Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

RS: PM é réu confesso de morte de jovem em briga de torcidas

RS: PM é réu confesso de morte de jovem em briga de torcidas

  • Ananda Müller
Ananda Müller
Direto de Novo Hamburgo (RS)
atualizado às 21h01

A Brigada Militar de São Leopoldo, no Vale do Sinos, afirma que os cinco policiais militares que prestaram reforço ao efetivo de Novo Hamburgo na noite da morte do adolescente Maicon Douglas de Lima, 16 anos, estão afastados do policiamento ostensivo até o fechamento do Inquérito Policial Militar (IMP). O jovem morreu durante confusão entre torcidas rivais após a partida Novo Hamburgo x Aimoré, pelo Campeonato Gaúcho.

<p>Maicon era torcedor do Novo Hamburgo e tinha apenas 16 anos</p>
Maicon era torcedor do Novo Hamburgo e tinha apenas 16 anos
Foto: Facebook / Reprodução
Um dos policiais confessou que atirou contra Lima em legítima defesa, durante uma confusão na saída do jogo. Os policiais auxiliavam o efetivo da cidade vizinha a garantir a segurança na saída do jogo, considerado o "clássico dos Vales".
O comandante da Brigada Militar em São Leopoldo, Ari José Chaves, disse que os policiais estão afastados por precaução e para garantir que todos sejam investigados da mesma forma. Uma vez que eles atuavam no mesmo espaço, a BM pretende investigar a conduta de todos para descobrir como se deu a morte de Lima.
"O grupo estava no local na hora do fato, precisamos averiguar a responsabilidade de todos", ressaltou. O grupo foi afastado do policiamento de rua, mas segue aquartelado, realizando trabalhos na esfera administrativa.
O Inquérito Policial Militar (IPM) está sendo conduzido pela cidade de Novo Hamburgo, onde o crime foi registrado. O tenente-coronel Luiz Fernando Rodrigues, comandante da BM no município, ressalta que a investigação civil fica a cargo de São Leopoldo, mas na esfera militar a responsabilidade de averiguar os fatos é da Brigada local.
Questionado sobre o fato de não haver policiais da cidade afastados do policiamento ostensivo, o comandante afirmou que "na área onde ocorreu o homicídio estavam apenas os soldados de São Leopoldo, o que justifica nossa decisão por não afastar ninguém do efetivo local". Ainda nesta manhã, as armas utilizadas pelos policiais foram encaminhadas para a perícia junto ao IGP.
As oito armas utilizadas na suposta troca de tiros que resultou na morte de Lima foram encaminhadas para perícia em Porto Alegre na manhã desta terça. O resultado dessa análise poderá apontar qual dispositivo efetuou os dois disparos que mataram o adolescente. Além disso, a polícia quer comprovar se houve ou não a suposta troca do projétil que atingiu a vítima por outro.
Maicon Douglas de Lima, que era torcedor do Novo Hamburgo, foi atingido por dois disparos pelas costas após uma confusão na saída do clássico Novo Hamburgo x Aimoré. Ele chegou a receber atendimento médico, mas não resistiu aos ferimentos. Ele cursava o segundo ano do Ensino Médio e não tinha antecedentes criminais. O enterro foi realizado nesta manhã e contou com protestos da população.
Especial para Terra






Nenhum comentário:

Postar um comentário