Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

domingo, 4 de abril de 2021

Crise militar aumentou 'inquietude' de PMs, mas coronéis afastam golpe...

22.dez.2017 - Jair Bolsonaro (PSL) posa para selfies durante formação de sargentos da PM de SP - Caio Rocha /Fotoarena/Folhapress

22.dez.2017 - Jair Bolsonaro (PSL) posa para selfies durante formação de sargentos da PM de SPImagem: Caio Rocha /Fotoarena/Folhapress


Leonardo Martins

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/04/2021 04h00

A crise causada por Jair Bolsonaro com as Forças Armadas repercutiu nas polícias militares brasileiras e aumentou a "inquietude e politização" nos batalhões. Outros dois episódios apoiados por bolsonaristas —o caso de um soldado da PM baiana e a defesa pelo PSL de projeto de lei que amplia controle do governo federal sobre as polícias— também miraram nesta semana a base policial.

No entanto, a avaliação de coronéis policiais militares da reserva e da ativa das PMs de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Alagoas e Bahia é de que vozes que sustentam a insurgência policial contra governadores em apoio ao presidente da República não encontram eco nas tropas. Apesar do apoio de PMs a Bolsonaro, os oficiais não veem risco de um golpe contra governadores.

Na opinião dos PMs ouvidos pelo UOL, as demissões dos comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica foram recebidas com "surpresa" e "preocupação".

"Uma renúncia coletiva com certeza é um ato de desagravo ao comandante supremo das forças. Mas, com certeza: isso [tentativa de golpe de PMs contra governadores] é devaneio e teoria da conspiração", disse o coronel Elias Miler, presidente da Defenda PM, associação de oficiais da Polícia Militar paulista.

"É uma crise que não foi feita por nós e que não queremos participar. A nossa relação com as Forças Armadas é muito formal, obedece à cadeia de comando militar", acrescentou o presidente da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais, coronel Marlon Jorge Teza.

Oficiais descartam risco de golpe nos estados

Os coronéis dizem que, apesar do amplo apoio de Bolsonaro nas PMs, apenas uma pequena parte desse contingente é "apaixonada pelo bolsonarismo" ao ponto de defender a ideia de um golpe contra governadores em razão de decretos de isolamento social na pandemia.

Essas vozes que apoiam o presidente irrestritamente, que são apaixonados, não têm eco. Não há movimento de golpe. Não há conspiração. Eu tenho dito: em que pese esses fatos isolados, como aconteceu na Bahia, as polícias militares sempre cumpriram e vão cumprir a lei, a ConstituiçãoCoronel da PM Marlon Jorge Teza

Boatos sobre uma suposta insurgência de PMs começaram após o episódio do policial baiano que, em surto psicótico, disparou a esmo contra guarnições da PM. Ele foi baleado e morto por um colega de farda.

No dia seguinte, a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), presidente da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania), usou o caso para incitar a PM da Bahia contra o governador Rui Costa (PT). Ela apagou o tuíte e disse que prefere "aguardar os rumos da investigação".

'Manifestações de insurgência são pontos isolados'

As PMs brasileiras são suporte do governo Bolsonaro, que com frequência participa de cerimônias de formatura da classe por todo país.

Segundo projeções da Feneme (Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais), os PMs conseguiram alavancar cerca de 14 milhões de votos para Bolsonaro em 2018. A parcela mais alinhada ao presidente pertence, na maioria dos estados, aos praças —agentes de baixa patente, como soldados, cabos, sargentos e subtenentes.

Para o tenente-coronel Olegário Marques Paes Júnior, de Alagoas, manifestações antidemocráticas são "casos isolados" nas corporações.

Essas manifestações de insurgência são pontos isolados. Nós, de fato, temos uma torrente ainda muito apaixonada ao bolsonarismo, mas na sua maioria não conseguem contaminar o pensamento da corporação a esse ponto. É simples: seguimos a leiTenente-coronel da PM Olegário Marques Paes Júnior

Ele ainda diz que há um desconforto crescente das tropas com os governos estaduais, mas que também há insatisfação com o governo Bolsonaro.

"Estamos vivendo um movimento de inquietude com governos estaduais e com o governo federal. Com governo estadual é permanente, sempre houve. Mas o governo federal, nós apostamos muito e até agora chegou muito pouco como foi prometido, em termos de legislação. Isso está deixando as PMs mais inquietas. A politização dos militares nunca esteve tão grande", disse.

O presidente da Associação dos Oficiais Força Invicta da Bahia, major Copérnico Mota, reforçou que o imbróglio das Forças Armadas não pautou os batalhões daquele estado. "Na Bahia, estamos passando por um turbilhão. Por aqui só se fala da morte do nosso soldado", disse.

Mota disse que os PMs não discutem uma insurgência contra o governador. "Essa relação não existe. Uma falta dessa natureza, um acontecimento lamentável, só se fala no luto e no respeito ao falecido."




126 Comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

JOSÉ HÉLIO BOSCO

O Policiais Militares arrumaram 14 milhões de votos para o Bolsonaro , sobraram 44 milhões e uns quebrados , mas quem paga os salários dos PMs são os impostos estaduais e transferências do Governo Federal, mas a Segurança Publica deveria ter a autonomia que tem os Judiciários Estaduais para gerir os seus próprios proventos ou soldos , e hoje como exemplo qualquer promoção conferida a um oficial tem que ser autorizada e assinada pelos governadores de Estado

PATRICK ANDREAS DE ASSIS PEREIRA

A cooptação das forças policiais pelo Bozo é fato. Tentou com os generais, não consegui. Tentou com os coronéis, não conseguiu. Mas entre os baixos oficiais ele tem muita influência. Que o alto escalão das forças fique atento às tropas e punam severamente e precocemente qualquer incitação à desobediência.

WILSON ROGÉRIO MORAES

Como Militar da reserva vejo que, Onde a fumaça a fogo. E posso garantir, pois passei para a reserva ano passado. A PMESP é 100% Bolsonaro, assim como os demais irmão de armas dos outros estados da federação, ou seria Confederação?

JOSÉ HÉLIO BOSCO

Todos os brasileiros civis ou militares tem direito a expressar suas opiniões , mas sempre com o propósito maior de engrandecer o Lema Ordem e Progresso escrito na Bandeira Nacional mesmo se forem forrem criticas , mas pedir a sobversão da Ordem Vigente sempre foi e será considerado crime e o Brasil cada vez pior , não se iludam .

CLAUDIO LOURENCO ROCHA

A noticia de hoje é: Lula na Band News entrevistado por reinaldo azevedo as 18h., enfim ..Politicos como bolsonaro que representam gente endinheirada, em periodo eleitoral fazem qualquer coisa, desde comparecerem a cultos religiosos ate comer sanduiche em boteco da periferia. Triste é voce saber que, quem mais da voto para eleger politico com esse tipo de visão são os proprios pobres,

GALINDO HERNANDEZ

FABRIZIO WROLLI, a entrevista de Lula com Reinaldo Azevedo vai passar simultaneamente também na BANDNEWS, não só na rádio Bandeirantes.

Marcos Megiolaro Eugenio

Na boa grande mídia, e militância política. Tudo é golpe para vcs, acho que quem pensa ou fala sempre a mesma coisa e que pretende fazer.

ELTON FASSI CASAGRANDE

Só o que falta é se preocupar com coronel da PM. Estão de "achando"?

FRANCISCO ZUPELARI NETO

Cuidado com que se aliam, PMs, pois é evidente que um governo liderado por ser tão perverso do jeito que é o atual presidente da República...governo este que já tem a antipatia de mais de 80% da população - dadas as críticas crises sanitária e econômica jamais vistas neste país - demais de todas as mentiras, manipulações, falta de empatia ou compaixão, do ódio que ele semeia - da morte que ele promove...esse governo não durará muito, inclusive aposto em breve renúncia, pois o atual chefe do executivo não aguenta o tranco de um impeachment. Quem se aliar com este governo, cujos seus descendentes serão, inclusive, obrigados a mudarem de nome (sobrenome), poderá ter que responder a um filho ou neto seu por ter se vinculado com este anticristo. O nome bolsonaro significará vergonha, tal qual o nome daquele austríaco metido a alemão, causa vergonha para toda uma nação, Alemanha, até hoje.

CARLOS ALBERTO DOS SANTOS

Além de todas as vantagens dessa classe, a população ainda tem que se preocupar com motins e rebeliões. É o fim da picada.

FABRIZIO WROLLI

E não percam hoje, às 18h O É DA COISA na rádio Bandeirantes, LULA entrevistado pelo Reinaldo Azevedo.

