Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

quarta-feira, 14 de abril de 2021

PM demite capitão condenado por estuprar netas de 7 e 8 anos em 2013 em SP...

Antônio Mariano Corrêa, demitido da PM de SP em dezembro de 2020 após ser condenado por estupro de duas netas em 2013 - Reprodução/Inquérito

Antônio Mariano Corrêa, demitido da PM de SP em dezembro de 2020 após ser condenado por estupro de duas netas em 2013

Imagem: Reprodução/Inquérito


Luís Adorno

Do UOL, em São Paulo

04/01/2021 17h17Atualizada em 05/01/2021 09h29

 Antônio Mariano Corrêa, 95, capitão reformado da Polícia Militar de São Paulo, foi o último policial demitido da corporação em 2020. A perda da patente, assinada em 30 de dezembro do ano passado, foi ocasionada pela condenação, em definitivo, em setembro de 2019, pelo crime de estupro cometido por ele, em agosto de 2013, contra suas netas. À época, as meninas tinham 7 e 8 anos respectivamente.

Pela idade avançada e por portar uma série de comorbidades, Corrêa ficou detido no presídio militar Romão Gomes, na zona norte da capital paulista, por dois meses. Liberado em novembro de 2019, ele cumpre sua condenação de 17 anos de prisão em regime domiciliar, em Lins, no interior paulista. A reportagem ligou para a casa de Corrêa e para o escritório do seu advogado, mas não conseguiu localizá-los.

Apesar da condenação pelo crime hediondo, o capitão reformado recebe seu salário de aposentado, que é de cerca de R$ 14,5 mil em rendimentos brutos, de acordo com o site da transparência do governo paulista. Com a perda da patente, por ato desonroso à instituição, ele deixa de ser um policial reformado. No entanto, é mantido como funcionário público do estado de São Paulo.

A defesa do policial tentou absolvê-lo, em um primeiro momento, alegando não haver provas da autoria e materialidade. Depois, requereu a absolvição com base no princípio "in dubio pro reo" (se há dúvida, não deve haver condenação). Não deu certo. Em juízo, disse que as situações descritas são "mentirosas", que "foi o diabo que colocou isso na cabeça das meninas" e que "as crianças de hoje não admitem serem repreendidas".

Em denúncia apresentada em 9 de dezembro de 2015, a promotora de Justiça Ana Carolina Macri Morais Ribas afirmou que Corrêa "praticou atos libidinosos com suas netas" e listou quatro situações que, segundo a Promotoria, ocorreram na chácara do policial em 2013.

Em agosto daquele ano, as crianças ficaram aos cuidados dos avós paternos por uma semana enquanto os pais viajavam de férias.

Cerca de um mês depois de as filhas deixarem a chácara, a mãe das meninas, após a família ver na televisão uma notícia sobre a prisão de um estuprador de crianças, falou com as crianças sobre o assunto e perguntou se algo daquilo já havia acontecido com elas.

A irmã mais nova, então, segundo a Promotoria, olhou para a mais velha e disse: "vamos contar para a mamãe". A partir daí, ambas relataram o que havia acontecido na casa dos avós paternos um mês antes. Depois, na Justiça, as meninas reafirmaram o relato feito para a polícia.

Um estudo psicossocial apontou que as meninas apresentaram relatos pontuais sobre os abusos sofridos, apontando o avô como autor, e destacou que as crianças apresentaram alterações comportamentais e aspectos emocionais "característicos de abuso sexual, como medo, insegurança e ansiedade ao ter que falar sobre o assunto".

"Quem vai acreditar em você? Sou capitão da PM"

A mãe das meninas afirmou em depoimento que levou as filhas ao psicólogo e que também conversou com elas sobre perdoar o avô. Ela também disse que "antes de tomar qualquer atitude", perguntou várias vezes às filhas sobre os fatos "para ver se as coisas batiam". Ela conversou com seu marido e, depois disso, decidiu denunciá-lo.

A mãe relatou um outro caso de abuso que teria sido cometido —mas não denunciado oficialmente— cerca de quatro anos antes, contra a filha de cinco anos de uma secretária que trabalhava em sua casa e morava próximo da chácara do policial.

Segundo a mãe, ao ser interpelado pela secretária, que ameaçou ir à polícia, o PM afirmou: "Conta, quem vai acreditar em você? Eu sou capitão da PM". A nora do policial disse que levou a secretária até a delegacia, mas que ela decidiu não denunciar e dar uma segunda chance ao policial pois ele havia parado de beber álcool.

Prisão domiciliar

Após ser preso em setembro, em 2019, o PM reformado alegou à Justiça enfrentar diversos problemas de saúde, como pressão alta, déficit auditivo bilateral, arritmia cardíacadiabetes, esclerose, Alzheimer, incontinência fecal e urinária, além de ter feito uma cirurgia no coração. Os problemas de saúde foram atestados por policiais do presídio militar.

Em 12 de novembro de 2019, a Promotoria disse não se opor à concessão de prisão domiciliar, "considerando a idade avançada do sentenciado, bem como suas condições de saúde e necessidades especiais e específicas apontadas no relatório médico".

Um dia depois, o juiz do TJM (Tribunal da Justiça Militar) Luiz Alberto Moro Cavalcante concedeu a prisão domiciliar "em face da sua idade e da sua condição de saúde". Foi estabelecido que ele não pode manter contato com suas netas, seu filho e sua nora durante o cumprimento da pena em casa.

O alvará de soltura chegou ao presídio militar no mesmo dia. Segundo a SSP (Secretaria da Segurança Pública), "o referido policial reformado, conforme determinam o artigo 23, alínea 'c' e o parágrafo único da LC 893-2001, perdeu a patente, após decisão do TJM-SP". A pasta não comentou sobre a demora na exclusão no quadro de servidores da corporação paulista.

Em juízo, o capitão da PM negou os fatos. Disse que sempre teve bom relacionamento com as netas e que, após o registro da ocorrência, seu filho, nora e netas não voltaram para sua casa, dizendo sentir muita falta deles. Também disse que o relacionamento com outros netos e bisnetos permanecia em harmonia.

Ele afirmou que a mãe das netas ficou com raiva das advertências dadas as filhas e, por isso, tentou incriminá-las. À Justiça disse que é evangélico e que "tem muito temor a Deus".


91 Comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

SampaFlu

Será que o Bolsonaro vai defender esse sujeito só porque e polícia?

Analista Crítico

O Brasil que é boi manso cheio de carrapatos permite que condenados com mais de 70 anos fique em prisão domiciliar em país que tem falta de tornozeleiras.

Analista Crítico

Essa ridícula justiça que come 1,5% do pib nacional (países mais justos comem 0,5% do pib) e a condenação depois de 7 anos, sem perder nada. O Brasil é um boi manso cheio de carrapatos.

vinhedo-sp

O cara é julgado, condenado, expulso, e ainda recebe um belo salário do Estado, que é conivente com o Meliante, causador da barbárie contra uma criança, se Eu sou o Pai da criança, já que a Lei não resolve, eu já tinha resolvido essa situação.

olha olha

Infelizmente, é o que acontece. Mas, não podemos julgar os órgãos, sejam eles, públicos ou privados, pelos erros cometido pelo ser humano, e muito menos excluir de nossas vidas. Devem sim, estes que cometeram o ERRO, responderem pelo ato praticado, justamente.

affon

Se policia, promotor ou juiz é carreira para quem pode ser, pelo visto só bandido pode ser policial, promotor ou juiz.

Observatório Regional

É isso que dá viver demais. Cumpriu certo tempo de vida, os indivíduos devem ir-se, sob risco de colocar em confusão os mais novos.

Porco Sorridente

Só um aparte aqui; um velho cometendo esse tipo de crime é rapidamente cancelado na vida real e virtual e ninguém de sua malignidade . Um”influencer” novo, praticamente confessa sua culpa e ligo aparecem os lacradores pra defender outro lacrador como se fosse um santo acima do bem e do mal...

Visitante

POLICIAL;PROMOTOR OU JUÍZ;NÃO É CARREIRA PARA QUEM QUER SER;MAS PARA QUEM PODE SER E NAO SÃO CARREIRAS PARA LOUCOS.COVARDES.OU BANDIDOS E SIM PARA HERÓIS!

