Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

segunda-feira, 24 de agosto de 2015


 G1  PERNAMBUCO
PM admite tiro em jovem de Escada e afasta policial da rua durante inquérito
Jovem de 16 anos foi baleado ao fugir de abordagem policial na cidade. Família diz que ele fugia de blitz e polícia diz ter suposto assalto a banco.
17/06/2015 12h23 - Atualizado em 17/06/2015 12h45
Do G1 PE
Veículo dirigido pelo adolescente está na Delegacia de Escada para ser periciado. Marca do tiro pode ser visto no vidro da janela traseira (Foto: Reprodução / TV Globo)
Veículo dirigido pelo adolescente está na Delegacia de Escada para ser periciado. Marca do tiro pode ser vista no vidro da janela traseira (Foto: Reprodução / TV Globo)
A Polícia Militar vai abrir um inquérito para investigar a morte do adolescente Marcelo Laureano Gomes Filho, de 16 anos. O jovem foi baleado por um policial militar e morreu na noite de terça-feira (16) após fugir de uma abordagem policial na cidade de Escada, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Em nota enviada à imprensa, a corporação reconhece que o disparo foi efetuado pelo comandante da guarnição tática que empreendeu a operação. O policial em questão foi afastado das suas atividades.
De acordo com a Polícia Militar, o policial ficará sem trabalhar até que a investigação seja concluída e a motivação do incidente, esclarecida. A medida, segundo a corporação, visa “preservar todos os envolvidos na ocorrência policial, garantindo às partes a ampla defesa e o contraditório”. Ainda de acordo com a PM, o responsável pelo disparo presta depoimento nesta quarta-feira (17) na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Ele integra a Companhia Independente de Sobrevivência em Área de Caatinga (Ciosac) e teria atirado contra o carro do adolescente após o jovem desrespeitar a ordem policial de parar o veículo.
Na nota enviada à imprensa, a Polícia Militar (PM) confirma a versão repassada ao G1, no início da manhã desta quarta, pela 3ª Companhia da PM. O relato afirma que o disparo foi efetuado depois que a equipe da Ciosac se aproximou de dois carros que estavam parados na frente de um banco do centro da cidade na noite de terça-feira. O adolescente estava na direção de um desses veículos, uma caminhonete S10, e tentou fugir do local no momento da abordagem policial. “Segundo versão apresentada pelos policiais militares, após a aproximação dos PM's, o menor, que dirigia a S-10, teria tentado sair do local desobedecendo a ordem de parada do comandante da guarnição tática, que, em seguida, efetuou o disparo que vitimou o adolescente”, afirma a nota da PM.
Antes de a PM se pronunciar sobre o caso, o coordenador da Força-Tarefa do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil, Neemias Falcão, afirmou que não podia determinar quem havia efetuado o disparo. A Força-Tarefa esteve no local da ocorrência para os exames periciais e disse que vai repassar as informações colhidas em Escada para a delegacia da cidade, que vai conduzir as investigações do caso. Ao G1, a delegacia já confirmou a versão repassada pela Polícia Militar.
O pai do adolescente contou que o filho estava passeanco com amigos quando viu a blitz e fez um retorno para tentar fugir (Foto: Reprodução / TV Globo)
O pai do adolescente contou que o filho estava passeanco
com amigos quando viu a blitz e fez um retorno para tentar
fugir (Foto: Reprodução / TV Globo)
Outra versão
No entanto, a família do adolescente contesta a história e afirma que o jovem não estava parado na frente do banco. Segundo o pai de Marcelo, ele estava passeando pela cidade com amigos quando se deparou com uma blitz policial e tentou fugir. Ele estava acompanhado do irmão de 19 anos e de mais dois amigos no carro que pertence ao pai. “Meu outro filho contou que a polícia fez um bloqueio na pista. Quando Marcelo viu que ia ser abordado, tentou fazer um retorno para fugir. A polícia deu ordem para ele parar, mas ele não parou, com medo, e o policial efetuou o disparo. Os amigos ainda colocaram a mão para fora do carro dizendo que ele ia parar, mas não adiantou”, conta Marcelo Laureano Gomes, 52.
Na nota divulgada nesta quarta, a Polícia Militar disse que “se solidariza com os familiares, parentes e amigos do adolescente”. A corporação ainda “reafirma o compromisso com a dignidade humana e, sobretudo, a preservação da vida em todas os protocolos operacionais adotados no âmbito da PMPE”. Confira o documento na íntegra:
"A Polícia Militar de Pernambuco em nota se solidariza com os familiares, parentes e amigos do adolescente MARCELO LAUREANO GOMES FILHO, 16, morto durante abordagem policial na noite de ontem (16) no município de Escada, Mata Sul de Pernambuco.
Durante a ocorrência policial, PM's da Companhia Independente de Sobrevivência em Área de Caatinga (CIOSAC), teriam se aproximado de dois veículos, um corolla de cor branca com duas pessoas e sem placas e uma S-10 de cor preta com quatro ocupantes, ambos estacionados no corredor bancário do município.
Segundo versão apresentada pelos policiais militares, após a aproximação dos PM's o menor, que dirigia a S-10, teria tentado sair do local desobedecendo a ordem de parada do comandante da guarnição tática, que, em seguida, efetuou o disparo que vitimou o adolescente.
Diante da gravidade da ocorrência, o Comando da Corporação já determinou a abertura de Inquérito Policial Militar para apurar as causas do incidente, além de ter orientado o comando da CIOSAC de manter o policial militar responsável pelo disparo, que já foi identificado e prestam depoimento na Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), afastado das atividades operacionais até que os procedimentos apuratórios estejam conclusos e as causas esclarecidas. Tais medidas visam preservar todos os envolvidos na ocorrência policial, garantindo as partes a ampla defesa e o contraditório.
A Corporação esclarece, ainda, que reafirma o compromisso com a dignidade humana e, sobretudo, a preservação da vida em todas os protocolos operacionais adotados no âmbito da PMPE."
414 COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Este conteúdo não recebe mais comentários.
RECENTESPOPULARES

Ronaldo Adriano
denunciar
há 2 meses
calma vms pensar , o que um mlk de 16 anos estava fazendo dirigindo um carro , desde quando um menor pode ter CNH?
14312
 Ver Mais 3 comentários

Arthur Martins
denunciar
há 2 meses
Tem gente q tem chn e não sabe digirir, nada haver cara, foi erro policial
03

Paulo Neto
denunciar
há 2 meses
Arthur Martins Nada a ver*
10

Kamylo
denunciar
há 2 meses
Um adolescente, dentro de uma S-10, toda "insulfilmada" (pelo que vejo é película de 50% a 75%), em frente de um banco. Tava só tomando sorvete. QUANDO A POLÍCIA MANDAR PARAR, PARE. Fica a dica.
1029

Paulo Neto
denunciar
há 2 meses
Exatamente.

Maria Tremedeira
denunciar
há 2 meses
Ok, pro pessoal que ta defendendo esse policial despreparado: Vocês não são nenhum exemplo de cidadão perfeito, e espero que quando infringirem qualquer tipo de lei (Tomar uma cerveja no churrasco do amigo e dirigir pra casa) chegue um policial e dispare um tiro na suas respectivas cabeças e vocês dêem uma morridinha de leve.
1220

Rafael Alves
denunciar
há 2 meses
Se eu não parar em uma Blitz, vou estar assumindo o perigo de levar um tiro, não seja bobo cara, se o cara fura um blitz tem que atirar mesmo
02

Maria Tremedeira
denunciar
há 2 meses
Rafael Alves Não tem não cara!! Nem se fosse um bandido e se você tivesse lido a matéria saberia que ele não 'furou' uma blitz.. estava parado e quando viu a policia tentou sair com a camionete...
20

Henderson Resende
denunciar
há 2 meses
A Polícia não pode tirar a vida de uma pessoa só porque não obedeceu ordem de parada. Não obedecer ordem de parar não quer dizer que a pessoa é bandida. As vezes a pessoa está sem habilitação, com medo ,problema mentais, drogado e por ai vai.. Polícia não pode atirar para matar se a pessoa não estar armada e não oferece perigo para a Polícia.
143261
 Ver Mais 18 comentários

Robson Santos
denunciar
há 2 meses
Henderson Resende e se o garoto ao fugir da blits atropelasse seu filho ou sobrinho ou irmão e matasse na hora ?
11

RICARDO MONTEFORTE
denunciar
há 2 meses
Henderson Resende. A Polícia não é juiz, e eu concordo, mas a maior parte apenas questiona a ação da polícia, a qual foi uma consequencia da ação do menos infrator.
10

Gilcelio Santos
denunciar
há 2 meses
tenho pena deste policial,que no cumprimente do seu dever deu um tiro erroneamente no carro com os vidros que me parecem fumados e infelismente vitimou este joveme que parece ser filho de alguem influente e vai sofre as consequencias!!!!
77

Gil
denunciar
há 2 meses
Pai do garoto ainda teria que responder por homicídio culposo sem intenção de matar. Pai inconsequente. Agora vai chorar resto da vida, afinal melhor ele chorar do que uma família de uma criança atropelada por delinquentes juvenis.
1715
 Ver Mais 4 comentários

Gil
denunciar
há 2 meses
Eu também dirigir deis dos 15 anos. cheguei a ser parado 2x em Brasília, todas eu parei e adivinha ? uma rebocaram o carro e outra na conversa ligaram pro meus pais e buscaram o carro. Questão aqui é outra, quem foge de Policia e bandido, pq não paro ? preferiu se arriscar.
10

Maria Tremedeira
denunciar
há 2 meses
Não justifica, a atitude do policial foi por despreparo e por saber que a lei está a seu favor sempre.
00

Robson Santos
denunciar
há 2 meses
A blits esta ali para bandido o pai deveria ter educado ao filho para parar mesmo estando irregular quanto a documentação, meus sentimentos a família do garoto!
51

Ahscell Eletronicos
denunciar
há 2 meses
fura blitz não significa que o policial pode atirar despreparo total do policial
26

Alcides Junior
denunciar
há 2 meses
sei que aqui é fácil julgar. onde a lei de deus diz não para não seres jugados. mais pelo o amor de deus o pai tem 90% de culpa o policial 5% e o garoto 5%. desculpa ai pai mais você deveria estar preso.
72

Diego Rodrigues
denunciar
há 2 meses
Minha sinceras condolências a família pela perda, mas a que pontos chegamos nesse país. O garoto não tinha permissão de dirigir, e aonde estavam os pais desse garoto que entregaram um carro sabendo que ele não podia dirigir. Não acredito que ele estivesse fugido por estar "errado", ele fugiu pois sabia que não tinha habilitação, só isso, mas a polícia não adivinha, e o trabalho dela é esse. Ai fica a família desesperada, a polícia desesperada, por um simples fato, infração das leis! E infelizmente começam a culpar a polícia e tudo mais, onde em qualquer país descente isso é normal.
293
 Ver Mais 1 comentário

Diego Rodrigues
denunciar
há 2 meses
Mais ridículo ainda é a polícia ficar mentindo para se justificar em vez de dizer: "O jovem não parou em abordagem polícial e saiu em atitude de fuga, e isso gerou a reação de disparo contra o infrator". É assim nos EUA, é assim na Europa, é assim com o FBI! As crianças la fora aprendem a respeitar os policiais, os adolescentes aprendem a respeitar ordens policiais, só aqui que policial é o inimigo e você deve fugir e desobedecer, afinal está todo errado mesmo (ele era DE MENOR, não possui CNH, nem permissão). Mas aposto que o pai ai alguma vez disse, filho, se você ver a blitz, fuja.
10

Carla Valéria
denunciar
há 2 meses
Verdade..
00

Darlan Melo
denunciar
há 2 meses
A CULPA É DO PAI!!! sem mimimi.. é triste? é! mas O CULPADO É SUA! agora quer botar culpa na polícia.. uma S10 com vidro fumê e a PM manda parar e o cara não para? é bala! Se o menor tivesse atropelado alguém nessa fuga, a PM era despreparada e o MENOR era inocente. Pra mim, foi uma fatalidade, quem deveria responder era o PAI!
505

Carla Valéria
denunciar
há 2 meses
E vai carregar isto na consciência pro resto da vida, lamentável!
10

Amigao Lula
denunciar
há 2 meses
Mais um playboy q foi se exibir com o carrao do pai! Se lascou.. q fique de lição p/ os outros orelhudos q estavam com ele. O problema eh esse: um monte de gente querendo 'ostentar', querendo se exibir. Geração Lixo q esses pais estão procriando.. quem MANDA em casa sao os filhos.
14947
 Ver Mais 11 comentários

Wiltatu
denunciar
há 2 meses
Marcio Lmeida voce foi perfect
10

Amigao Lula
denunciar
há 2 meses
Arthur Martins Todo mundo te 'malhando' hein.. q tal parar pra pensar um pouco e reavaliar sua maneira de pensar e a educacao dos seus filhos? Abs.
00

Tiago Pessoa
denunciar
há 2 meses
Servindo, protegendo e atirando.
1115

Marcel Magnere
denunciar
há 2 meses
atirando em bandidos...
40

Tiago Pessoa
denunciar
há 2 meses
Esta provado que era aquele um bandido?
00

Wagner
denunciar
há 2 meses
Fugir de uma blitz não justifica que o motorista é bandido, mesmo se fosse bandido NUNCA justificaria o policial atirar pelo simples motivo de fugir da blitz. Despreparo total da PM. Aposto que o motorista estava sem dinheiro, pq se tivesse com pelo menos R$ 10,00, passaria tranquilo!
1417

André Oliveira
denunciar
há 2 meses
Cara, a partir do momento que você evade de uma blitz, você passa ser suspeito, e se não obedecer ordem de parar, tem de ser alvejado sim.
32

Armando Bogus
denunciar
há 2 meses
Uma vez fui parado numa blitz sem habilitação. Parei, desci do carro e to vivo
121

Silvio Sozza
denunciar
há 2 meses
Fugir da Polícia é atitude altamente suspeita. No caso, o motorista tentava se livrar de ser abordado em uma situação ilegal. O policial deve ser inocentado.
6520
 Ver Mais 11 comentários

Silvio Sozza
denunciar
há 2 meses
No primeiro comentário, vc diz que ele não parou. Agora, diz que ele estava parado. Alguém já parado pode parar ?
11

Giulliard Silva
denunciar
há 2 meses
, Silvio você acha que atirar pra matar um moleque de 16 anos sem carteira só porque provavelmente ele ficou apavorado ao ver a polícia? Essa é a solução. Atirar pra matar todo mundo. O Brasil é um dos países em que a polícia mais mata, nos últimos anos a população carcerária brasileira aumentou 70%, você acha que o Brasil está mais seguro hoje que a 10 anos atrás?
00

Diogo Rocha
denunciar
há 2 meses
A punição já veio a quem deu a chave para um adolescente de 16 anos dirigir, vários erros cometidos, imagina se é um refém sob ameaça de arma obrigado a avançar a blitz iria morrer igual.
90

Rato
denunciar
há 2 meses
A PM TEM QUE ACABAR IMEDIATAMENTE PARA O BRASIL TER PAZ!
43200
 Ver Mais 7 comentários

Armando Bogus
denunciar
há 2 meses
Então a PM tem de acabar, De Boa? Você concorda com isso?
10

Fabio Leal
denunciar
há 2 meses
O seu nome já diz tudo.RATO
00

Antonio Gandolfi
denunciar
há 2 meses
Fugiu por quê??Por quê fugiu???
17717
 Ver Mais 7 comentários

Armando Bogus
denunciar
há 2 meses
Me desculpe mas inocente ele não era. E, se o vidro estivesse aberto, não teria um furo de bala nele. (nem no vidro nem no rapaz)
00

Abner Melo
denunciar
há 2 meses
Ele atirou no vidro traseiro e pegou no motorista, o vidro do motorista estava abaixado, a policia passou por ele. o pessoal da CIOSAC atua no Sertão, estava fora de sua juridição e tinha a opcão de atirar no pneu. Enfim, o policial vai ser condenado e ele próprio assumiu o erro, e ele estava perto de se aposentar, 6 meses apenas para isso.
00

Tharlison Santos
denunciar
há 2 meses
Tentou fugir e se deu mau. É triste saber que o garoto morreu por uma causa tão boba, mas o erro foi dele, em partes. Eu já fui parado em Blitz pelo mesmo motivo, mas preferi parar pacificamente e ser penalizado, do que tentar uma fuga e agravar a situação, ou até mesmo levar tiros dos policiais.
40

Eduardo Hartmann
denunciar
há 2 meses
Sem habilitação, menor de idade e desrespeitando autoridades, não sei por que tanto bafafa. E a culpa é do cara ai (Pai) que esta tentando justificar o erro e culpando policiais!
83

Maria Tremedeira
denunciar
há 2 meses
Ok... quando você infringir a lei Ao sair com seus amigos por exemplo e tomar uma lata de cerveja espero que venha um policial e te dê um tiro na cabeça e te mate.
00

Wiltatu
denunciar
há 2 meses
Verdade neh, e se esse menor tivesse atropelado uma família inteira, o pai dele seria responsabilizado e afastado da família também??
275

Victor Rodrigues
denunciar
há 2 meses
Temos que trabalhar com fatos e não com "se acontece-se". O pai e o filhos não deixam de estarem errados, mais o policial está 10x mais errado.
12

Wiltatu
denunciar
há 2 meses
Temos que trabalhar sim, pois os pais desse "di menor" são totalmente irresponsáveis e negligentes.
00

Natanael Moraes
denunciar
há 2 meses
Polícia BURRAAA! S PREPARO ALGUM! Nos EUA eles perseguiriam, furariam os pneus c filetes de pregos apropriados p tal situação, fariam barricadas, qqr trem, mas atirar p matar s ao menos perceber q estava armado... só nesses estados msm s sabedoria alguma! E se fosse um outro policial q tivesse feito o msm c o filho dl? Ê BR... terra de lampiões, pés de pato, policiais bandidos r burríssimos! Aqui na minha terra aumentou a criminalidade devido a migração desses ignorantes, q vêm s estudos, c personalidades pervertidas, e s o temor de Deus!
3057
 Ver Mais 6 comentários

De Boa
denunciar
há 2 meses
Aqui é Brasil, nos EUA é problema deles. Vale lembra que seria fuzilado lá.
21

Fábio
denunciar
há 2 meses
BURRRRAAAAA ESTÁ SENDO VC.
00

Silvio Sozza
denunciar
há 2 meses
O que o policial deveria fazer? Permitir que o veículo fugisse, com risco de pessoas serem
Globo © 2001-2014 princípios editoriaisBESbswy BESbswy BESbswy BESbswy

Nenhum comentário:

Postar um comentário