GALINDO HERNANDEZ

Nossa, que legal.... Tirando selfie com o "mito"... rs. Tirar selfie e ser fã do Roberto Carlos vá lá. É um grande cantor, não se pode negar, gostem ou não do seu repertório. Mas o que é o "bolsonarista" ??? É o sujeito que é fã e adora alguém que não consegue fazer correto ou aceitável o mínimo do que se propôs a fazer. Bolsonaro é como aquele cantor que desafina, sai do tom, é vaiado, mas não larga o microfone e não sai do palco. E quando todo mundo vai embora não aguentando mais tanta ruindade e incompetência, sobra um grupelho de "fãs" do sujeito pra tirar selfie com o cara, por pior que tenha sido sua performance. Esse é o "bolsonarista"... Bom, o Brasil é o mesmo país onde tem gente que tira selfie com o goleiro Bruno. Então, normal...

VALMIRO GOMES DA SILVA

o único golpe que eu vejo é a oposição amparada pela stf e velha imprensa tentando derrubar um presidente eleito democraticamente. Falando em golpe o stf acabou de dar um golpe no povo anulando as condenações do maior lavador de dinheiro publico da história do Brasil, para coloca-lo na disputa pela presidência na próxima eleição, o povo vai dar o troco nas urnas, aguardem trapaceiros!

EDUARDO GONCALVES PIRES

Militares são o apoio mais patético do Bozo. Todos eles sabem que quando o Bozo passar, nos voltaremos para investigá-los e olha que tem podre hein!

JOAO CARLOS MORENO

Essa tal crise está na cabeça da imprensa mal.di.ta, que só procura conturbar o ambiente. Mas ela é desmentida pela realidade dos fatos: a Bolsa de Valores subiu, né? kkkkkkkkkkk

FABRIZIO WROLLI

E não percam hoje, às 18h O É DA COISA na rádio Bandeirantes, LULA entrevistado pelo Reinaldo Azevedo.

ARMANDO VASCONCELOS SALEM

Por bem menos, muitíssimo menos, e ainda assim, merecidamente, pelo estrago que estava fazendo no País, a Dilma Rousseff foi arrancada do poder. E isto aí, vai ficar fazendo estragos até quando?

Marco Antonio Pedran

Bolsonaro esta fazendo um CARNAVAL de loucuras. Impressionante que não se preocupa em cuidar dessa situação de calamidade que estamos passando... Mais de 320.000 mortes e uma média diária absurda com mais de 3.000 mortes. E o Candidato a Presidente de 2022 não se preocupa em usar seu cargo para conseguir vacinas.... Usar seu cargo para acalentar as famílias que perderam seus entes queridos.... Não utiliza seu cargo para agradecer aos profissionais de saúde que tanto empenho tem dado para salvar vidas... Ao invés disso esta em plena campanha para 2022.... Recruta Zero é mesmo um trapalhão

JOSE BALDUINO DE SOUSA DECIO

Apesar de negarem Jair trabalha pra dar um Golpe

Marco Antonio Pedran

Bolsonaro esta fazendo um CARNAVAL de loucuras. Impressionante que não se preocupa em cuidar dessa situação de calamidade que estamos passando... Mais de 320.000 mortes e uma média diária absurda com mais de 3.000 mortes. E o Candidato a Presidente de 2022 não se preocupa em usar seu cargo para conseguir vacinas.... Usar seu cargo para acalentar as famílias que perderam seus entes queridos.... Não utiliza seu cargo para agradecer aos profissionais de saúde que tanto empenho tem dado para salvar vidas... Ao invés disso esta em plena campanha para 2022.... Recruta Zero é mesmo um trapalhão

CHRISTIAN BAUMGART

Os policiais deveriam se envergonhar de alguém que foi expulso da corporação por atentado a bomba. Enquanto isso mais 4000 mortes diariamente devido ao g en o cida.

CHRISTIAN BAUMGART

Os policiais deveriam se envergonhar de alguém que foi expulso da corporação por atentado a bomba.

CHRISTIAN BAUMGART

Os policiais deveriam se envergonhar de alguém que foi expulso da corporação por atentado a bomba.

Valter Aparecido Ferreira

SE VAMOS TER UMA INTERVENÇÃO MILITAR?... PROVAVELMENTE SIM, E DAÍ?... ENTÃO NÓS VAMOS CONTINUAR SENDO GOVERNADOS NA CANETA POR ESSES ABUTRES EM QUEM JAMAIS VOTAMOS?... VAMOS CONTINUAR VENDO NOSSO POVO SENDO ASSASSINADO SEM ATENDIMENTO PRÉ E PÓS INFECÇÃO POR COVID?... VAMOS ACEITAR, COMO AGORA QUER O GOVERNADOR DO PIAUÍ, WELLINGTON DIAS (DO PT, CLARO), QUE AS COMPRAS COM NOSSO DINHEIRO SEJAM FEITAS "TODAS" SEM LICITAÇÃO E PIOR, QUE NOSSOS IMÓVEIS POSSAM SER DESAPROPRIRADOS DE ACORDO COM A VONTADE DO GOVERNO ESTADUAL, NO CASO DELE, DE ACORDO COM A VONTADE DE CORRUPTOS?... NUNCA!... FOI JUSTAMENTE PORISSO QUE OS MILITARES INTERVIRAM EM 64... JANGO ESTAVA PRESTES A PROMULGAR A REFORMA IMOBILIÁRIA URBANA... QUERIA TOMAR OS IMÓVEIS DAS PESSOAS... PORISSO O POVO "CLAMOU" POR UMA INTERVENÇÃO MILITAR EXATAMENTE COMO ESTÁ FAZENDO AGORA... SEGUE O BAILE CAPITÃO!... ACABA LOGO COM ESSA POUCA VERGONHA... NO MÍNIMO 90% DESSE POVO O APOIA... VMS LÁ, FORÇA!...

JOSE ROBERTO KRAUSCHE

Exército, Marinha e aeronautica abandonaram as aventuras golpistas, os generais não aceitam isso. As Polícias deveriam adotar o mesmo. Por sinal, o que Bolsonaro fez de BOM para os militares ??? NADA. Quem tem provas de algo muito bom que o BOZO fez, por favor, apresente. Por que até hoje, em 02 anos de governo, Bozo fez só promessas não cumpridas.

Valter Aparecido Ferreira

SE VAMOS TER UMA INTERVENÇÃO MILITAR?... PROVAVELMENTE SIM, E DAÍ?... ENTÃO NÓS VAMOS CONTINUAR SENDO GOVERNADOS NA CANETA POR ESSES ABUTRES EM QUEM JAMAIS VOTAMOS?... VAMOS CONTINUAR VENDO NOSSO POVO SENDO ASSASSINADO SEM ATENDIMENTO PRÉ E PÓS INFECÇÃO POR COVID?... VAMOS ACEITAR, COMO AGORA QUER O GOVERNADOR DO PIAUÍ, WELLINGTON DIAS (DO PT, CLARO), QUE AS COMPRAS COM NOSSO DINHEIRO SEJAM FEITAS "TODAS" SEM LICITAÇÃO E PIOR, QUE NOSSOS IMÓVEIS POSSAM SER DESAPROPRIRADOS DE ACORDO COM A VONTADE DO GOVERNO ESTADUAL, NO CASO DELE, DE ACORDO COM A VONTADE DE CORRUPTOS?... NUNCA!... FOI JUSTAMENTE PORISSO QUE OS MILITARES INTERVIRAM EM 64... JANGO ESTAVA PRESTES A PROMULGAR A REFORMA IMOBILIÁRIA URBANA... QUERIA TOMAR OS IMÓVEIS DAS PESSOAS... PORISSO O POVO "CLAMOU" POR UMA INTERVENÇÃO MILITAR EXATAMENTE COMO ESTÁ FAZENDO AGORA... SEGUE O BAILE CAPITÃO!... ACABA LOGO COM ESSA POUCA VERGONHA... NO MÍNIMO 90% DESSE POVO O APOIA... VMS LÁ, FORÇA!...

WILSON BARBOSA LEMOS

KKKKKKKK..... 90% o apoia ....... onde, quando ?? KKKK

ARMANDO VASCONCELOS SALEM

Ja passou da hora de ser dado um BASTA!!! a este presidente desqualificado para po exercício do cargo. Ao qual chegou acidentalmente, pela absoluta falta de alternativa, e tristemente, para mim, com o meu voto. Ele sempre foi isto, que ai está. Entre tentar com ele e votar no desastroso e corrupto PT, foi feita uma tentativa. Apostei no Messias com Guedes. Ele não passou e nunca ira passar de um Jair.

Valter Aparecido Ferreira

SE VAMOS TER UMA INTERVENÇÃO MILITAR?... PROVAVELMENTE SIM, E DAÍ?... ENTÃO NÓS VAMOS CONTINUAR SENDO GOVERNADOS NA CANETA POR ESSES ABUTRES EM QUEM JAMAIS VOTAMOS?... VAMOS CONTINUAR VENDO NOSSO POVO SENDO ASSASSINADO SEM ATENDIMENTO PRÉ E PÓS INFECÇÃO POR COVID?... VAMOS ACEITAR, COMO AGORA QUER O GOVERNADOR DO PIAUÍ, WELLINGTON DIAS (DO PT, CLARO), QUE AS COMPRAS COM NOSSO DINHEIRO SEJAM FEITAS "TODAS" SEM LICITAÇÃO E PIOR, QUE NOSSOS IMÓVEIS POSSAM SER DESAPROPRIRADOS DE ACORDO COM A VONTADE DO GOVERNO ESTADUAL, NO CASO DELE, DE ACORDO COM A VONTADE DE CORRUPTOS?... NUNCA!... FOI JUSTAMENTE PORISSO QUE OS MILITARES INTERVIRAM EM 64... JANGO ESTAVA PRESTES A PROMULGAR A REFORMA IMOBILIÁRIA URBANA... QUERIA TOMAR OS IMÓVEIS DAS PESSOAS... PORISSO O POVO "CLAMOU" POR UMA INTERVENÇÃO MILITAR EXATAMENTE COMO ESTÁ FAZENDO AGORA... SEGUE O BAILE CAPITÃO!... ACABA LOGO COM ESSA POUCA VERGONHA... NO MÍNIMO 90% DESSE POVO O APOIA... VMS LÁ, FORÇA!...

HUMBERTO GIOVINE

Está na hora de se repensar a desmilitarização das poliícias militares, e sua função como "força auxiliar" das forças armadas. Esta situação só existe no Brasil, e precisa mudar. Polícia única e civil!

HUGO LEONARDO BERNADES

Papinho furado essa história de golpe! Acha que os militares vão querer abraçar essa bucha? Brasil caminhando a passos largos para se transformar na Argentina e depois na Venezuela! Empresas fugindo daqui dada a insegurança jurídica desse STF corrupto e dos esquerdistas com seus BANDIDOS DE ESTIMAÇÃO.

Valter Aparecido Ferreira

SE VAMOS TER UMA INTERVENÇÃO MILITAR?... PROVAVELMENTE SIM, E DAÍ?... ENTÃO NÓS VAMOS CONTINUAR SENDO GOVERNADOS NA CANETA POR ESSES ABUTRES EM QUEM JAMAIS VOTAMOS?... VAMOS CONTINUAR VENDO NOSSO POVO SENDO ASSASSINADO SEM ATENDIMENTO PRÉ E PÓS INFECÇÃO POR COVID?... VAMOS ACEITAR, COMO AGORA QUER O GOVERNADOR DO PIAUÍ, WELLINGTON DIAS (DO PT, CLARO), QUE AS COMPRAS COM NOSSO DINHEIRO SEJAM FEITAS "TODAS" SEM LICITAÇÃO E PIOR, QUE NOSSOS IMÓVEIS POSSAM SER DESAPROPRIRADOS DE ACORDO COM A VONTADE DO GOVERNO ESTADUAL, NO CASO DELE, DE ACORDO COM A VONTADE DE CORRUPTOS?... NUNCA!... FOI JUSTAMENTE PORISSO QUE OS MILITARES INTERVIRAM EM 64... JANGO ESTAVA PRESTES A PROMULGAR A REFORMA IMOBILIÁRIA URBANA... QUERIA TOMAR OS IMÓVEIS DAS PESSOAS... PORISSO O POVO "CLAMOU" POR UMA INTERVENÇÃO MILITAR EXATAMENTE COMO ESTÁ FAZENDO AGORA... SEGUE O BAILE CAPITÃO!... ACABA LOGO COM ESSA POUCA VERGONHA... NO MÍNIMO 90% DESSE POVO O APOIA... VMS LÁ, FORÇA!...












Nenhum comentário:

Postar um comentário