Rio -  O subcomandante do 19º BPM (Copacabana), tenente-coronel Anderson de Albuquerque, de 42 anos, que matou o dono de uma padaria após uma discussão no estabelecimento, na Rua do Cachambi, no bairro de mesmo nome, na Zona Norte, na noite de sexta-feira, foi transferido para o Batalhão de Choque, no Centro, na madrugada deste sábado. Ele prestou depoimento na Divisão de Homicídios (DH), responsável pelo caso.
O comerciante José Luis dos Santos Lima, de 42 anos, foi atingido por cinco tiros. Ele morreu no local. O balconista Renan Ferreira Gomes, 19, foi atingido por estilhaços e ficou ferido nas costas e na perna. Ele foi encaminhado ao Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier. O balconista e a mulher - que também é funcionária da padaria - além da irmã da vítima prestaram depoimento na DH. Na saída, ninguém falou o caso.
Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
Comerciante José Luis dos Santos Lima, de 42 anos, morto nesta sexta-feira | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
Após o crime, Anderson de Albuquerque, que ficou ferido em um dos braços, foi espontaneamente à 23ª DP (Méier) se entregar. Em depoimento, ele contou que o desentendimento se deu por José provocar constantemente sua esposa em diversas ocasiões. Os policiais comunicaram o fato à DH, que assumiu o caso.
Policiais da especializada seguiram com o subcomandante para o Hospital Salgado Filho e depois para a sede da DH, na Barra da Tijuca. O coronel foi levado da delegacia por volta das 3h. Ele saiu escondido em um carro não identificado. O titular da especializada, delegado Rivaldo Barbosa, não deu delarações sobre o crime.
Funcionários da padaria prestam depoimento na Delegacia de Homicídios | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
Funcionários da padaria prestam depoimento na Delegacia de Homicídios | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
O gerente da padaria, Ivanildo Martins, disse que a padaria não abrirá neste sábado e domingo. Amigo da vítima, o fisioterapeuta Fernando Sérgio Souza Moreira, 39 anos, ficou abalado com o crime. "Ele era uma homem brincalhão, sempre de bem com a vida. Não havia necessidade dessa violência" contou. José deixa duas filhas adolescentes.
O sepultamento do corpo de José Luis dos Santos Lima será às 15h30, no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap.
Reportagem Marcello Victor e Ricardo Albuquerque