Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

terça-feira, 24 de agosto de 2021

Governador troca às pressas secretário da PM por temer outro desgaste em sua administração com investigação de coronel

 CI Rio de Janeiro (RJ) 18/01/2019 Entrevista com o Coronel Rogério Figueredo, secretário da PM do RJ. Foto Fabiano Rocha / Agência O Globo

CI Rio de Janeiro (RJ) 18/01/2019 Entrevista com o Coronel Rogério Figueredo, secretário da PM do RJ. Foto Fabiano Rocha / Agência O Globo Foto: Fabiano Rocha / Fabiano Rocha
24/08/21 06:16 
Vera Araújo

A notícia sobre a saída do então secretário de Estado da Polícia Militar, Rogério Figueredo de Lacerda, em plena tarde de domingo, pegou até a própria cúpula do governador Cláudio Castro de surpresa. Apesar da inusitada mudança num fim semana, Castro, após um evento na Fecomércio nesta segunda feira, afirmou à TV GLOBO, que seu governo trabalha todos os dias e que a mudança era de rotina. No entanto, fontes informaram ao Extra que Castro recebera a informação de uma suposta investigação contra Figueredo no domingo, reforçada ainda pela circulação de um dossiê apócrifo com uma série de denúncias referentes à administração do ex-comandante da PM.

— Para gente não tem sábado, não tem domingo, não tem fim de semana, não tem feriado. Eu trabalho todos os dias. Era algo (a saída de Figueredo) que a gente já vinha conversando. Ontem (domingo) foi um dia de trabalho como qualquer outro. Eu já estava pensando na troca, na possibilidade de oxigenar um pouco as polícias. Estava precisando. Ontem nós conversamos e eu decidi fazer a troca — afirmou Castro, que nomeou o coronel Luiz Henrique Marinho Pires para o lugar de Figueredo.

Nos bastidores, o comentário é de que, ao receber a informação que Figueredo poderia estar na mira do Ministério Público — não se sabe ainda se estadual ou federal —, o governador decidiu agir de imediato, para evitar o desgaste de ter mais um secretário preso durante a sua gestão. Na tarde de domingo, em seu gabinete no Palácio Guanabara, Castro chamou os dois coronéis, Figueredo e Henrique. Ele conversou primeiro com o então secretário a portas fechadas, lhe comunicando a exoneração. O substituto, que aguadava na antessala, foi chamado em seguida para ser informado oficialmente da decisão.

Os Ministérios Públicos estadual e federal foram consultados sobre a possibilidade da existência de investigações contra Figueredo, mas informaram que, em caso de sigilo, os promotores e procuradores não informam procedimentos em andamento. O ex-secretário da Polícia Militar foi procurado pelo Extra, mas ele não retornou as ligações.

Na semana passada, o então secretário de Administração Penitenciária (Seap), Raphael Montenegro, foi preso e levado para Bangu 8, presídio do Complexo de Gericinó, na Zona Oeste. Montenegro é acusado de associação ao tráfico, inclusive internacional, com mais dois ex-subsecretários. Uma escuta ambiental feita no Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná, gravou conversas do então titular da pasta com 10 chefes do tráfico da mais importante facção do Rio, negociando o retorno deles ao Rio em troca de uma trégua dentro e fora das cadeias fluminenses. A Polícia Federal e o Ministério Público Federal investigam se também houve o recebimento de vantagens política e financeira nestes acordos.

Montenegro foi o segundo secretário do governo Castro a ser preso. O primeiro foi o então secretário de Educação, Pedro Fernandes, alvo da Operação Catarata, do Ministério Público do Rio (MPRJ), em setembro do ano passado. Ele é investigado por desvios em contratos de assistência social entre os anos de 2013 e 2018, quando era titular da Secretaria Estadual de Tecnologia e Desenvolvimento Social.

A crise que começou na Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) vem se refletindo em outras pastas do governo. Quando Montenegro foi preso pela Polícia Federal, Castro tratou de exonerá-lo, nomeando de imediato o delegado da Polícia Federal Victor Poubel. No entanto, uma recomendação do MPF o contraindicou para o comando da Seap, o que fez com que o governador voltasse atrás. Embora Castro negue que tenha recuado por este motivo, o fato é que ele anunciou o delegado da Polícia Civil, Fernando Veloso, para o cargo, publicando em Diário Oficial extraordinário na tarde da última sexta-feira.

Poubel foi anunciado pelo Palácio Guanabara como diretor do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), conforme o governador havia planejado e anunciado antes da crise na Seap. Segundo a assessoria de imprensa do governo do estado, Poubel teria se recusado a assumir o comando da Administração Penitenciária optando pelo Degase. Até o fim da noite de segunda, o nome do delegado ainda não havia sido publicado no DO.

Governador troca às pressas secretário da PM por temer outro desgaste em sua administração com investigação de coronel

Fechar comentários

9 Comentários

  • MEU MALVADO FAVORITO
    Quem é que ainda não sabe que a sigla PM (POLÍCIA MILITAR) se tornou POLÍTICA MILITAR....... Até o M.P.R.J. Se tornou MINISTÁRIO POLÍTICO DO R.J. Enquanto houver políticos corruptos, que não tem interesse em administrar com seriedade dinheiro público......NUNCA IRÁ MUDAR 
  • povodesunido
    Por ser alvo de investigação (sigilosa) do MPF/STJ, acrescido ao fato de que se mostra incompetente para estar ali, esse governador também tem que ser afastado do cargo, como foi o Witzel. Esse governo é só crise sobre crise. 
  • Alexandre Romano Corretor Imobiliário
    A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro tem que ser administrada, diretamente, pelo Judiciário e não mais por Políticos, é inadmissível a Segurança Pública ser controlada por Políticos que só têm interesses financeiros próprios. 
  • Beller
    Alguém sabe informar o que é vaca de presépio??? 
  • marioluizjuniors
    Espero que 2023 RJ tenha um novo governador renova ter novo modelo PM CBM reajuste salarial pessoal força de segurança este atual desgoverno Castro e um medroso não faz nada pro do pessoal da segurança 
  • MAXIMILIEN DE ROBESPIERRE
    Temos o pior presidente, mas o conforto é anormal, já que o eleito por analfaBOÇAIS, faz escola das burrices em alguns desgovernadores, principalmente os incompetentes como é o caso deste que temos cá no RJ, não eleito, mas posto, pela familicia mais ladra que elegeram para ser o dono da cadeira principal do país. Precisamos da DEMOCRACIA, DEMOCRACIA É PT, DEMOCRACIA É LULA, é povo no poder e país pacificado. 
    • MAXIMILIEN DE ROBESPIERRE
      Leo Onan, errou feio, a quem você deveria orientar sobre tomar "remedinho", é o presidente BURRO FALANTE, já que dona MiCheque, coloca chifre nele direto, sem contar as seguidas gonorreias que ele pega, por isso, o BURRO FALANTE delira demais, enfim, LULA 2021 já é a solução, tenha certeza. A volta da competência, da honestidade e da volta a Quinta Maior Economia do Mundo. 
    • MAXIMILIEN DE ROBESPIERRE
      Alexandre Romano Corretor Imobiliário, agradeço sempre a maciça presença dos analfaBOÇAIS que mencionam sobre minhas opiniões, mas, lhe resta melhor atenção aos noticiários, porque o LULA, é o Dr. Honóris Causa Mundial, já marginal, sabemos quem é: O BURRO FALANTE, eleito por ANALFABETOS como você. Venha sempre opinar sobre minhas opiniões, é apenas um fã, buscando melhor informação, aqui sempre tem. 
    • Alexandre Romano Corretor Imobiliário
      Lula é marginal, está livre por força de ação inconstitucional praticada por manobras jurídicas dos Ministros do STF. 
    • Leo Onan
      Tá bom amiguinho, agora vai tomar o remedinho que amanhã tem psiquiatra, bem bonzinho, bem bonzinho..isso 
  • marioluizjuniors
    Desgoverno RJ Castro deveria toma vergonha nesta tua cara renovar PM CBM reajuste salario unidades PM CBM e uma vergonha UPP outra porcaria 
  • marioluizjuniors
    Desgoverno RJ Castro e inútil deveria renovar PM CBM ter novo modelo reajuste salario 100% viatura blinda ter nova unidade UPP batalhões PM CBM 
  • TOMOGRAFIA
    CADA ENXADADA UMA MINHOCA, ONDE CATUCA TEM MER-DA. Criminoso nato, criminoso louco moral, criminoso epilético, criminoso louco, criminoso passional e criminoso ocasional. Olha o semblante ?? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário