Páginas

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

"Cheguei a ficar sem ar",


Diz jovem estrangulado por GCM em SP...



COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Um vídeo publicado na internet mostra um guarda civil metropolitano de São Paulo aplicando uma chave de braço (estrangulamento) no skatista William Matheus, 20. Duas agentes fardadas da GCM não impediram a ação do homem.
GCMs são afastados após confusão com skatistas em SPHackers invadem perfil de GCM e divulgam dados pessoaisReforma da Roosevelt gera discussão sobre uso do espaçoSkatistas e moradores debatem uso da praça Roosevelt
Um dos skatistas tenta ajudar Matheus, mas é impedido por uma das agentes. Quando o homem libera o jovem, uma das GCMs joga spray de pimenta em skatistas que viam a ação.
O GCM à paisana também joga spray de pimenta no garoto que filmava. O agente faz ameaças, diz que Matheus jogou pedras neles e sai.
À reportagem, o rapaz negou que tenha agredido os GCMs. Segundo ele, a confusão teve início quando as agentes abordaram um rapaz que estava usando bancos de madeira para manobras --a prática, que danifica os bancos, é alvo de reclamações dos demais usuários da praça.
O rapaz teria reagido à ordem da GCM. Matheus disse que só olhava a confusão quando foi abordado por uma das agentes. "Nem sabia o que estava acontecendo. De repente o agente à paisana me imobilizou. Cheguei a ficar sem ar."



Vídeo mostra confusão na Praça Roosevelt em ação da GCM...

Guarda à paisana fez estrangulamento em jovem e insultou outro.
GCMs foram afastados do serviço.





808 comentários

Um vídeo postado na internet mostra uma confusão entre skatistas e guardas civis metropolitanos na Praça Roosevelt, na região central de São Paulo, ocorrida na sexta-feira (4). Nas imagens publicadas no Youtube, um guarda à paisana realiza um estrangulamento em um dos jovens que estão na praça e também usa spray de pimenta contra os outros skatistas, juntamente com outros guardas.
A Secretaria de Segurança Urbana, responsável pela Guarda Civil Metropolitana, divulgou nota nesta segunda-feira (7) informando que afastou os profissionais envolvidos e que eles serão ouvidos pela Corregedoria Geral da Guarda Civil Metropolitana. Serão adotadas as providências cabíveis, segundo a secretaria, sem especificar quais seriam. Dois guardas-civis foram afastados, entre eles o que aparece à paisana nas imagens.
O vídeo foi feito pelo skatista Eduardo Régis, de 22 anos, que também frequenta o local. Ele explica que as abordagens dos guardas aos skatistas tem sido frequentes pelo fato de eles usarem os bancos para a prática do esporte. Foi o que aconteceu na sexta-feira, segundo Régis, quando duas GCMs pediram que jovens que andavam de skates parassem com a atividade sobre os bancos. Elas foram atrás dos skatistas e um outro jovem chegou para conversar, segundo Régis. Elas, então, teriam pedido reforço, e esse jovem que argumentou recebeu o estrangulamento do GCM que aparece no vídeo sem uniforme, à paisana. No vídeo, Eduardo aparece sofrendo insultos deste guarda à paisana.
A Praça Roosevelt passou por uma reforma de cerca de dois anos e foi reaberta em setembro do ano passado. O skatista Eduardo Régis afirma que os materiais usados são de má qualidade e os bancos quebram não necessariamente por causa da prática do skate, mas, sim, pelo uso dos demais frequentadores.
Regras
Uma comissão formada por integrantes skatistas e os dois grupos entregou um documento com uma série de reivindicações para a praça à Subprefeitura da Sé em novembro. Entre elas, estão a definição do horário para a prática de esportes e a construção de uma pista de skate.

O presidente da Ação Local da Praça Roosevelt, Jader Nicolau Júnior, afirmou na ocasião que o uso do espaço pelos skatistas era a principal questão a ser discutida. Segundo o documento, os skatistas se comprometeriam a usar apenas o entorno da escadaria que liga a praça à Rua da Consolação entre as 8h e as 23h.
Para ler mais notícias do G1 São Paulo, clique em g1.globo.com/sp. Siga também o G1 São Paulo no Twitter e por RSS.



AÇÃO DA GCM NA PRAÇA ROOSEVELT CONTRA SKATISTAS NO DIA 04/01/13 ..

  Publicado em 06/01/2013


 essa foi a ação da Guarda Civil Metropolitana contra skatistas que andavam na praça no dia 04/01/2013. tudo começou porque um skatista andava em um dos bancos, um dos guardas que não estava fardado se exaltou e perdeu a consciencia xingando jogando spray de pimenta e ameaçando todos que estavam na praça. inclusive eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário