Determinação de comandante da PM vira motivo de piada nas rede sociais

23 agosto, 2014 às 13:20  |  por João Carlos Frigério
Uma determinação colocada em edital interno da Polícia Militar do Paraná na última quinta-feira (21), por parte do comandante do 13° Batalhão, Tenente Coronel Sérgio Luiz F. dos Santos, virou motivo de piada nas rede sociais. Na determinação, o que mais chamou a atenção é que fica proibido que as viaturas, durante acompanhamento tático, excedam a velocidade de 80 km/h. Outra determinação é caso o motorista da viatura seja multado por excesso de velocidade, a corporação não intermediará um recurso, sendo de total responsabilidade do motorista.
Segue a determinação:

“1. Fica proibida a realização de acompanhamento tático de veículos em fuga na área do 13º BPM que excedam a velocidade de 80 km/h,
2. Nos casos de identificação de veículos em situação delituosa, o Oficial CPU deverá coordenar o acompanhamento através de cerco policial na malha viária, sem exceder a velocidade estabelecida na via;
3. Nos casos em que houver a identificação de multa por excesso de velocidade em lombadas e radares eletrônicos decorrente de perseguição à veículos, não será intermediado recurso de ofício pela Unidade, ficando o motorista infrator responsável pelo recurso e demais medidas administrativas impostas pelo órgão executivo de trânsito;
4. Fica terminantemente proibida a circulação, sem a devida justificativa e autorização do Comandante de Cia, do Oficial Supervisor ou do Oficial CPU, de viaturas operacionais fora da área de circunscrição do 13º. BPM.”
Após a determinação algumas montagens surgiram na internet, com teor irônico. Veja as montagens que estão rolando nas rede sociais:

61 ideias sobre “Determinação de comandante da PM vira motivo de piada nas rede sociais

    1. Aecio Mendes 
      Em Primeiro Lugar a Segurança do cidadão ordeiro; em Segundo Lugar a Segurança do Profissional que irá garanti-la. Felizmente você não não foi contaminado pelos enlatados de perseguição de filmes. Depois de ocorrido o delito, entre expor a risco o cidadão ordeiro e prender o bandido, assuma a primeira opção. Quanto ao bandido, CERCO – BLOQUEIO – INTERCEPTAÇÃO, fora da área urbanizada.
      Responder 
      1. abner 
        Então não reclame pedindo agilidade ou urgência em caso de necessidade, e outra isso devia se estender para outros serviços como bombeiros, resgates etc, boa sorte. Típico de quem nunca sentou o bubmbum em uma viatura. Primeiro lugar a segurança do agente do estado que vai executar a missão, ninguém entra na polícia para morrer, depois a segurança de terceiros.
        Responder 
      2. Radamés 
        Em primeiro lugar está a segurança da autoridade de segurança pública e em segundo do cidadão, pois policial se seguranças não pode proporcionar segurança.
        Responder 
      3. Erasmo Barreto da Silva 
        Senhor Aecio, lamento informá-lo que você está desenformado. Em primeiro lugar não haja sem garantia da sua segurança, essa é a máxima da segurança. O resto é você ficar com a bunda na cadeira e dar ordens absurdas. Comando errado não se cumpre e ponto. O resto é politicagem e safadeza.
        Responder 
  1. marcelo 
    Ridículo Sr Cmt , a sociedade agradece sua audácia e coragem. Se não quer que viaturas se envolvam em acidente de trânsito, deixe-as nas garagens. Que os PMs se lembrem dessa ordem quando alguém da sua família estiver precisando da agilidade desses heróis ou até mesmo em situação onde a cabeça da vossa senhoria estiver na guilhotina. Parabéns Cmt.
    Responder 
  2. sd honesto 
    Quando um pm danifica uma viatura para proteger a população, nenhuma parte da sociedade presta apoio ao pm, devemos fazer como a civil, so oque nao for nos prejudicar. infelizmente a sociedade nao merece a pm que tem.
    Responder 
    1. Gerson 
      Concordo com você Honesto!!! Infelizmente ninguém que critica esta ordem, vai pagar ou ajudar a concerta a viatura. Quando todos os Policiais do Brasil acorda para a Realidade que Vivemos!!! Este País Vai mudar!!!! Infelizmente o CMTE esta pensando na dor de cabeça e situação financeira dos PMs da sua unidade que vão ficar presos, pagar multas etc. Se a Sociedade que tantos falam que precisa!! Realmente estiver incomodada vai brigar com os Corruptos do Governo, Federal, Estadual e Municipal para Mudar a lei que faz a Viatura pagar Multas. Sou PM de SP. O Sr Cmte tem meu respeito. Para muitos que usam o Paradigma Esta no Sangue!!!! Ta na hora de Vocês fazerem HEMODIÁLISE!!! Ou o Romão Gomes ou Presidio Militar aguardam……..
      Responder 
    2. ataide leite 
      Honesto vc é pm e ganha por seu serviço de proteção a população, não é para ser heroi , haja visto deve ser mau motorista para não cuidar do bem piblico. vai estudar e arrumar um emprego decente deixa de ser policial ou no teu caso puliça.
      Responder 
  3. Ramon Almeida 
    Comandante ? Comandante de quê e de quem ? Mais parece um sujeito talhado para obedecer a mulherzinha nervosa de Brasília , do que proteger o cidadão eu lhe paga , devemos sempre observar eu a autoridade deve ser respeitada dede que ela também se dê ao respeito que lhe é facultado!
    Responder 
  4. Alves 
    Como explicar ao cidadão q a polícia não pode exceder a velocidade afim de pegar o marginal q lhe causou algum mal? ( lembrando q o marginal não precisa se preocupar com multas de trânsito). Entendo q Se a Polícia ( qualquer polícia), não for capaz de ao menos tentar ajudar em uma situação dessas, a sensação de impunidade da marginalidade será fato. Tudo isso afim de respeitar a segurança viária? As leis ( inclusive de trânsito), não são para advertir e punir aqueles q de alguma forma as violam? A última coisa q passa na cabeça de um policial seria tal desrespeito no momento do cumprimento de seu dever. Parece até um paradigma…complicado. Atitudes como estas, só reforçam cada vez mais a ânsia dos policiais militares em serem POLICIAIS, e não mais Militares.
    Responder 
  5. Sargento Fahur 
    Ser bandido no Brasil [e uma beleza. Ser bandido por aqui é tranquilo, pois quem deve lutar contra eles, são os primeiros que fazem leis e determinações beneficiando essa raça. Parece piada, mas é coisa séria. Muitos fazem coisas desse tipo, beneficiando vagabundo e prejudicando trabalhador, nesse caso prejudicando os praças da PMPR, que servem nessa unidade. Vergonha.
    Responder 
  6. celso 
    Isso é um absurdo, que tipo de comandante é esse meu Deus do céu, esse é um covarde, os bandido podem andar a 200 km/h os agentes ficam responsável por multas, esse é um caga pau, medroso, usa essa farda pra que? Farda é pra quem honrra em defesa do cidadão. Isso aí esta muito suspeito, e trás mais suspeita ainda.
    Responder 
  7. Wilson de Castro Junior 
    Corretíssimo o Comandante. Já que os 513 deputados federais e os 81 senadores da república das bananas fazem leis somente para defender os bandidos e ainda, punir severamente o policial que infringir a lei por conta própria, esse comandante com sua ordem quer apenas proteger seus policiais e garantir a permanência deles no emprego. Quando ocorre um acidente envolvendo viatura com morte de civis, o policial é o primeiro a responder por conta própria gastando dinheiro próprio com advogados pois o Estado o abandona a própria sorte. Depende muito do ponto de vista de quem lê o documento pois uns acreditam que o comandante está louco e é mijão e outros, irão entender perfeitamente que com tal atitude, quem sai ganhando é o policial pois não se arrisca, continua no emprego e volta para casa onde deixou a família o esperando. Enquanto não existirem leis que protejam os policiais que nos protegem…acreditarei que o comandante está corretíssimo.
    Responder 
  8. Adhemar 
    É típico de Cmt que não conhece o policiamento, não tem história de Polícia, vive no ar condicionado com a bunda numa cadeira enorme, mijão, incompetente, é uma vergonha para a PM do Paraná.
    Responder 
  9. RUBENS 
    EM PARTE CONCORDO COM O COMANDANTE. AS PERSEGUIÇOES TEM QUE SEREM FEITAS COM CAUTELA. ROTINEIRAMENTE ESTAMOS VENDO VTRS SENDO DESTRUIDAS. MUITAS VEZES PELA MA CONDUÇÃO DE SEUS MOTORISTAS. RECENTEMENTE, VIMOS O ATROPELAMENTO DE UM SR NA PRAÇA DO JAPÃO E ALGUNS DIAS VIMOS A NOTICIA DE SUA MORTE. SERIA DE BOM ALVITRE UMA ORIENTAÇÃO BASICA AOS MOTORISTAS POLICIAIS. CLARO QUE MULTA EM VTR POLICIAL É ABSURDA.
    Responder 
    1. Wallace 
      Blz fera, quero ver vc pensar assim qndo um nego passar fogo no seu filho e vazar no pinote. Ai vc lembra de pedir ao policial pra nao passar de oitenta na hora da perseguicao e frear nas lombadas pra nao danificar a viatura.
      Responder 
  10. Marina 
    Facil ficar atraz de uma mesa procurando esse tipo de besteira para inventar!!! Que pouca vergonha! Ainda bem que o meu pai não esta mais vivo para ver esse tipo de coisa.
    Responder 
  11. Wilson 
    Eu concordo com esse comandante, que enxergou o que os políticos e a imprensa brasileira quer e merece da polícia, uma vez que ninguém apóia o serviço policial…
    Responder 
  12. Hildebrando Alturano Batista (Brasília, Gama, DF.) 
    Simples assim. É só cumprir o que a “Super autoridade” está determinando e deixar o circo pegar fogo. Ele que se vire amanhã ou depois para dar conta do serviço que a rapaziada tem que fazer para tentar manter a cidade com um mínimo de segurança. Eu sou egresso da Polícia Militar do DF, e sei muito bem o que acontece nas ruas no dia a dia, coisa que muito comandante não sabe. Não sabe o sacrifício que a tropa tem para trabalhar, e fica aí dando pitaco sem consultar quem trabalha na rua. Mas é assim mesmo. Nem todo “chefe” é líder. Não conheço o cara, assim espero que este tenha sido apenas um ato falho. Contudo, se não tiver sido. É só deixar o “pau torar ” gente. E quando ele perguntar ou for perguntado porque o circo está pegando fogo, respondam que vocês estão penas cumprindo as ordens dele. Simples assim. Já que ele deixou bem claro que não vai segurar a onda de ninguém, então vocês também não tem que se preocupar se ele vai continuar comandante ou não. O cargo de comando dele é político. o seu não!!!!
    Responder 
  13. Emerson 
    Esse procedimento é comum, é o que se aprende na academia, está previsto no POP (procedimento operacional padrão), na verdade está previsto que devemos mesmo em caso de acompanhamento, respeitarmos o código de transito brasileiro, ou seja se a via o limite é de 60 km/hr, é esse o limite da viatura, obviamente que na hora acabamos esquecendo desse detalhe, mas se der merda, como atropelamento de um inocente, ou outro acidente fatal, não teremos respaldo nenhum na frente do capa preta, e pode ter certeza que o promotor vai pedir a sua cabeça, embasado no POP.
    Responder 
  14. Amauri Luz 
    O cara esqueceu de determinar que, em caso de o veículo em fuga ser multado por excesso de velocidade, a multa deva ser paga pelo policial!
    Responder 
  15. Thômas 
    Concordo plenamente, acompanhamento tático além de inútil coloca em perigo a vida de pessoas usuárias da via. A policia não pode atirar contra o veículo, não poderá obrigar os infratores a parar sendo obrigados a seguir os marginais com sirenes ligadas gastando combustível brincando de filme de ação. É um problema quando capotam viaturas, batem em outros veículos, multas de trânsito, tudo isso pra nada, pois acompanhamento tático não serve pra nada.
    Responder 
    1. Junior 
      Caro Thômas,o acompanhamento tático serve para os policiais não perderem os marginais de vista e assim, através da rede rádio, fazerem um cerco para que os bandidos sejam presos.
      Responder 
  16. PAULO CÉSAR DA SILVA 
    Oficial de GABINETE, não conhece a realidade das ruas!!Além do mais, viaturas policiais quando em atendimento de ocorrências gozam de preferências no trânsito desde que devidamente identificadas por dispositivos sonoros e luminosos, o que justificaria defesa ou recursos de autuações por excessos de velocidade, desde que devidamente fundamentado e instruído.
    Responder 
  17. Jose Eledir Lauxen 
    sera que o comando esta recebendo dinheiro dos bandidos ou não….. é o que parece se não pode pegar os bandidos então não precisamos de policia aqui é um cidadão eu quero que ande a 200 por hora mais não deixem um bandido fugir tem que pegar de qualquer jeito … cade um comando serio na PM…… se não é serio então mande embora …..
    Responder 
    1. Soldado 
      Concordo plenamente, com o Cmt., se as leis não amparam os Policiais, porque o Policial tem que querer dar uma de herói? Bater a viatura pra depois pagar do bolso? Responder criminalmente por qualquer acidente que possa via a ocorrer, custeando advogados por conta própria, atrasando possíveis promoções? O povo tem o que merece.
      Responder 
  18. junior 
    o comandante so esta siguindo a lei…somos nos os culpados que votamos no pt ,que nao segue a contituiçao , tentou restringir o direito de defesa dos cidadãos e agora quer travar o trabalho da pm
    Responder 
  19. marcos 
    isso e pr que o brasil tem muito politico que nao valem nada e querem ajuda no trafico de drogas quero ve se a hora que entra um presidente que fala que vai muda ele mude e nao peça nada pra niguem se ele ta ali e poir que ele manda no brasil e deixa a policia trabalha do tipo que tem que ser e outra vamos legalizar a pena de morte e para jovens que cometem crimes nao ter mais idade vamos apoiar o u presidente assim e governadores quero ve quem vai ter peito pra mudar esse brasil quero ver isso confio que isso pode ser feito mais tem que ter um mandante la
    Responder 
  20. Washington Heleno 
    O comandante está corretíssimo, existe uma velocidade legal em vias públicas e desrespeitar essa velocidade para perseguir criminoso não vai elevar a moral da PM em nada, pelo contrário. Se algo der errado, a sociedade hipócrita será a primeira a criticar a ação policial militar.
    Responder 
  21. Everton Bach 
    Carreira Única já! Praça chegar a sargento após 30 anos de serviço arriscando a vida e oficial de tenente a coronel em 15 ou 20 anos atrás de birô? Algo está errado neste país! Por isso que sai essas besteiras! Falta ir pra rua ver o que está acontecendo, ouvir a tropa, ouvir quem realmente arrisca a vida!
    Responder 
  22. Roberto 
    Muito corajoso. Pois com certeza ele sabia que seria criticado. Mas quis abrir os olhos da sociedade que n recebem respaldo algum do governo para apoiar seu trabalho. O policial n é obrigado a se sacrificar sozinho para cumprir seu dever. Deveria ter o apoio da sociedade e do governo.
    Responder 
  23. Subten. Gerson 
    Vamos, antes de criticar a ordem emanada por parte do Comandante, verificar o que motivou tal ordem. Erro deste ou dos policiais que motivaram a mesma ordem . . . (perseguir o carro de outra marca e modelo e ainda se envolver em acidente).
    Responder 
  24. Fyllipe Felix 
    Como sempre acham que os problemas são sempre da PM, e não do governo estadual e seus investimentos, que na polícia brasileira são um dos piores do mundo. A sociedade acha que PM anda de Camaro e tudo mais. Mals sabe dos Fiat Uno, Gols, Palios sucateados, quebrados e sem manutenção.
    A população pede investimentos em educação, mas NUNCA em segurança pública.
    Responder 
  25. Mendes Jr 
    Aqui em PE o CB cumpre determinacao semelhante, a velocidade e a das placas, se vir multas de lombadas eletronicas pagamos. CABECA FRIA, FINGE QUE TRABALHA. E CUMPRE TEU TURNO E VAI PRA TUA FAMILIA.
    Responder 
  26. João Neto 
    Mas é mais do que claro, que isso é desculpa para apoiar a criminalidade.
    Com certeza a própria senhoria tem algo a ver e rever deste assunto.
    Agora, muito me envergonha, os próprios policias acatarem essa ordem, não se esqueçam que cabe a inteligência de cada um dos soldados, cabos e afins a mando do comando deste imbecil pensarem um pouquinho mais e ignorar esta porra.
    E é claro que se julgado em qualquer fórum, até da aonde a mãe deste senhorio nasceu, é causa ganha para os soldados.
    Alias, não é possível uma bala perdida encontrar a cara dele?
    tanta gente inocente morrendo pelas ruas deste pais, a troco de nada, e esse filho da puta, mandando e desmandando desta forma.
    Com certeza, a família deste imbecil não pode compactuar e receber as mesmas tratativas dele, mas ai do dia que precisarem dos mesmo policias que foram dada estas ordens, ai.
    Responder 
  27. GM Gonçalves Ferreira 
    kkkk…é companheiros ,o caso aí é serio né???mas venhamos e convenhamos!!esses “modernos e conservadores”comandantes já deveriam ter se aposentado.diga-se de passagem que toda e qualquer idéia ultrapassada que esses caras vierem a ter em nosso atualíssimo dias inovadores se tornam sem efeito e motivo de nada mais ou menos que zuação em nossas redes sociais.Será que ele sabe o que é isso???
    Responder 
    1. Aecio Mendes 
      Sabe nada Inocente. O principal objetivo é proteger o cidadão ordeiro e para isso o profissional que encarregado deve estar em segurança. Depois de ocorrido o delito, não se pode colocar em risco a vida de um cidadão ordeiro para se prender um ladrão. Entre as duas alternativas, a primeira é a mais acertada.
      Responder 
  28. SD PM 
    esse comandante esta certo, Aqui em MT o CB cumpre determinação semelhante, a velocidade e a das placas, se vir multas de lombadas eletrônicas pagamos. CABEÇA FRIA, FINGE QUE TRABALHA. E CUMPRE TEU TURNO E VAI PRA TUA FAMÍLIA.
    Responder 
  29. Aecio Mendes 
    Parabéns comandante. Primeiro Lugar a Segurança do cidadão ordeiro; Segundo Lugar a Segurança do Profissional que irá garanti-la. Felizmente você não não foi contaminado pelos enlatados de perseguição de filmes. CERCO – BLOQUEIO – INTERCEPTAÇÃO – Em nome da Segurança do Cidadão.
    Responder 
  30. Erico Abreu 
    cerco+bloqueio+interceptação= bonito na televisão, quem já fez acompanhamento sabe que tudo acontece muito rápido, se perder o veiculo em fuga de vista dificilmente acha novamente, dificilmente também haverem viaturas suficientes e em local estrategico para organizar um cerco Por outro lado não tem que fazer acompanhamento mesmo, o povo que se fo*$a, qualquer erro o PM vai ser esculachado, arcar com o prejuizo e talvez até preso, bizu é fazer o feijão com arroz….minimo necessario
    Responder 
  31. cb exercito 
    isso é típico do militarismo, quem é sabe, as normais de trânsito estão para serem obedecida e todos sem exceções,infelizmente estão sujeitos a ela, o cmd também está com dele na reta, e diga existem coisas piores do que isso dai.
    Responder 
  32. Juverto K Rodrigues 
    Enquanto profissionais da segurança pública com experiência em rotinas policiais forem comandados por indivíduos que ingressam no serviço policial já em cargos de chefia, essas pérolas continuarão rotina.
    Precisamos de polícias com carreiras únicas. Sem acesso ao topo sem passar pelas bases
    Responder 
  33. odillon avilla santos 
    Eu até não posso acreditar que um Cel Cmt de uma Unidade de Policiamento, mande publicar uma aberração dessas. Está desmoralizando seus comandados e favorecendo a bandidagem. Se um ladrão de carro anda a 100 ou 120 por hora, o carro dos policiais andará a 80h isso creio, deve ser até gozação. Pois, nunca mais prenderão ninguém. Esse Cel deve ser destituido do seu posto. Jamais vi um absurdo destes. Isso é uma vergonha Cel, pense bem nisso. Essa é grande!
    Responder 
  34. odillon avilla santos 
    Outra aberração maior ainda, é que a Unidade, não se responsabiliza pelas multas que houverem. Será cobrada dos policiais, que já ganham um vencimento vergonhoso. Creio, que o sr. Cmt Geral, da PM, do Paraná, deverá tomar alguma providência e tornar sem efeito essa ordem absurda.
    Responder 
  35. Paulo - EB Brasil 
    Tadinho… não sabe de nada!!! Inocente… É o protótipo da ineficiência… excelente na defesa do patrimônio público… Ele é “Chefe” – não líder… Interessar-se por seu comandados é uma marca dos líderes não dos chefes!!! É mais fácil “prensar” os pequenos… Dá pena – pessoas assim!!!
    Responder 
  36. Eduardo 
    Muitos comentários aqui colocados são de pessoas que nada sabem sobre a realidade da atividade policial. Perseguições cinematográficas só em Hollywood. O certa mesmo é o uso da comunicação para montar o cerco e abordar os criminosos. Garanto que muitos guardas municipais colocaram comentários, pois estes fraldas sujas é que se acham invulneráveis. Cada caso é um caso. A perseguição ou cerco depende da situação de cada caso, que deve sempre ser informado ao coordenador operacional em serviço. Fora disso e análises teóricas são abobrinhas.
    Responder 
  37. osvaldo oliveira 
    PM deu sinal de que os marginais podem tudo, roubar passear pelos centros com velocidade acima dos 80 km, sorrir, gargalhar, dar psiu, enquanto, os PMs, em passos de tartarugas e preguiças (com todo o respeito aos animais), com essa medida o Governador mandava imediatamente exonerar o Cmt Geral e esse que TC fosse para reserva por incompetência. Por isso é q se pede a desmilitarização já, este ato é descumprido doa a quem doer, MARGINAL tem que estar é na CADEIA.
    Responder