Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

sábado, 2 de abril de 2016

Projeto de aluno de História trata da violência policial retratada na imprensa


16Dez 2015
  • Fonte:Comunicação FSA
  • Horário:das 8h às 17h

Projeto de aluno de História trata da violência policial retratada na imprensa

    Aprovado com nota dez, o TCC do aluno de História Edivaldo de Oliveira Braga trouxe à tona um tema que permeia o dia-a-dia da sociedade: "Imprensa e Violência Policial em São Paulo: Representações das práticas de tortura e execuções de jovens negros na grande mídia (2004-2014)", orientado pela Profa. Dra. Mirna Busse Pereira.
    Segundo Edivaldo, a monografia buscou refletir sobre o racismo institucional expresso nas ações policiais contra os negros, especialmente os jovens de 15 a 24 anos, as principais vítimas da violência policial. Mesmo o Brasil não tendo uma legislação racista do ponto de vista jurídico, como houve na África do Sul durante o regime do Apartheid de 1948 a 1994, onde havia leis que segregavam negros e mestiços, aqui no Brasil, mais especificamente no Estado de São Paulo, os jovens negros são as principais vítimas de abordagens, tortura e execução; sendo esta a principal problemática desta pesquisa.
    Por meio de variadas fontes extraídas de sites, blogs da imprensa escrita e de pesquisas realizadas em acervos de órgãos de governo, levantamos dados e informações que registram aspectos acerca de como a juventude negra está sendo dizimada e perseguida pela força policial. "Também refletimos sobre como e qual representação foi construída pelos veículos de informação pesquisados sobre as práticas discriminatórias vindas do Estado contra a população negra. Buscamos compreender a manutenção, ainda hoje, de práticas de espancamento, humilhação, tortura e execuções sumárias realizadas pela força policial, como resquícios de métodos esses tão recorrentes durante a Ditadura Militar", completa o aluno.Próximos eventos

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário