POSTED ON  UPDATED ON
PM’s absolvidos pela Justiça poderão retornar à Corporação
Bombeiros e policiais militares demitidos de suas corporações por processos administrativos decorrentes de ação criminal poderão ser reconduzidos às corporações se absolvidos na ação que deu origem à demissão. É o que determina a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 41/09, do deputado Wagner Montes (PDT), aprovada, em primeira discussão, nesta quarta-feira, pelo plenário da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). O texto inclui a previsão no artigo da Constituição Estadual que trata dos servidores militares.
– Hoje, os policiais e bombeiros que respondem a um processo administrativo e são absolvidos, no mesmo caso, pela Justiça comum, ainda podem ser excluídos da corporação por um conselho disciplinar. Isto é uma covardia. A PEC vai permitir que eles possam reingressar em suas corporações sem ter que entrar na Justiça pedindo para voltarem aos seus empregos – explica o parlamentar.
FONTE: Extra
NOTA DO BLOG: Muitos policiais são excluídos de suas Corporações por haver cometido algum crime. Porém, a Justiça muitas vezes resolve pela sua absolvição, o que ocasiona um transorno para o excluído e para a sua família. Acredito que se a Justiça Comum não entende o militar como culpado, assim também não o deve no processo administrativo, já que se o mesmo foi absolvido é por não haver provas suficientes para determinar a sua condenação. Se aprovada, a emenda passa a vigorar para o Estado do Rio de Janeiro, uma vez que é uma emenda constitucional estadual; mas poderá servir como base para as outras polícias militares brasileiras.

26 thoughts on “MILITARES EXCLUÍDOS PODERÃO RETORNAR À CORPORAÇÃO”

    francisco de sales da silva said:maio 28, 2015 às 11:20
    Sou um ex soldado da policia militar do maranhão meu nome Francisco de sales da silva encorporei na pm em1987 fui excluido em 1992 eu era o sd pm 198/87 da 1 cp 2 ppm tem como me agudar nesta tarefa na epoca eu entrei na justiça mas arquivaro o meu prosseço
    0
    0

    Rate This
      LUIZ RICARDO NUNES DOS SANTOS said:junho 18, 2015 às 14:25
      VC TEM QUE DESAQUIVA SEU PROCESSO PARA PODER TAMA AS MEDIDAS CERTAS
      0
      0

      Rate This
    carlos jeronimo gomes da silva said:maio 13, 2015 às 22:22
    Sou ex PM concursado o conselho foi favoravél 2 x 1 mas o coronel pedio a exsclusão pode me ajudar?
    0
    0

    Rate This
    julio cezar machado de souza said:novembro 24, 2014 às 17:27
    sou policial militar com 10 anos de servico e 05 anos de forcas armadas com comportamento excelente na marinha do brasil fui excluido da policia militar por faltas e atrasos ao servico na data de 06 de dez de 2013 tendo sendo considerado por unanimidade pelo conselho de disciplina de permanecer nas fileiras da corporacao. fz parte do meu processo PAD varios drds em brancos sem ter me dado o direito de ampla defesa e o contraditorio . ja entrei com recurso na data de 16 de dez de 2013 e nao obtive resposta ate o momento. me sinto perseguido pelo sistema .
    0
    0

    Rate This
    carlosjeronimo155gmail.com said:outubro 12, 2014 às 23:59
    sou ex.PM do RJ fui excluído a bem da disciplina em agosto de 1993. o concelho de disciplina foi favorável a minha permanecia, mas o Cor. comandante pedi-o minha exclusão. Que devo fazer? se o concelho foi favorável a mim ate hoje lamento tinha 13 anos minha fixa limpa sou concursado me ajude por favor.
    2
    3

    Rate This
    jose francisco da silva fiho,rg 51346 said:dezembro 20, 2013 às 12:31
    sabem punir mais não sabem,nos da nossos direitos.
    1
    0

    Rate This
    jose francisco da silva fiho,rg 51346 said:dezembro 20, 2013 às 12:26
    sou ex policial milita,fui excluído em 1995.era reformado por ivalides permanente por te lesão medular,c6 c7. 7 anos já reformado.me envolvi,no art 180 mas porte e posse de arma de fogo.respondi criminalmente, no prosseso,a pm alegou não poder me punir nem mesmo disciplinarmente,mais mesmo antes do termino do processo,fui excluído abem da diciplina.agora me dei conta,que não poderiam ter ,me excluído,pois não estava sujeito ao conselho diciplinar.ainda possorecorre.me deem uma luz.
    0
    0

    Rate This
    paulo said:maio 24, 2013 às 23:48
    a pec virou emenda e todos que foram beneficiados por ela, foram excluídos posteriormente!essa emenda foi suspensa!
    1
    0

    Rate This
    Luiz marcos pereira laia said:maio 22, 2013 às 14:39
    fui excluido e gostaria de voltar meu rg 52127
    4
    3

    Rate This
      Luiz marcos pereira laia said:maio 22, 2013 às 14:49
      avise-me pelo cel 2297418335
      0
      2

      Rate This
    Luiz marcos pereira laia said:maio 22, 2013 às 14:33
    luiz marcos perereira laia
    0
    2

    Rate This
      Luiz marcos pereira laia said:maio 22, 2013 às 14:36
      fui excluido injustamente meu rg 52127
      3
      0

      Rate This
    wellington dias said:janeiro 17, 2013 às 12:52
    E quando processo arquivado no tjrj posso dar entrada na corregedoria da pmerj para tentar reintegracao
    0
    0

    Rate This
    Nego said:novembro 22, 2011 às 20:09
    Fui excluído da PM em novembro de 2000, porém só agora fui julgado e absolvido por faltas de provas, do processo que originou a minha exclusão. Será que consigo retornar para corporação?
    OBS. Nem fui submetido a conselho, era CBPM e tinha 6 anos e quatro meses de PM.
    0
    0

    Rate This
    Anonymous said:dezembro 14, 2010 às 13:18
    FUI EXCLUIDO DA PMERJ NO INICIO DE 2009,A BEM DA DICIPLINA ,POR FALTAS DE SERVIÇOS,TENDO SIDO PUNIDO POR TODAS.GOSTARIA DE SABER SE TENHO CHANCES DE VOLTAR A CARREIRAMILITAR.EMAILJEFE171@HOTMAIL.COM
    0
    0

    Rate This
      AGNALDO JOSE DA SILVA TORRES said:março 7, 2014 às 1:12
      sou CBPMRJ fui expulso da corporação em 2007 por tentativa de homicídio fui a conselho disciplinar ganhe em 3 ainda assim comando geral mando que eu fosse expulso fui na associação de cabo e sodado do lobão que entro numa ação de reintegração na vara de fazenda publica aonde o juiz determino a minha reintegração nas fileira da corporação a
      na associação e pago no contra cheque vem desconto mais na vara de fazenda publica é de graça SOU CBPMRJ AGNALDO JOSE DA SILVA TORRES RG 64125
      4
      0

      Rate This
        Leandro said:março 20, 2014 às 22:50
        Olá Agnaldo, sou ex- soldado da PMERJ, fui excluído em 2005, fui submetido à conselho, ganhei de 3 a zero e mesmo assim fui expulso, este fato foi em Campos RJ, estava em serviço,atirei na perna de um alienado mental e meu companheiro o acertou fatalmente.
        Tenho exame balístico e meu juri foi em 3/09/2013, onde o MP pediu minha absolvição, meu colega também foi absolvido, me ajuda em uma coisa, seu retorno foi baseado no resultado do conselho de disciplina, ou seja, já que foi de 3 a zero o comandante não podia te excluir, não é isso? Gostaria de tentar voltar pois, só nós sabemos o que passamos ao ser excluídos, Fui um bom policial, todos aqui no 8° BPM e moradores sabem do fato, Garotinho, manda em Campos e o fato foi bom para ele se promover, todos falam que foi política minha exclusão.
        Em fim, pode me ajudar? Como foi o parecer da decisão para seu retorno, digo, quando eu entrar com um advogado você poderia fornecer dados a ele para me ajudar?
        0
        0

        Rate This
    Glaucia said:outubro 9, 2010 às 23:24
    Anônimo 5 – Boa noite!A PEC 41 estabelece o retorno do policial militar do RJ excluído por processo administrativo, mas posteriormente absolvido pela Justiça Comum pelo mesmo crime. Dessa forma, se vc se enquadrar na situação procure seus direitos sim.Um abraço e boa sorte!
    0
    0

    Rate This
      ricardo goulart said:agosto 7, 2013 às 16:59
      Boa tarde, fui licenciado ex oficio em outubro de 91, fui acusado de coisas abdurdas pela minha esposa (ex) desde entao venho tentando voltar, mas agora me apareceu uma luz no fim do tunel que tenho chances de recuperar minha vida e limpar meu nome, so preciso de um bom advogado para reabrir meu processo e dar contqinuidade, eu agora com clareza analizei o proesso adm e vi tanta erro
      0
      0

      Rate This
    Anonymous said:outubro 9, 2010 às 20:51
    fui excluido a bem da disciplina da policia militar do estado do Rio de janeiro no ano de 1992, por não ter confecionado um tro na época tinha somente 2 anos de serviço, e no crd respondi que não o preechi porque era o mais moderno da guarnição e que também o deslocamento havia cido lançado em broxura, memo assim fui excluido tentei retornar uns dois naos após a exclusão atravéis de processo administrativo guanhei na unidade na época. mais o comando geral indeferiu o ato de la para cá desanimei e não tentei mais retornar, hoje em dia tenho que trabalhar em dois empregos de carteira assinada para sustemtar minha familha não respondo a nenhum processo na justiça, gostaria de saber se com essa pec 41 posso tentar retornar a ativa até mesmo para melhorar minha vida perante meus familiares pois carrégo no peito o nome horivel de policial excluido " ex pm , com tudo sou trabalhador igual a qualquer um outro que perdeu seu emprego mais a sociedade não ver dessa forma te chamam de " ex pm.
    0
    0

    Rate This
    Anonymous said:agosto 31, 2010 às 22:20
    pesso a quem poder esclarecer, se a pec 41do de putado wagner montes,pode se enquadrar,a policiais excluidos disciplinarmente,porem nao houve açao na justiça,foi instaurado ipm,no qual o relator do ipm concluiu que se tratava de transgressao da disciplina disvinculada da pratica de crime,todo o processo foi enviado para a auditoria militar,no qual foi arquivado por nao haver crime.peço para ser orientado se a pec 41,pode sesolver meu problema.
    0
    0

    Rate This
    Anonymous said:agosto 30, 2010 às 11:35
    o policial presta um concurso, e aprovado,faz varios exames,aptidao fisica,psicologica,social,de documentos,passa por uma verdadeira peneira,para exclui-lo,basta apenas uma assinatura,disciplinarmente no meu entender ele deve tomar umcorretivo a altura doseu ato,nao a covardia de expulssa-lo,sem se quer avaliar o que vai acontecer com esse ser humano,que por ser humano comete falhas,nao e levado em consideraçao sua familia,sua exposa,seus filhos sua dignidade,honrra,orgulh de ser policial,e por um ato de indisciplina covardemente um homem,ojulga e o condena,sem direito a abssolviçao,pois o conselho de disciplina,nao tem valor nenhum quando o senhor cmt geral assim o quer,uma lastima para esse homem.sua familia seus filhos,e para ele que por si so perde tudo, a razao de viver. ass: indignaçao
    0
    0

    Rate This
    Anonymous said:junho 18, 2010 às 22:28
    É importante que os leigos saibam que muitas das vezes o pm (rj), quase sempre o praça, é excluido sem se quer estar respondendo por crime na justiça,isso em decorrência de um processo administrativo incompetente,injusto ,covarde e absurdo.Isso quando o pm não ganha o referido processo (as ve zes por unanimidade) e o comandante geral determina sua exclusão. Parabéns ao deputado e a alerj pela iniciativa.
    0
    0

    Rate This
    Anonymous said:junho 17, 2010 às 20:16
    Um dos motivos do pouco crédito que as PMs possuem, é que muitos policiais que cometem crimes como estelionato, homicídios, tráfico de drogas, extorsão e abuso de autoridade são processados, julgados, considerados culpados e expulsos da corporação voltam a atividade policial após decisão da justiça. É claro que existem muitas brechas na lei, e com isso muitos policiais são beneficiados, Nos EUA e países da Europa, quando um policial é envolvido em corrupção ele é afastado, processado, julgado e se condenado ele é DEMITIDO DA FORÇA POLICIAL coisa que aqui no Brasil não acontece, pois é comum PMs praticarem vários crimes , muitos até gravíssimos e pouco tempo depois esses elementos estão novamente atuando nas ruas causando dessa forma uma total descrédito por parte da sociedade . É claro que as leis dos países aqui citados são bem diferente, bem como a qualificação, seleção, remuneração, treinamento e uma série de outras coisas, mas é importante lembrar que depois que um policial é acusado de corrupção, é expulso da corporação e depois retorna a ativa, ele não tem mais a confiança da população. Na minha opinião, as PMs devem ser muito bem remuneradas, o processo de seleção bem rigoroso, e a demissão do policial bandido deveria se dar de forma definitiva.
    0
    0

    Rate This
      Paulo Robert Alves Tavares said:abril 8, 2014 às 10:10
      AI DA SOCIEDADE SE NÃO FOSSE A POLICIA , UM DIA SE MEU FILHO DISSER QUE VAI ENTRA NA POLICIA EU EXPULSO ELE DE CASA , POIS E UMA PROFISSÃO INGRATA ARRISCAR A UNICA VIDA P