiane Gomes Soares foi executada em Ananindeua, na região metropolitana de Belém. Ela se relacionava com o cabo. A ordem para o assassinato dela partiu de dentro do Presídio Estadual Metropolitano I (PEM I), em Marituba, onde Ramon Gomes dos Santos, namorado da jovem está preso há mais de um ano. O detento teria ficado com ciúmes ao ver fotos da então namorada com o militar.



Share

Comentários (12)

+1
Avatar de david
mataram inocentes e uma pinoia ,não é porque não tinham passagem q não eram bandidos ,eu moro entre guamá e terra firme a minha vida toda e sei q de santo esses q morreram não tinham nada,agora vem uma cambada de hipócritas que invés de defender nós trabalhadores defendem esses vagabundos que depois de mortos viram santos. Bando de ladrões assassino e traficantes fizeram um favor a sociedade em ter morrido . olha q sei do estou falando
0
Avatar de sr: joel
sr: joel· 17 semanas atrás
Tem que prender tdos eses milicianos mesmo
-1
Avatar de #OBSERVADOR#
#OBSERVADOR#· 26 semanas atrás
BEM ATÉ ONDE ESTUDEI DIREITO. APRENDI, SE O ACUSADO E CLINICAMENTE RECONHECIDO COMO ESQUIZOFRÊNICO, ELE E INIMPUTÁVEL, E SE COMETEU ALGUM DELITO, NÃO DEVE SER PRESO E SIM RECOLHIDO A UMA CASA DE TRATAMENTO DE DOENTES MENTAIS, ADEMAIS SE ELE E SÃO PARA RESPONDER OS ILÍCITOS PENAIS A SI ATRIBUÍDOS. DEVE RESPONDER UM PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO INTERNO NA PM QUEM O APOSENTOU (COLOCOU NA RESERVA) COMO DOENTE MENTAL, ASSIM COMO DEVE O ESTADO REQUERER JURIDICAMENTE, TODA A DEVOLUÇÃO DOS PROVENTOS RECEBIDO APÓS A APOSENTADORIA. OU ESTOU ERRADO, ME AJUDA AI O DELEGADO.
2 respostas · ativo 24 semanas atrás
+1
Avatar de kmo
Bom, eu ainda não vi nada que prove algo sobre o ex-pm, então, não podemos julgar o mesmo. agora se ele agia a margem da lei pra tentar acabar com essa bandidagem que estar tomando conta de Belém, eu o apoio. "Bandido bom é bandido morto!". e vamos para com essa hipocrisia de defende vagabundo, pois a verdade é que ninguém aguenta mais essa situação. 
" Já tive um amigo que foi morto por bandidos, sendo que esse meu amigo erra pai de dois filhos gêmeos como menos de 3 meses de idade. e esse bandidos foram impiedoso. sem nenhuma chance de defesa o mataram, mas quando o mataram, mataram também o sonho de um pai de dois filhos e de uma esposa, então eu venho através desta mostra toda a indignação que encontra-se em meu coração. 
Obs . Você que já teve um amigo, parente, um namorado (a) ou alguém que já foi vitima dessa bandidagem comente e vamos mostra que precisamos de uma Policia mais efetiva, e menos direito humanos com relação a defesa de bandido, pois ele são a própria face de satanás na terra, pois eles estão aqui pra destruir roubar e matar.
0
Avatar de C. T. S.
C. T. S.· 26 semanas atrás
Bem! eu acho que não devemos pre-julgar as pessoas, até porquê; todo suspeito é inocente, até que se prove o contrário, se realmente ele for culpado, que seja punido aos rigores da Lei, mas isso, só será apurado no decorrer do IPL e com a denuncia ou não, do MP e posteriormente no final da Instrução Processual. Por enquanto, vamos aguardar para que não seja feita injustiça e sim à que todos esperamos, a verdadeira JUSTIÇA!
0
Avatar de ANALU
Ah!! Essa anistia e esse direito dos manos! Tem mesmo que sentar o dedo em vagabundo!
0
Avatar de R. SOUZA
R. SOUZA· 26 semanas atrás
ELE É DOIDO, MAS NÃO COME MERDA NEM RASGA DINHEIRO. IMPRESSIONANTE.
0
Avatar de JOÃO PESSOA
JOÃO PESSOA· 26 semanas atrás
SÓ ESSE MATOU MAS DE CEM PESSOAS CONTADO COM VAGABUNDO E TRABALHADOR PAI DE FAMILIA....MATA POR QUALQUER QUANTIA...
+2
Avatar de CIDADÃO
CIDADÃO· 26 semanas atrás
A CPI fez o que a polícia não conseguiu.
+2
Avatar de Paloma
Bandidão. No Guamá e Terra Firme todo mundo sabe muito bem que é esse canalha. E esse papo de que ele matava só bandido é lorota. Matava inocente também, desde que pagassem para isso. o Cabo PET também não valia nada e era metido com a bandidagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário