Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

sábado, 19 de setembro de 2015

Dos papéis de Luiz Carlos Prestes consta um relatório do Comitê de Solidariedade aos Revolucionários do Brasil, de 1976. O documento traz uma lista de 233 torturadores feita por presos políticos em 1975

Alice Melo e Vivi Fernandes de Lima
  • O acervo pessoal de Luiz Carlos Prestes, que será doado por sua viúva, Maria Prestes, ao Arquivo Nacional, traz entre  cartas trocadas com os filhos e a esposa, fotografias e documentos que mostram diferentes momentos da história política do Brasil. Entre eles, o “Relatório da IV Reunião Anual do Comitê de Solidariedade aos Revolucionários do Brasil”, datado de fevereiro de 1976.
    Neste período Prestes vivia exilado na União Soviética e, como o documento não revela quem são os membros deste Comitê, não se pode afirmar que o líder comunista tenha participado da elaboração do relatório. De qualquer forma, é curioso encontrá-lo entre seus papéis pessoais.
    O documento é dividido em seis capítulos, entre eles estão “Mais desaparecidos”, “Novamente a farsa dos suicídios”, “O braço clandestino da repressão” e “Identificação dos torturadores”, que traz uma lista de 233 militares e policiais acusados de cometer tortura durante a ditadura militar. Esta lista foi elaborada em 1975, por 35 presos políticos que cumpriam pena no Presídio da Justiça Militar Federal. Na ocasião, o documento foi enviado ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Caio Mário da Silva Pereira, mas só foi noticiado pela primeira vez em junho de 1978, no semanário alternativo “Em Tempo”. Segundo o periódico, “na época em que foi escrito, o documento não teve grandes repercussões, apenas alguns jornais resumiram a descrição dos métodos de tortura”. O Major de Infantaria do Exército Carlos Alberto Brilhante Ustra é o primeiro da lista de torturadores, segundo o relatório. A Revista de Históriatentou ouvi-lo, mas segundo sua esposa, Joseita Ustra, ele foi orientado pelo advogado a não dar entrevista. “Tudo que ele tinha pra dizer está no livro dele”, diz ela, referindo-se à publicação “A verdade sufocada: a história que a esquerda não quer que o Brasil conheça” (Editora Ser, 2010).
    A repercussão da lista em 1978
    A Revista de Históriaconversou com um jornalista que integrava a equipe do “Em Tempo”.  Segundo a fonte – que prefere não ser identificada – a redação tinha um documento datilografado por presos políticos. Era uma “xerox” muito ruim do texto, reproduzido em uma página A4. Buscando obter mais informações sobre o documento, os jornalistas chegaram ao livro “Presos políticos brasileiros: acerca da repressão fascista no Brasil” (Edições Maria Da Fonte, 1976, Portugal). Depois desta lista, o “Em Tempo” publicou mais duas relações de militares acusados de cometerem tortura.
    Na época, a tiragem do semanário era de 20 mil exemplares, rapidamente esgotada nas bancas, batendo o recorde do jornal. A publicação fechou o tempo para o jornal, que sofreu naquela semana dois atentados. A sucursal de Curitiba foi invadida e pichada. Na parede, os vândalos deixaram a marca em spray “Os 233”. O outro atentado aconteceu na sucursal de Belo Horizonte: colocaram ácido nas máquinas de escrever. Na capital mineira, a repercussão foi maior porque os militantes de esquerda saíram em protesto a favor do jornal. O próprio “Em Tempo” publicou esses dois casos, com fotos.
    Os autores da lista
    As assinaturas dos 35 que assumem a autoria também foram publicadas no “Em Tempo”. Hamilton Pereira da Silva é um deles.  O poeta – conhecido pelo pseudônimo Pedro Tierra e hoje Secretário de Cultura do Distrito Federal – fez questão de conversar com a Revista de História sobre o assunto, afirmando que a lista não foi fechada em conjunto. Os nomes e funções dos torturadores do documento teriam sido informados pelas vítimas da violência militar em momentos distintos de suas vidas durante o cárcere.
    “Essas informações saíam dos presídios por meio de advogados ou familiares. A esquerda brasileira, neste período, não era unida, era formada por vários grupos isolados, que não tinham muito contato entre si por causa da repressão”, conta Tierra. “Quando a lista foi publicada no ‘Em Tempo’, eu já estava em liberdade. Sei que colaborei com dois nomes: o major, hoje reformado, Carlos Alberto Brilhante Ustra, e o capitão Sérgio dos Santos Lima – que torturava os presos enquanto ouvia música clássica”.
    Hamilton lembra ainda que, após a publicação da lista no periódico, a direita reagiu violentamente realizando ataques a bomba em bancas de jornal e até uma bomba na OAB, além de ameaças à sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).
    Em 1985, já em tempos de abertura política, a equipe do projeto Brasil: Nunca mais divulgou uma lista de 444 nomes ou codinomes de acusados por presos políticos de serem torturadores. Organizado pela Arquidiocese de São Paulo, o trabalho se baseou em uma pesquisa feita em mais de 600 processos dos arquivos do Superior Tribunal Militar de 1964 a 1979. Os documentos estão digitalizados e disponíveis no site do Grupo Tortura Nunca Mais.
    Entre os autores da lista de acusados de tortura feita em 1975, além de Hamilton Pereira da Silva, estão outros ex-presos políticos que também assumem cargos públicos, como José Genoino Neto, ex-presidente do PT e assessor do Ministério da Defesa, e Paulo Vanucchi, ex-ministro dos Direitos Humanos e criador da comissão da verdade. Os outros autores da lista são: Alberto Henrique Becker, Altino Souza Dantas Júnior, André Ota, Antonio André Camargo Guerra, Antonio Neto Barbosa, Antonio Pinheiro Salles, Artur Machado Scavone, Ariston Oliveira Lucena, Aton Fon Filho, Carlos Victor Alves Delamonica, Celso Antunes Horta, César Augusto Teles, Diógenes Sobrosa, Elio Cabral de Souza, Fabio Oascar Marenco dos Santos, Francisco Carlos de Andrade, Francisco Gomes da Silva, Gilberto Berloque, Gilney Amorim Viana,Gregório Mendonça, Jair Borin, Jesus Paredes Soto, José Carlos Giannini, Luiz Vergatti, Manoel Cyrillo de Oliveira Netto, Manoel Porfírio de Souza, Nei Jansen Ferreira Jr., Osvaldo Rocha, Ozeas Duarte de Oliveira, Paulo Radke, Pedro Rocha Filho, Reinaldo Moreno Filho e Roberto Ribeiro Martins.

    A seguir, a reprodução de parte do “Relatório do Comitê de Solidariedade aos Revolucionários do Brasil”, com as páginas que trazem os 233 nomes dos acusados de praticarem tortura direta ou indiretamente.


Compartilhe


Comentários (105)

  • carlos

    12/12/2014
    Por favor o comentário pueril que o tal, que diz que a América vai, pela vontade do PT e do Lula, tornar-se uma Grande república bolivariana, é de doer, primeiro Lula nunca foi Marxista segundo o bolivarinismo nunca foi marxista, que eu saiba Simon Bolivar nunca foi comunista, e Fidel com quase cem anos vai controlar toda a América você é um idiota!!! ou acha que todo o mundo é imbecil e não vê na sua ironia barata, uma ignorância cavalar, o Lula é tão socialista que criou um Brasil adequado ao capitalismo mundial coisa que a ditadura não teve competência para fazer. mesmo com todo o poder do Ocidente lhes apoiando e por falar em Cuba, eu te lembro que o capitalismo que fez o que fez no Haiti é o que é coisa boa veja o progresso que os jagunços do capitalismo ocidental criaram para aquele povo, que progresso que medicina que escolaridade, que mortalidade infantil baixa!!! que maravilha capitalista é o Haiti que a tua revolução liberal criou e a Jamaica que seguiu só num aspecto, o capitalistmo liberal do teu mestre, Milton Friedman, bastante maconha e pouca comida há me esqueci... deve ser para não ter obesos lá... que capitalismo bonzinho né?? se o socialismo possível não funcionou e o capitalismo com uma imensa casta de miseráveis dos EUA, que recorrem ao BENEFITS, para não morrerem de fome funciona,talvez para ti sim, porque pelo visto você nem sabe o que é BEBEFITS!!!
  • cleidivaldo

    19/6/2014
    Alguém tem a lista digitada, atualizada ?
  • Elisa N susie

    10/4/2014
    Eu gostaria de saber se a Presidenta Dilma Roussef sabe das imprecionantes riquezas que fazem parte do Patrimonia Nacional Brasileiro? Uma riqueza sem tamanho que os Estados Unidos esta muito interrado ...a Central the Intelligencia Americana mais precisamente. Eu tambem gostaria de saber se a Presidenta Dilma Roussef sabe bem do motivo verdadeiro da tirada do Presidente Goulard do poder a mais ou manos 50 anos atraz...quando depois com a ajuda da Central de Intelligencia Ameiricana entrou um governo military...e pois sera que ela tambem sabe que durante aquela epoca a CIA Americana tambem deixou entrar e deu protecao aos criminais NAZISTAS que foram ao Sul do Brazil cometer CRIMES contra a Humanidade? Crimes contra as riquezas que sao nade mais nada menos Patrimonio Nacional do Brazil- ALIEN HYBRIDS em grande quantidades foram encontrados na area Sul do Brazil e foram IMPLANTADOS com microchips e depois USADOS pela CIA Americana para testes the MKULTRA a technologia do CONTROLE DA MENTE. E parece ficcao ...mais nao e..pois e o maior CRIME ja cometido contra a Humanidade I KNOW BECAUSE I AM ONE OF THE VICTIMS OF THIS MONTROUS CRIME. http://www.latimes.com/world/worldnow/la-fg-wn-brazil-military-dirty-war-20140402,0,290916.story#ixzz2yX82MPMG
  • Elisa N susie

    10/4/2014
    Eu gostaria de saber se a Presidenta Dilma Roussef sabe das imprecionantes riquezas que fazem parte do Patrimonia Nacional Brasileiro? Uma riqueza sem tamanho que os Estados Unidos esta muito interrado ...a Central the Intelligencia Americana mais precisamente. Eu tambem gostaria de saber se a Presidenta Dilma Roussef sabe bem do motivo verdadeiro da tirada do Presidente Goulard do poder a mais ou manos 50 anos atraz...quando depois com a ajuda da Central de Intelligencia Ameiricana entrou um governo military...e pois sera que ela tambem sabe que durante aquela epoca a CIA Americana tambem deixou entrar e deu protecao aos criminais NAZISTAS que foram ao Sul do Brazil cometer CRIMES contra a Humanidade? Crimes contra as riquezas que sao nade mais nada menos Patrimonio Nacional do Brazil- ALIEN HYBRIDS em grande quantidades foram encontrados na area Sul do Brazil e foram IMPLANTADOS com microchips e depois USADOS pela CIA Americana para testes the MKULTRA a technologia do CONTROLE DA MENTE. E parece ficcao ...mais nao e..pois e o maior CRIME ja cometido contra a Humanidade I KNOW BECAUSE I AM ONE OF THE VICTIMS OF THIS MONTROUS CRIME. http://www.latimes.com/world/worldnow/la-fg-wn-brazil-military-dirty-war-20140402,0,290916.story#ixzz2yX82MPMG
  • Fernanda

    10/4/2014
    Muito bom esse site de vocês, até onde sei, nenhum outro site disponibiliza tanta informação com documentos que comprovam o que é dito. Parabéns! Esse site e a revista devem ser mais divulgados.
  • Simony

    24/3/2014
    50 anos de ditadura e a briga continua...
  • Angelo Frizzo

    26/2/2014
    Pelos comentários dos fanáticos pela ditadura, temos gente até mais perigosa ao nosso redor...
  • Pepe

    14/2/2014
    Eu apoio totalmente a luta de nossos companheiros para tornar este país dominado pelas oligarquias em uma República Bolivariana, igual aconteceu com nossos companheiros da Venezuela, Argentina, Bolivia e espero em breve aqui também.Meu sonho é o mesmo do companheiro Lula, é ver todos os países latinos sob as ordens de nosso comandante supremo Fidel. Estamos na reta final para que isso aconteça, estas eleições serão impostantissimas para garantir o segundo mandato da companheira Dilma. Até 2018 segundo o nosso querido companheiro Lula, o Brasil estará absolutamente socialista, de norte a sul, de leste a oeste, queiram os burgueses dominadores ou não, finalmente veremos o Caribe, a América Central a América Latina, vermelha, de Cuba até Ushuaia na Argentina, e Viva la Revolucion Democrática do Brasil! Viva los companheiros Lula e Dilma, viva los hermanos Castro!
  • Joaquim Caldas

    15/9/2013
    A esquerda se fazendo de vítima.Todos os terroristas presos pelo regime militar foram soltos por uma folha de papel chamada de Anistia.O documento tinha a devida intenção de governar o Brasil com os mesmos criminosos que aí estão.O Mensalão nada mais é do que uma ação terrorista de compra de poder,onde envolveu os três poderes.E todos que foram condenados serão libertados pelo próprio poder e sem oposição,controle do inimigo interno,militar."Constituição é uma ideia que demonstra que a política nada tem de comum com a mora.O governo que se deixa levar pela moral não é político,portanto seu poder é frágil.Todos estes bandidos que queriam reinar como agentes da luta armada,hoje,recorrem à astúcia e a hipocrisia.O Mensalão nega os fatos,exaltando a vontade.
  • MV

    6/2/2013
    http://mastrandea.blogspot.com.br/2010/10/respeito-memoria-de-quem.html
  • MV

    6/2/2013
    Lamentáveis os comentários dos jovens reacionários calhordas pequenoburgueses desinformados e despolitizados. Nunca viram seus pais desempregados, nunca ficaram desempregados. Aliás, será que algum cu sujo de direita aqui já trabalhou? Nunca viram preços subirem diariamente, juros de 20%. Cambada de burros. Ficam falando de corrupção petista e é só isso. Uma revoada de papagaios repetindo o papai e o jornaleco do consultório. ..
  • Wilson

    14/12/2012
    Quase totalidade dos comentaristas foram apaixonados contra o texto. Que tristeza! Sentindo saudades dos gorilas encastelados em sua arrogância, claro, escorados no poder do imperialismo de quem são capachos confessos. Deu pra perceber até a espuma furiosa de suas bocas. O grande povo não teme esse destempero.
  • Ralf

    6/11/2012
    Esses Esquerdistas C@nalhas, são os que estão no governo hoje> L@drões,Asaltantes, Sequestradores, Corrup@os, PTralhas. De Santo não tem nada. Fica claro: Não foi golpe. FOI REVOLUÇÃO. Volta GEISEL, e fuziçla esta corja de S@fados
  • André Luis

    31/10/2012
    "pois com nosso petróleo, nossa agua, nossa amazônia os olhos do mundo estão voltados para nós" Ao caro colega que comentou esse trecho, acrescento o NIÓBIO(mineral valiosíssimo que 98% se encontra no BRASIL) que o PT(LULA começou com as reuniões em ARAXÁ-MG, quem quiser saber mais pesquise ;)) hoje com DILMA vende descaradamente para o mundo lá fora a preço de banana e lá eles vendem a preço de ouro. Ou os PETISTAS são BURROS ou estão ROUBANDO O POVO! Não preciso nem comentar qual das opções é a RESPOSTA. E uma outra comentou que os militares que tantos aí defendem que cometeram crimes de tortura e assassinatos sumários. Nossa...fiquei tão chocado com o que os militares fizeram contra uma que usava o codinome de Estela, Luísa, Vanda e cia... Para você que aqui contrataria para sua empresa uma pessoa com currilum igual a esse abaixo: 1) Assalto ao Banco Banespa(06/10/1968) 2) Planejamento do assassinato do Cap Charles(12/10/1968) 3) Assalto a casa das armas -48 armas (11/12/1968) 4) Assalto ao 4º RI - Itaúnas(24/01/1969) 5) Assalto a casa do governador Adhemar de Barros(18/07/1969) 6) Assalto ao Banco Mercantil de SP(01/08/1968) 7) Assalto ao Quartel da Força Pública (20/09/1969) Quem acha que estamos falando do Fernandinho Beira-Mar, Maníaco do parque, Chico Picadinho? Escadinha? Não...não... Essa pessoa acima é quem governa o país hoje. E a quem muitos defendem, mesmo sabendo que ela fez parte de uma quadrilha, de uma organização chamada Polop (Política Operária). Hoje em dia ela nega tudo, mesmo tendo toda a papelada contra ela, documentos, fotos e tudo mais. Aprendeu a negar tudo durante a época em que praticava assaltos a bancos armada e a assessoria de imprensa dela disse em carta: "a candidata do PT nunca participou de ação armada" *corrigido
  • André Luis

    31/10/2012
    "pois com nosso petróleo, nossa agua, nossa amazônia os olhos do mundo estão voltados para nós" Ao caro colega que comentou esse trecho, acescento o NIÓBIO(mineral valiosíssimo que 98% se encontra no BRASIL) que o PT(LULA começou com as reuniões em ARAXÁ-MG, quem quiser saber mais pesquise ;)) hoje com DILMA vende descaradamente para o mundo lá fora a preço de banana e lá eles vendem a preço de ouro. Ou os PETISTAS são BURROS ou estão ROUBANDO O POVO! Não preciso nem comentar qual das opções é a RESPOSTA. E uma outra comentou que os militares que tantos aí defendem quae cometeram crimes de tortura e assassinatos asumários. Nossa...fiquei tão chocado com o que os militares fizeram contra uma que usava o codinomes de Estela, Luísa, Vanda e cia... Para você que aqui contrataria para sua empresa uma pessoa com currilum igual a esse abaixo: 1) Assalto ao Banco Banespa(06/10/1968) 2) Planejamento do assassinato do Cap Charles(12/10/1968) 3) Assalto a casa das armas -48 armas (11/12/1968) 4) Assalto ao 4º RI - Itaúnas(24/01/1969) 5) Assalto a casa do governados Adhemar de Barros(18/07/1969) 6) Assalto ao Banco Mercantil de SP(01/08/1968) 7) Assalto ao Quartel da Força Pública (20/09/1969) Quem acha que estamos falando do Fernandinho Beira-Mar... do maníaco do parque...Chico Picadinho? Escadinha? Não...não... Essa pessoa acima é quem governa o país hoje. E a quem muitos defendem, mesmo sabendo que ela fes parte de uma quadrilha de uma organização chamada Polop (Política Operária). Hoje em dia ela nega tudo, mesmo tendo toda a papelada contra ela, fotos e tudo mais. Aprendeu a negar tudo durante a época em que pratica assaltos a bancos armada e a assessoria de imprensa dela disse em carta: "a candidata do PT nunca participou de ação armada"
  • Nêodo Ambrosio de Castro

    8/4/2012
    É triste ver que persiste a idéia de transformar o Brasil em um país comunista. É mais triste presenciar duas facções distintas trocarem acusações por fatos acontecidos em um passado, que me parece distante, até porque desejo esquecer os 5 anos que passei (fev 64 a dez 69)sofrendo as consequências de atos praticados por inconsequentes. Hoje todos se vestem de vítimas, mas se tivessem acatado a ordem, nada teria acontecido. Não foi o povo que exigiu a intervenão militar? Enquanto os militares estavan à frente do governo, não presenciávamos a baderna que se estabeleceu no país. Pelo menos eram pessoas de princípios. Sóbrios e rígidos na defesa das instituições. Se o contrário tivesse acontecido, o que seria do Brasil hoje? Há poucos dias li na Veja um cidadão defendendo a imigração ilegal dos chineses, dizendo que eles fugiam do inferno. Mas o regime não é bom? E por falar em torturas, o que terá sido feito com a KGB, acusada de torturar e matar milhares de pessoas cotrárias à sua ideologia? Lembra de algum que, pelo menos, tenha sido anistiado? Ah! Mas isso aconteceu na Russia, não no Brasil. Querem insinuar que o comunismo da Rússia era ruim, que o da China é um inferno e que o de Cuba é antiquado e o país e o povo vivem na miséria. O que fazem crer que o comunismo brasileiro é melhor? Uma vez no poder, eles não irão prender? Torturar? Matar? Exilar? Serão bonzinhos? Nem desrespeitarão os idosos? E de onde virão esses comunistas bonzinhos?
  • Athos Cardoso

    20/1/2012
    0 problema é muito complexo. Acompanhei como militar politizado (lia religiosamente a Coluna do Castello) fui testemunha ocular da história desde a legalidade quando estava em PAlegre , rebelião dos marinheiros e revolução de 31 de março, em Brasilia.Estava no Btl da Guarda PRESIDENCIAL. Estava no 10 BC-Goiânia cujo nome consta da lista do Prestes quando foi assinado o ATO 5. Estou reunindo o que assisti num projeto de livro EM CIMA DO MURO ( de chumbo) Tenho lido muito sobre o assunto. Tudo é muito complexo. Nisso tudo sinto falta do Ulisses Guimarães que mostrou-se equilibrado e valente e está tão esquecido.
  • Caroline Ramos

    17/1/2012
    Realmente, eu já tinha respondido isso: quanto à afirmação sobre a anistia, saiba que é uma posição pessoal minha, que não pode ser atribuída a todas as pessoas de esquerda. Nem toda a esquerda deve concordar com isso e qualquer pessoa de esquerda sabe que a esquerda é diversificada, com várias tendências diferentes que defendem projetos diferentes. Isso é o que eu (pessoalmente) penso: eu creio que a esquerda cometeu crimes, mas que não devem nos impedir de compreender que ela foi forçada a resistir à opressão da ditadura por meios violentos. Nem todas as pessoas de esquerda concordarão com o que penso, mas todas concordarão com o fato de que o regime militar não dava alternativas políticas à esquerda, forçando-a a entrar para a luta armada. Sobre isso conferir o livro de Jacob Gorender, "Combate nas Trevas" (São Paulo: Ática, 1987), em especial o capítulo 20, "Turbulências de 68 e fechamento ditatorial" e o capítulo 21, "Imersão geral na luta armada". A ditadura não deu alternativas à esquerda, portanto a esquerda não pode ser culpada de ser obrigada a resistir de armas na mão. Quanto ao seu temor de encontrar idéias semelhantes a essa na leitura indicada, não tema: é o referido livro de Gorender que as contém. Embora eu pense que seja sempre saudável confrontar-se com opiniões divergentes, não espero que ninguém concorde plenamente com todas as minhas idéias, tal como o faz o referido autor. Poderão fazer a objeção de que alguns autores por mim indicados são de esquerda e que sua produção teórica é "ideológica": penso que os dados empíricos que eles fornecem podem nos fazer constatar que eles embasam seus julgamentos em fatos e não em fundamentalismo algum.
  • Caroline Ramos

    17/1/2012
    Realmente, eu já tinha respondido isso: quanto à afirmação sobre a anistia, saiba que é uma posição pessoal minha, que não pode ser atribuída a todas as pessoas de esquerda. Nem toda a esquerda deve concordar com isso e qualquer pessoa de esquerda sabe que a esquerda é diversificada, com várias tendências diferentes que defendem projetos diferentes. Isso é o que eu (pessoalmente) penso: eu creio que a esquerda cometeu crimes, mas que não devem nos impedir de compreender que ela foi forçada a resistir à opressão da ditadura por meios violentos. Nem todas as pessoas de esquerda concordarão com o que penso, mas todas concordarão com o fato de que o regime militar não dava alternativas políticas à esquerda, forçando-a a entrar para a luta armada. Sobre isso conferir o livro de Jacob Gorender, "Combate nas Trevas" (São Paulo: Ática, 1987), em especial o capítulo 20, "Turbulências de 68 e fechamento ditatorial" e o capítulo 21, "Imersão geral na luta armada". A ditadura não deu alternativas à esquerda, portanto a esquerda não pode ser culpada de ser obrigada a resistir de armas na mão. Quanto ao seu temor de encontrar idéias semelhantes a essa na leitura indicada, não tema: é o referido livro de Gorender que as contém. Embora eu pense que seja sempre saudável confrontar-se com opiniões divergentes, não espero que ninguém concorde plenamente com todas as minhas idéias, tal como o faz o referido autor. Poderão fazer a objeção de que alguns autores por mim indicados são de esquerda e que sua produção teórica é "ideológica": penso que os dados empíricos que eles fornecem podem nos fazer constatar que eles embasam seus julgamentos em fatos e não em fundamentalismo algum.
  • Aline Rabelo

    17/1/2012
    Achei que ela já tinha respondido isso... "O socialismo não deve ser defendido porque já foi aplicado em algum lugar com sucesso. Ele deve ser defendido porque é uma necessidade, pelo menos para a maior parte da população mundial, excluída do usufruto da riqueza produzida: aliás, desde a ascensão do neoliberalismo na Europa e nos EUA, em que a exclusão sempre foi menor, há um processo de regressão a uma situação de desemprego, miséria, etc. Ele deve ser defendido porque ele é uma possibilidade real, que pode ser atingida se os trabalhadores apropriarem-se, na luta, do poder político e da riqueza social: é, na verdade, algo muito simples, que não foi implementado ainda pela oposição ferrenha de governos conservadores, como a ditadura militar brasileira, que impediu que as tendências socialistas que se manifestavam com muita força em 1964 não se efetivassem." Quanto à afirmação de que os crimes da esquerda devem ser perdoados por serem oposição à opressão eu concordo. Os opressores eram os militares. Além do mais, a quantidade de crimes da esquerda são, de longe, muito menores. Quanto ao Ulisses Guimarães e ao Leonel Brizola, eles não foram, de forma alguma, alternativa ao capitalismo, jamais. O socialismo não precisa ter dado certo para se lutar por ele, é só o capitalismo continuar dando errado (para a maioria, claro).
  • Sergio J.

    17/1/2012
    [...]"(ao contrário, os crimes da esquerda deveriam ser perdoados, pelo fato de que eles caracterizavam resistência à opressão do Estado). Toda democracia ao se restabelecer, reconhece como culpados os responsáveis pela opressão, inocentando os que resistiram a ela, por meios violentos ou não"[...] Prezada Caroline Após esta sua infeliz afirmativa, percebo o quanto é desnecessário dar continuidade a uma discussão, pois você, assim como as outras pessoas de esquerda, após lavagem cerebral, só acham corretos seus atos e ignoram as circunstancias que envolviam o momento histórico. A lei da anistia que você cita como um último golpe da ditadura foi uma reinvidicação dos ditos democratas como ulisses gumaraes, Leonel Brizola que como disse, com suas familias nadando no dinheiro, comemoraram como nunca este momento. Suas indicações são bem vindas para minha leitura, mas confesso que se ler afirmações como a tua, para de ler no mesmo instante. Para finalizar volto a te perguntar qual país do mundo o socialismo que você sonha é bem sucedido e ainda se sustenta?
  • Caroline Ramos

    17/1/2012
    Como demonstração de boa fé, indicarei leituras, em retribuição àquela que você indicou: sobre a ditadura militar e a história recente do Brasil, uma excelente síntese é o livro "História do Brasil Recente (1964-1992)" de Sônia Regina de Mendonça e Virgínia Fontes (disponível em: http://www.4shared.com/office/iJb3RL8u/MENDONA_Sonia_Regina_de_FONTES.html); sobre as questões referentes ao socialismo conferir: "Crise do Socialismo e Ofensiva Neoliberal" de José Paulo Netto (São Paulo: Cortez, 2001); sobre a questão de que o Brasil (e a América Latina em geral) foi colonizado pela escória, conferir a crítica de Leandro Karnal em "História dos Estados Unidos: as origens ao século XXI" (São Paulo: Contexto, 2007); sobre a concepção liberal de indivíduo e seu equívoco, conferir no livro "O império universal e seus antípodas: a ocidentalização do mundo", de Marcos Del Roio, o capítulo 2: "O liberalismo clássico e a reinvenção do subalterno" (São Paulo: Ícone, 1998). Para um apanhado geral da história do Brasil, conferir: "História Geral do Brasil", organizado por Maria Yedda Linhares (Rio de Janeiro: Campus, 1990). Cada um destes livros possuem referências frutíferas na bibliografia, todos são de fácil leitura e encontráveis em qualquer livraria ou sebo.
  • Caroline Ramos

    17/1/2012
    O socialismo não deve ser defendido porque já foi aplicado em algum lugar com sucesso. Ele deve ser defendido porque é uma necessidade, pelo menos para a maior parte da população mundial, excluída do usufruto da riqueza produzida: aliás, desde a ascensão do neoliberalismo na Europa e nos EUA, em que a exclusão sempre foi menor, há um processo de regressão a uma situação de desemprego, miséria, etc. Ele deve ser defendido porque ele é uma possibilidade real, que pode ser atingida se os trabalhadores apropriarem-se, na luta, do poder político e da riqueza social: é, na verdade, algo muito simples, que não foi implementado ainda pela oposição ferrenha de governos conservadores, como a ditadura militar brasileira, que impediu que as tendências socialistas que se manifestavam com muita força em 1964 não se efetivassem. Quanto à sua concepção do homem, como um ser egoísta e individualista, ela é a concepção liberal do homem: mas a história recente tem mostrado diversas ocasiões em que os trabalhadores tem criado laços de solidariedade que transcendem o individualismo imposto pelo sistema capitalista, visando transformar a sociedade. O livro de Sérgio Buarque de Holanda não parece digno de crédito, pois ele faz uma leitura baseada no modelo dos tipos ideais weberianos, um método demasiado arbitrário do ponto de vista historiográfico, reduzindo uma inteira sociedade a um tipo ideal e não permitindo que se manifestem as contradições. Assim, todo brasileiro teria um jeito de ser: algo completamente fora da realidade, já que existem vários jeitos de ser brasileiro, os quais remontam a classes sociais diferentes, a regiões diferentes, etc. Além do mais, a idéia de que portugal colonizou o Brasil com a escória portuguesa não encontra fundamento empírico algum, sendo contestada pela totalidade dos historiadores que lidam com o período colonial: ao contrário dos EUA, nos quais a coroa inglesa degredou camponeses expropriados, membros indesejados de seitas religiosas, criminosos, etc., em quantidade muito maior do que a coroa portuguesa. A sua tese de que os militares não enriqueceram pelo seu "serviço" não encontra sustentação, pois o enriquecimento ilícito e os esquemas de corrupção da ditadura ficaram, em muitos casos, encobertos pela censura: não existe, certamente, grande documentação sobre isso, além do fato de que as forças armadas mantém em sigilo muitos documentos históricos que deveriam vir à público. O crescimento econômico da ditadura é inegável, mas durou pouco (até a crise econômica da segunda metade dos anos 70) e a altos custos sociais, gerando miséria, endividamento e dependência externa, vulnerabilizando o Estado brasileiro frente às pressões das grandes potências: se a soberania do Brasil é importante para você, pense sobre isso, pois os militares prejudicaram, e muito, a soberania do Brasil (aliás, o grupo militar responsável pelo golpe também reprimiu militares nacionalistas). Se erros foram cometidos, deveriam ter sido punidos, como o foram em alguns países da América Latina: a lei de anistia foi um dos últimos golpes dos militares contra a sociedade brasileira, que teve que engolir mais de duas décadas de abusos sem que os responsáveis fossem punidos pela violação do Estado de Direito e dos Direitos Humanos (ao contrário, os crimes da esquerda deveriam ser perdoados, pelo fato de que eles caracterizavam resistência à opressão do Estado). Toda democracia ao se restabelecer, reconhece como culpados os responsáveis pela opressão, inocentando os que resistiram a ela, por meios violentos ou não. Os direitos sociais como educação e saúde foram sucateados justamente pela direita neoliberal, sendo que não eram de grande qualidade na época do regime militar: deixar sucateados os serviços básicos abre espaço para que a iniciativa privada tome conta deles, explorando-os para obter lucro. Assim, não partirá da direita política a iniciativa para resolver tais problemas que, afinal, só afligem a classe trabalhadora.
  • Sergio J.

    16/1/2012
    Uma correção: O homem Cordial é de Sergio buarque de hollanda, mas também entra nesta bibliografia Casa Grande e Senzala de Gilberto Freire e não Paulo Freire.
  • Sergio J,

    16/1/2012
    As discussões inteligentes me fascinam e jamais entrarão em cena a agressão, a intolerância e a falta de educação. O estudo e a leitura nos permitem formar conceitos e tirar conclusões e assim teremos argumentos para sustentar sua convicção em determinado assunto. Eu concordo plenamente que o conceito de socialismo, aquele sonhado por Karl Marx é lindo. Só que ele existe apenas em Never land (terra do nunca) e em nenhum outro país do mundo. Os debatedores e debatedoras que tem mais estudo me digam se estou errado e me aponte esta nação, pois vou me mudar para lá. Este sonhado regime nunca dará certo, pois o homem sempre buscará atender seus interesses em particular e depois o dos outros. No Brasil então posso dizer que seria impossível, pois aqui, com a colaboração de portugal que nos enviou toda a escória, adotamos a cultura do jeitinho, aos amigos tudo e aos outros nada. Para entender melhor recomendo ler o Homem Cordial de Paulo Freire, que mostra um pouco do que estou falando. Agora voltando a questão do debate, continupo defendendo meu ponto de vista e fico mais convicto dele quando vejo no poder aqueles que lutaram pela liberdade e como está o Brasil? Os Hospitais? A educação? O que eu vejo é escandalos por cima de escandalos. Não vejo hoje nenhum dos militares que faziam parte daquele período ostentando riqueza, muito pelo contrário. É inegável que durante o regime militar houve um crescimento da economia e alcançamos o quinto lugar. Itaipú, a Ponte Rio-Niterói, o Projeto Calha Norte são benefícios dessa época. Erros aconteceram sem dúvida, mas a lei da anistia veio para perdoá-los por completo. Hoje, como brasileiro, torço para que os governantes, outrora revolucionários, elevem o Brasil a uma grande potencia, pois o potencial para isso o Brasil tem e em vez de ficarmos querendo relembrar este período necessário deveremos pensar no futuro, pois com nosso petróleo, nossa agua, nossa amazônia os olhos do mundo estão voltados para nós. Temos que fortalecer nossa defesa para ela possa inibir qualquer tentativa contra nossa soberania que está acima de qualquer período negro ou branco de nossa história.
  • Caroline Ramos

    15/1/2012
    Parece que alguém ficou sem resposta...
  • Aline Rabelo

    13/1/2012
    Me referi a Cuba para demonstrar que a revolução cubana fazia parte dos temores que levaram os militares a suprimir a democracia, mas não acho que o modelo cubano seja o ideal, afinal trata-se de uma ditadura unipartidária que não permite que o coletivo dos trabalhadores se aproprie e realize a gestão da riqueza por eles produzida: tanto quanto a URSS, Cuba é uma forma de capitalismo de Estado, e não de socialismo. Mas na época temia-se que o exemplo da revolução cubana se difundisse pela América Latina, mesmo porque no Vietnã o Vietcong estava impondo grandes dificuldades ao domínio norte-americanos, com a mesma tática de guerrilha. Seu problema é confundir socialismo com stalinismo, com o que houve na URSS e nos outros países do "bloco socialista": nada do que houve nesses países era esperado pela maior parte dos teóricos do socialismo, fossem eles marxistas ou anarquistas. O socialismo sempre foi pensado para ser uma sociedade amplamente democrática, sem propriedade privada, em que os trabalhadores controlam o poder político e a economia. Sua ênfase na corrupção brasileira só mostra o quanto você é conservador, porque a luta contra a corrupção é uma luta pela gestão mais eficiente da riqueza expropriada da classe trabalhadora, que não contesta a expropriação diária da classe trabalhadora pelos capitalistas, nem o fato de que o mesmo Estado que luta pela moralização da política é aquele que legitima a exploração do trabalhador, permitindo a concentração da riqueza através da propriedade privada. Os socialistas que os militares combateram não eram todos da variante stalinista autoritária, haviam socialistas que lutaram contra a ditadura e pela democracia, e eles também foram mortos e torturados. O curioso é que em países (capitalistas) como Cuba etc., eles também foram perseguidos.
  • Sergio J.

    13/1/2012
    Prezada Aline Com certeza você vai me recomendar Elio Gaspari e outros autores que, de bolsos cheios da indenização que você e eu pagamos, tentam sustentar esta tese porque ela ainda rende votos de eleitores como você. Estudando, eu vejo que o Brasil mergulhava num abismo, onde imperava a roubalheira, a indisciplina, a corrupção a quebra de hierarquia, etc. (qualquer semelhança com os dias de hoje não é mera coincidência). Estes problemas realmente afetam em cheio as pessoas de bem e estas pessoas que eu me refiro quando falo de apelo popular. Seu exemplo de Cuba é interessante, pois Fidel Castro fuzilou todos seus oponentes totalizando mais de 75000 mortos. Neste ponto eu até acho que o Brasil poderia seguir o exemplo dele, assim, hoje estaríamos usando o dinheiro das indenizações para melhorar os hospitais, criar escolas, melhorar estradas, enfim, usar o dinheiro do povo para o povo. Quanto mais estudo, percebo o quanto esta tal ditadura, tortura são importantes para sustentar o bolso do pessoal do PT, que descaradamente tem a intenção de manter viva esta hostória não por respeito aos mortos, mas sim para que este argumento lhe rendam muitos governos...mas, um dia acaba.
  • Aline Rabelo

    12/1/2012
    Apelo popular? Meu amigo, estude... essa foi a época de maior mobilização popular associada a movimentos de esquerda: ligas camponesas, esquerda católica, partidos comunistas, trotskistas, reformistas, nacionalistas de esquerda. Todos os historiadores concordam que foi o período onde as camadas populares (trabalhadores assalariados, do campo e da cidade, e pequenos camponeses) impuseram seus projetos políticos autônomos que visavam realizar desde a democratização da sociedade dentro dos marcos do liberalismo, até a superação da ordem liberal e instituição de uma ordem socialista, em que os trabalhadores pudessem recobrar o controle sobre a riqueza social por eles produzida. Foi a época que os trabalhadores impuseram, com maior força, seus interesses, em oposição à sociedade política conservadora (os populistas do PTB e os conservadores do PSD/UDN, associados aos militares brasileiros que, baseados na "doutrina da segurança nacional" elaborada nos EUA, conspiravam para romper com o Estado democrático de direito instaurado em 1946). A elite política conservadora e as classes dominantes temiam, como nunca, o avanço dos movimentos populares e o prestígio crescente dos partidos de esquerda: o exemplo da revolução cubana, recentemente vitoriosa, amedrontou os militares brasileiros que planejaram, com o apoio de um restrito grupo de políticos e grandes empresários, que sabiam da iminência do golpe de Estado, uma contra-revolução preventiva. Depois, mesmo o restrito grupo de políticos conservadores, apoiadores do golpe, viu frustradas suas aspirações políticas, devido ao fechamento completo do regime. Então a sua tese de que o golpe atendida a anseios populares é no mínimo equivocada, para não dizer que ela pretende falsificar por completo a verdade histórica. Eu, como uma boa estudante, poderia recomendar leituras, mas sei que pessoas como você não se rendem aos fatos e sim ao fanatismo. A única ditadura velada instalado no Brasil é a ditadura do capitalismo, que priva dos trabalhadores o controle sobre a riqueza que eles produzem e os condena a uma vida de privações. É ditadura da burguesia.
  • Sergio J.

    12/1/2012
    Com um misto de tristeza e indignação que eu sigo lendo estes comentários a favor da "democracia" e contra o regime militar. As pessoas não entendem que o cenário da época levou, a pedido do próprio povo, os militares a realizarem esta revolução democrática. Aqueles que tem algum estudo ou alguma predisposição para isto, pesquise e veja se não houve um apelo popular. POis bem, para melhor exemplificar podemos citar o Exército hoje ocupando o Complexo do Alemão, coitadinhos dos bandidos, estão sendo impedidos de trabalhar, de revender sua droga e no futuro poderão reinvidicar uma indenização por ter sido impedido de exercer sua profissão. Teremos como mártir, Fernandinho Beira Mar e o Nem da Rocinha. Na época, os revolucionários pegaram em armas e começaram a guerra, a resposta foi dada de maneira forte como deve ser, para que o estado não fique desmoralizado. QWuando se fala em tortura, a única diferença é que na época os torturados eram pontuais e hoje estão ricos e hoje a tortura é em escala e grandes proporções. São crianças que deixam de comer a merenda porque o dinheiro destinado foi roubado, é o povo morrendo na fila do SUS porque os recursos que seriam para a saúde foram desviados para campanhas políticas e para os bolsos dos ditos torturados, é o mensalão do PT que desviou dos cofres publicos milhões de reais que hoje torturam o povo que paga impostos e que dependem desse dinheiro na educação, na saúde, na Infra estrutura. As estradas estão um lixo, os hospitais um lixo, as escolas um lixo, mas os impostos estão sendo pagos pelos funcionários públicos com certeza, porque estes são descontados em folha, agora será que os banquiros, empresários pagam? Portanto senhores, vamos abrir os olhos que s mesmos problemas que vocês tanto massacram de críticas ainda acontecem e não venham com essa de liberdade de expressão, censura, etc. Não esqueçam de Protógenes , o caseiro do Palloci, o prefeito Celso Daniel, entre outros, vitimas desta ditadura velada que se instaurou hoje no Brasil. Para o juvetude digo o seguinte: "Não dê ouvido aos tolos para que sua inteligência não seja contaminada".
  • Dom Alencar

    11/1/2012
    Violação dos direitos humanos é a censura, "por exemplo". Só um débil mental ou um analfabeto, melhor, um comunista, pode afirmar que existe apologia ao regime militar no que eu disse. Repito, esse é o método dos comunistas: difamar e intrigar todos que não seguem sua cartilha demoníaca. São doentes, são infectados pela doença comunista.
  • reginaldo ramos

    11/1/2012
    Se isso aí não é apologia de violação dos direitos humanos, então o que é? A Caroline disse que apologia à ditadura é o mesmo que apologia ao nazismo e ao racismo, enfatizando o "por exemplo", isto é, uma coisa que deve ser intolerável numa democracia. Concordo com ela, acho que os moderadores do site deveriam advertir que comentários como esse são inimigos da democracia.
  • Dom Alencar

    11/1/2012
    Como eu já expus minha opinião, contrária tanto aos golpistas de direita quanto aos golpistas de esquerda, fica evidente que os defensores dos terroristas assassinos usam da costumeira hipocrisia comunista para vilanizar toda opinião contrária. Falam de apologia ao nazismo, cadê? Falam que, falar mal das "vítimas" dos milicos golpistas é uma apologia ao regime militar, ao autoritarismo. Pergunto, se essa vara de porcos alienados derrotasse os golpistas fardados, a normalidade democrática seria seu próximo passo? Pergunta retórica, sei perfeitamente que não. Seria uma caça às bruxas, assassinato de intelectuais, religiosos, classes econômicas, grupos regionais, igualzinho ao que papai Stálin e titio Mao fizeram. Odeio os golpistas militares, mas aplaudo os mesmos por ter esmagado os terroristas ladrões e assassinos. Foram estes fumar maconha em Cuba, Paris e Londres, chorando as pitangas como "exilados". Hoje cá estão no Brasil, faceiros com suas gordas indenizações e pensões vitalícias. Nossa DITABRANDA foi incompetente até nisso, deu uns bons tapas na cara desses maconheiros comunistas e enxotou-os do Brasil... Quem nos dera se tivesse sido como na Argentina...
  • Caroline Ramos

    10/1/2012
    A exclusão de comentários pelo moderador deve ter em vista se eles são ofensivos. Vocês de direita estão fazendo comentários ofensivos, com apologia à violação dos direitos humanos. Apologia ao nazismo, por exemplo, é considerado crime pelas leis brasileiras, assim como da violação aos direitos humanos. Não se trata de querer censurar nada, afinal quem praticou a censura no Brasil, durante mais de 20 anos, foram os militares que vocês tanto defendem: estes sim, que não permitiam opiniões discordantes, além de cometer outros crimes como tortura, assassinatos sumários, etc. Vocês que defendem o regime militar estão cometendo um crime de apologia mais grave do que o de apologia das drogas, que horrorizam os conservadores brasileiros. Vocês estão defendendo um regime antidemocrático, e suas práticas de violência política. O mundo que vocês defendem foi derrotado... vivemos numa democracia em que deve ser intolerável que pessoas defendam o autoritarismo, bem como o racismo e outras práticas ofensivas aos direitos humanos, que vocês não pensaram nem pensarão em violar, sempre que puderem. Como já foi dito por aqui, devemos ter vergonha de dividir o mesmo país como pessoas como vocês.
  • IG Barros

    10/1/2012
    TODOS HERÓIS, a quem a pátria agradece por terem salvo o Brasil da Sino Cubanização...
  • Dom Alencar

    8/1/2012
    "Porque é que o moderador desse site não exclui os comentários dos direitistas aí, que são claramente uma ofensa aos direitos humanos e à democracia?! Que absurdo!" Essa é a democracia que a escória comunista deseja,aonde só "eles" tem o direito da palavra. São eternos ditadores, eternos golpistas... Para quem não concorda com eles, Holodomor e paredón...
  • antonio carlos monteiro de castro

    7/1/2012
    Conheço esta lista desde a década de 70,qdo foi publicada pelo Em tempo;uma parte considerável foi originada dos presos políticos de Linhares, J de Fora, MG onde,inclusive, os presos foram levados, como cobaias, para aulas sobre tortura. Vivemos num país em que a tortura é praticada amplamente pelas polícias e por demais orgãos de repressão, no geral; que a tortura é aceita amplamente por setores da população e, portanto, um posicionamento contra a tortura e os torturadores não é facil. Congratulo com a RHBN por esta iniciativa.
  • Gregório Rosado

    5/1/2012
    Concordo plenamente com vocês, Marcos Vinicius, Aline Ribeiro e Caroline Ramos! Ateh que enfim pessoas de esquerdas, ou pelo menos, contra essas mentes duentias da direita
  • Caroline Ramos

    5/1/2012
    Porque é que o moderador desse site não exclui os comentários dos direitistas aí, que são claramente uma ofensa aos direitos humanos e à democracia?! Que absurdo!
  • Aline Rabelo

    5/1/2012
    Fazer o que? Tem gente que não evolui. Isso é triste. Eu teria vergonha de continuar a defender um episódio tão triste da história brasileira, mesmo depois de a ditadura ser quase que universalmente reprovada. Mas... se até hoje existem nazistas, velhos e jovens, porque é que não existiriam pessoas sem nenhuma noção de realidade no Brasil também?
  • Marcos Vinícius

    5/1/2012
    Só tem gente conservadora lendo essa matéria? Porque esse bando de direitistas, partidários de ditaduras e falsas democracias, não vão ler matérias em blogs de ultra direita? Parece um bando de paranoicos, filhos da guerra fria, caçando comunistas até hoje! Brincadeira hein!
  • Dom Alencar

    5/1/2012
    Dois grupos de terroristas se enfrentaram pelo poder no Brasil. Não foi por "luta pela democracia" que essas quadrilhas de comunistas praticaram o terrorismo mas sim pelo poder, para implantar a doença comunistas, a ditadura do proletariado, a ideologia que matou uma centena de milhão pra mais. Hoje querem dinheiro e reconhecimento, querem pensões e medalhas. O POVO BRASILEIRO já pagou R$ 4 bilhões em indenizações desde 2011 pra esses "comunistas", essa corja que vive uma vida de burguês às custas dos impostos do povo. Lamento que nossa ditabranda não tenha história semelhante a da Argentina. Matou-se o máximo desses terroristas depois se enfiou no fundo da cadeia os militares golpistas. Justiça histórica para os que atentaram contra a democracia.
  • Edson Alves Viana

    5/1/2012
    Em 1986 na dita branda estava servindo na aeronaltica mas era ativista do PCdo B lutava pela democratização do pais fui internado no manicomi fiquei incomunicavel até que consegui fugir fui prezo em lorena transferido para guara e depois com uma manobra militar atraves de um oficial me incruiu no esseço de contigente sabia de mais e ele sabia que tinham pranos para com minha vida sai dezapareci ate hoje ainda vejo os fantasmas uma coiza é serta acabaram com minha vida e o partido me viraram a cara hoge nao acredito em mais nada nem no pais quem dira na justisa
  • Gregório Rosado

    4/1/2012
    Engraçados muitos estão falando que o militantes revolucionários também são bandidos que cometeram vários crimes odiosos pela população e blá blá... contudo o que muitos não sabem é que os militares não acabaram apenas com o subversivos (como diziam o soldados da ditadura) e sim com a população brasileira também, com vários e vários assaltos nos cofres públicos brasileiro, com aquele projeto infantil de "Milagre Econômico" nada mais é do que um verdadeiro "Inferno Econômico"! Acham mesmo que os considerados comunistas fizeram errado em sequestrar o diplomata americano, acham errado que os subversivos fizeram em assaltar os bancos? Então pense bem o que os militares fizeram alem de acabar com a miséria de dignidade que o brasileiro tinham. E outra coisa, não sou petista e também não estou devendo o PT, estou dizendo que nenhum partido ou presidente que chegou ao poder do Brasil merece ser chamado de um Bom Presidente ou um bom PARTIDO, desde que o Brasil foi descoberto ironicamente. Outra coisa também dizer que os comunista são uns, em outras palavras, "safados"; que nós, a população atual, devemos não pagar uma indenização a aqueles que estão vivos ou as famílias deles! É muito hipocresia ou burrice, pois vocês preferem pagar para os banqueiros e empresários milhonários uma especie de indenização e não pagar para aqueles que ajudaram o Brasil sair do Inferno Militar kkkkkkkkkkk, burrice sem limite dessas pessoas!!!!!!!!!!
  • Léo

    4/1/2012
    Só vai entender toda esta matéria quem entende de Satanismo. A gênese do comunismo. Aproveito para pedir: parem de chamar notórios comunistas de fascistas a alma negra deles revira nas sepulturas.
  • Tata

    4/1/2012
    Os bandidos guerrilheiros que hoje estão no poder, foram anistiados, assim como, os militares. Decidiu-se através da Lei da Anistia, que não se discutiria mais o caso e que todos estavam perdoados. Mas, os terroristas guerrilheiros, querem ganhar uma bela indenização à custa do povo brasileiro, que tem que trabalhar cada vez mais para pagar indenização aos bandidos, amiguinhos de Fidel Castro. Esses terroritas deveriam era indenizar, com dinheiro próprio, as famílias daqueles que roubaram e assassinaram, e não fazer com que o povo indenize, com seu dinheiro suado, bandido e terrorista, que atacou pessoas inocentes, e não só militares!!! Os assaltantes, torturadores, guerrilheiros, sequestradores comunistas, querem é tirar proveito sempre mais e mais do povo trabalhador de verdade. E quem pagará a conta será VOCÊ, EU e todos os brasileiros. Gente burraaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!! Acordem enquanto é tempo!!!!
  • Luiz

    4/1/2012
    Que legal!! Ela vai entregar a lista dos INOCENTES que MORRERAM PELAS MÃOS DOS TERRORISTAS também??
  • Maria

    3/1/2012
    Meu avô foi repreendido na época da ditadura pelos milicos, e posso dizer que eles agiram sim com força bruta, mas também soube, que os revolucionários faziam o mesmo quando podiam, com pessoas que não tinham ligação nenhuma com os militares. Pregaram o terror, roubaram, assaltaram, sequestraram, e mataram pessoas que não estavam no poder reprimindo o povo. São tão bandidos quanto os militares, e merecem ser punidos sim, assim como os militares! Se os militares serão punidos, que os bandidos disfarçados de revolucionários naquela época, também sejam! Reciprocidade e igualdade sempre. Haviam revolucionários pacíficos, que não praticaram crimes, esses sim são exemplos, esses sim são revolucionários de verdade que o Brasil deve se orgulhar, e não esses bandidinhos que usaram a ditadura como desculpa para praticarem seus crimes e sairem impunes. Se não bastasse, como bem lembraram, ainda recebem pensões pagas com nosso dinheiro. País sem leis, sem justiça, de bandidos!!!
  • Igor Kaki

    3/1/2012
    Peço desculpas pelo erro de digitação ao final do texto, e volto a repetir aqui, agora, de forma correta: Acordem meu Brasilzão, não deixem que promessas vazias os iludam como tem feito os políticos deste país, e principalmente, o PT, que desde que assumiu o poder, esqueceu seus princípios firmados com o povo na época eleitoral e fez parte da maior roubalheira alguma vez vista neste país, com o presidente compactuando com todo o mensalão!!!
  • Igor Kaki

    3/1/2012
    Sergio, estás pedindo o impossível! Comuna e petista não conversam sobre assunto algum, somente afirmam cegamente o que seus líderes alegam! Após dizer que tens 2 faculdades e especializações, e mestrado então, é mesmo complicado! Não enxergam o óbvio! Acho que militares erraram sim, mas os tais revolucionários, como se auto-intitulam (pois não passam de bandidos, isso sim), erraram de igual forma, a cometer crimes contra a população!!! Assim sendo, o honesto e correto (palavras desconhecidas nesse país abandonado que é o Brasil) seria fazer igual lista desses bandidos que também aterrorizaram o país juntamente com alguns militares, e os condenar pelos seus atos!! Sem esquecer dos líderes políticos hoje no poder, incluindo a presidente, que cometeu atos criminosos e merece ser punida, e não receber regalias, tais como pensão com o dinheiro da população!!! Já não lhes basta o dinheiro que desviam no poder, ainda têm que nos roubar com pensões indevidamente pagas a esses bandidos?! Acordem meu Brasilzão, nos deixem com promessas vazias os iludam como tem feito os políticos deste país, e principalmente, o PT, que desde que assumiu o poder, esqueceu seus princípios firmados com o povo na época eleitoral e fez parte da maior roubalheira alguma vez vista neste país, com o presidente compactuando com todo o mensalão!!!
  • Sergio J.

    3/1/2012
    Bom, volto aqui para responder alguns que itaram meu nome. Primeiramente Lucio, depois de 2 faculdades, 2 especializações e um mestrado, acho que não tenho um C. no lugar do cérebro. No meu cérebro tem pensamentos com tendencias de futuro, que usa o passado para aprender. Quanto aos outros comentários vou falar mais algumas coisas que vão respondendo as colocações. Bom, continuando a falar de democracia e a cultura ao roubo e a corrupção, muito me assusta quando vejo que pessoas defendem estes bandidos que numa expressão totalmente modificada pelo Brasil, se amparam na tal da democracia. Será que é certo dar abrigo a um terrorista italiano, assassino que já está condenado em seu País. Na visão do bando é, pois se abrisse este precedente, o que a população futuramente acharia quando estes crimes cometidos por Dilma, Tarso Genro, esse idiota do do franklin Martins viessem a tona? O pior de tudo foi a decisão ter sido tomada no último dia de mandato mostrando o quanto este governo joga sujo, e age de forma maquiavélica. E o povo, ve tudo isso e aplaude. Por uma bolsa esmola, vende seu voto e ficam rindo diante dos problemas que passam. Saude, Educação, Transporte...o povo sofre e ainda vota. Para aqueles que se assustaram com minhas palavras, desafio a conversar sobre o assunto, pois tenho base suficiente para sustentar qualquer opinião que emito aqui. Por fim, para aqueles que não gostam de tortura, cito o exemplo dos militares, que não tem direito a hora extra, não podem ter outro emprego, são disponíveis por 24 horas, perderam o direito a licença, estão sem reajuste a 3 anos, é a classe que menos ganha no fuincionalismo, vão para locais inóspitos e la permanecem por vários anos sem qualquer compensação, enfim....E ainda querem punir por crimes cometidos numa guerra que foi iniciada pela própria esquerda...Absurdo! Minha gente "A GUERRA NÃO TEM NADA DE BONITO, APENAS A VITÓRIA". Abram a mente, e em vez de buscar culpados, tentem intervir na atual política que estupram o cidadão a cada dia, debaixo dos nossos narizes e nós colocamos para defender nossos interesses, tiriricas, Paulos Maluf, Jader Barbalho, Collor, etc...Acorda Brasil
  • Lilian Kz.

    3/1/2012
    Osmar, também fiquei assustadíssima ao ver como tem pessoas que acham normal marginais que se diziam lutar pela democracia, roubar, sequestrar e matar não militares (que eram quem os intimidava), mas sim outros civis!!! Nada como mandar essas pessoas na máquina do tempo para serem assaltadas, sequestradas e assassinadas por esses "revolucionários" !!!!
  • Osmar

    3/1/2012
    Fiquei muito assustado com certos comentários sobre a ditadura, como se aquilo fosse natural, e os que lutaram pela liberdade com as armas que tinham sendo considerados bandidos, que falta de leitura histórica, como se naquele período fosse possível sentar e conversar, era preso e desaparecia, gostaria que existisse uma máquina do tempo e enviar estas pessoas que fazem uma leitura infantil deste período no Brasil para passarem por uma sessão de tortura, ou melhor ver seu filho ou irmão passando por isso, queria ver se eles fariam estes comentários...
  • Klaus

    3/1/2012
    Legal ver como não existe ninguém certo ou errado no caso, mas sim diferentes prismas de interesse. Um quer uma coisa, outro quer outra. Uma pena que não exista resultado palpavel num discursão como essa. E olha que eu não concordo com a política nem mesmo a escolha dos representantes do PT, acho nossos militares intimidadores e mal preparados, e no meio disso tudo tem um povo que não possui educação para avaliar o que é certo para o país. Acho que os de esquerda simplesmente evoluíram, e hoje dentro do sistema, entendem que se não roubarem, outros o farão, portanto acham correto. Os militares por sua vez, se fazem de cão de guarda. Aprenderam com a repressão; "agora se quiserem, nos chamem". E quem diria que bateríamos palmas para o Romário? Taí a prova de que tem tanta gente ruim, que um melhorzinho se sobresai. Vai estudar, Brasil!!!
  • Breno

    3/1/2012
    Esses "coitados torturados", que também roubaram, sequestraram e assassinaram, fazem muito pior hoje em dia com a população!!! Continuam roubando, e matando, mas a larga escala, com a omissão na saúde, alimentação, educação, etc... principais causadores do crimes no Brasil!!! Graças a esses comunas de bosta, o Brasil está a porcaria que está e só piora!! Os comunas hoje são os esquerdistas que exploram o povo cada dia mais!! Não há mais esperança para o país!!! Povo burro do cacete!!!
  • Cristiane

    3/1/2012
    Como confiar em uma lista elaborada por bandidos, criminosos que roubaram e mataram?! Genuino, Prestes e outros estão tão sujos quanto os militares que torturaram e mataram!! A diferença é que são ainda mais covardes, se utilizando de argumentos falaciosos tais como lutar pela democracia, quando na realidade estavam assaltando, sequestrando e matando em nome de uma visão política (diga-se de passagem, péssima visão política)!! Se não bastasse, ainda inventaram uma pensão ridícula para pessoas que também cometeram crimes e também são bandidos, isso é Brasil!! País de tolos, de corruptos!! Gostaria de ver uma lista de toda essa comunistada de merda para julgamento tambem, incluiando ai Genuino, Dilma e todos seus companheiros de crimes!! A começar que se isso fosse país sério, uma pessoa do nipe da Dilma, nunca teria sido eleita presidente, e muito menos poderia ter se candidatado. Em países sérios e desenvolvidos, uma criminosa como ela NUNCA teria tido permissão para isso, e caso fosse, o povo nunca teria votado nela!! O Brasil não contém somente políticos corruptos não, como também contém um povo corrupto que vota nesses outros corruptos!! Infelizmente o Brasil nunca irá crescer e se estabelecer como um país desenvolvido e de qualidade!! O próprio povo, otário, não deixa e não quer!! É só olhar para os países desenvolvidos que nota-se claramente a diferença existente com o Brasil!! Lamentável!!
  • Lima

    3/1/2012
    Me mostre um ex presidente militar que morreu rico ? Um só ? Agora eu te mostro 1000 revolucionários da esquerda que enriqueceram nas costas do povo que acredita nessa falácia de socialismo ...kkkk eta povo burrrrrro !!! PT et caterva é , roubo , assalto , assassinato , imposto , educação zero , saúde zero , enchente , buraco , desmoronamento , infra estrutura deteriorada por falta de investimento e vagabundo ficando rico . Qualquer vereador do PT entra quebrado e sai milionário do primeiro mandato . Estatística : Morte em 20 anos do regime militar 400 pessoas (entre terroristas e forças de repressão) de acordo com a conta da esquerdalha , não se levando em conta se o guerrilheiro morreu de malária , dengue , fome ou justiçado pelos próprios companheiros . Mortes nos 8 anos do governo do PT : 50.000 por ano assassinados por arma de fogo , mais de 1.000 em acidentes aéreos causados por tráfico de influência das empresas aéreas dentro da Anac (má administração) ( vide acidente da TAM , numa só tacada morreram 300) . Afora , mortes no trânsito por acidentes causados pela péssima fiscalização e condição das estradas e ruas , e fora tb as mortes por ineficiência da saúde pública . Bom eu poria aí umas 500.000 mortes anuais por desonestidade governamental ideológica esquerdista acobertada pela imprensa comprada . Ah , tava me esquecendo , faz a conta aí macacada , 1 trilhão e 500 milhões de dívida pública (pagando taxa selic pros banqueiros +ou- 10% ao ano ) dividido por duzentos milhões de brasileiros , que é a dívida que o pai dos pobres deixou prá gente , vê aí o quanto o seu bebê já nasce devendo . Melhor que ser político só sendo banqueiro aqui nesse país . Falei tudo isso só prá dizer no final o seguinte : Vcs imaginem se essa corja que está aí tivesse pego o poder em 1964/68 , quanto mais gente teria morrido em nome da ideologia marxista ? Muito mais , mas muito mais gente mesmo e hoje estaríamos numa bosta desgraçada . A única mágoa que eu tenho do regime militar é que ele se tornou uma ditadura de esquerda com o Geisel , infelizmente , se tivessemos continuado com as diretrizes do Médici (esse nome faz arrepiar um monte de ladrão , assaltante de banco , sequestrador etc etc etc kkkk)hoje , com certeza , nosso povo não precisaria de esmola para não morrer de fome . E não vou falar mais nada , entendam como quiserem , pq aqui é terra de cego e em terra de cego ........ PS. Quero ver vcs publicarem isso , conhecendo bem os esquerdistas ,duuuuuvido que deixem passar .
  • Igor G.

    3/1/2012
    Compartilho da opinião do Sergio J.!!! Perfeito!!! O país se cegou com os petistas bandidos no poder!!! Primeiro aquela palhaçada de livros argumentando mentiras a favor do Lula e contra o FHC, agora essa palhaçada de lista feita pelos bandidos que roubaram, sequestraram e mataram civis inocentes (ou não, mas que não tinham o direito de matá-los!). Revolucionário corajoso e nobre não faz o que esses bandidos fizeram e continuam fazendo no poder!!! Dilma e seus comparsas deveriam estar atrás das grades, assim como militares que torturaram civis!!! Tudo farinha do mesmo saco, tudo bandido!!!
  • Tiago

    3/1/2012
    Sergio J, revanchismo seria querermos fazer com os militares a mesma coisa que se fizeram com o que lutaram contra a ditadura. Não queremos torturar ninguém. Somos humanos demasiadamente para cometer essa monstruosidade.
  • ARLETE

    3/1/2012
    Nossa! Eu tô com medo do Sergio J!!!(rsrsrsrsrssr) É incrivel, ainda tem dessa gente por aí?????!!!!!! Mas é justamente porque existe essa VERDADE que não abrem os arquivos, porque todos esses governos que vieram depois, tornaram-se cumplices inclusive o governo do catador de laranjas e da guerrilheira.(devo esclarecer que as referencias que faço aos dois não é pejorativa e sim ,louvativa, lembrando o que eles foram e o que se tornaram- ou seja ,para mim, vale mais o que eles foram do que o que são agora) Quanto a comparação feita entre Lamarca e Mariguella e o Beira Mar, dwevo dizer que cada um tem o seu valor. Lamarca e Marighella lutaram contra a ditadura militar, por um mundo mais digno, por justiça social e Beira Mar luta para se afirmar dentro do capitalismo.Não conheço a visão de mundo de Beira-Mar mas lamento que pessoas como ele prefiram ser testa de ferro de empresários do tráfico QUE NÃO PODEM APARECER ASSIM!Já pensaram gente como ele estivessem do lado da esquerda???
  • Marisa Choguill

    3/1/2012
    A RHBN está de parabéns pela publicação do Especial Prestes e da lista dos acusados de tortura! É preciso acabar com a impunidade para talvez evitar repetições futuras da tragédia que foi a ditadura militar.
  • Lúcio

    2/1/2012
    Sérgio J., vc tem um c. no lugar do cérebro?
  • Sergio J.

    2/1/2012
    Onde está a democracia que tantos insistem em procurar? Estamos em um país que discute a votação da ficha limpa quando esta não deveria nem ser alvo de qualquer discussão. Somos presenteados com um mensalão, o maior esquema de corrupção ja visto e que até hoje ninguém foi preso e ninguém será. Temos Daniel Dantas que hoje está solto, como um símbolo da democracia e futuro mártir. Estamos diante de um País que simplesmente gastou bilhões em indenizações absurdas que foram pagas sem critérios aos amigos do partido, tendo a frente um advogado de bandido. Minha gente, do jeito que estamos indo, no futuro estaremos homenageando o Fernandinho Beira Mar, Nem entre outros que de nada diferem da personalidade de Mariguella, Prestes, Lamarca, entre outros idiotas que provaram a Força da legalidade. Comparações imbecis com a Argentina nao podem ser feitas tendo em vista a diferença da quantidade de mortos entre os dois regimes, quem sabe se o Brasil tivesse feito o mesmo não estaríamos melhor, sem essa cultura da corrupção que impera neste governo. Portanto, acho importante a história ser alimentada com documentos que possam nos mostrar passagens deste período, agora acho absurdo querer punir agentes que lutaram em defesa de um governo que quairamos ou não era legal e pois foi solicitado por um apelo da nação (Os inteligentes historiadores sabem disso). A Lei da Anistia foi para os dois lados, ou vamos julgar nossa presidente também, José Genoíno, José Dirceu e outros que estão com os bolsos lotados de dinheiro roubado. Sejamos inteligentes olhando para a Frente e vendo que um revanchismo que atende apenas interesses políticos nunca será benéfico para o Brasil que está surgindo a cada dia como uma potencia mundial e precisa mais que nunca da união de seu povo, de forças armadas que possam garantir nossas riquezas, nosso petróleo (olhemos Iraque) nossa soberania.
  • Reginaldo

    2/1/2012
    Alguem sabe onde encontro o livro citado na matéria? “Presos políticos brasileiros: acerca da repressão fascista no Brasil” (Edições Maria Da Fonte, 1976, Portugal). obrigado
  • José Nélson

    2/1/2012
    Nos argumentos covardes, falaciosos e insustentáveis aqui mostrados, observa-se que uma certa elite, enlouquecida pela perda de seu privilégio na composição da ideologia dominante, está a atacar violentamente a idéia de que a verdade possa estar sendo dita (FINALMENTE!) e de que a história possa estar sendo contada. Parece tratar-se do mesmo grupo cuja agenda é preparar e distribuir emails vulgares para fazer lavagem cerebral nos menos avisados e destruir qualquer possibilidade de que venham a se tornar politicamente conscientes.
  • Saulo Machado

    2/1/2012
    A Revista é de História, mas os comentários quando não são teorias conspiratórias sem embasamento, beiram o desconhecimento total do que ocorreu no Brasil durante o regime militar, no poder graças a um golpe de estado.
  • Sidnei

    1/1/2012
    É absurdo como existem pessoas que ainda defendam a ditadura,esse argumento furado de que se instalaria uma nova Cuba no Brasil é ridículo,a esquerda por aqui era e é até hoje totalmente fragmentada,o "comunista" João Goulart era um dos maiores latifundiários do Brasil,o que ele queria era dar o minimo pro povo e ai os grandes grupos de mídia e empresários se uniram aos americanos e executaram o golpe com a ajuda dos militares,a esquerda já foi punida no Brasil o suficiente enquanto os que arquitetaram o golpe continuam ai soltos e virando nome de rua.
  • Sidnei

    1/1/2012
    É absurdo como existem pessoas que ainda defendam a ditadura,esse argumento furado de que se instalaria uma nova Cuba no Brasil é ridículo,a esquerda por aqui era e é até hoje totalmente fragmentada,o "comunista" João Goulart era um dos maiores latifundiários do Brasil,o que ele queria era dar o minimo pro povo e ai os grandes grupos de mídia e empresários se uniram aos americanos e executaram o golpe com a ajuda dos militares,a esquerda já foi punida no Brasil o suficiente enquanto os que arquitetaram o golpe continuam ai soltos e virando nome de rua.
  • Marcelo

    1/1/2012
    Carlos Prestes queria dar o Brasil para a URSS. Os revolucionários de 64 queriam dar o Brasil para Cuba. Agora estão aí no poder. Fazendo o que? Ora, consultoria de empresas, desviando dinheiro público, entre outras coisas mais. Agora que valor que tem uma lista de supostos torturadores elaboradas por figuras do naipe do José Genuíno. Eu acho que os comunas já estão estourando o saco de todo o mundo...Quando perderem as eleições em 2012 e 2014 já terá sido tarde.
  • Nunno

    31/12/2011
    Engraçado como todos que falam mal do documento não LERAM NEM UMA LINHA DA MATÉRIA EXPLICATIVA. EM NENHUM MOMENTO FOI DITO QUE O PRESTES ESCREVEU A LISTA. MEU DEUS SEJAM RACIONAIS.
  • ra

    31/12/2011
    Luis Carlos Prestes, um monstro, um fascista, um assassino, Esse é o heroi do Brasil juntamente com o demente de Marighella?
  • Bruno

    31/12/2011
    Sr. Sergio Marinho de Carvalho, sua história de vida só mostra que o Sr. foi um militar honrado, que não quis torturar, matar, violentar nem espancar ninguém. E ela não se confunde com a trajetória de vida desses monstros da lista, que foram seus conterrâneos de farda. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
  • Vicente Melo

    31/12/2011
    As discussões sobre a nossa história carecem mesmo de documentos emitidos pelos que viveram aquele período. Alguns comentários são facciosos, pequenos, desprezíveis. O que importa é a verdade, para que o Brasil possa seguir o seu brilhante caminho em paz com o seu passado. Acabou o tempo em que a história era contada pelos reis, pelos donos ou poderosos. Aos poucos, muito aos poucos, a democracia está vindo aí. Que se publiquem mais listas, mais fatos, também da parte dos militares, porque com mentiras não se constrói uma Nação de verdade.
  • Wilson Dias de Oliveira

    31/12/2011
    É interessante observarmos que essa lista foi elaborada por um TENENTE DO EXÉRCITO, e expulso de suas fileiras após praticar vários atos de insubordinação, LUIZ CARLOS PRESTES.
  • Fernando Costa

    31/12/2011
    O Brasil só terá sua democracia consolidada e só obterá o definitivo respeito internacional quando julgar e punir aqueles que assassinaram e torturaram em nome do Estado. Alemanha, Itália, Chile, Argentina, todos fizeram isto. Menos dois: Brasil e Rússia. A URSS era a segunda potência mundial. O que é a Rússia, hoje? Terra de mafiosos? Se tivesse julgado (não só denunciado, mas julgado) os crimes de Stalin etc., hoje continuaria a ser uma grande potência. A tortura e a impunidade continuam, mas agora, só contra os pobres. Enquanto não tivermos uma comissão da verdade, a tortura policial continuará aterrorizando milhões de famílias marginalizadas. Lembremo-nos que a lei da anistia foi criada por um regime ilegal, portanto ela também é ilegal, como a OEA já definiu.
  • Sergio Marinho de Carvalho

    31/12/2011
    Sou Coronel Reformado do Exército Brasileiro, desempenhei diversas funções importantes, trabalhei na construção de estradas e no levantamento aerofotogramétrico do Brasil, confeccionando Cartas Topográfica, passei 10 anos trabalhando na área de Informática, fui assessor da SEI e do CONI, tenho setenta anos e moro em imóvel alugado, pagando cerca de R$ 600,00 por um plano de saúde do Exército, o FUSEX. Espero que o Sr. Ivan Lins e outros leiam este meu desabafo.
  • Subtenente do Exército Brasileiro

    31/12/2011
    Li todos os comentários e cheguei a seguinte conclusão: Pura perda de tempo de todos nós. Cada absurdo escrito, que não valeu a pena perder meu tempo. Brasil acima de tudo!
  • Nunno

    31/12/2011
    ÀS vezes chego à conclusão de que as pessoas reclamam só por reclamar. Alguem se deu ao trabalho de ler esta matéria??? No texto está bem claro de que se trata de uma lista encontrada no arquivo de prestes, feita por um comitê, em 1975. Ela não tem a pretensão de ser uma verdade absoluta, assim como a revista não tem a pretensão de defender esquerda ou direita, dizendo quem está mais certo do que a outra pessoa. Não é uma tentativa de julgamento, apenas de apresentação de um documento encontrado e suas possíveis implicações. Se a mídia em geral tivesse iniciativas como esta, o assunto da ditadura, torturados, torturadores, culpados ou inocentes seria mais bem discutido e teria menos achismo de um lado ou de outro. Quanto mais material for aberto para a sociedade, mais discussão e conhecimento circula entre as pessoas.
  • João Raimundo

    30/12/2011
    A tortura durante a ditadura é um assunto não resolvido. Nos demais países da América Latina houve apurações, prisões, etc, responsabilizando os torturadores que agiam em nome do Estado. No Brasil esse é um tema difícil, mas que precisa ser enfrentado para passar uma régua na história. A tortura é um crime que nenhuma anístia pode superar e quando é feita em nome do Estado como aconteceu nas ditaduras militares é muito pior. Só um ignorante ou um sacana para achar que há igualdade entre a atitude dos militantes de esquerda lutando por liberdade e o aparato torturador
  • Marco Antonio

    30/12/2011
    Uma lista que comete um erro crasso logo no primeiro nome, não pode ser séria. Aliás, esta Revista poderia voltar a sê-la, deixando de publicar lixos como o apresentado.
  • Ivan Silva

    30/12/2011
    É, realmente a discussão é bem calorosa quando tratamos de "terrorists" e "torturadores". Muitos dos que aqui estão discutindo não passaram nem perto do que era o "clima" de terror daqueles tempos. Muitos sequer sabem que naqueles tempos era perigoso ser vizinho de um "terrorista", "subversivo", "comunista" ou "comedor de criancinhas" e era mais perigoso ainda ser vizinho de um militar ou de sua família, ou mesmo de um amigo proximo a ele. Pois a qualquer momento, em qualquer discussão ou antipatia desse vizinho, poderia ser motivo para sermos denunciados como amigo, parente, colaborador ou mesmo simpatizante de um "terrorista". Poucos dos que participam dos comentários aqui tiveram de acordar 6 horas da manhã com batidas da polícia invadindo a sua casa, quebrando as suas coisas à procura de... NADA! Simplesmente porque o policial, vizinho não gostou de saber que a bola de futebol do seu filho caiu no jardim da casa dele. Poucos são os que viam carros do exército sendo utilizados como veículos particulares dos militares, com combustível pago pelos cofres públicos. Poucos viveram momentos em filas de padarias, supermercados, hospitais em que, quando chegava um militar, ele simplesmente ignorava a fila e ia direto ao primeiro lugar da fila se identificando como "militar". Minha mãe trabalhava no maior hospital da Cidade do Rio de Janeiro, que tinha uma ala vip exclusiva para militares de alta patente. Um luxo com ar condicionado, tv a cores, cama de água, e tudo que a patuléia da população sequer sonhava que pudesse ter em um hospital público. Tudo, é claro, pago pelo povo, amado, desgraçado, manipulado povo. Quantas casas de militares foram construídas, reformadas, equipadas, alimentadas e "condecoradas" com o dinheiro do povo. E boa parte do povo ainda era alienada pela Igreja, pela TPF, pelos Rotarys e Lions Clubes espalhados pelas ordas de "Famílias de Bens" do Brasíl conservador. Ainda tinha as organizações Globo que ignoravam o povo e a ditadura com sua alienista política do pão e circo. Tudo isso já passou. Hoje a TFP é história, os militares estão quase passando fome, o Lions e o Rotary são "inocentes" instituições de caridade e ação social, e a Globo vende livros e conta mentiras de que eram contra a ditadura e a favor dos comunistas... E muitos dos que estão aqui, debatendo ainda acreditam na "verdade tantas vezes repetida" de que no Brasil nunca houve ditadura, nem torturas... o povo passou vinte anos sendo torturado, enganado, roubado e continua sendo roubado até hoje. Basta ver a história de muitos políticos que aí estão, comandando o Brasil, a Justiça, proprietários de empresas de comunicação, escolas e hospitais e verão que suas raízes estão no passado do reinado dos "semideuses" militares. Muitos apoiaram e cresceram à sobra dos quepes e botinas dos anos 70, outros são benefíciários e herdeiros do "patrimônio" dos anteriores. Senhores, senhores, olhem a história sob o crivo de quem sofreu e perdeu, não dos que venceram e venderam as suas histórias de vencedores. A miséria do povo, as favelas, o crime organizado são consequencias e frutos de tudo isso.
  • ivavicca

    30/12/2011
    A repressão dos órgãos governamentais foi uma reação à ação dos grupos de guerrilha e teerroristas, treinados em Cuba, Albânia, China, URSS e afins.
  • celso

    30/12/2011
    disse a netinha no colo do vovô: -vovô vc é torturador? bateu em gente amarrada? matou de tanta porrada? - bons tempos minha netinha querida... bons tempos! -
  • roberto

    30/12/2011
    Tem muita gente que nem imagina o que era esse período, só para ter uma idéia, eu na época estudante, estava desenhando um foguete TITAN dos estados unidos , quando de repente, apareceram dois homens que foram chamados pela professora e me levaram para esclarecer o porque de estar desenhando um petardo, coisas de dementes, e olha que que tinha de homosexuais , travestidos de policia.
  • Ricardo Moura

    30/12/2011
    O total desconhecimento (ou descaramento) demonstrado pelas “viúvas” de 1964, que sempre resolvem aparecer quando a temática do GOLPE é abordada, chega a ser risível. Particularmente quando sacam do tosco e indefensável “argumento” de que o que ocorreu em 1964 foi um “contragolpe”. Segundo eles, o Brasil estaria na iminência de um “golpe de esquerda” e caminhando a passos largos para uma ditadura nos moldes stalinistas. Para alguns dos defensores do golpe, inclusive, as ações de guerrilha já estavam sendo articuladas antes mesmo de 1962. Ora, é preciso “colocar os pingos nos is”. Vejamos: 1) O QUE ERA E COMO ERA A ESQUERDA BRASILEIRA ANTES DE 1964? O que se poderia chamar propriamente de “esquerda” nesse período, articulava-se em torno do PCB que, cá para nós, nunca foi um partido de massas. Após a tentativa (essa, sim, ocorreu) de um golpe comunista em 1935, o PCB não só fracassou fragorosamente, como, ainda, contribuiu para legitimar o golpe de Vargas em 1937, dando início à ditadura do Estado Novo que só acabou em 1945. No período que se seguiu, o PCB foi destroçado pela repressão da ditadura que ajudou a legitimar. Com a “redemocratização”, em 1945, o partido foi se reorganizando e elegeu, inclusive, deputados e senadores para a constituinte de 1946. Mas logo foi posto, novamente, na ilegalidade. Em 1956, o partido sofreu um violento abalo e desorganizou-se, culminado com um “racha”, em virtude do impacto das revelações do XX congresso do PCUS, quando, na URSS, após a morte de Stálin, foram expostas as atrocidades do stalinismo. Ora, nessas condições, dificilmente o PCB de Prestes e o surgido PC do B de Amazonas e Grabois poderiam ter chegado a 1964 em condições de articularem um “golpe”. Por outro lado, as Ligas Camponesas e o Movimento Estudantil teriam ainda menos condições para articularem uma “tomada do poder” em 1964, como pretendem as viúvas da ditadura civil/militar. Ora, se o problema então não era a “esquerda”, CONTRA QUEM, ENTÃO, FOI DADO O GOLPE? 2) As origens de 1964 remontam, no mínimo, à eleição de Vargas, em 1950. Num contexto de Guerra Fria e imperialismo estadunidense na América Latina, era preciso, aos olhos da direita pós-1945, representada pela UDN (que, depois, virou ARENA, depois PDS, depois PFL, hoje DEM e Cia.) barrar o nacionalismo varguista simbolizado, no inicio dos anos 50, pela criação da PETROBRAS e pela Campanha do Petróleo. Campanha essa capitaneada, inclusive, por militares nacionalistas e legalistas como Estilac Leal, Horta Barbosa, Teixeira Lott, entre outros e que, diga-se de passagem, nada tinham de “esquerdistas”. De 1950 a 1964 houve, por parte da direita, pelo menos, QUATRO tentativas de golpe sem sucesso: tentaram impedir a posse de Getúlio, quando ele foi eleito para suceder o Mal. Eurico Dutra, e não conseguiram. Passaram, então, a desestabilizar seu governo e, quando iriam conseguir depô-lo, Vargas suicidou-se. Depois, tentaram impedir a posse de JK e promoveram revoltas em seu governo, também sem sucesso. Tentaram, após a renúncia de Jânio Quadros, impedir a posse de João Goulart. Não conseguindo, levaram o país ao parlamentarismo até culminar com o golpe bem sucedido em 1964. 3) Assim sendo, percebam a loucura: se admitirmos que o golpe de 1964 foi um “contragolpe” em face de um “perigo de esquerda” teríamos que admitir o absurdo, ou seja, que Vargas e JK eram “de esquerda”. É preciso deixar claro e insistir que O GOLPE DE 1964 FOI DADO CONTRA A HERANÇA VARGUISTA REPRESENTADA, NAQUELE MOMENTO, PELO PTB (não o de hoje, é claro.), POR JOÃO GOULART E POR SEU CUNHADO, BRILOZA. Tal herança tinha apoio de parte significativa da esquerda, mas não era “de esquerda”. Por que é EXTREMAMENTE IMPORTANTE insistir nisso? 4) Se a verdade não for contada e a versão apresentada pelos defensores do golpe civil/militar de 1964 prevalecer, a discussão passará, então, a se dar nas seguintes bases: entre uma “ditadura de esquerda” e uma “ditabranda” de direita, como, aliás, já dito por um conhecido periódico, o Brasil ficou com a última. Percebem o perigo? É preciso deixar claro que as ações armadas promovidas pela esquerda, a guerrilha, etc. SÓ SURGIRAM APÓS O GOLPE E COMO CONSEQÜÊNCIA DELE. JÁ AS CASSAÇÕES E PRISÕES ARBITRÁRIAS, ACONTECERAM DESDE O INICIO DO GOLPE.
  • Bruno

    30/12/2011
    Esses 233 monstros têm um lugar de honra na galeria dos covardes e canalhas da história deste país. Hoje deveriam estar sentandos no banco dos réus de um tribunal para serem julgados publicamente pelas suas barbáries, como acontece na Argentina. O pior é que ainda tem gente, como alguns comentaristas aqui, que tentam justificar o injustificável.Fazem esse papel patético de defensores dos métodos de tortura e repressão militar porque sabem que não têm 10% da coragem e fibra daqueles que aguentaram as sevícias e brutalidades dos monstros em questão.
  • robs

    30/12/2011
    Ao José Silva: Com todo o respeito.Você acredita que quem luta contra uma ditadura,como a de 1964-1985, è democrático? Os dois lados não eram. À Ana:Quer dizer que se um grupo supostamente,matou menos,como os guerrilheiros, eles são mellhores que os seus algozes?
  • robs

    30/12/2011
    Não sei como tem gente que endueusa esses terroristas,assassinos da pior espécie,assim como os torturadores da repressão.Mas como quem está no poder é esquerda,é fácil meter o pau nos militares e nos envolvidos na repressão e esquecer do outro lado. No mais, esses professores de história e historiadores, na sua maioria, têm uma visão distorcida e/ou cínica da história,endeusando o comunismo,a guerrilha e coisas do tipo.Não passam de pseudos revolucionários, frustrados, travestidos de intelectuais.
  • Robs

    30/12/2011
    Essa lista mostra só um lado da história.A violência existiu em ambos os lados.Não tem santo nessa história. Na minha opinião,a opção da esquerda pela luta armada fez com que a ditadura durasse muito mais,pois montou-se um aparato repressivo que levou dez anos(1974-1984) para ser desmontado.O próprio General Geisel,que iniciou a abertura política, esteve muito ameaçado de ser deposto entre 1975-1977.Além do mais,os grupos guerilheros não defendiam a democracia. Somente queriam trocar uma ditadura por outra.
  • jose silva

    30/12/2011
    Mas sera o benedito? Depoe um presidente eleito DEMOCRATICAMENTE, torturam e matam os que se opoe ao regime ditatorial, e agora sao eles os anti democraticos? O Jango nao havia sido eleito como vice presidente? Nao houve um plebiscito vencido pelo presidencialismo? E agora anti democraticos sao os comunistas ou os que se opuseram ao regime? E democraticos os golpistas e torturadores? Facam me o favor... Assumam-se facistas e deixem de fingir-se democraticos.
  • Rubens Costa

    30/12/2011
    Muito bom. Agora só falta divulgar a lista dos terroristas assassinos, afinal, foram eles que pegaram nas armas em primeiro lugar. Cadê a lista?
  • leonardo tomaz de souza

    30/12/2011
    é interessante vir aqui e ver como a história esta mais viva do que nunca! As desculpas e os comentários dados por torturadores e seus simpatizantes são parecidos com os quee foram julgado no tribunal de Nuremberg. O brasil vive ainda vive com estes nazistas que ficam fazendo patrulhamento do que é dito e escrito sobre eles . Estupraram e mataram Nazistas,racistas e bandidos são os torturadores. S eestavam tão certos do que estavam fazendo,por que não mostram a cara. Espero que todos sejam julgados por sesu crimes.
  • Ana

    30/12/2011
    A questão é que o que um guerrilheiro fez geralmente atingiu menos gente e mais pessoas envolvidas com as barbaridades do regime do que o que um torturador fez. Muitas pessoas inocentes foram prejudicadas pelos militares, muito mais do que pelos guerrilheiros.
  • Wander Braga

    30/12/2011
    Cumprimentos pela inestimável contribuição prestada à historiografia, bem como ao estímulo da prática da justiça ainda que no continente estejamos atrás de nossos vizinhos. Votos de continuado êxito a toda a equipe dessa prestigiada Revista de História.
  • Augusto Cotta

    30/12/2011
    Essa matéria é um desserviço à consolidação da democracia em nosso país e uma afronta ao sistema judiciário. Uma lista disseminada por uma pessoa que abominava o sistema democrático e só desejava a liberdade de quem comungava com seus ideais não acrescenta nada ao processo da Comissão da Verdade; só o tumultua. Por que a RHBN não publica também uma lista dos terroristas e sequestradores de esquerda que atuaram no per+iodo militar? Por que não acrescenta à reportagem os dados reais sobre a Intentona Comunista de 1935, da qual o Sr. Prestes participou com destaque? A execração pública sem provas remete aaos expurgos da extinta União Soviética. É pena...Não se faz história omitindo-a.
  • J.Ballarin

    30/12/2011
    Devem ser apurados para que fiquem registrados na história os assassinatos de Celso Daniel e Toninho do PT. Este último prometido por Lula apuração pela Polícia Federal o que não ocorreu até hoje.
  • Anderson Belchior

    30/12/2011
    Comissão da Verdade? Que verdade? crimes iguais, ideais "diferentes". De um lado os "torturados" e suas indenizações, do outro os "torturadores" e suas aposentadorias.
  • andreia malta

    30/12/2011
    Louvo a publicação dos nomes dos torturadores para que não esqueçamos jamais o mal que a ditadura militar nos causou, povo brasileiro,tanto no passado, como no presente, pois, até hoje , apesar de continuarmos lutando por um Brasil justo e soberano, sofremos as consequências da ação criminosa do Estado brasileiro nos 21 anos de terror e lavagem cerebral que nosso povo sofreu e continua sofrendo,porque a mídia brasileira continua sendo um braço poderoso e aliado dos que detêm o poder econômico no nosso país e dos países que continuam patrocinando nossa dependência, principalmente, os Estados Unidos.
  • humberto sisley

    30/12/2011
    ...Luiz Carlos Prestes, para não ser preso, combinou descaradamente com o DOPS pagar um preço por sua fuga. Deixaria em sua casa as cadernetas em que anotara os nomes, endereços e outras informações sobre seus companheiros do Partido Comunista. Houve até um detalhe curioso. Combinada a hora de fugir, a busca seria feita imediatamente após. Mas sua mulher esqueceu o casaco na residência, e Prestes telefonou ao delegado do DOPS, informando falha de memória da esposa e pedindo mais tempo, porque voltaria a sua casa para pegar o casaco. Assim se fez. Quando a polícia chegou, Prestes já havia sumido. O casaco também. Ficaram as cadernetas. O caso tornou-se famoso, porque muita gente foi presa. Dezenas de membros do partidão tiveram que fugir. Centenas de famílias ficaram desorganizadas, foram massacradas pela brutalidade policial. Trabalhadores, presos ou foragidos, não tinham como sustentá-las, porque deixaram seus empregos. Uma vez, contei isso a uma revista e fui processado, por haver denegrido a memória de Prestes. O Tribunal de Justiça de São Paulo trancou a ação penal. Assim, o fato, que era conhecido do DOPS e vazou na época, não tinha prova concreta. Com o processo, passou a ter o respaldo judicial. Muito mais tarde, com a queda da União Soviética, esse acontecimento estava bem documentado nos arquivos da KGB, na Rússia. O DOPS não mentira... Tirado de: “Código da vida” de Saulo Ramos. Ed. Planeta, 2ª edição, 17ª reimpressão, página 185.
  • João Gomide

    30/12/2011
    Bom dia. Li a reportagem da entrevista com Hamilton Pereira. Vi total parcialidade. Só disse o que supostamente sofreu. Não observei nenhum esclarecimento das ações que ele fez ou promoveu. Lendo, da maneira que está, ele era uma vítima puramente inocente. Hoje, sabe-se, até por depoimento de ex-integrantes dos movimentos revolucionários (FOGUEIRA, VAR-PALMARES, etc) que o objetivo dos movimentos passava longe dos ideai democráticos e muito perto de uma ditadura de esquerda copiada de CUBA. Podemos ver isso em palavras de Gabeira, por exemplo.
  • João Gomide

    30/12/2011
    Bom dia. Sou formado em História há alguns anos e dedico-me a pesquisas. Sinceramente, não acredito na lista. Em depoimentos, entrevistas ou relação, simplesmente fala-se ou escreve-se o que quiser. Esta lista deveria ser trabalhada e confirmada, antes de ser divulgada em site importante como este para os historiadores e alunos. Assim, fica parecendo ideológico e versão unilateral. Lembremos de que as ideologias destroem; enquanto idéias constroem. Assunto importante, que deve ser objeto de pesquisa, é o tema Justiçamento. Ações de julgamento e condenação à morte pelos que lutaram contra o Governo no período da década de 70. Alguns ex-guerrilheiros já reconheceram isso e, até, escreveram obras citando a existência de tal prática. Entretanto, tanto a imprensa como historiadores se afastam de tal tema. Por que? Estou trabalhando no assunto e divulgarei quando terminar o trabalho. É claro que espero ter espaço neste site para divulgar a pesquisa; pois acredito na imparcialidade deste site.
  • jorge alberto da Cunha Rodrigues

    30/12/2011
    Durante o regime militar erros gravíssimos foram cometidos pelos que tomaram conta do governo e pelos oposicionistas mais radicais. Os donos do Poder torturavam e violavam os direitos mais fundamentais dos cidadãos. Os terroristas oposicionistas sequestravam, praticavam assaltos a mão armada e, algumas vezes, matavam inocentes. Torturador oficial e terrorista são iguais pois cometem os mesmos crimes repulsivos (a diferença ideológica entre eles não deve ser considerada na condenação de seus atos contra a humanidade). Muitos historiadores têm uma visão parcial e míope e só execram os militares. Os terrorista que cometeram crimes hediondos são endeusados por tais "historiadores", ocupam cargos de destaque na administração pública e recebem generosas indenizações.
  • Marcelo Carvalho

    30/12/2011
    O comunista Luiz Carlos Prestes foi um homem que odiava a liberdade e a democracia. Sempre admirou governos autoritários e assassinos. Confeccionou uma lista sem prova alguma. Duvido muito que minha opinião seja publicada.
  • Cida G.

    29/12/2011
    Parabéns! O Brasil merece saber mais sobre este período da nossa história. Parabéns equipe RHBN!
  • Maria Carolina

    29/12/2011
    Parabéns a RHBN por essa contribuição com o Direito à Memória e à Verdade. A publicação desta lista é importantíssima principalmente num momento em que a Comissão da Verdade está se instalando no país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário