Rio -  O policial da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Complexo do São Carlos, filmado agredindo dois moradores, foi afastado do serviço de rua. Registradas terça-feira pelas câmeras da associação de moradores do Morro da Mineira, no Catumbi, imagens da agressão foram mostradas ontem com exclusividade pela coluna ‘Informe do DIA’.
Segundo a Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), o PM vai fazer serviço interno na unidade até o procedimento que apura o caso ser finalizado. Ele também passará por uma reciclagem.
Foto: Reprodução do Youtube
Foto: Reprodução do Youtube
A agressão foi resultado de uma confusão iniciada minutos antes, na casa de um morador. De acordo com a polícia, os PMs foram acionados para resolver uma briga de casal, na qual o marido ameaçara a mulher com uma faca. O agressor fugira em direção à associação de moradores e foi perseguido pelos militares.
ACUSADO DIZ QUE FOI AGREDIDO
Ainda de acordo com a CPP, ao perceber que o homem seria preso, moradores tentaram intervir. Três pessoas foram detidas — duas delas aparecem nas imagens sendo agredidas pelo policial — mas não teriam registrado a agressão. Anteontem, a Secretaria de Segurança informou à coluna que o PM alegou ter sido agredido pelos moradores.
A UPP São Carlos abriu procedimento para apurar o caso e a conduta do policial. No final, a apuração deve ser encaminhada para a Corregedoria da corporação, que vai decidir se o policial acusado sofrerá alguma punição.
Em dezembro, uma moradora do Vidigal também denunciou ter sido agredida por PMs da UPP local. Ela filmava o momento em que a comunidade enfrentava policiais para tentar impedir a demolição de quadra de esportes.