Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

ONU denuncia Brasil por não punir policiais que matam

Informe que será apresentado nesta quarta-feira afirma que homicídio cometido 

por policiais é 'ocorrência regular no Brasil' e que 'raramente' um agente da 

segurança

 oficial é levado à Justiça.



Jamil Chade, O Estado de S.Paulo
06 Março 2016 | 17h44
GENEBRA - A Organização das Nações Unidas (ONU) denunciará amanhã a impunidade que predomina nos crimes cometidos pela polícia e por agentes de segurança no Brasil. Em informe que será apresentado ao Conselho de Direitos Humanos do órgão, o relator Juan Mendez alertará que os homicídios de autoria de forças de ordem são “ocorrências regulares”.
Procurado, o Ministério da Justiça não quis comentar a denúncia por considerar que os policiais respondem aos governos estaduais.
“Os casos de agentes de segurança que cometem abusos contra prisioneiros ou detidos não são investigados de maneira significativa e tais autores raramente são levados à Justiça”, diz Mendez. “Nenhum mecanismo independente de investigação existe para impedir que esses casos sejam arquivados.”


9

Relembre casos de violência policial

O relator afirma que a impunidade que vigora no Brasil “contribui para o aumento dos crimes violentos”. Ele relata que os suspeitos tentam resistir à prisão pois sabem que serão torturados. Em muitos casos, diz, esses mesmos prisioneiros tentam se vingar da tortura que sofreram ao deixar a cadeia. “O espiral da violência criminal é exacerbado pela impunidade que prevalece.”
Mendez deixa claro que os casos de crimes cometidos pela polícia não são pontuais, mas sim “regulares”. Usando dados nacionais, a ONU indica que, em média, seis pessoas morreram por dia no Brasil em 2013 em operações policiais. “Na vasta maioria dos casos de uso excessivo de força, a polícia indica resistência à prisão seguida por morte, o que evita levar os autores diante de uma corte”, diz.
De acordo com a ONU, em 220 investigações, somente uma delas resultou em condenação. Por isso, a organização pede o fim da classificação de “autos de resistência”. 
Mendez destaca que a taxa de mortes nas prisões é “muita alta”. Com base em dados do Infopen, sistema de informações estatísticas das penitenciárias, o relator aponta que foram registradas, na primeira metade de 2014, 545 mortes – sendo cerca de metade intencional –, o que resulta em uma taxa de 167,5 para cada 100 mil pessoas por ano.
‘Tratamento cruel’. O informe também ataca a situação das prisões brasileiras. “As condições de detenção são equivalentes a um tratamento cruel, desumano e degradante”, diz o relator.
Mendez cita como exemplo a visita que fez à Penitenciária de Pedrinhas, no Maranhão. “As unidades estão superlotadas e prisioneiros ficam de 22 a 23 horas por dia fechados em suas celas. Visitas ocorrem em condições humilhantes. A presença de guardas fortemente armados também poderia ‘levar à uma nova rodada de mortes’.”
Segundo a ONU, o Brasil tem a quarta maior população carcerária do mundo, com 711 mil pessoas. Há 30 anos eram 60 mil. Mendez pede que o governo brasileiro foque em reduzir a população carcerária. Para isso, sugere medidas alternativas, mas ressalta que abrir mão de penas contra a violência doméstica não é o caminho.
Mais conteúdo sobre:
 ONU Violência
ONU denuncia Brasil por não punir policiais que matam



 33 COMENTÁRIOS
Entre com seu usuário para comentar Clique Aqui 

Avatar for Vanderlei Nogueira
 
Highlandres / Militares:  Nesta região ocorre um processo de militarização, primeiramente através de um grande fluxo de migrantes.Representam também o tráfico de drogas, corrupção e nepotismo  ( Serial Killers)
Avatar for Camila Azevedo de Mello
 
Me sinto triste e indignada...
A ONU esta questionando policiais que mata?
Perdi meu irmão á cerca de 1 ano e 2 meses e sabe o que foi feito em prol da minha família? NADAAAA... E nem saber se o individuo que assassinou meu irmão por ser um policial militar, esta preso ou não, e se estiver daqui uns anos ele sai da penitenciária e volta a cometer crimes e destruir outras famílias novamente, por isso infelizmente ocorre em 99% dos casos, quando ele nem chega a ser preso, antes mesmo dos policiais saírem de um DP o mesmo individuo já esta na rua cometendo crimes e novamente destruindo famílias...
Avatar for Felix Santos Neto
 
A ONU atualmente é a maior organização comunista existente no planeta. Trata-se de uma instituição que perdeu totalmente a sua credibilidade, pois desviou-se da sua finalidade  de preservar a paz mundial com imparcialidade, para promover questões como: o assassinato de crianças em útero materno; a destruição das religiões no planeta; o fim de todas as polícias em todos os países (como se isto fosse possível) e o fim definitivo da soberania dos países.
O mundo piora visivelmente toda a vez que a ONU consegue alguma coisa...
Avatar for Joao Silva
 
E quem vai denunciar os soldados da ONU que trocam biscoitos por sexo oral de criancas na Africa? Os policiais dos EUA metem bala ate se o sujeito espirrar durante uma abordagem, e la ninguem da bola para ONU nenhuma. Se querem perfeicao mandem grana para pagar a policia e ter melhor treinamento caso contrario nao encham o saco. Ja esta morrendo muito policial em servico sem ajuda da ONU.
Avatar for Mario Venditi
 
Concordo plenamente..... mas..... onde é que eles denunciam também a falta de punição para bandidos assassínos? E os números de inocentes que morrem nas mãos de menores infratores e maiores psicopatas?.... Ops.... Esqueci que é coisa dos Direitos dos Manos. E porque pegam no pé do Brasil e esquecem a Venezuela, Cuba, Bolívia, Equador, Paraguai? Somos mais "gostosos" ????
Avatar for PAULO DE TARSO FARIA
 
Lamentável. As polícias do período da ditadura continuam quase intocadas cometendo crimes. Podem chamar de banda podre, maus policiais, o que quiser, só não dá para a sociedade continuar aceitando isso.
Avatar for Pedro Bonifácio de Souza
 
Chovia canivetes, a represa estourou e despencavam raios sobre a vila. Leões, cobras e morcegos atacavam os aldeões (ri ri ri), quando a dona ONU disse: "vocês estão usando meias confortáveis?".
ONU - inútil, mas só quase sempre.
Avatar for Tulio Amaro
 
os organismos internacionais são gigantescos cabides de empregos que só geram papéis e viagens para seus muito bem pagos "consultores" - inclusive um certo comentarista que defende esse multilateralismo podre 
Avatar for Anderson Augusto Soares Ribeiro
 
Para a ONU obter alguma credibilidade deveria não somente condenar a impunidade no Brasil referente aos homicídios praticados pelos agente da lei. Teria que condenar também as inúmeras mortes nas filas dos hospitais provocadas pela cupidez política destes facínoras que se revezam no poder. Por que não cobram dos governos corruptos espalhados pelo mundo maior comprometimento com a vida de seus cidadãos? Se é pra falar de assassinatos vamos falar dos cometidos de forma direta e indireta.
Avatar for EGYDIO BARBOSA ZANOTTA
 
Engraçado, essa onu se esquece que aqui no Brasil nossas policias são subordinadas aos Estados. E que eu me lembre nunca votei na onu e nem soube que ela tem o poder de julgar acusar alguém aqui no Brasil. Essa nova ordem que dê palpite em Cuba e na Coréia do Norte, pois aqui temos soberania e total capacidade de cuidarmos dos nossos problemas.
Ressaltando que não reconheço tal entidade e nem deleguei poderes para a mesma e, sim, para o Governador do meu Estado, onde eu voto e pago meus impostos e, cobro quando necessário uma posição por meio do judiciário quando necessário. Não aceito a onu.
Avatar for Adrián Pablo Fanjul
 
@EGYDIO BARBOSA ZANOTTA Mas os organismos internacionais podem promover sanções econômicas e políticas, sim. É um modo de pressionar países onde são violados sistematicamente os direitos humanos. Cuba e Coreia do Norte já tiveram duras sanções, como Africa do Sul na época do appatheid. As polícias serem dos estados não é desculpa no exterior. O estado nacional é um, e é o que vale para o mundo. 
Avatar for Tulio Amaro
 
Melhor investigar a ONU pelos crimes sexuais que seus agentes (não só soldados) cometem nos países aonde "levam a paz".
Esse esquema de organismos internacionais, que vivem para gerar papéis e viagens, e pagar altos salários, já esgotou. 
Avatar for Roberto de Amorim Ramos Ramos
 
Essa tal de ONU é uma organização sem credibilidade alguma  e pelo jeito muito mal informada,  talvez aqui na republica das bananas consiga se impor. Pois na Síria, Iraque e outros países que vivem conflitos eternos eles já desistiram.
Avatar for Paulo Duro
 
Vou pedir a ONU que aproveite a oportunidade e denuncie o seguinte: 1. as atrocidades cometidas no Iraque antes, durante e agora em nome do Justiceiro de plantão (EUA), que como justiceiro lembra mais as favelas de S. Paulo e o Nordeste de Lampião, atrocidades essas APROVADAS pela ONU; 2. mesma aprovação da ONU para a liquidação de milhões de seres humanos na Líbia - de maior IDH na África, agora um dos piores - sob o argumento de tirar o Ditador Kadafi e em seguida e até agora levando o petróleo, roubado (no Código Penal significa ficar com a coisa alheia mediante violência); 3. cerco ao Povo da Coreia do Norte em nome de $; 4. cerco ao Irã em nome de $ (petróleo); 5. outra atrocidade: sucessivos bombardeiros dos EUA mundo afora; 6. e por último, peça aos EUA e demais países para assinar o Tratado de Não proliferação de armas nucleares, o que inclui a destruiçao de todo o arsenal no mundo.
Avatar for Gleison jose lucas Rufino
 
Por culpas de algumas laranjas podres contamina toda uma instituição policial como o caso do investigador da policia civil de São Paulo que humilhou,espancou,ameaçou de morte um comerciante iraniano e ainda chamou amigos do GOE para mostrar poder e até hoje não foi exonerado e o grupo do GOE punido ,temos que acabar com o corporativismo ,se agiu errado contra o cidadão trabalhador e de bem que seja punido o cidadão não pode temer a policia ela esta lá para ajudar e proteger e não ser usada para assunto pessoal ou vingança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário