Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

sábado, 13 de maio de 2017

Promoção de tenente Ledur é suspensa após morte de aluno bombeiro




Promoção de tenente Ledur é suspensa após morte de aluno bombeiro

Tenente teve promoção a capitã suspensa até conclusão do inquérito. Primeira denúncia foi feita pelo Muvuca Popular
  2218 acessos 19
Outros alunos revelam que também foram torturados / G1

A promoção da tenente do Corpo de Bombeiros que atuava como instrutora de salvamento aquático foi suspensa nesta terça-feira (22) após a morte do aluno Rodrigo Claro, de 21 anos. Ela já havia sido afastada do cargo e teve a promoção para capitã, suspensa até a conclusão do inquérito. Rodrigo morreu na terça-feira (15) depois de passar mal em uma aula prática na Lagoa Trevisan, em Cuiabá, e ficar internado por cinco dias em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A família do aluno alega que houve tortura e omissão de socorro por parte do Corpo de Bombeiros. Eles também declararam que Rodrigo revelou ter medo de participar das atividades por ser perseguido pela tenente.
Além da tentente, outras 11 pessoas responsáveis pelo curso foram afastadas do cargo e devem cumprir funções administrativas até a conclusão do inquérito. De acordo com o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Júlio Cesar Rodrigues, o inquérito policial militar deve ser concluído entre 30 e 50 dias.
“Tudo vai depender do encarregado, das provas que ele queria angaria. Depois disso, o inquérito vai ser remetido para o Ministério Público avaliar se há crime e se vão oferecer denúncia”, afirmou. Até a conclusão do inquérito, a promoção prevista para a tenente ficará suspensa. 
Colegas do aluno disseram à família que o rapaz foi afogado várias vezes durante o treinamento (Foto: Reprodução/TVCA)Colegas do aluno disseram à família que o rapaz foi afogado várias vezes durante o treinamento 
Além de Rodrigo, outros 29 anos alunos participaram do curso. Eles relataram à família do jovem que ele foi afogado várias vezes durante o treinamento e que os instrutores o obrigaram a continuar, mesmo com o estado físico debilitado. A previsão é de que a turma se forme em dezembro.

Investigação
A tenente responsável pela aula já havia sido investigada em 2015 após denúncias anônimas de que ela estaria exercendo pressão psicológica sobre os alunos. À época, os bombeiros alegaram que uma sindicância investigou as denúncias e não constataram nenhuma irregularidade. O caso foi arquivado.
O comandante geral do Corpo de Bombeiros, não descartou a possibilidade de erro, mas declarou que as críticas devem ser filtradas. "O que o aluno considera muitas vezes como pressão psicológica ou tortura não passa de uma instrução simples. Ele está sendo submetido a um ambiente em que ele não está acostumado e precisa desenvolver uma técnia", afirmou.

O caso
Rodrigo queixou-se de dor de cabeça durante a realização das aulas. O aluno realizava uma travessia a nado na lagoa e quando chegou à margem informou o instrutor que não conseguiria terminar a aula.
Em seguida, segundo os bombeiros, ele foi liberado e retornou ao batalhão e se apresentou à coordenação do curso para relatar o problema de saúde. O jovem foi encaminhado a uma unidade de saúde e sofreu convulsões.
No dia em que passou mal, Rodrigo enviou mensagens para mãe contando que estava com medo.Nas mensagens enviadas por um aplicativo de telefone, Rodrigo alerta a mãe sobre o que poderia acontecer. “Se você não conseguir, passar mal, sei lá. Até eles te pegarem e verem que você não está de corpo mole”, diz a mensagem.
Horas depois, Rodrigo volta a falar com a mãe e mandou a última mensagem antes de ser internado em coma. “Não consegui. Estou mal. Vou para a coordenação”, diz trecho da mensagem.