Visitante

Pois É tem muitas coisas erradas;como um monstro como esse chegou a ser capitão não poderia passar de Cabo e ser expulso antes; se fez a academia militar temos que rever lá o que está errado se fazem exames psicotécnicos;pois jamais um louco como esse poderia ser policial militar quanto mais ser um capitão se já nasceu um CAPETÃO!

Visitante

no caso desse capetão ainda não foi para o inferno e está vivo porque não pagou sua pena;alguém tem que fazê-lo pagar pelos seus crimes estes e muitos que cometeu e ficaram impunes!

Bello F

Mais um cap tão.

magni

Os Pais dessas crianças, deveriam ter reagido. O estado teria economizado muito.

Bezerril

grande castigo. Ficar em casa recebendo vencimentos integrais. Só mesmo no Brasil.

El Magnifico

por certo votou no miNto, cidadão de bem, possivelmente neopentecostal.

Dapramim

Como a lei é justa nesse país fracassado, o cara vai pra cadeia, mas continua recebendo a sua "MODESTA" pensão. Viva o Brasil, um país SEM FUTURO.

Usuário UOL

Então compensou, ele tá em casa, bem remunerado e e fazendo arminha.... Nojo desse país

affon

Se vão começar a demitir bandidos, vai acabar a PM.

valter.f

TIREM ESSE MONSTRO DE CIRCULAÇÃO...

PatrickP

Ao que parece o sujeito não tem hombridade de assumir seus erros. Vai negar até quando der. Quer enganar quem?

Carlos Agrippa

Uma pessoa capaz de cometer crimes atrozes contra a própria família aos 88 anos de idade, ao que parece alcoólatra, e ainda carregando esse monte de doenças poderia ter o bom gosto de morrer. Já deu!

Laura K

Tem muito temor a Deus e é evangélico? Desde quando evangélico está isento de cometer estupros e atos libidinosos. A igreja o pastor e a Bíblia perdoam?

hzbxeln7xk0o

O último parágrafo foi a cereja do bolo.

Cancodrillo

Em 2013 ele tinha 88 anos. A grande maioria dos homens aos 70 sequer tem a próstata. Se realmente teve disposição pra essa atrocidade aos 88, fico pensando o que não deve ter feito por aí na década de 40, 50, 60, 70, 80, 90 ....

seiciro.seki197705941

Não dá para acreditar. E ele é fruto de uma antiga educação em que o rigor era muito maior.O homem ruim, nasceu com DNA da loucura que vigem desde que o homem que desceu das árvores.

Tchello41

Esse véio é um tremendo sacripanta

zhukz3l2gfsn

Gente , isso é Brasil.

Atotoba do Lavapés

Quanto tempo para resolver esse crime. E ainda continuará recebendo do Estado: vergonhoso! São os auto-intitulados, "pessoas de bem, defensores da família e dos bons costumes, só que não, hipocrisia pura.

Sabichão

Castração Química do Mito no cidadão...

Palestrim

Militar e evangélico. Não sou eu quem estou dizendo, mas provavelmente é bolsonarista!

mautn

Enquanto isso o palhaço aqui trabalha de sol a sol para pagar o salário desse condenado.

Okdok

Capitão safado imundo que para tentar fugir da cadeia alegou mil doenças e pasmem, não perdeu as regalias da sua aposentadoria

Visitante

estupro feminicídios latrocínios e homocídios qualificados.os autores desse crimes deveria sem punidos com a pena de morte!Quando apareciam no meu plantão vítimas desse crimes eu mandava meus homens me seguirem e sempre fui buscar os autores pára autá-los e flagrante e até gostava quando reagiam a minha voz de prisao porque faria como sempore fiz a justiça policial e muitos foram para o inferno antes de mim!

ramin

Lastimável...

Visitante

polícia militar e polícia civil e justiça e miniosterios públicos.são carreiras para HERÓIS E NAO PARA LOUCOS E COVARDES;TEMOS QUE COLOCAR PENA DE MORTE PARA ESSES CRIMES!

Visitante

ELE DEVERIA DESDE O INÍCIO DO PROCESSO NÃO RECEBER SEUS SALÁRIOS E NUNCA SER REFORMADO. MAS FICA GANHANDO O QUE NÃO MERECE UM CRIME COMO ESSE É IMPERDOÁVEL MESMO PARA UM LOUCO DEVERIA SER EXECUTADO COM PENA DE MORTE!

educt00

Mais um capitão....e evangélico!!

NBA.COM

Quem demite é o estado. Ele foi expulso da corporação, mas o estado não pode demitir um indivíduo reformado por estar o mesmo aposentado.

Visitante

Sem comentários! Apenas uma condenação a pena de morte seria feita a Justiça!

Alviverde do Palestra

Rejeitaram meu comentário por falar verdades sobre esse indivíduo.

sesenta e sete

COITADO DO NOSSO BRASIL ,TENHO PENA,POIS NUNCA VAI SAIR DISSO.

sesenta e sete

FOSSE NA COREIA DO NORTE APROVEITA ELE PARA MUITAS COISAS DE LIMPESA

igoissilva

vai cumprir na próxima encarnação??? pq nessa vida aqui já não tem como

VIVA O NÁUTICO

É revoltante saber que o contribuinte paga a aposentadoria de R$ 14 mil para este militar indecente. Aposto que é mais um conservador, ultra direita e eleitor do Bozo.

kika.kabral383445257

O AVÓ É '''TERRIVELMENTE'' EVANGÉLICO. ALELUIA !!!

Carlos G.

Uol o q o avô teria feito para as crianças? Beijou? Tocou? Notícia incompleta.

AracnotroN

Erro crasso no processo. Estudo psicossocial não pode entrar no mérito, ou seja, se houve estupro ou não. Isso fica a cargo exclusivo do juiz. Tem até resolução sobre isso. Brasil é uma vergonha em todos os sentidos. Mas, nada impede que a palavra das vítimas prevaleça. Porém, a prova psicossocial é uma piada processual.

Figtree

É de causar profunda indignação. O tal capitão estruprou duas netas, traiu a confiança das pessoas e recebeu todo esse tratamento "especial"? Dizem que perderá a patente e será expulso da PM. É pouco. Se é para fazer justiça para valer, então que el seja encarcelado de forma vitalícia num presidio de segurança máxima e sem quaisquer privilégios.

Deco Bamba

Como podemos ver a justiça judaico-cristão é complicada. Gente ruim não morre.

sapiodo

Os números estão corretos?? Ele, o avô, tem 95 anos em 2020, logo, em 2013 ele teria 88. As netas sete e oito respectivamente. Será que nessa idade, além de pressão alta, déficit auditivo bilateral, arritmia cardíaca, diabetes, esclerose, Alzheimer, incontinência fecal e urinária, além de ter feito uma cirurgia no coração, ele teria condições de praticar tais atos????

dzarm

7 anos para expulsar??? E ainda continua recebendo normalmente??? Êta Brasil!!!

Hernani Pimenta

Absurdo manter como funcionário publico. Precisaria perder toda a aposentadoria e indenizar o Estado

mig77

" No entanto, é mantido como funcionário público do Estado de São Paulo..."

JTS10

Tinha que ter um Moro pra salvar esse monstro, vive porque a justiça protege, vejam o caso do arcebispo de Belém, agora esse policial reformado, vai ficar em casa praticando de novo esse crime, tomara que tenha feito com seus filhos ou filhas isso que fez com os Netas, essa é uma doença maldita dessas pessoas cruéis que vem ao mundo pra fazer maldades.

MonsterMagnet

taí, o país dos evangélicos e milicos num só case...

jowwwafi

Avõ do Boulos

Bernardo DG

Diz que é evangélico?

asaffi

Com certeza o tenentinho expulso está indignado por esse meliante fardado ter sido preso.

epichler

Fim da PM já!!!

INFIEL

Pois é...Nem vou falar nada...O que eu tenho vontade o UOL NÃO PUBLICARÁ...




Nenhum comentário:

Postar um comentário