Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Caso Pesseghini faz 5 anos e família leva à OEA 'provas' para reabrir inquérito

Advogada diz ter levado provas da inocência do adolescente Marcelinho à Organização dos Estados Americanos. Investigação em SP foi arquivada ao concluir que garoto matou pais, avó e tia e se suicidou em 2013.

Por Kleber Tomaz — São Paulo
 

O casal de policiais militares Andréia Regina Bovo Pesseghini, de 36 anos, e Luís Marcelo Pesseghini, com o filho, Marcelo Pesseghini, de 13 anos — Foto: Reprodução/TV Globo

O casal de policiais militares Andréia Regina Bovo Pesseghini, de 36 anos, e Luís Marcelo Pesseghini, com o filho, Marcelo Pesseghini, de 13 anos — Foto: Reprodução/TV Globo


Após cinco anos, advogados dos avós paternos de Marcelo Pesseghini informam ter procurado a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington (EUA), para tentar reabrir o caso da chacina da família dele em São Paulo.


investigação policial foi arquivada ao concluir que o estudante Marcelinho, de 13 anos, baleou e matou o pai e a mãe policiais militares, a avó materna e a irmã dela, tia-avó do adolescente. Em seguida, ele se suicidou com um tiro na cabeça no dia 5 de agosto de 2013. Todos morreram na casa onde moravam na Zona Norte.

Nenhum vizinho, porém, ouviu os disparos que mataram o garoto; o pai dele, o sargento das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) Luís Marcelo Pesseghini, de 40 anos; a mãe, a cabo Andréia Bovo Pesseghini, de 36; a avó materna, Benedita de Oliveira Bovo, 67; e sua tia-avó Bernadete Oliveira da Silva, 55.

A arma usada foi uma pistola .40 de Andréia. Todas as vítimas estavam dormindo, segundo a polícia. O motivo do crime, de acordo com laudo psiquiátrico, foi uma doença mental que levou Marcelinho a acreditar que era o personagem do game Assassins Creed, um assassino profissional.
Marcelo Pesseghini colocou a foto do personagem do jogo Assassins Creed um mês antes do crime cometido em 2013 — Foto: Reprodução/Arquivo

Marcelo Pesseghini colocou a foto do personagem do jogo Assassins Creed um mês antes do crime cometido em 2013 — Foto: Reprodução/Arquivo

Avós paternos



Mas essa versão oficial da Polícia Civil não convenceu o casal Maria José Uliana Pesseghini, 68, e Luís Pesseghini, 69, respectivamente avó e avô de Marcelinho. Por telefone, eles, que moram em Marília, interior paulista, conversaram nesta semana com o G1.

“É lógico que não foi meu neto”, fala a dona de casa Maria. “Vai completar cinco anos em 5 de agosto. Choro muito ainda. Ele jamais iria fazer isso com a mãe dele, o pai dele e os avós”.


O que faz Luiz acreditar que Marcelinho não matou a família é o temperamento do neto. “Ele era tímido, dócil”, diz o avô. “A investigação só se preocupou em acusar o menino ao invés de procurar quem seria o verdadeiro assassino”.


Veja abaixo vídeo do G1 de 2017, sobre os 4 anos do caso, quando a família informou que iria procurar a OEA:

--:--/--:--
Com relatório sobre vídeo, advogada tenta reabrir o caso da morte da família Pesseghini

OEA

A advogada Roselle Soglio, contratada para de defender os interesses dos avós paternos, afirma que já encaminhou documentos à CIDH da OEA que comprovariam a inocência do neto deles na tragédia que comoveu o Brasil e ainda gera dúvidas, segundo ela.


“Nesses cinco anos que se passaram, a população toda sabe que houve uma injustiça em relação ao caso Pesseghini”, diz Roselle. “A única solução nesse caso é a comissão internacional da OEA.”


De acordo com a advogada, o Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) apontou Marcelinho culpado desde o início e deixou de investigar outros prováveis suspeitos pela chacina

Em 2017, vizinhos dos Pesseghini disseram ao G1 que ouviram no bairro que policiais militares poderiam ter executado a família. Veja reportagem da época abaixo:

--:--/--:--
Caso Pesseghini: 4 anos depois, vizinhos e família falam sobre chacina na Brasilândia
“Desde que a família decidiu tomar essa atitude, nós fomos à frente. São passos devagar”, fala Roselle, que aguarda posicionamento da Comissão da OEA sobre o material entregue com pareceres técnicos e vídeos do caso Pesseghini analisados por um perito particular dos Estados Unidos

Segundo Roselle, caso o órgão internacional aceite os documentos, uma comissão deverá ser criada para vir ao país investigar a morte da família. “Mas isso depende da documentação e ainda vai depender também dessa pré-análise que eles estão fazendo, mas tenho certeza e confio na comissão internacional”, espera a advogada

Roselle espera que a CIDH encaminhe o caso Pesseghini à Corte Interamericana de Direitos Humanos. “O objetivo é que a Corte condene o Brasil por ser omisso às provas do caso, além de pedir que interceda para retirar o nome de Marcelinho como culpado e que a investigação seja reaberta”.

Ela também admite a possibilidade de denunciar o caso ao Tribunal Internacional de Haia. Antes, já teve negado pedidos de reabertura da investigação no Brasil, quando procurou a Vara da Infância e JuventudeTribunal de Justiça (TJ), ambas em São Paulo, e Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília. Segundo a advogada, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF), todos na capital federal, também não responderam as solicitações para reabrir o caso.
Casa de família Pesseghini em SP - GNews — Foto: Arquivo/ Reprodução GloboNews


Casa de família Pesseghini em SP - GNews — Foto: Arquivo/ Reprodução GloboNews

Polícia


No ano passado, o DHPP informou ter depoimentos e laudos de balística que provam que Marcelinho assassinou a família e se matou. Como o assassino morreu, segundo a polícia, a investigação encerrou o caso e o arquivou sem responsabilizar mais ninguém.

Ainda segundo o Departamento de Homicídios, após matar a família com a arma da mãe, ‘Marcelinho’ pegou o carro dela, um Corsa, e o dirigiu até a rua do colégio onde estudava. Câmeras de segurança gravaram o veículo chegando e o adolescente saindo dele.

O local fica distante cerca de 5 km de onde morava. Ele dormiu dentro do automóvel e então foi para a aula. Lá, contou para os amigos que havia matado a família, mas ninguém acreditou nele. Em seguida, pegou carona com um amigo no carro do pai deste e voltou à residência, onde se matou.
Foto da perícia mostra mão esquerda de Marcelo perto de arma.  — Foto: Reprodução



Foto da perícia mostra mão esquerda de Marcelo perto de arma. — Foto: Reprodução

Parecer técnico dos Estados Unidos, de um perito particular contratado pela advogada dos avós paternos de ‘Marcelinho’, aponta ter ocorrido ‘manipulação’ em um vídeo que serviu para a polícia culpá-lo pela chacina da família em São Paulo.

Um vulto não identificado próximo a ‘Marcelinho’ poderia ser o verdadeiro assassino, segundo Roselle. Um vídeo obtido pela advogada também mostra testemunhas contando que a morte dos Pesseghini poderia estar relacionada a uma possível execução.

À época do crime, Roselle comentou que a mãe de ‘Marcelinho’ pretendia revelar a seus superiores na Polícia Militar a descoberta de um esquema de corrupção envolvendo policiais militares. Onde o filho dela estudou tinham outros alunos dos quais os pais eram PMs.

Além disso, a arma do crime teria sido encontrada na mão esquerda do garoto, mas ele seria destro.
Caso Pesseghini faz 5 anos e família leva à OEA 'provas' para reabrir inquérito | São Paulo | G1



Vídeos


Caso Pesseghini faz 5 anos e família leva à OEA 'provas' para reabrir inquérito | São Paulo | G1


362

COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Este conteúdo não recebe mais comentários.
RECENTES
POPULARES
  • Netto Oliveira
    HÁ 2 MESES
    Tá na hora de deixar essa história pra lá.

    • Netto Oliveira
      HÁ 2 MESES
      Comparsa kkkk nem me atrevo a responder Isso
      • Edinaldo Silva
        HÁ 2 MESES
        não sei se o menino matou ou não a família , o certo e que a conclusão da investigação não convenceu muito
      • Lucas A
        HÁ 2 MESES
        Eu acho que foi o moleque sim. Quem iria entrar na casa dele, matar toda a família e mandar ele pra escola assim? Sem nexo. Se fosse alguém de fora, teria matado o menino na mesma hora.
        • Catarina Oliveira
          HÁ 2 MESES
          Tem nexo se foi planejado assim, desde o começo, para incriminar o menino. Se tivesse o matado na mesma hora, seria mais difícil todos acreditarem que ele era o assassino.
        • Cristiano
          HÁ 2 MESES
          Já que a matéria esqueceu de alguns "detalhes" ( que inclusive estão na Isto É edição 2537/03/08) vou digitar um resumo do que está no Laudo feito por Peritos nos EUA: 1-...Várias Imagens de outras câmeras de segurança (com informações relevantes) não foram incluídas polícia... 2-...Página em homenagem à família foi criada antes do crime... 3-...O menino teria matado a família em 10 min, mas, o estado de putrefação do corpo do pai estava em Estado avançado... Existem outros 3 motivos graves que estão no laudo...tirem suas conclusões...
          • Robert Garcia
            HÁ 2 MESES
            normal, todo PM é podre por natureza...
          • Edna Oliveira
            HÁ 2 MESES
            Quem acompanhou esse caso desde o início, sabe que o Marcelinho foi tão vítima quanto sua família! Ele é inocente!!!
            • Susan Parker
              HÁ 2 MESES
              Vc viu na sua bola de cristal ou sabe de alguma coisa?
              • Robert Garcia
                HÁ 2 MESES
                susan, vou te passas a minha bola ixcrotal, pra vc dar uma lustrada...
              • Pedro Jungbluth
                HÁ 2 MESES
                O caso sempre foi muito estranho pelo fato de 4 pessoas terem sido mortas, uma a uma com uma brulhenta e brutal .40 e nenhum ter acordado. E o menino canhoto ter se matado com a mão direita. Mas a teoria de manipulação do vídeo é muito ruim. Se isso foi o melhor que um perito americano conseguiu, provavelmente nunca saberemos o que realmente aconteceu.
                • Marcio Veiga
                  HÁ 2 MESES
                  Se matou com a mão esquerda. Era canhoto segundo suas professoras
                  • Robert Garcia
                    HÁ 2 MESES
                    Todos sabemos o que realmente aconteceu. só q somos covardes demais para admitir...
                  • Marcio Azevedo
                    HÁ 2 MESES
                    O filho matou a familia toda, se matou com tres tiros na cabeça, depois pegou o carro e foi pra escola, vendeu o carro, torrou a grana toda, voltou pra casa de carona e se matou de novo, só que dessa vez com a mão esquerda, pois a direita tremia muito devido ao mal de Parkinson.
                    • Robert Garcia
                      HÁ 2 MESES
                      caso 'insclaressido" e resolvado, próssimo!
                    • Et Cruzeiro
                      HÁ 2 MESES
                      NÃO ADIANTA, A FAMÍLIA NÃO QUER QUE O MOLEQUE SEJA RESPONSABILIZADO, PODE VIR 007, SHERLOCK HOLMES, PHILIP MARLOWE, JACQUES CLOUSEAU, JOHN McCLANE, QUE ELES NÃO SE DARÃO POR SATISFEITOS, ENQUANTO ISTO, DINH3IRO SAINDO PELO RALO, E ELES QUERENDO RIDICULARIZAR A MELHOR E MAIS MAL PAGA POLÍCIA DO PAÍS...

                      • Et Cruzeiro
                        HÁ 2 MESES
                        Que nada Ana, seu problema é achar que isso aqui é verdade, é tudo tipo, o William é fake cobra criada, tem horas que falo sério sim, como por ex nosso papo sobre drog4s, mas no resto não é nada disso que vc pensa, pergunta pra Sam como são nossos assuntos em que o Et não esta envolvido, esse Et é só um personagem, ele não existe, tudo o que não sou capaz de fazer, descarrego nele, kkk um dia vc aprende Aninha, kkk ele gosta de vc, viu? E eu também, kkk
                        • Ana Sanches
                          HÁ 2 MESES
                          Ou será em vc achar que é tudo brincadeira ? Kkkkkk vc não, tem muitos trolls nessa. Eu é que não entendo essa necessidade em escrever coisas absurdas pra chamar a atenção. Mas cada um é cada um. Até a grobu descobriu que falar do parMito da audiência kkkkkkkkk
                        • John Emile
                          HÁ 2 MESES
                          tem dente de coelho nesse caso
                          • Claudineide Yamanoto
                            HÁ 2 MESES
                            FOI O MENINO....POIS SE FOSSE OUTRA PESSOA COMO O MARCELINHO TERIA IDO PARA ESCOLA.....E ESTAVA CALMO....QUANDO ELE CHEGOU EM CASA ELE SE DEU CONTA DA BARBARIDADE QUE ELE FEZ.
                            • Joilson Mendonça
                              HÁ 2 MESES
                              Lembro muito bem do caso. A polícia não quis investigar a denúncia de que os pais foram mortos porque se recusaram a participar de um esquema de roubo a caixas eletrônicos. como entre os bandidos estavam policiais, arranjaram um culpado e pronto. Como se alguém atirasse em mim na cama e minha mulher não acordasse...

                              • Sabetudo Mesmo
                                HÁ 2 MESES
                                Quer dizer q dependendo do atirador a arma faz mais ou menos barulho? Essa conversa de q a mulher sabia de bandido na equipe dela e iria denunciar, é para torná-la heroína como aconteceu com todos q morrem
                                • Joilson Mendonça
                                  HÁ 2 MESES
                                  Ela era policial. Estava preparada. Helo-o-ou!
                                • Neia
                                  HÁ 2 MESES
                                  Infelizmente essa familia vai reviver essa terrível tragédia sem necessidade! Não tem como negar os fatos!o menino foi para a escola,contou para os amiguinhos oq tinha feito e se matou em ksa mais tarde!como negar isso?é muito triste,mas ta na hora da familia aceitar e deixar q os mortos descansem em paz!
                                  • Marcio Veiga
                                    HÁ 2 MESES
                                    Pura verdade!
                                  • Rick Coutinho
                                    HÁ 2 MESES
                                    PMs da Rota Mataram a familia, na epoca ele tava em contato com a corregedoria fazendo denuncias. Governo do Picole de chucu do PSDB nao quis investigar...
                                    • Edna Oliveira
                                      HÁ 2 MESES
                                      Reabram esse inquérito e investiguem de verdade! Limpeza a memória desse inocente! E que a justiça seja feita!
                                      • Edna Oliveira
                                        HÁ 2 MESES
                                        Corrigindo: limpem a memória desse inocente!
                                      • Cristiane Silva
                                        HÁ 2 MESES
                                        Quem não se lembra do caso PC Farias

                                        • Valmir Pereira
                                          HÁ 2 MESES
                                          Isso é mentira, não viram não. Para de inventar.
                                          • Marcio Azevedo
                                            HÁ 2 MESES
                                            O filho matou a familia toda, se matou com tres tiros na cabeça, depois pegou o carro e foi pra escola, vendeu o carro, gastou a grana, voltou pra casa e se matou de novo, só que dessa vez com a mão esquerda, pois a direita tremia muito devido ao mal de Parkinson.
                                          • Mizael Souto
                                            HÁ 2 MESES
                                            talvez tenha sido ele mesmo, com outras pessoas vendo, e apontando armas para ele fazer o serviço.
                                            • Dalton Nosette
                                              HÁ 2 MESES
                                              O delegado que apurou os fatos com sua equipe, jamais frequentaram uma escola de formação policial sobre investigação, qualquer leigo sabe que uma pistola alem do barulho tem o tranco em cada tiro e uma criança de 9 anos jamais teria condiçoes de cometer esses assassinatos, e como a P C, tem que achar um bode espiatorio para os crimes de grande repercussão para acalmar a sociedade e autoridades, é o que foi feito, acusar é facil, provar necessita conhecimento e isso falta e muito para a PC.
                                              • Antonio
                                                HÁ 2 MESES
                                                Quem atirou com uma .40 sabe do tranco e da possibilidade de um adolescente suportar...atirar num e depois no outro rapidamente sem que este ou os outros acordem?? O guri é 007 e treinado na SUAT.

                                                • Cristiano
                                                  HÁ 2 MESES
                                                  Concordo antônio já efetuei diversos disparos com uma taurus .40 (modelo 840) é uma arma muito mal feita e que tem um recuo (tranco) muito forte além do mais é extremamente barulhenta (mesmo em local de treino com isolamento acústico é possível ouvi-la) ...mas, se a perícia chegou a conclusão que todos os vizinhos durante a madrugada não teriam como ouvir...quem sou eu pra avaliar né...
                                                  • Cristiano
                                                    HÁ 2 MESES
                                                    Digo "Antônio"
                                                  • Arquimedes Junior
                                                    HÁ 2 MESES
                                                    Em São Paulo vejo que a Polícia é igual todas as outras mais de 70% CORRUPTOS E DESPREPARADOS ... nunca acreditei nessa conclusão
                                                    • Julliano Vieira
                                                      HÁ 2 MESES
                                                      E que ele dirigiu até a escola, acreditou? No que os amigos disseram, o que dei carona. Acreditou? Não, só na conspiração entre todas as policias (PM civil e criminalista) por que? Porque a mãe descobriu um esquemao global e ia revelar. A realidade nem sempre é tão interessante quanto filme. Se fosse este o caso, estariam ela e o pai em serviço. O menino não iria a escola de carro sozinho.
                                                      • Carol Oliveira
                                                        HÁ 2 MESES
                                                        O que eu acho engraçado é que ele foi " dirigindo " pra escola e voltou de carona, por que ele não voltou " dirigindo " como ele foi?
                                                      • Marcos Martini
                                                        HÁ 2 MESES
                                                        EU ACHO QUE TAL FATO FOI COMETIDO POR POLICIAIS MILITARES A BANDO DE SUPERIORES.
                                                        • Carlos Macario
                                                          HÁ 2 MESES
                                                          Só a jumentada Bolso Asno confia em policia. Quem pode confiar na PM ou na Civil se eles fazem isso com um companheiro deles? O que eles não fazem com outras pessoas? Só jumentão Bolso Asno acredita na honestidade de policiais.
                                                          • Mônica
                                                            HÁ 2 MESES
                                                            Sei lá viu, o negócio foi macabro. Pelo que lembro da reportagem ele matou alguns dos familiarescom um tiro na nuca. Ele fez a mãe ajoelhar, mas em sã consciência, qual adulto não teria lutado com uma criança de doze anos para tentar tomar a arma? O negócio ficou no ar mesmo.

                                                            • Jcezarl Lima
                                                              HÁ 2 MESES
                                                              Concordo com você Mônica, como uma mãe e PM deixaria o filho mata-la, matar o pai e deixar o filho se matar ? Resposta: suicídio coletivo e consentido pelos próprios pais.
                                                              • Mariana
                                                                HÁ 2 MESES
                                                                Isso foi fartamente divulgado na época. O pai estava dormindo qdo ele atirou . A mãe ouviu o barulho, entrou na sala desprevenida, se debruçou sobre o marido e o menino psicopata atirou por trás. Depois as idosas foram presas fáceis, sem chance nenhuma
                                                              • Antonio Santos
                                                                HÁ 2 MESES
                                                                ACREDITAR QUE ESSE MENINO MATOU TODO MUNDO , É O MESMO QUE ACREDITAR EM PAPAI NOEL , ACREDITAR EM FADA MADRINHA, ACREDITAR QUE O TEMER É HONESTO, QUE A MINHA AVÓ É VIRGEM .
                                                                • Neia
                                                                  HÁ 2 MESES
                                                                  Eu não acho tão impossível assim!nem todos os distúrbios psicológicos são percebidos pela família!principalmente se os pais trabalhavam direto,o menino viciado em games violentos!
                                                                  • Odete Braga
                                                                    HÁ 2 MESES
                                                                    Só tem um diferencial nessa história, Antonio, o menino sabia atirar e segundo noticiado na época, aprendeu com os pais.
                                                                  • Roberto Costa
                                                                    HÁ 2 MESES
                                                                    Um dia um menino de 11 anos resolve matar o pai e a mãe, policiais experientes ...mata os dois e vai para escola dirigindo... aí assiste aula, conta aos colegas, volta pra casa dirigindo e mata a avó e a tia, que ainda dormem. Aí pára, pensa, e resolve então que já estava bom... E se suicida com um tiro dado com a mão errada... É.... Pode ser mesmo.
                                                                    • Guilherme Silva
                                                                      HÁ 2 MESES
                                                                      Ele matou a todos e foi dirigindo para o colégio, dormiu dentro do carro,quando amanheceu foi pro colégio, falou pra colegas que tinha matado a família, retornou pra casa de carona com o pai de um colega e se matou.
                                                                      • Carol Oliveira
                                                                        HÁ 2 MESES
                                                                        Se ele foi de carro pra escola, por que não voltou no carro? por que pegou carona? já que ele sabe dirigir?
                                                                      • Cristiano
                                                                        HÁ 2 MESES
                                                                        Já que a matéria esqueceu de alguns "detalhes" ( que inclusive estão na Isto É edição 2537/03/08) vou digitar um resumo do que está no Laudo feito por Peritos nos EUA: 1-...Várias Imagens de outras câmeras de segurança (com informações relevantes) não foram incluídas polícia... 2-...Página em homenagem à família foi criada antes do crime... 3-...O menino teria matado a família em 10 min, mas, o estado de putrefação do corpo do pai estava em Estado avançado... Existem outros 3 motivos graves que estão no laudo...tirem suas conclusões...
                                                                        • Ricardo Yoshida
                                                                          HÁ 2 MESES
                                                                          Se ouve manipulação, pq o mulek saiu dirigindo o carro dos pais, o q já é estranho, dormiu fora de casa (muito estranho) falou pros colegas que matou os pais (muuuito estranho) I e ainda voltou para casa. Td isso foi coincidência? Se tivesse alguém ameaçando ele, ele iria voltar para casa? Ele iria adivinhar que os pais iriam morrer e ainda assim voltar para casa?

                                                                          • Luma Carvalho
                                                                            HÁ 2 MESES
                                                                            Vc encontra na internet uma foto do crime antes de manipularem os corpos, pq os corpos estavam em posição diferente?
                                                                            • Carol Oliveira
                                                                              HÁ 2 MESES
                                                                              só esqueceu de comentar que outras crianças filhos de pm estudava na mesma escola que o tal menino. E se não foi depoimento falso?


                                                                            Nenhum comentário:

                                                                            Postar um comentário