Aluno diz que desistiu de curso dos bombeiros após tortura: 'Me afogou'

Um ex-aluno do curso de formação do Corpo de Bombeiros em Mato Grosso denunciou ter passado por tortura e sessões de afogamento durante um treinamento de salvamento, no início deste ano. O rapaz passou por treinamento na Lagoa Trevisan, em Cuiabá, e tinha como instrutora uma tenente dos bombeiros. A mesma tenente foi afastada das funções após a morte de um aluno no dia 15 deste mês.
Em entrevista, o ex-aluno, que pediu para não ser identificado, descreveu o que passou durante o treinamento de salvamento.
Ele, que pertencia a outro grupo de alunos, fez o curso por oito meses e, faltando um mês para a formatura, ocorrida em maio deste ano, acabou desistindo. Ele afirma que ocorreram outros casos e que as sessões de afogamento são comuns.
O ex-aluno afirma que foi afogado pela tenente e humilhado pela oficial durante a travessia na Lagoa Trevisan. Os alunos, antes de entrar na água, já tinham feito flexões, corridas e outras atividades físicas.
“Eu já estava muito cansado, fui rebocado pelos meus colegas em uma boia. No meio da lagoa ela [a tenente] pediu que me soltassem e me chamou até ela. Ela pegou a boia, o cabo que os meninos me puxavam, ela passou por volta do meu pescoço, embaixo do meu braço e começou a fazer os afogamentos. Ela começou a me puxar pra baixo por várias vezes”, afirmou o ex-aluno.
O rapaz conta que pediu para que a tenente parasse com os afogamentos, até que perdeu os sentidos. “Em algum momento, eu peguei nela e disse: 'pelo amor de Deus, para, para, porque você vai me matar”, declarou o ex-aluno.
Ele se recordou que ia para o fundo do lago, se afogando, e demorava para retornar à superfície. “Eu fui torturado. Eu sou a prova dessa tortura. Ela me torturou naquele dia. E depois, psicologicamente também. Foi então que eu tinha certeza que não tinha mais condições de eu continuar”, recordou.
Depois do afogamento, o rapaz diz que redobrou os sentidos ao ser retirado da água, por dois sargentos dos bombeiros. “Eles me tiraram para fora da lagoa e eu comecei a vomitar toda aquela água que eu tinha engolido. No meio da lagoa ela [a tenente] gritava: 'Você vai voltar, tem que voltar.' Eu só disse que não ia voltar. Ela começou a fazer esse mesmo procedimento e afogar mais dois alunos, uma menina e um menino”, afirmou.

O QUE DIZEM SOBRE ISSO?

  1. É com muita indignação que "EU" Leio o comentário dessa talzinha de CARINE " A tenente Izadora Ledur tem o curso salvamento aquático, ela é capacitada para oque faz, está não e a primeira turma que ela forma. Oque acontece e que aqui tem muito aluno e ex aluno que levam p lado pessoal, coisa que não deveria acontecer considerando que o principal objetivo da tenente e formar profissionais capacitados e não fazer amigos e se fizer é apenas consequência visto que serão companheiros de farda. Quer saber Carine para mim você és uma fanfarrona de plantão do pelotão de defesa dessa mau caráter criminosa e assassina Tenente Isadora Ledur, voce diz isso porque não é com seu filho né, voce diz isso porque não foi nenhum dos seus parentes né, voce esta em defesa de algo que não tem defesa, porque voce não vem aqui e assumi a bronca dela, melhor porque você não vem aqui e escancara que a tenente é vitima e que ela esta passando por um momento dificil na vida dela por ser CORNA, CHIFRUDA, e esta abalada porque o seu marido que é capitão o DECHAMPS, ´tem parte nisso porque uma mulher que leva para o ambiente de trabalho toda a sua ira e raiva para descontar nos alunos devido o seu Marido colocar Chifre nela com umas meia duzias de mulheres na cidade e isso abalou a Tenente Ledur que acabou levando ela ao desequilibrio emocional e simplesmente ela deu inicio as sessões de tortura nos seus alunos que era para ensinar e não torturar e matar.. Ops... derrepente Carine, será que você não é uma das Amantes do Capitão esposo da Ledur Será Carine ?
  2. Falando em promoções, pergunta para o Comandante quando será a promoção dos aprovados no exame intelectual para Sargentos Bombeiros? Era para ser promovidos em 2/12/2015 e até agora por conta de erro no edital. Tá bem este assessorado nosso Conandante! Só fazem cagada igual ao Governo Pedrinho marvadeza. Pergunta para o comande dos bombeiros MUVUCA, o por que?
  3. Resposta ao SEBASTIÃO LEMOS: Tamem sou bombeiro militar, mas sua opinião é falida. Quando tornamos bombeiros militar nossa identidade é outra. Perdemos a identidade civil e tornamos militar. Por isso quando erramos ninguém diz pelo seu nome e sim o bombeiros fez isto é aquilo. Se não quisermos manchar a Instituição não devemos cometer erros, e por isso os erros tem que punido com rigor.
  4. Batom na cueca: a mensagem do Aluno Rodrigo Claro enviada à sua genitora é contudente, ou seja, ele (Rodrigo) estava sendo perseguido. Para mim, não há necessidade de aprofundar as investigações, uma vez que a aludida mensagem é prova robusta. Assim sendo, os responsáveis pelos excessos devem ser expulsos da Corporação e presos, bem como sejam obrigados a ressarcir eventual pagamento de indenização pelo Estado, uma vez que os contribuintes não devem ser penalizados por atos desastrados de agentes públicos. Por fim, gostaria de saber quando os responsáveis pela morte do Soldado Abinoão, que ocorreu em 2010, serão expulsos da PMMT?
  5. Batom na cueca: a mensagem do Aluno Rodrigo Claro enviada à sua genitora é contudente, ou seja, ele (Rodrigo) estava sendo perseguido. Para mim, não há necessidade de aprofundar as investigações, uma vez que a aludida mensagem é prova robusta. Assim sendo, os responsáveis pelos excessos devem ser expulsos da Corporação e presos, bem como sejam obrigados a ressarcir eventual pagamento de indenização pelo Estado, uma vez que os contribuintes não devem ser penalizados por atos desastrados de agentes públicos. Por fim, gostaria de saber quando os responsáveis pela morte do Soldado Abinoão, que ocorreu em 2010, serão expulsos da PMMT?
  6. Batom na cueca: a mensagem do Aluno Rodrigo Claro enviada à sua genitora é contudente, ou seja, ele (Rodrigo) estava sendo perseguido. Para mim, não há necessidade de aprofundar as investigações, uma vez que a aludida mensagem é prova robusta. Assim sendo, os responsáveis pelos excessos devem ser expulsos da Corporação e presos, bem como sejam obrigados a ressarcir eventual pagamento de indenização pelo Estado, uma vez que os contribuintes não devem ser penalizados por atos desastrados de agentes públicos. Por fim, gostaria de saber quando os responsáveis pela morte do Soldado Abinoão, que ocorreu em 2010, serão expulsos da PMMT?
  7. Sou bombeiro a 20 anos.. Já errei mto e paguei pelo erro por que somos militares.. Mas tem pessoas que massacram a nossa Corporação que se todos os militares fossem tão ruins assim. Me sinto incomodado com certas opiniões que denigrem a nossa imagem.. Não estou falando que a Tenente não errou... É E se errou ela deve sim responder é condenada pelo erro. MAS O FATO FOI ISOLADO... ELA QUE FEZ O ATO IMPENSÁVEL... ELA LEDUR.. O SER HUMANO... E NÃO A CORPORAÇÃO... MTAS PESSOAS DENIGREM NOSSA INSTITUIÇÃO QUE É MILENAR... FOMOS CRIADOS PARA SALVAR VIDAS.. TENHO NORMAL EM DIZER POIS FAÇO ISSO QUASE QUE DIARIAMENTE... A CORPORAÇÃO NAO NÃO PODE SER PENALIZADA POR UM ATO ISOLADO. TEMOS EXCELENTES PROFISSIONAIS. QUE DÃO SANGUE E DÃO SUAS VIDAS PELA POPULAÇÃO... TENHO A PLENA CERTEZA QUE A MAIOR PUNIÇÃO DELA JÁ ESTÁ ACONTECENDO... SUA REFLEXÃO.... DEVE ESTAR PARADA NO TEMPO TENTANDO SIM , TER UMA BOKA DE CRISTAL PARA SE AUTO REFLETIR PELO ATO IMPENSÁVEL... UMA MARCA QUE VAI LEVAR NÃO SOMENTE NA SUA VIDA PROFISSIONAL MAS O RESTO DE SUA VIDA.. AGORA POR FAVOR... PARE DE DENIGRIR A IMAGEM DA NOSSA CORPORAÇÃO..... ASSIM COMO OUTRAS PROFISSÕES TEMOS PROBLEMAS INTERNOS, TEMOS PESSOAS QUE EU TBM NÃO QUERIA QUE ESTIVESSEM NA NOSSA CASERNA SOMOS SERES HUMANOS IGUAIS ÀS PESSOAS QUE FALAM MAL DA NOSSA CORPORAÇÃO... ERRAMOS.. TVZ.... E SE ERRAMOS VAMOS FAZER O POSSÍVEL PARA QUE ISSO NUNCA MAIS SE REPITA..POIS SOMOS PROFISSIONAIS PASSÍVEIS A ERROS TBM.. LAMENTAMOS MTO PELA MORTE DO NOSSO COMPANHEIRO E TENHO A CERTEZA QUE 100% DA NOSSA CORPORAÇÃO TBM LAMENTAM.. MAS POR FAVOR PAREM DE DENIGRIR A IMAGEM DA NOSSA CORPORACAO
  8. Carine, e se fosse seu irmao, vc pensaria assim? com certeza nao ne? com tantas denuncias, poxa vida, esse caso nao precisa de tanta envestigação assim nao, acho que esta bem claro né, Que desta vez a JUSTICA SEJA FEITA, A Sociedade esta cansada de ver tanta impunidade.
  9. Carine, e se fosse seu irmao, vc pensaria assim? com certeza nao ne? com tantas denuncias, poxa vida, esse caso nao precisa de tanta envestigação assim nao, acho que esta bem claro né, Que desta vez a JUSTICA SEJA FEITA, A Sociedade esta cansada de ver tanta impunidade.
  10. Defensores da oficial e amigos da mesma, se fosse ao contrário o aluno tivesse ralado a oficial dessa forma a opinião seria a mesma? Concordo que o bom diamante é feito sobre muita pressão, mas a ponto de custar uma vida? Aqui as pessoas que nem conhece o aluno tão pouco a sua família, mas sente a dor de perder um filho, um amigo, um jovem pai de familia, um cidadão de bem que procurou a profissão para salvar vidas então se vocês não concorda com as nossas opiniões procure um lugar bom dentro do seu coração e faz com que ele cresça dentro de vocês. O que se fala aqui não julgamento e sim liberdade de expressão do que esta a vista de todos.
  11. Acusar alguém de assassinato tem um peso muito grande considerando que não tem provas, e que o caso nem foi esclarecido ainda, e fácil apontar o dedo e caluniar apenas por simples conveniência. Vamos deixar o caso para quem está encarregado e foi capacitado para isso. E até que seja tudo esclarecido deixar de especulações e injúrias apenas por satisfação própria.
  12. Francamente é uma vergonha! Como as pessoas tem facilidade de apontar o erro do próximo, em julgar o outro. O que aconteceu foi a infelicidade de o aluno ter passado mal durante a instrução,considerando que o mesmo sofria de aneurisma cerebral, diagnóstico dado pelo médico que o acompanhou. enfermidade está que a família Tbm tinha conhecimento e que pode ter sido mascarado para que o aluno ingressasse no curso. A respeito das cessões de afogamentos aqui citados, francamente vcs acham que criar possíveis situações em que o bombeiro e submetido para salvar vidas e tortura? A tenente Izadora Ledur tem o curso salvamento aquático, ela é capacitada para oque faz, está não e a primeira turma que ela forma. Oque acontece e que aqui tem muito aluno e ex aluno que levam p lado pessoal, coisa que não deveria acontecer considerando que o principal objetivo da tenente e formar profissionais capacitados e não fazer amigos e se fizer é apenas consequência visto que serão companheiros de farda.
  13. Dia 04, domingo: é fantástico!
  14. Até dia 02/12 MT vai conhecer como é a gestão das perseguições e o Comércio Imoral das promoções
  15. Expulsão da Corporacão e pena de, no mínimo, 30 anos em regime fechado, bem como ressarcimento de todos os valores pagos pelo Estado a titulo de indenização.
  16. Expulsão da Corporacão e pena de, no mínimo, 30 anos em regime fechado, bem como ressarcimento de todos os valores pagos pelo Estado a titulo de indenização.
  17. Expulsão da Corporacão e pena de, no mínimo, 30 anos em regime fechado, bem como ressarcimento de todos os valores pagos pelo Estado a titulo de indenização.
  18. Cadeia para essa assassina, Isadora Ledur é assassina!!!! Errou feio muitas vezes, abusou do poder de merda que tinha esse lixo, tem que pagar, o lugar que tem que dar bom exemplo dando cobertura para um lixo desse, cadeia nesse lixo, exoneração já!!
  19. Tamo mesmo fud... Unica corporação que sempre tive admiração e fé.... Sempre pensei que o corpo de bombeiros fosse feito para salvar mas na atual situação tá pra tirar vidas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário