Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Policiais de Manaus atiram em homem durante ocorrência, e corporação reconhece excesso; vídeo




Notícias

Policiais de Manaus atiram em homem durante ocorrência, e corporação reconhece excesso; vídeo


Por ANA CAROLINA PINTO
 | Atualizado: 
A Corregedoria da Polícia Militar do Amazonas vai investigar quatro soldados após uma ocorrência em Manaus, no dia do jogo do Brasil contra a Colômbia, em 4 de julho, quando um homem foi baleado e um agente ferido em uma ação excessiva da corporação. Em um vídeo compartilhado mais de sete mil vezes na internet, os policiais pedem para o proprietário de um bar no bairro Alvorada, Osimar Alves da Silva, de 49 anos, largar uma faca e uma garrafa de vidro que tem nas mãos.
Visivelmente exaltado, Osimar se nega a soltar os objetos. “Não vou soltar. Só saio daqui morto. Pode atirar”, chega a afirmar. Um funcionário do bar pede que ele se acalme e entre no estabelecimento. Enquanto os policiais cercam o homem, os presentes pedem para que os PMs não atirem.
Na primeira parte do vídeo, Osimar permanece em pé, enquanto os policiais começam a cercá-lo, já com as armas em punho. A tensão no local é crescente. “Não atira não. Vamos conversar. Vocês são três, não precisam atirar”, pede uma outra pessoa que não aparece no vídeo. Osimar senta em uma cadeira e abre os braços. Um policial chega perto do homem pelo lado direito e eles entram em luta corporal. Osimar é aingido pelo primeiro tiro, disparado por um segundo agente.

As testemunhas avançam e tentam impedir a ação da PM. Pelo menos mais três disparos são ouvidos. No minuto 1’42, Osimar já está no chão quando outro soldado se aproxima e atira para baixo. Os policiais impedem que as pessoas se aproximem do homem. Uma mulher ao fundo grita e pede “não, por favor”, junto com o som de choro. Os policiais arrastam Osimar para fora do bar. Quando um policial vem em sua direção, a pessoa que registrava a ação abaixa a câmera rapidamente. “Esconde, esconde”, diz outro homem. O homem teria sido atingido por apenas um dos tiros, na perna.

O bar ficou fechado durante toda a semana

O tenente-coronel Peter Smith reconheceu, na última quarta-feira, que os soldados agiram com excesso. De acordo com Smith, o comandante geral da Polícia Militar do Amazonas, Almir David Barbosa, pediu a abertura de um inquérito administrativo e penal contra os quatro policiais envolvidos “para apurar os fatos e punir os policiais”. A confusão teria começado quando os policiais foram atender a denúncia de uma outra briga que teria ocorrido no local.
Os policiais Tayane Moraes, Carlos Silva e Weslane, cujo sobrenome não foi informado, foram afastados das ruas até o final da investigação. A conduta do soldado Oziney Marques Souza também será investigada. Ele foi ferido e está internado no Hospital Pronto-Socorro 28 de Agosto.
- Eles agiram de forma errada. A conduta da Policia Militar não é essa. Usaram a força além do necessário. O uso da arma de fogo não teve necessidade. Eram três homens contra um. Era possível conter essa situação sem disparo. Vamos apurar o que levou os policiais a usaram a arma de fogo desta maneira. Antes dos disparos, o policial foi ferido por um gargalo de garrafa. Foi quando começou a confusão - declarou Peter.
Segundo o tenente-coronel, Osimar será indiciado por tentativa de homicídio contra o policial. A Secretaria Estadual de Saúde de Manaus informou que Osimar e Oziney permanecem internados no Hospital 28 de Agosto e o estado de saúde de ambos é estável, sem risco de vida.

a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário