Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

domingo, 29 de novembro de 2015

JUS DÚVIDAS

O melhor fórum de perguntas e respostas jurídicas está mudando para melhor

Olá,
Gostaria de saber como devo me portar em caso de ser vítima de agressão policial. Quando sofro uma revista pessoal, por exemplo, e durante essa revista sou vítima de agressão, física, como o famoso "telefone", tapas, etc; ou mesmo verbal, com xingamentos, por exemplo. Quais são meus direitos nestas situações ? Como devo agir ?
Obrigado

Respostas

5

  • 0
    P

    Paulo_1há 8 anos

    Procuro as mesmas respostas. Se acontecer comigo, pensaria em Mandado de Segurança: 

    CF

    (...)

    LXIX - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por "habeas-corpus" ou "habeas-data", quando o responsável pela ilegalidade ou ABUSO DE PODER for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público;

    E, procuraria a corregedoria da delegacia para relatar os abusos (existe isso?). Depois procuraria um advogado e pleitearia indenizaçao...

    Ja li noticia de que o Estado indenizou a mulher de um sujeito que foi espancado até a morte por policiais. 

    Se um PM querer que eu fale algo a respeito de um suposto delito eu respondo "so falo em juizo", "reservo-me ao meu direito de silencio". Tapas? tudo bem, conto ao ministerio publico..
  • 0
    I

    ISShá 8 anos

    Mandado de segurança,??????????????????. 

    Isso não é cabivel

    "Abuso de poder não é nesse sentido: 
    se impetrar um mandado de segurança pelo motivo proposto no tema com certeza este MS não será concedido.

    Definição de abuso de poder para concessão de MS:O abuso de poder é uma ilegalidade, na medida em que desrespeita o sentido de uma norma jurídica. O abuso de poder é o uso desarrazoado ou desproporcional do poder jurídico de que dispõe a autoridade no exercício de suas atribuições. Isso porque não raras vezes o ato inquinado de abusivo pode ser formalmente válido, mas é materialmente inválido por ferir a razoabilidade ou proporcionalidade, que são requisitos indispensáveis à validade das normas jurídicas. O que não for razoável ou proporcional não é válido.
    fonte:
    ALVES JR., Luís Carlos Martins. O mandado de segurança . Jus Navigandi, Teresina, ano 11, n. 1256, 9 dez. 2006. Disponível em:http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=9267. Acesso em: 09 abr. 2008.
  • 0
    T

    teresahá 8 anos

    ação de indenização por danos morais por ter abuso de poder
  • 0
    P

    Paulo_1há 8 anos

    Entao..descartado o MS, qual é a primeira coisa que alguem nessa situaçao deve fazer?
  • 0
    I

    ISShá 8 anos

    Primeiro, se é crime militar reclamação na unidade militar , lá será realizado uma investigação preliminar, com possivel instauração de IPM, se o MP oferecer denuncia, pode ocorrer a condenação dos Policiais por lesão corporal, se o MP entender que é caso de abuso de autoridade remete-se à justiça comum, se condenado poderá ocorrer a indenização ao ofendido. Tudo depende de provas para a condenação, ainda que absolvido na esfera penal poderá ocorrer indenização no cível. Ou também em certas circunstâncias pode-se reverter a situação e o "ofendido"é que poderá ter que indenizar o Policial.

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.



Leia mais: http://jus.com.br/duvidas/72796/agressao-policial-como-agir#ixzz3suHvJGKV

Nenhum comentário:

Postar um comentário