Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

segunda-feira, 27 de maio de 2013

A convite da Comissão da Verdade,

Fotógrafo do caso Herzog reconstituirá cena do crime...

Redação Portal IMPRENSA 27/05/2013 11:00

Silvaldo Leung Vieira, ex-funcionário da Polícia Civil de São Paulo e autor da fotografia do jornalista Vladimir Herzog, morto em 1975, visitará nesta segunda-feira (27/5), às 11h, o local onde funcionou o extinto DOI-Codi - um dos principais órgãos da repressão na ditadura militar (1964-1985).

Leia também
Grupo organiza protestos pedindo saída de Marin da CBF por ligação com caso Herzog
Fotógrafo que registrou falso ‘suicídio’ de Herzog vai depor na Comissão da Verdade
Filho de Herzog cobra ação do Comitê de Ética da Fifa no caso Marin

Crédito:Divulgação
Fotógrafo vai depor sobre montagem da cena do falso suicídio do jornalista (foto)
De acordo com a Folha de S.Paulo, Vieira fará a visita a convite da Comissão da Verdade da Câmara Municipal de São Paulo, que pretende reconstituir a cena do crime e esclarecer as circunstâncias da morte de Herzog. O jornalista, conhecido como “Vlado”, compareceu espontaneamente ao DOI-Codi após ter sido procurado por agentes da repressão em sua casa e na TV Cultura, onde trabalhava como diretor de jornalismo.
Torturado até a morte, Herzog teve como versão oficial apresentada pelo Exército sobre o seu falecimento de que ele havia se suicidado. A fotografia de autoria de Vieira e divulgada pelos militares, com a cena forjada de suicídio, ficou famosa. Na imagem, Herzog aparece pendurado por um cordão no pescoço, mas com os pés tocando o chão.
Em março deste ano, após pedido da Comissão Nacional da Verdade, a família do jornalista recebeu um novo atestado de óbito, corrigindo a causa da morte. Na certidão, passou a constar que o jornalista morreu em decorrência de "lesões e maus tratos sofridos durante o interrogatório em dependência do 2º Exército (DOI-Codi)", em substituição a "asfixia mecânica por enforcamento".
Na próxima terça-feira (28/5), a Comissão da Verdade da Câmara Municipal ouvirá depoimento de Vieira sobre o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário