Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Delegado dá voz de prisão a coronel da PM e três militares de SC

 25/02/2015 10h09 - Atualizado em 25/02/2015 16h05

Delegado dá voz de prisão a coronel da PM e três militares de SC

PMs agrediram suspeito que havia furtado frascos de repelente em Laguna.
Coronel da PM amassou depoimento e colocou no bolso, diz delegado.

Do G1 SCUm delegado de Laguna, no Sul de Santa Catarina, deu voz de prisão a um coronel da Polícia Militar de Santa Catarina e a três militares da corporação após a detenção de um suspeito na manhã de terça-feira (24).

Segundo o delegado Leandro Loreto, quatros policiais chegaram na delegacia com um homem algemado e três deles teriam agredido o detido. O suspeito havia furtado dois frascos de repelente em um mercado.

"Ele estava no chão, algemado e o chutaram. Perguntei quem tinha batido e um deles me disse que se eu estava com pena, podia levar para casa", afirma Loreto.

Três policiais receberam voz de prisão por abuso de autoridade e um deles por desacato. Segundo Loreto, um dos militares chegou a prestar depoimento, mas o coronel, comandante da corporação em Laguna, foi até a delegacia buscar os policiais.

"De tarde, o coronel voltou com os quatro policiais [um deles é testemunha] e pediu uma cópia do documento. Eu não entreguei, pois somente advogado tem direito. Ele pegou o depoimento que estava sobre a mesa, amassou, fez uma bolinha de papel e botou no bolso", detalha o delegado.

O coronel recebeu voz de prisão por desacato, supressão de documento e desobediência. A soma dos três crimes é inafiançável, segundo o delegado. "Ele simplesmente virou as costas e saiu levando a tropa dele. Qualquer pessoa que não tivesse a força bélica que ele tem seria presa", afirma Loreto.

Segundo o delegado, ele não os prendeu para garantir a integridade dos policiais civis. "Eu os adverti que não usaria a força para prendê-los. Eles estavam em maior número e mais fortemente armados e eu não colocaria meus policiais em confronto", defende o delegado.

Suspeito furtou repelentes
O homem detido por furtar dois frascos de repelente foi liberado e deve responder um termo circunstanciado. De acordo com a Delegacia de Laguna, ele já tinha passagens por pequenos furtos.

Relatório ao Ministério Público
Após a atitude dos militares, o delegado Leandro Loreto fez o relatório detalhado e encaminhou a Promotoria de Laguna. "Ele usou a força estatal contra um órgão legitimado para apurar violação dos direitos humanos. É uma atitude impensável que remonta a ditadura. A atitude do coronel não condiz com o cargo de gestor que ele tem. Não é um caso isolado, é reflexo de uma postura estatal", afirma.

Loreto é responsável pela Delegacia de Forquilhinha e estava na Delegacia de Laguna até a tarde de terça (24) para a Operação Veraneio. Por esse motivo, segundo o delegado, não foi encaminhado nenhum pedido ao Ministério Público, além do relatório.

"Mandei para que a promotora tenha noção do que aconteceu e tome as providências cabíveis. O Delegado Regional também está ciente. Não sei o que, mas algo precisa ser feito", diz.

G1 entrou em contato com o a Polícia Militar de Laguna e com a o Centro de Comunicação Social da PM, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério Público, o relatório foi entregue à promotora de Justiça que atua no controle externo da polícia. Ela deve instaurar procedimento investigatório criminal para apurar os fatos.

tópicos:
29
 
COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Este conteúdo não recebe mais comentários.

RECENTES

POPULARES

  • Raphael Bruno
    HÁ 6 ANOS

    Esse delegado devia levar o bandido pra dormir com a mulher dele.

    • Jeferson Rodrigues
      HÁ 6 ANOS

      Absurdo o que esse delegado fez!!!

      • Pool Beneton
        HÁ 6 ANOS

        Sr delegado: Direitos humanos para humanos direitos ok !!! O sr tá mais é para proteger o "direito dos manos" isso sim ...

        • Leandro Silva
          HÁ 6 ANOS

          Olha só que mente ética, bem formada, compatível com a função de um servidor público que "supostamente" faz valer as leis. Abuso de autoridade, tortura, supressão de documento público também não são crimes? Opsss, ninguém os avisaram que se tornaram criminosos tão qual aquele que furtou os frascos de repelente. Criminoso não é quem viola a lei criminal? Tá aí! Saudações.

          • Leonardo S
            HÁ 6 ANOS

            Oh Sr. "humano direito", Paladino da Justiça e irrepreensível cidadão honesto, já dirigiu bêbado ALGUMA vez na vida? Já entrou em propriedade privada sem autorização (mesmo que pra fazer farra com amigos)? Já furtou balas ou chocolate de supermercados quando mais novo? Já cometeu algum "crime", mesmo que de menor potencial ofensivo que agora a conveniência o fez esquecer enquanto destila suas idiotices? Se sim, pelas suas próprias "regras" de cidadão de bem que és, favor meter uma bala em sua própria cabeça e se despachar desse mundo imediatamente. Agradeço desde já. Abraços.

          • Pool Beneton
            HÁ 6 ANOS

            Esse pessoal que está defendendo o marginal, que pelo que consta ja tem várias passagens pelo mesmo motivo .. Gostaria de saber qual a reação de vcs ao verem ele entrando na suas casas e os roubando !!! Ofereceriam docinhos a ele???

            • Jadson Vidal
              HÁ 6 ANOS

              Pool Beneton estão certos em prender, se o cara tem várias passagens, etc, não devia nem estar solto. Mas se já está preso, algemado, jogado numa sala, e não tem como fazer mais nada, pra que bater nele a sangue frio? Acho que a raiva maior é de quem está sendo roubado, a PM faz por gosto e abuso de autoridade. Eles devem prender o ladrão e manter preso até ser julgado. E o Coronel que fez essa palhaçada, está tentando mostrar poder hierárquico, por ser Coronel ele pode tudo? Eu vejo ele como apenas uma pessoa qualquer e vejo ainda mais o despreparo dele para ser Coronel.

              • Fernando Abreu
                HÁ 6 ANOS

                Exatamente, Jadson, despreparo total. Como Coronel imagina-se que deva dar o exemplo a seus subordinados. Se o exemplo que eles recebem é esse, já dá pra concluir o porque de agirem como agem. Enquanto continuar esse pensamento de instituição acima da lei, com seus julgamentos sempre feitos internamente entre os parças, a PM não tem conserto.

              • Jean Galz
                HÁ 6 ANOS

                O delegado também deve responder por prevaricação, uma vez que o furto é um crime e não uma contravenção penal, com pena máxima superior a 2 anos de reclusão e por isso não cabível a aplicação a lei 9.099/95 que possibilita o infrator responder o termo circunstanciado; caberia sim a prisão em flagrante.

                • Orlando
                  HÁ 6 ANOS

                  Boa Roger!! Cambada de "ferra os outros, mas qdo chegar em mim é abuso".

                  • Orlando
                    HÁ 6 ANOS

                    ghfj

                  • Ali
                    HÁ 6 ANOS

                    Serio... leiam, entendam e depois comentem, por favor!!!

                    • Bruno Flores
                      HÁ 6 ANOS

                      O cara furta um repelente e é tratado assim. E aqueles que nos roubaram e roubam, responsáveis por tudo que esta acontecendo. ESTÃO AONDE? SERÁ QUE VÃO SER ESCULACHADOS TAMBEM??? HAAAA esqueci estamos no país onde so se esculacha ladrão de galinha "repelente" e trabalhador lutando por melhorias, podre e favelado.

                      • Mauro Junior
                        HÁ 6 ANOS

                        oque se discute é a atitude deste coronel e seus subordinados, é bom lembrar o pm que matou o surfista mes passado tem histórico de agressão gratuita em Joinville, o delegado de lá não levou adiante e o resultado todos vimos. Da mesma forma que alguns comentários imagina se o ladrão entra em casa, imagina ao contrario se seu filho é preso por engano por estes pms...

                        • Leandro Silva
                          HÁ 6 ANOS

                          Ação criminal e ação de improbidade contra quem chutou um preso algemado, no chão, e também contra o coronel. Reflexo da mentalidade da instituição mais amada e admirada pela população a qual todos temos muito orgulho, de mentes éticas e evoluídas e que não deve ser extinta pelo seu suposto deserviço ao pais.

                          • Alexandre Lima
                            HÁ 6 ANOS

                            Tão complicado falar sobre isso, na real, acho que é falta de bom senso de ambos os lados, parece "queda de braço" pra ver quem manda mais. No meu entender, só prejudica e desgasta a imagem das instituições perante a sociedade. Mas que prevaleça a lei. Deixemos o judiciário julgar e decidir.

                            • Sandro Neves
                              HÁ 6 ANOS

                              Marginal significa estar a margem da Lei.......nesse caso o Sr. Coronel e sua piazada!!.....ainda aparece uns "bonitos" aqui para defender?! Furto vai contra a Lei e desacato, supressão de documento e desobediência também vai contra.....desta forma os Militares também podem ser espancados???????????

                            Nenhum comentário:

                            Postar um comentário